BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA

Atualizado em . .
Cúpula - Basílica de São Pedro Visita Guiada

Cúpula – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

Conheça aqui os detalhes da visita guiada que fizemos à  Basílica de São Pedro. Templo monumental  riquíssimo e o meu destino  imperdível em Roma. Conheça 10 coisas que você não pode deixar de ver e se maravilhar!

 

Basílica de São Pedro Visita Guiada

Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

Não pensem que eu não sei que tecnicamente a Basílica de São Pedro não pertence à Itália. Ela pertence ao Estado do Vaticano, que é independente, embora fique geograficamente dentro de Roma.

 

Basílica de São Pedro Visita Guiada

Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

Você certamente ficará chocado, emocionado, impressionado, maravilhado com o interior da Basílica de São Pedro. Artisticamente falando, é um lugar único. Definitivamente, não há necessidade de ser católico para admirar. Nem ao menos religioso. Claro que há muito debate sobre o porquê de tanta ostentação de riqueza, com tanta gente passando necessidade. No entanto, aqui, me restringirei a sua beleza.

Booking.com

 

1) A BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA

 

 Basílica de São Pedro Visita Guiada

Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

Para começar, a Basílica de São Pedro é muito grande. São 187m de comprimento, com largura que vai de 58m a 140m no transepto e altura da nave de 46m. Isso equivale a um prédio de 15 andares! Caminhe pela nave observando as marcas no chão que comparam o tamanho da Basílica de São Pedro com as outras maiores igrejas do mundo. É muito legal.

 

Basílica de São Pedro Visita Guiada

Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

2) A PIETÀ – BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA

 

Agora, retorne à entrada e comece a visitar as capelas laterais do lado direito.

 

A Pietà  -  Basílica de São Pedro Visita Guiada

A Pietà – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

Primeiramente, você encontrará a PIETÀ de Michelangelo. Essa obra de arte foi feita em 1499, quando o artista tinha apenas 24 anos. Infelizmente, a Pietà está protegida por um grosso vidro à prova de balas, pois há poucos anos, foi atacada por um vândalo e bastante danificada.

O jovem e doce rosto da Madonna expressam sua submissão ao destino, enquanto ela carrega no seu colo Cristo morto. Alguns críticos dizem que há um problema de desproporção na obra.

Deixo para você julgar ao vê-la ao vivo e a cores.

 

3) CAPELA DO PAPA JOÃO PAULO II – BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA

 

Caminhando um pouco além da Pietà,  há uma capela onde está o túmulo do Papa João Paulo II, amado por muitos. Com certeza um dos papas mais carismáticos.

 

Capela do Papa João Paulo II  -  Basílica de São Pedro Visita Guiada

Capela do Papa João Paulo II – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

Ela tem a entrada controlada e dentro dela não é permitido fotografar.

 

Capela do Papa João Paulo II - Basílica de São Pedro Visita Guiada

Capela do Papa João Paulo II – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

4) NAVE PRINCIPAL – BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA

 

Na nave principal você verá a estátua de São Pedro, com um dos pés bastante gastos de tanto os fiéis beijarem-no! Atualmente, muitas pessoas se restringem a passar a mão.

 

Baldaquino  -  Basílica de São Pedro Visita Guiada

Baldaquino – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

No meio da Basílica de São Pedro você encontrará o altar Papal coberto com o famoso baldaquino de bronze, que foi projetado pelo jovem Bernini entre 1624 e 1632. Ele tem incríveis 29m de altura. Quer saber o grande objetivo dessa peça única? Apenas preencher o espaço vazio abaixo da cúpula.

 

“o que os bárbaros não fizeram, foi feito pelos Barberini”

 

O bronze usado no baldaquino foi provavelmente removido do Panteon, daí um ditado popular: “ o que os bárbaros não fizeram, foi feito pelos Barberini”. Isso é dito, pois o Papa Urbano VIII, que encomendou o projeto, era da família Barberini e por isso responsável pelo ultraje de acabar com obras do Panteon.

 

Basílica de São Pedro Visita Guiada

Basílica de São Pedro Visita Guiada

Sob a estrutura do baldaquino e altar papal, se encontra a tumba de São Pedro. De acordo com a tradição, os restos mortais do Apóstolo estão lá guardados, tornando este um dos principais lugares de veneração dos cristãos.

 

5) A CÚPULA – BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA

 

A majestosa cúpula da Basílica de São Pedro foi projetada por Michelângelo, que começou a trabalhar na Basílica em 1547.

 

Baldaquino e Cúpula  -  Basílica de São Pedro Visita Guiada

Baldaquino e Cúpula – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

Infelizmente, ele não a viu pronta, pois faleceu aos 89 anos, em 1564. Ela foi terminada por um de seus alunos.

Você sabia que esta cúpula, da Basílica de São Pedro, foi posteriormente usada como modelo para outras cúpulas do mundo ocidental?

 

CURIOSIDADE DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA: AS CÚPULAS DA CATEDRAL DE SAINT PAUL EM LONDRES, LES INVALIDES EM PARIS E DO CAPITÓLIO EM WASHINGTON FORAM BASEADAS NA CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO!

 

6) DOAÇÃO BRASILEIRA – BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA

 

Há uma capela, no lado esquerdo de quem entra, que é fechada com uma grade. Só casamentos de pessoas muito importantes ou de membros da guarda suíça podem acontecer lá.

Da para ver pela grade, uma linda imagem da Virgem com muitos diamantes enormes encrustados. Adivinhe quem os deu? Incrivelmente, a guia nos disse que foi contribuição brasileira! Segundo ela, aqueles diamantes gigantescos foram presenteados pela esposa de algum presidente brasileiro!

Nunca pensei que em algum momento da história do Brasil tenhamos estado em posição de doar diamantes para o Vaticano!!! Nem que o Vaticano precisasse da nossa doação…

 

7) MONUMENTO À CLEMENTE XIII – BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA

 

Monumento ao Papa Clemente XIII - Basílica de São Pedro Visita Guiada

Monumento ao Papa Clemente XIII – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

Não deixe de prestar atenção ao monumento à Clemente XIII, feito por Canova, o grande escultor neoclássico italiano. Nós adoramos as esculturas de Canova. Gostamos da perfeição e naturalidade das formas. Neste caso, uma das figuras alegóricas representa a “Religião” e a outra o “Espírito da Morte extinguindo a Chama da Vida”. O conjunto ainda é complementado por dois leões vigiando a tumba.

Você pode admirar uma das mais famosas obras de Canova, “Cupido e Psique”, que é considerada um dos destaques do Louvre, quando for a Paris. Falaremos especificamente do Louvre em outro post, da mesma maneira que quando falarmos de Viena também haverá mais Canova.

 

8) A FACHADA – BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA

 

Fachada - Basílica de São Pedro Visita Guiada

Fachada – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

A fachada da Basílica de São Pedro é monumental. Cada uma das 13 estátuas da sua parte superior tem cerca de 6m de altura. Na parte inferior, são nove janelas, três com sacada, sendo a central chamada de Benediction Loggia, onde o papa, quando eleito, da sua primeira benção à cidade e ao mundo, no Natal e na Páscoa.

 

Benediction Loggia - Basílica de São Pedro Visita Guiada

Benediction Loggia – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

9) A PRAÇA DE SÃO PEDRO – BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA

 

Praça de São Pedro - Basílica de São Pedro Visita Guiada

Praça de São Pedro – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

A Praça de São Pedro assim como toda a Basílica de São Pedro, também é gigantesca.

Procure o ponto no chão, ao lado do Obelisco, de onde você olha para as 284 colunas, separadas em grupos de 4, mas somente vê as primeiras de cada grupo! Muito legal.

 

Praça de São Pedro - Basílica de São Pedro Visita Guiada

Praça de São Pedro – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

Você terá que esperar um pouquinho para poder fotografar do lugar exato, mas é muito interessante.

 

Presépio na Praça de São Pedro - Basílica de São Pedro Visita Guiada

Presépio na Praça de São Pedro – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

Se você for no Natal, haverá um lindo e enorme presépio em tamanho natural ao lado do Obelisco.

 

10) SOLDADOS DA GUARDA SUÍÇA – BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA

 

Este é um dos soldados da Guarda Suíça, a menor e uma das mais antigas unidades militares do mundo, fundada em 1506 pelo Papa Júlio II. Os suíços eram famosos na época por serem destemidos e vencerem exércitos muito mais numerosos.

 

Soldado da Guarda Suíça - Basílica de São Pedro Visita Guiada

Soldado da Guarda Suíça – Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

Atualmente, além de muito bem treinados, eles têm uma fabulosa coleção de armas de fogo para serem usadas na proteção do Papa.

Você quer fazer parte da Guarda Suíça? Bom, para isso, entre outros requisitos, você deve ter nascido na Suíça, ser solteiro, ter menos de 30 anos, mais de 1,74m e deve ser católico praticante. Os candidatos selecionados são empossados no cargo pelo próprio Papa.

 

COMPRE AQUI SEU INGRESSO PARA A BASÍLICA DE SÃO PEDRO – COM DESCONTO, SEM FILAS E COM AUDIO GUIA EM PORTUGUÊS!

 

Você também vai gostar de:

COLISEU EVITE FILAS: Inclui o ingresso evite filas para o Palatino e o Fórum Romano

MUSEUS DO VATICANO E CAPELA SISTINA: 

01 DIA EM POMPÉIA: Inclui Nápoles, as ruínas de Pompéia, guia local (idiomas inglês, alemão, espanhol), almoço e ingresso. E você pode ser pego no Hotel!

01 DIA NA DIVINA ILHA DE CAPRI – O passeio inclui ferry boat ida e volta, Gruta Azul, almoço, guia profissional (inglês, alemão, francês e espanhol). E você pode ser pego no hotel! Veja o post sobre nosso passeio de barco em Capri.

 

PARA TODOS OS PASSEIOS EM ROMA E ARREDORES CLIQUE AQUI

 

Basílica de São Pedro Visita Guiada

Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

PARA A ITÁLIA O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO!

 

Não se esqueça de fazer o Seguro Viagem com antecedência. Ele é específico para os países que fazer parte do Tratado de Schengen. 

Faça sua cotação aqui com uma comparadora, que trabalha com as melhores e maiores empresas e que oferece garantia de menor preço e que parcela em 6 vezes! 

 

SAIBA MAIS DE ROMA

 

Dicas de Roma

Dicas de Roma

DICAS DE ROMA! NÃO CAIA EM ROUBADAS! Não pare em filas, não perca tempo, qual o melhor metrô e muito mais!

 ORVIETO EM 01 DIA – PERTINHO DE ROMA

 MUSEU DO VATICANO E CAPELA SISTINA – O QUE VER

 

 

Coliseu

Coliseu

 

PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – COLISEU E MUITO MAIS! 

O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA! : Conheça tudo o que há para fazer, sem gastar e com o mapa para você imprimir!

 

 

 Compartilhe com seus amigos Basílica de São Pedro Visita Guiada e não deixe de assinar a nossa comunicação para receber novidades exclusivas!

Um grande abraço e até breve!

 

Basílica de São Pedro Visita Guiada

Basílica de São Pedro Visita Guiada

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

Catherine Marcon da Silveira

Adoro teus post!
São muito bem escritos e as dicas são fantásticas, parabéns !!!

Enviar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *