CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

Atualizado em . .
Restaurante Nona Ludia - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Restaurante Nona Ludia – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Imperdíveis 24 dicas e atrações do Roteiro Caminhos de Pedra Bento Gonçalves: Onde ficar, comer, o que fazer, como ir e muito mais! Guia completo para você!

Descubra como passar seu dia conhecendo as atrações: Você pode visitar vinícolas, a Casa do Tomate, Casa da Ovelha, Casa da Erva-Mate, das Cucas, das Massas, de Doces, de Pedras, salumeria, fazer atividades de aventura como rapel, arvorismo, tirolesa e muito mais. Descubra tudo aqui!

 

Pousada Casa Barp -Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Pousada Casa Barp – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Acredite que passeando pelo Roteiro Caminhos de Pedra Bento Gonçalves você se sentirá na Itália, mesmo sem sair do Brasil!

 

1) O QUE É O ROTEIRO CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Idealizado pelo Eng. Tarcísio Vasco Michelon e pelo Arq. Júlio Posenato, o Roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxera, à Serra Gaúcha a partir de 1875.

A região foi escolhida por contar com o maior acervo de casas antigas, conservar sua cultura e história, ter acesso fácil e, consequentemente, um grande potencial turístico. 

O projeto contempla o resgate de todo o patrimônio cultural, não só o arquitetônico, envolvendo língua, folclore, arte, habilidades manuais, etc. 

 

Vista da Vinícola Casa Fontanari - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Vista da Vinícola Casa Fontanari – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com cerca de 70 associados. O roteiro está em expansão e possui mais de 28 pontos de visitação.

A estrada principal do Roteiro Caminhos de Pedra Bento Gonçalves, entre o Centro de Atendimento ao Turista no Posto Megapetro e a Casa da Erva-Mate, tem apenas 9,2km de extensão. Adicione a isso, algumas centenas de metros em estradinhas vicinais. Por isso, tudo é muito simples, organizado, perfeito para um dia maravilhoso.

 

2) ONDE FICA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Casa da Erva-Mate - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa da Erva-Mate – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

As distâncias podem variar um pouco em função da estrada escolhida e de por qual lado você começará o seu passeio pelos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves.

-Centro de Bento Gonçalves: 6km;

-Garibaldi: 8km;

-Porto Alegre: 110/115km;

-Farroupilha: 5km;

-Caxias do Sul: 25km

Eu fui pela RSC 453 e poucos quilômetros antes do famoso pórtico de Bento Gonçalves, que é em forma de barril, eu peguei a ERS 444. O caminho todo é bem sinalizado, com placas à beira da estrada. Tudo muito fácil e super organizado. 

Na verdade, o Roteiro Caminhos de Pedra Bento Gonçalves fica para à direita e o Vale dos Vinhedos para à esquerda da mesma estrada. 

 

3) COMO IR – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Vinícola Salvati & Sirena - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Vinícola Salvati & Sirena – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Eu curti o Roteiro Caminhos de Pedra Bento Gonçalves de carro. Sempre que possível, prefiro, pois me dá liberdade. O esquema todo desse roteiro é você ir parando em todos os estabelecimentos pelos quais se sentir atraído, fazer degustações, visitas guiadas, apreciar uma bela paisagem, comer muito!!!!

E acredite que há atrações incríveis a cada curva. 

 

DICA DOS CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES: DIRIJA DEVAGAR!

 

Dirija com cuidado, pois na estrada estreita, há frequentemente ciclistas treinando, há muitos carros manobrando junto às atrações e saindo de ruelas transversais.

Aliás, muitas atrações ficam situadas nas pequenas ruas próximas e você não quer passar reto e perdê-las!

 

4) QUANTO TEMPO FICAR – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Casa das Cucas Vitiaceri - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa das Cucas Vitiaceri – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Você precisa, no mínimo, de um dia inteiro para conhecer boa parte dos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves. Acredite! Eu cheguei aproximadamente as 10h da manhã e fui embora, exausta, as 17h. E não vi tudo. Estou louca para voltar, levando a filha e o marido, para conhecer o restante das atrações! 

Uma opção, que eu recomendo para quem não conhece a região, é ficar no mínimo uma noite em Bento Gonçalves. Pode ser no centro da cidade, nos CAMINHOS DE PEDRA ou no VALE DOS VINHEDOS. Dessa maneira, você passa 1 dia inteiro em cada um dos vales que são as atrações imperdíveis de Bento Gonçalves.

Tendo tempo, ficaria 2 noites, para poder adicionar o famoso passeio de MARIA FUMAÇA.

Se você está de carro pode adquirir apenas o ingresso:

INGRESSO MARIA FUMAÇA + PARQUE EPOPÉIA ITALIANA

INGRESSO MARIA FUMAÇA NOTURNO

Se você está em Gramado  ou Canela e precisa de condução além do ingresso para a Maria fumaça, há várias opções: 

TOUR UVA E VINHO

TOUR MARIA FUMAÇA + MIOLO

TOUR UVA E VINHO + BRINDE

TOUR UVA E VINHO + VALDUGA

CIRCUITO DOS VINHOS + TREM

 

5) ONDE FICAR – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

No Vale dos Vinhedos, achamos a vista do HOTEL E SPA DO VINHO imbatível. Se estiver no seu orçamento, recomendamos.

 

Spa e Hotel do Vinho -Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves

Spa e Hotel do Vinho -Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves

 

Visitei uma pousada que fica nos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves, a POUSADA CASA BARP.  Minúscula, fofa, bem simples, em uma casa de pedras maravilhosa, com uma bela vista. Adorei. Não tem infraestrutura, mas é uma imersão total na cultura e tradição da região.

 

Pousada Casa Barp - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Pousada Casa Barp – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

O ponto negativo de ficar nos Caminhos de Pedra é que não há restaurantes abertos à noite no vale, com a exceção da única vez na semana que a Casa das Cucas abre nesse horário.

Claro que sempre é possível comprar toneladas de salames, cucas, vinhos, queijos e tudo mais para fazer um delicioso piquenique noturno na sua pousada. Eu não acharia nada ruim. A outra opção, estando de carro, é dirigir até um dos maravilhosos restaurantes italianos de Bento Gonçalves e se fartar.

Abaixo está o Localizador de Ofertas do Booking.com, que mostra promoções, em tempo real, em diversas categorias de hospedagem. Aproveite!

 

Booking.com

 

AS ATRAÇÕES DOS CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Vinícola Casa Fontanari - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Vinícola Casa Fontanari – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Vou mostrar para você as atrações dos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves na sequência em que as visitei. Detalhe: Não vi tudo! Terei que voltar!

Os estabelecimentos são propriedades particulares de descendentes de imigrantes, com atendimento realizado geralmente pela família dos proprietários, onde há demonstração e/ou degustação e explicação local.

Em alguns desses estabelecimentos é cobrada uma taxa por visitante. 

 

Minhas compras - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Minhas compras – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

6) PONTO DE ATENDIMENTO AO TURISTA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

É uma tendinha bem simples junto ao posto de gasolina Megapetro. Você pode parar lá, pois há uma atendente para lhe dar explicações.

Eu simplesmente parei junto à bomba de gasolina do posto e pedi para os frentistas se eles tinham algum folheto explicativo ou mapa, que eles solicitamente buscaram junto ao caixa do posto. Um ótimo começo.

 

7) CASA DI DOLCE – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

Casa di Dolce - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa di Dolce – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Essa foi a minha primeira parada nos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves. Tem estacionamento nos fundos. 

O estabelecimento em si é bem simples, mas tem uma boa variedade de produtos. Eu comprei uma deliciosa geleia de goiaba. 

Eles vendem produtos artesanais, sem conservantes e tem desde uma linha mais tradicional, até outra bem gourmet, com receitas originais.

 

Casa di Dolce - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa di Dolce – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Se você estiver sentindo falta de um cafezinho, eles também têm. E você pode acompanhá-lo com um doce de origem italiana como o cannoli, o tiramisu ou o mille foglie.

Não deixe de apreciar a bela vista do mirante para a Cascata Salto Valério.

 

Casa di Dolce - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa di Dolce – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

8) CASA BERTARELLO – RESTAURANTE NONA LUDIA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Restaurante Nona Ludia - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Restaurante Nona Ludia – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Nesse primeiro momento, apenas parei e contemplei o que vi por fora. Explico: Era muito cedo e o restaurante ainda estava fechado. No entanto, achei a casa lindíssima. 

 

A CASA  – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Restaurante Nona Ludia - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Restaurante Nona Ludia – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Essa magnífica casa foi construída pelo imigrante italiano Giuseppe Dall’Acqua por volta de 1880, passando ao longo dos anos por vários proprietários. Infelizmente, em 1930, teve suas paredes rebocadas, ficando descaracterizada por mais de 60 anos.

Finalmente em 1994, ela foi a primeira casa restaurada pelo Projeto Cultural Caminhos de Pedra, com recursos do Hotel Dall’Onder. Atualmente ela é propriedade de Hari Bartarello e abriga um restaurante colonial dirigido pela família Cantelli.

 

A ÁRVORE MARIA MOLE (UMBU) – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

Estando o restaurante aberto ou não, veja a casa e a árvore que fica no estacionamento. 

Quando os primeiros imigrantes italianos chegaram na região, não encontraram nada do que havia sido prometido. Apenas imensas terras desabitadas.

Dizem que a gruta cavada entre as raízes da Maria Mole foi habitação de um casal com seus 2 filhos por cerca de 2 anos. Esse, o tempo necessário para a construção da casa que abriga o restaurante Nona Ludia

 

Restaurante Nona Ludia - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Restaurante Nona Ludia – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Era muito cedo para almoçar e continuei meu passeio pelos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves. Mais tarde retornei. Para minha felicidade!

 

O RESTAURANTE NONA LUDIA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

Com gastronomia típica italiana, os pratos destacam-se pelo delicioso e singular gostinho caseiro. Eu já conhecia a fama da deliciosa comida, por isso retornei mais tarde.

Fui extremamente bem recebida, com ótimas explicações sobre o cardápio. Fiquei convencida que era a escolha certa. 

A refeição foi uma sequência deliciosa de pratos típicos, um mais gostoso que o outro. Destaco o vitelo, o leitãozinho e o tortéi. Para acompanhar esse banquete, pedi uma cerveja weiss, que amo.

Por que tudo é tão gostoso? Tenho certeza que é por que essa é uma empresa familiar, que cultiva as hortaliças de consumo do restaurante, sendo elas todas orgânicas. As massas são elaboradas apenas com ovos de galinhas da colônia (criadas pela família) e o suco e o vinho da casa, também são elaborados por eles. Eles com certeza entregam o amor da comida da Nona. Eles demonstram a todo momento que desejam que os clientes sintam o verdadeiro gostinho da comida ITALIANA.

 

Restaurante Nona Ludia - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Restaurante Nona Ludia – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Veja só o que constava no rodízio de comida italiana servido:

-Entrada: Tábua de frios, pão,sopa de capeletti, pien e salada verde;

-Pratos principais: Salada de batata, polenta frita, queijo à milaneza, talharim, tortéi, spaguetti, nhoque, frango, vitelo, picanha grelhada, leitão;

-Sobremesas: Sagu, creme de baunilha, pudim de leite, ambrosia, café e chá de boldo.

Eu fui numa quarta-feira, então perdi o famoso cordeiro, que é oferecido apenas aos sábados e domingos. Mais um motivo para eu voltar. Dessa vez com a família!

Eles também oferecem opções a la carte: kids, vegetariano, sem lactose, sem glúten. 

Acabei levando para casa, uma garrafinha do melhor suco de uvas brancas caseiro que já tomei na vida, produzido por eles, saborosíssimo. A Luiza e eu amamos. Recomendo muito. 

 

Restaurante Nona Ludia - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Restaurante Nona Ludia – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

HORÁRIOS DO NONA LUDIA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

Em primeiro lugar, eles só servem almoço. 

-De quartas a sextas: Das 11h30min às 14h;

-Sábados, domingos e feriados: Das 11h30min às 15h.

-De 1 de dezembro ao Carnaval: Eles também abrem às segundas.

 

9) CASA DO TOMATE – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Casa do Tomate - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa do Tomate – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Já digo de saída que adorei a Casa do Tomate dos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves. Você precisa sair da estrada principal, dobrando à direita. Não se preocupe. A Casa do Tomate é bem pertinho! 

Logo ao estacionar, já fui recebida por uma funcionária super atenciosa que me ofereceu uma mini aula de 5 min. Um momento cultural muito interessante. Não perca. 

Achei que a conversa fosse somente sobre tomates, mas não. Foi sobre várias atrações típicas italianas dos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves. Lugares imperdíveis. que ela foi me mostrando num mapa na salinha envidraçada com vista para a fábrica. Claro que falou sobre curiosidades envolvendo tomates. Só que eu não vou contar nadinha! Vá e confira!

 

A CASA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

O empreendimento está no Roteiro Caminhos de Pedra Bento Gonçalves, em homenagem ao imigrante italiano que cultivava o tomate para o consumo da família e fabricava o refrigerante natural (gasosinha) produzido em ocasiões especiais (Natal ou na Páscoa). A bebida era conservada em porões de pedra ou em pequenos córregos.

A casa abriga a família que é descendente de italianos e tem como objetivos a preservação e a divulgação da história do local bem como a importância da existência do roteiro.

 

A DEGUSTAÇÃO – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Casa do Tomate - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa do Tomate – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Depois, segui para a degustação. Essa parte é feita na loja, que fica num porão de pedra basáltica. Indescritível! Tudo divino! Difícil foi escolher o que comprar. Aliás, os vidros com diversos molhos de tomate, pastinhas e pestos variados são uma excelente ideia de presentes e lembranças para você dar para quem você ama.

Pensou que é só isso? Não, não, não! Ainda degustei o famoso Lemoncello, de receita verdadeiramente italiana, fabricado ali mesmo. Delicioso! E isso sem falar na gasosa, refrigerante com gás servido antigamente para as moças, nos salões de baile. Tem toda uma história por trás das gasosas. Deixo para elas contarem em detalhes para vocês. Posso dizer que era difícil saber se você agradaria o pretendente, tomando ou não tomando a gasosa oferecida.

 

Minhas compras na Casa do Tomate - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Minhas compras na Casa do Tomate – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

O que eu comprei para levar para casa? Pesto de pinhão (mais típico impossível), pesto de pimenta com tomate seco (deliciosamente apimentado), pesto com semente de uva (o mais delicioso de todos), Lemoncello (perfeito) e 1 gasosa de limão, que não posso dizer que amamos, mas achamos muito legal poder experimentar uma bebida de receita tão antiga, típica e cultural. 

Os produtos ali vendidos são naturais, sem conservantes. 

Novamente destaco a acolhida calorosa, feita por pessoas educadas, bem treinadas e felizes em agradar o visitante. 

 

DICAS DOS CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES: NÃO SE PREOCUPE COM O TAMANHO DOS VIDROS. PARECEM PEQUENOS, MAS RENDEM MUITO. PRINCIPALMENTE O DE PINHÃO, QUE VOCÊ DEVE MISTURAR COM AZEITE DE OLIVA NA HORA DE SERVIR!

 

Ristorante del Pomodoro - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Ristorante del Pomodoro – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

RISTORANTE DEL POMODORO – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Ristorante del Pomodoro - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Ristorante del Pomodoro – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Não almocei no Ristorante del Pomodoro, pois ainda era muito cedo. Mas dei uma espiada e adorei o que vi. O cardápio segue o estilo de outros dos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves. Você paga um valor e recebe na mesa uma sequência de comidas típicas. Fiquei com muita vontade de voltar para experimentar.

O restaurante serve comida típica italiana, com pratos à base de tomate. Outro destaque são os diferenciais para vegetarianos, veganos, intolerantes ao glúten e lactose e área pet para quem gosta de passear com seus bichinhos de estimação. Dizem que o tomate recheado e o pavê de café são imperdíveis.

 

Ristorante del Pomodoro - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Ristorante del Pomodoro – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Site: http://www.casadotomate.com.br

 

10) CASA MERLIN – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Casa Merlin - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa Merlin – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Por recomendação das meninas da Casa do Tomate, voltei à estrada principal para em seguida dobrar à esquerda, cruzando a ponte junto à Pedra do Sol. Peguei uma estradinha de chão batido. Vale a pena. 

É a maior casa de pedra de toda a região. Conta, ao todo, com 43 aberturas, 3 pavimentos e um total de 400 m2 de área construída. No período de apogeu da Linha Palmeiro as casas eram grandes e expressavam a prosperidade da família que, normalmente, era numerosa. A casa Merlin foi construída em duas etapas pelas mãos do imigrante Pietro Merlin. Ela foi rebocada nos anos 60 e esse reboco foi removido na década de 1980 por Alcides Merlin, permitindo que a mesma recuperasse a imponência e beleza originais.

Ela será a sede da Associação Caminhos de Pedra. Estava em obras e não pude visitar. 

 

11) PARQUE CASA NA ÁRVORE – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Parque Casa na Árvore - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Parque Casa na Árvore – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Não conheci. Tirei uma foto da estrada para quem tiver interesse. Achei que tinha mais a ver com quem tem criança e eu estava sozinha…E aliás, a minha filha já está bem crescida.

O artesão Ademir Spezia começou a construir casas para crianças e percebeu que as avós gostavam muito de brincar com seus netos. Por isso, decidiu organizar uma atração fantasiosa para reviver a magia da infância, usando passarelas de madeira com labirintos e caminhos que conduzem às árvores.

A propriedade de Ademir possui ainda trilha para caminhadas.

 

12) POUSADA CANTELLI – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Pousada Cantelli - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Pousada Cantelli – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Essa foi a primeira opção que eu vi de estadia nos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves. Ela abriu suas portas ao público em 2011. Sua proposta é diferenciada, unindo o rústico, herança da colonização italiana e o conforto dos dias atuais.

Não entrei para conhecer, pois o portão estava fechado. Talvez numa outra oportunidade. Com certeza é uma opção interessante de hospedagem. Veja aqui detalhes da POUSADA CANTELLI  no Booking.com. 

 

13) POUSADA CASA BARP – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Pousada Casa Barp - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Pousada Casa Barp – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Me apaixonei! A casa é linda, realmente típica. Foi construída com pedras irregulares, com 2 andares e um granaro (sótão para secar e estocar grãos). Ela segue as características das casas de camponeses do norte da Itália. Foi construída pelo imigrante Giovani Barp, por volta de 1878, sendo uma das mais antigas da região.

Seu porão era um estábulo. No entanto, quando o inverno era rigoroso, os moradores dormiam com os animais, para se aquecerem. A casa foi restaurada em 2009. O conjunto ainda conta com uma casa de madeira, construída por Camilo Barp em 1920, um estábulo, forno à lenha e um poço de pedra. O poço de água, que fica nos fundos, é igual ao da minha avó. Com a diferença que eu sou de origem alemã. 

A moça que estava limpando um dos quartos, me deixou vê-lo. Todos os outros estavam ocupados. É simples, pequeno, mas eu ficaria lá e muito feliz! Adorei o balcão de vidro com vista para a paisagem. 

 

Pousada Casa Barp - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Pousada Casa Barp – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Detalhe: Dizem que eles servem um excelente café colonial.

Para mais informações, veja esse link POUSADA CASA BARP

 

14) VINÍCOLA CASA FONTANARI – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Vinícola Casa Fontanari - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Vinícola Casa Fontanari – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Em primeiro lugar, nunca esperei a recepção que tive. Extremamente atenciosa. Adorei cada minuto lá. Agradeço!

A Casa Fontanari fica na vinícola histórica onde a família Fontanari elabora vinhos de autoria a gerações, num porão de pedra datado de 1932.

Inicialmente a produção era apenas para consumo familiar. 

 

Vinícola Casa Fontanari - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Vinícola Casa Fontanari – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

A partir de 2014, inserida no Projeto Caminhos de Pedra, a Vinícola foi aberta ao público e passou a oferecer vinhos, espumantes, destilados e suco de uva, elaborados com uvas cultivadas na propriedade, de forma artesanal, mas com tecnologia de ponta e sem uso de produtos químicos.

No porão, a produção amadurece por até 23 anos, em barris de carvalho e nas garrafas. É lá também que os espumantes champenoise são elaborados. 

Os vinhos são produzidos em espaldeiras de montanha nos 19 hectares da propriedade. A região é demarcada e reconhecida mundialmente pelo terroir, devido ao solo de basalto antigo e pelo frio das noites.

 

Vinícola Casa Fontanari - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Vinícola Casa Fontanari – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Eu recomendo a degustação oferecida, de até 15 rótulos, entre eles, de vinhos premiados mundialmente.

Sim. Eles se destacam em concursos internacionais, tendo inclusive sido premiados no Concurso Mundial em Bruxelas. Concurso esse, realizado às cegas, onde obtiveram esse destaque concorrendo com mais de 400 outros produtos degustados!

Eu adorei! Produtos excepcionais. O foco é a qualidade, que é especial.

 

VINHOS QUE EU DESTACO (MEU GOSTO PESSOAL) – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

MARSELAN: Pertencente a um lote de apenas 550 garrafas, feito 100% com uvas Marselan, maturado por 18 meses em barrica de carvalho francês. Um espetáculo. Premiado com 92 pontos e MEDALHA DE OURO NO CONCURSO WINES OF BRAZIL 2019. Amo Marselan.

ANCELOTTA: MEDALHA DE OURO NO CONCURSO MUNDIAL EM BRUXELAS. E tem um preço ótimo para a sua qualidade. Essa é uma uva rica em taninos. Passou 12 meses nas barricas de carvalho francês. Vinho intenso, muito saboroso. 

ESPUMANTE MION BRUT ROSÉ NEBIOLLO: Premiado com MEDALHA DE OURO NO CONCURSO MUNDIAL DE BRUXELAS. Único no mundo com o corte dessas 6 uvas: Nebbiolo, Syrah, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot e Ancelotta. Aroma marcante de morango e framboesa. A temperatura ideal de serviço é de 6ºC. Perfeito com frutos do mar.

 

O PÁTIO – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

E o pátio é muito agradável. Há um lugar para você se sentar em bancos em meio a araucárias e vinhedos, com uma bela vista do vale dos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves.

 

Vinícola Casa Fontanari - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Vinícola Casa Fontanari – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Site: www.casafontanari.com.br

 

15) CASA DA OVELHA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Adorei a loja da Casa da Ovelha! Amo queijo de ovelha. 

A CASA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Casa da Ovelha - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa da Ovelha – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Tanto a recepção para o Parque da Ovelha, como a loja, ficam em um casarão construído em 1917 e que mantém suas características originais, por se tratar de um prédio histórico, que já abrigou um hotel e restaurante no apogeu da região, quando o trânsito era intenso nessa estrada.

Curiosidade: Durante a restauração, ele foi transferido para 100m de distância da sua localização original. 

 

Minhas compras - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Minhas compras – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

QUALIDADES DO QUEIJO DE OVELHA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

-O teor de proteínas no queijo de ovelha é muito superior em relação ao dos outros tipos de leite. São proteínas de alto valor biológico;

-Os glóbulos de gordura são menores, proporcionando uma maior digestibilidade e uma cremosidade única;

-Contém 50% a mais de cálcio se comparado ao leite de vaca, da mesma forma que contém mais potássio, sódio, manganês, cobre, zinco e fósforo;

-O leite de ovelha tem vitamina A, B1, B2, biotina e vitamina C.

Você precisa de mais motivos para experimentar queijo de ovelha?

 

Casa da Ovelha - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa da Ovelha – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

PRODUTOS – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

-Iogurte grego sabor natural, amora, damasco e mirtilo. Você sabia que o verdadeiro iogurte grego é feito apenas com leite de ovelha? Os iogurtes da Casa da Ovelha nos Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves tem 15% de fruta, não tem corantes, nem aromatizantes e tem validade de 75 dias.

-Queijo Pecorino fresco, com maturação de 90 dias, de 180 dias, de 270 e até de 500 dias. Uma loucura!

-Queijo Feta (grego) e Labneh (árabe), que pode ser puro, com Adobo (com pimenta, páprica, louro, alho e cebola).

-Na loja também há lembranças, como ovelinhas em todos os tamanhos, com lã natural.

 

Casa da Ovelha - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa da Ovelha – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

PARQUE DA OVELHA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

Esse é um local de diversão para toda a família. Nele você pode acompanhas as lidas diárias de uma fazendo de ovinos, real, verdadeira, de onde saem os produtos vendidos na loja.

Você assiste ao pastoreio feito por cães da raça Border Collie, tosquia, falcoaria, ordenha e ainda alimenta as ovelhas bebês com mamadeiras, entre muitas outras atividades que se repetem durante o dia. 

O Parque da Ovelha funciona faça chuva ou faça sol. Novas atrações se iniciam a cada 30min. Eles não tem restaurante, mas você pode sair para almoçar e retornar depois para mais diversão, por estar portando uma pulseira identificadora.

Tenho amigos que foram com seus filhos e amaram. Aliás, não consegui saber quem amou mais: os pais ou as crianças! 

 

Casa da Ovelha - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa da Ovelha – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Eu não fui por 2 motivos: Animais e lida do campo não são novidade para mim, pois ficava muito tempo com a minha avó no interior do RS e também por uma questão de prioridades. As atrações são tantas no Roteiro Caminhos de Pedra Bento Gonçalves, que fica impossível conhecer tudo num único dia. Você terá que fazer escolhas. 

Site: www.casadaovelha.com.br

 

16) SALUMERIA CAMINHOS DE PEDRA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Salumeria Casa de Pedra - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Salumeria Casa de Pedra – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

A especialidade da casa são os embutidos: salames, copas, culatelos e outros. No entanto, não pense que é só isso. Você pode se sentar no terraço com uma bela vista para o Parque de Aventura, pedir uma tábua de frios acompanhada de um bom vinho, cerveja ou chopp artesanal. E as crianças não ficam sem nada! Há sorvetes orgânicos e sucos.

CURIOSIDADE – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

Historicamente, o salame é uma das formas mais antigas de conservação de carne. Seu nome deriva do latim medieval salumen, ou seja, o melhor das coisas temperadas.

 

A CASA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

A casa onde fica a salumeria é de propriedade da família Agnoletto. Ela é típica da tradição construtiva do norte da Itália. 

 

UMA AJUDA PARA VOCÊ ESCOLHER SEU SALAME – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

Ai,ai,ai! Já aviso que é bem difícil escolher. Provei vários, levei alguns! Poderia ter comprado todos! Um melhor que o outro. 

 

Salumeria Caminhos de Pedra - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Salumeria Caminhos de Pedra – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

CULATELLO: Considerado o  rei dos salames. Originário de Parma, na Itália. Saboreia-se com figo e melão frescos. Harmoniza-se com pão e manteiga e um bom vinho frisante seco.

BRESAOLA: Feita de carne bovina, é rica em proteínas e ferro. É praticamente sem gordura. Originária dos Alpes Italianos. 

LOMBO: Lombo suíno, cravo, canela e condimentos. 

APIMENTADO: Feito de carne de porco com pimenta, delicioso como aperitivo numa tábua de frios. Tradicional do sul da Itália.

COPA: Tradicionalmente é elaborada com a sobrepaleta e temperada com especiarias.

COLONIAL: É feito com carne suína, vinho, alho e condimentos. Tem sabor suave e defumado. Segue a receita típica dos italianos que migraram para a Serra Gaúcha.

SOPRESSA: Tem sabor marcante e textura macia. Originário do Vêneto na Itália.

JAVALI: Elaborado apenas com cortes selecionados de javali. Na sua composição, 80% é de carne de javali e 20% de carne suína. POSSUI 80% MENOS COLESTEROL QUE O SALAME TRADICIONAL!

ERVA-DOCE Salame temperado com erva-doce, sal e pimenta. Muito aromático. Originário da Toscana. 

MILANO: Tem sabor muito suave. A moagem da carne é fina e tem pouca gordura. Originário de Milão.

 

Minhas compras na Salumeria Caminhos de Pedra - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Minhas compras na Salumeria Caminhos de Pedra – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Além disso, oferece queijos e pães para completar uma deliciosa tábua de frios. 

 

17) CAMINHO DA AVENTURA PARQUE – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Caminho da Aventura Parque - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Caminho da Aventura Parque – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Junto da Salumeria Caminhos de Pedra, na mesma propriedade, fica esse parque de aventura muito legal. 

ATIVIDADES – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

-ARVORISMO: Obstáculos e pontes divididos entre 10 plataformas suspensas;

-TIROLESA: É dividida em 2 etapas, uma de 120m e outra de 80m, sobre o parque de aventura;

-RAPEL: Feito numa torre de 18m;

-SUPER JUMP: Balanço gigante, que faz um pêndulo no parque, chegando a uma altura de 24m. Pode ser feito em dupla e é a grande novidade! 

-QUICK JUMP: Equipamento feito nos EUA. Você salta de uma torre, com a sensação de queda livre, mas aterrissa calmamente no solo.

 

Caminho da Aventura Parque - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Caminho da Aventura Parque – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Ainda tem decks, áreas de descanso, para piquenique ou até eventos. Diversão e um pouquinho de adrenalina para toda a família e amigos curtirem juntos! 

Quase esqueço de contar: Eles têm 3 pets: a jiboia (legalizada pelo IBAMA) chamada Giulia, a Labradora Luna e Eillin, uma Terra Nova Canadense. Eu tenho pânico de cobras desde a infância. Nem cheguei perto da Giulia!

Site: http://www.caminhodaaventura.com.br

 

Caminho da Aventura Parque - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Caminho da Aventura Parque – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

18) CASA DAS MASSAS E ARTESANATO – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Casa das Massas e Artesanato - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa das Massas e Artesanato – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

O que eu destaco do lugar:As deliciosas broas de polvilho doce. Nós amamos! Comprei apenas um pacote. Deveria ter comprado vários! São uma ideia perfeita de lanche para “beliscar” durante sua viagem, no carro, ônibus, em casa tomando chimarrão ou chá, vendo televisão ou conversando com os amigos. 

 

Broas de polvilho doce da Casa das Massas e Artesanato - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Broas de polvilho doce da Casa das Massas e Artesanato – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Também comprei nhoque e capeletti frescos. Só que isso eu sei que fica difícil para quem não tem casa na região. Também muito gostosos. 

 

A CASA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

A Casa de Massas e Artesanato abriu suas portas em 2005. Incrivelmente, ela foi feita em 1910, em outro lugar. Ela ficava no interior de Farroupilha e pertencia à família Dal Pizzol. Foi desmontada e reconstruída pelo atual proprietário Edemilsom Tomasi que, com a família, recebe os visitantes vendendo artesanato e lembranças típicas da região.

No andar superior, funciona um pequeno museu onde estão expostas ferramentas utilizadas tradicionalmente pelos artesãos locais para trabalhar a madeira.

Na cozinha da casa, funciona uma fábrica de massas caseiras que produz artesanalmente o tortéi, capeletti, massas e biscoitos típicos do cardápio italiano. Você pode ver as pessoas cozinhando através de um vidro que une a loja à cozinha. 

 

Minhas compras na Casa das Massas e Artesanato - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Minhas compras na Casa das Massas e Artesanato – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Para mim, o ponto negativo foi um viveiro de pássaros ao lado da casa. Preferiria que eles estivessem soltos, livres na natureza…Sei que uma vez em cativeiro, não sobreviveriam se fossem libertos. 

 

19) PORÃO DE PEDRA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Porão de Pedra - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Porão de Pedra – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

No subsolo da Casa da Tecelagem encontra-se o antigo porão Giacomini, que recebeu uma moderna releitura e agora é o “Porão de Pedra – Preciosidades em Pedra”.

Gostei muito do que lá encontrei. Objetos decorativos e utilitários. Me chamou  a atenção um jogo de louças esculpidos em ágata. Um espetáculo.

 

Porão de Pedra - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Porão de Pedra – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

As semijoias, confeccionadas em pedras do Rio Grande do Sul, do Brasil e do exterior eram de muito bom gosto, com texturas e cores incríveis.

 

Porão de Pedra - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Porão de Pedra – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Recomendo a visita. 

Não visitei a Casa da Tecelagem, que deve ser muito legal e fica no andar de cima, com uma entrada separada do Porão de Pedra.

 

20) CASA VANNI – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Casa Vanni - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa Vanni – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Essa casa de madeira e porão em pedras regulares, foi construída em 1935, por Pietro Strapazzon. Atualmente, pertence à família Vanni. Em 1996, foi totalmente restaurada pelo projeto Caminhos de Pedra Bento Gonçalves.

Desde 2008, o subsolo abriga um restaurante que serve um cardápio italiano diferenciado, à base de risotos e massas. E também tem como atrativo especial uma mesa com tampo de vidro montada sobre o poço que até hoje funciona no porão. O Restaurante Casa Vanni é gerenciado pela chef Jerusa Vanni. O primeiro piso da casa foi adaptado para atender uma loja de vinhos.

Na verdade, era a minha ideia inicial para o almoço, mas estava fechado. Não abre às quartas-feiras. Por isso retornei ao Nona Ludia, que no início do dia já havia chamado a minha atenção. Adorei.

 

21) CASA DAS CUCAS VITIACERI – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Casa das Cucas Vitiaceri - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa das Cucas Vitiaceri – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Para quem não sabe, uma cuca é um bolo doce, amado aqui no sul.

Ele pode ter apenas uma cobertura de açúcar, a preferida das crianças, ou ser recheada com frutas como uva, morango, banana, ou até doce de leite e chocolate,…Eu parei para comprar especificamente a de doce de leite. Nossa preferida. 

A foto não ficou boa, pois estávamos com pressa de degustá-la.

 

Casa das Cucas Vitiaceri - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa das Cucas Vitiaceri – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Me surpreendi com o ambiente. À sombra de gigantescas árvores, há um deck de madeira com mesas, cadeiras, sofás, almofadões, para você ficar confortável enquanto se delicia com um dos 20 sabores de cuca, acompanhada de um vinho ou espumante produzido artesanalmente por eles. As crianças ou quem não bebe, podem desfrutar de sucos de uva sem conservantes e aditivos.

 

Casa das Cucas Vitiaceri - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa das Cucas Vitiaceri – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

O PIQUENIQUE – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

Uma outra opção que achei bem legal, é que eles oferecem uma área para piquenique do outro lado da estrada, à beira do riacho, de um lago e junto de um parquinho infantil. Lugar perfeito para toda a família descansar  e deixar os pequenos correrem soltos. Essa área, só pode ser utilizada por quem adquirir uma das opções de piquenique oferecidas por eles.

 

Casa das Cucas Vitiaceri - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa das Cucas Vitiaceri – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Há o piquenique com cucas e vinhos, sobre um edredom e o piquenique gourmet, que é uma refeição completa, com vinhos e pratos quentes. 

 

DICA DO ROTEIRO CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES: NO PERÍODO DA COLHEITA DA UVA, O VISITANTE PODE PASSEAR PELOS PARREIRAIS E COLHER SUAS PRÓPRIAS UVAS!

 

Site: http://www.vitiaceri.com.br

 

22) CASA DA ERVA-MATE FERRARI – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

 

Casa da Erva-Mate Ferrari - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa da Erva-Mate Ferrari – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Outra das atrações que amei conhecer nos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves foi a Casa da Erva-Mate Ferrari. Foi a minha última parada e já estava exausta. Mas valeu muito a pena.

Para quem não sabe, a Erva-Mate, planta muito comum na região, era conhecida e utilizada como bebida pelos índios, também chamados de bugres, que a chamavam de “Ca-á”. O imigrante italiano, além de absorver o hábito de consumi-la, agregou a tecnologia que permitiu a produção em grande escala.

Por isso que ela está representada no Roteiro Caminhos de Pedra Bento Gonçalves. 

 

Casa da Erva-Mate Ferrari - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa da Erva-Mate Ferrari – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

A LOJA – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

Fica de um lado da estrada. Tem tudo que é tipo de produto relacionado ao chimarrão e as tradições gaúchas. Você também pode tomar chimarrão lá mesmo e experimentar os 2 tipos de erva. Comprei as 2 opções disponíveis: a fina e a grossa com pauzinhos. Super saborosas e frescas. Fizeram sucesso. 

Também comprei uma camiseta que amei. Aquele tipo com dizeres divertidos. No caso, era uma frase em várias línguas dizendo que o vinho triplica a capacidade de falar ouras línguas. Concordo!

Toda a equipe extremamente simpática, atenciosa, pronta para explicar cada detalhe. 

 

O MOINHO – CAMINHOS DE PEDRA BENTO GONÇALVES

A visita guiada ao moinho é cobrada. Você paga o ingresso no caixa da loja. Vale a pena. Interessantíssima. Mesmo para quem é do sul. 

O antigo moinho Ceconello fica do outro lado da estrada. Ele foi construído em 1884, ainda é movido pela roda d’água que vem do riacho e hoje abriga a Casa da Erva-Mate Ferrari.

Lá você vai conhecer  a planta da qual é feita a nossa erva e todo o processo de produção artesanal, com maquinário de 1918! A prensa mais moderna é de 1940! 

 

Casa da Erva-Mate Ferrari - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa da Erva-Mate Ferrari – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Além disso, você vê o forno onde a lenha é queimada para que os galhos da planta sejam chamuscados num rolo de metal e a canalização do calor em um túnel de tijolos de barro, que aquece a estufa onde os galhos são secos. 

 

Estufa da Casa da Erva-Mate Ferari - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Estufa da Casa da Erva-Mate Ferari – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Mais tarde, tudo vai para o socadores e então são feitos os 2 tipos de erva, puríssimas, embaladas ali, na hora. Os pauzinhos que sobram, são vendidos. Algumas pessoas fazem chá com eles, ou colocam no leite. Ainda assim, o que sobra é usado como adubo. Tudo é aproveitado. Maravilhoso!

 

Casa da Erva-Mate Ferrari - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Casa da Erva-Mate Ferrari – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

23) INGRESSOS NATAL LUZ 2019/2020 EM GRAMADO

 

Agora, se você também estiver indo para Gramado e Canela, o que você não pode deixar de comprar com antecedência são os ingressos para o NATAL LUZ, pois já estão a venda! Se você quer escolher datas e shows se agilize! É agora a hora! 

 

CADEIRA SHOW ILLUMINATION

CAMAROTE SHOW ILLUMINATION

JANTAR + SHOW ILLUMINATION

SHOW ILLUMINATION

SHOW LENDA DE NATAL

GRANDE DESFILE DE NATAL

TOUR LUZES DE NATAL

TOUR NATAL SOBRE TRILHOS

 

Particularmente, eu recomendo o Desfile de Natal para quem tem crianças pequenas. Levamos a Luiza várias vezes quando pequena e ela sempre amava. E como é em lugar coberto, não importa se chover.

Para mais informações, leia GRAMADO NO NATAL 2019/2020 e INGRESSOS GRAMADO E CANELA COM DESCONTO

 

Porão de Pedras - Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Porão de Pedras – Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

24) NÃO PERCA ESSES POSTS DE GRAMADO E CANELA!

 

ALPEN PARK CANELA RS – DIVERSÃO!

O QUE FAZER EM GRAMADO E CANELA COM CHUVA,

PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL 

BONDINHOS AÉREOS DE CANELA: MELHOR VISTA DA CASCATA DO CARACOL!

PARQUE SNOWLAND GRAMADO VALE A PENA?

O GRAMADO ZOO VALE A PENA?

OUTLETS DE SAPATOS EM GRAMADO

FÁBRICAS DE CHOCOLATE GRAMADO

O CASTELINHO CARACOL CANELA RS

COMPRAS EM GRAMADO, CANELA E NO CAMINHO – ROUPAS BARATAS

 

Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Site: http://www.caminhosdepedra.org.br

Se você gostou de todas essas dicas para um maravilhoso passeio pelos Caminhos de Pedra Bento Gonçalves, siga-nos no Instagram e compartilhe com seus amigos no Facebook!

 

Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

Caminhos de Pedra Bento Gonçalves

 

Abraços e até breve!

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

Vanessa Pereira Cantelli

Olá, lamentando que não possam que visitado a pousada Cantelli, certamente seria bem vinda!
Nosso portão fica fechado, basta acionar o interfone, que logo atendemos nosso visitante ou hospede.
Fica o convite para uma nova oportunidade!
Sds
Vanessa Pereira Cantelli

Enviar
Luiz

Super legal e completo esse post novo! Dá vontade de conhecer e já coloquei na minha lista. Obrigado.

Enviar
Simone Sferra

Incrível esse post sobre Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves! Muito completo, com dicas super úteis e fotos lindas!! Dá vontade de ir para lá agora! Amei!!!

Enviar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *