CAMPOS DE LAVANDA E GIRASSÓIS NA PROVENÇA

Atualizado em . .
Valensole - Campos de lavanda e girassóis na Provença

Valensole – Campos de lavanda e girassóis na Provença

 

Provença e lavandas são praticamente inseparáveis! Agora adicione girassóis! Saiba onde e quando visitar os campos de lavanda e girassóis na Provença, onde você pode caminhar entre essas fabulosas flores de tons de roxo e aroma delicado. Veja onde ficar e o que visitar nessa região incrível para ter essa experiência maravilhosa! 

 

Valensole - Campos de lavanda e girassóis na Provença

Valensole – Campos de lavanda e girassóis na Provença

 

Para que você possa se localizar, os principais campos de lavanda da Provença ficam ao norte de Aix-en-Provence e Marselha, a leste de Avignon, a oeste de Nice e ao sul de Grenoble. E sendo mais específica, em 2 regiões principais, os platôs do Luberon e de Valensole.

 

1) QUANDO IR – CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Valensole - Campos de lavanda na Provença

Valensole – Campos de lavanda na Provença

 

Oficialmente, a temporada de flores nos campos de lavanda e girassóis na Provença vai da metade de junho ao início de agosto. Há que se levar em conta, que devido a mudanças na quantidade de chuvas e da temperatura, sempre pode variar um pouco. Em geral, no Luberon, devido as temperaturas mais baixas, as lavandas florescem um pouco mais tarde do que na região do Valensole.

Podemos dizer que entre 15 e 30 de julho é perfeito. E não se preocupe! Em nenhum momento estivemos em algum lugar com muita gente nesse período. Eu diria que os campos de lavanda e girassóis da Provença e atrações da região são tão vastos, que não ocorrem aglomerações.

 

2) ONDE FICAR EM VALENSOLE – CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Valensole - Campos de lavanda e girassóis na Provença

Valensole – Campos de lavanda e girassóis na Provença

 

Sem dúvida nenhuma, você deve iniciar a sua estadia junto aos campos de lavanda na Provença perto do Lac de Sainte-Croix, que é divino! Ainda mais sendo verão, haverá opções de passeios imperdíveis para você fazer além de ver as lavandas.

Há 2 grandes opções: a charmosíssima Moustiers-Sainte-Marie e Les Salles sur Verdon, que fica à beira do lago. Nós ficamos em Les Salles sur Verdon, pois não havia mais vagas em Moustiers-Sainte-Marie.

 

Moustiers Sainte-Marie - Campos de lavanda e girassóis na Provença

Moustiers Sainte-Marie – Campos de lavanda e girassóis na Provença

 

Outras diferenças entre as 2 localidades: Moustiers Sainte-Marie costuma ser mais cara, mas tem mais opções de restaurantes e lojas do que Les Salles sur Verdon. A distância entre elas é de apenas 13,3 km.

 

Booking.com

 

3) PLATÔ DE VALENSOLE – CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Moustiers Sainte-Marie - Campos de lavanda e girassóis na Provença

Moustiers Sainte-Marie – Campos de lavanda e girassóis na Provença

 

O platô de Valensole é a nossa região favorita para ver os campos de lavanda na Provença. Motivos? Muitos! As propriedades são gigantescas e como não tem cerca, você consegue caminhar entre as flores sem problema. E que tal adicionar girassóis? O máximo! E a proximidade do Lac Sainte-Croix e da Gorge du Verdon também são grandes motivos. 

 

4) SAINTE CROIX – CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Sainte-Croix - Campos de lavanda e girassóis na Provença

Sainte-Croix – Campos de lavanda e girassóis na Provença

 

Se você estiver vindo do sul, programe-se para vir pela estrada que liga Sainte-Croix-du-Verdon a Moustiers-Sainte-Marie. Esses são parte dos grandes campos de lavanda mais ao sul. O bônus é que o restante das atrações da região também é incrível.

 

5) MOUSTIERS-SAINTE-MARIE – CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Moustiers Sainte-Marie - Campos de lavanda e girassóis na Provença

Moustiers Sainte-Marie – Campos de lavanda e girassóis na Provença

 

Adorável cidade. É conhecida por suas porcelanas, mas os seus restaurantes, seu charme e suas lojas também são o máximo. Excelente opção para ficar e explorar os campos de lavanda na Provença, o Lac Sainte-Croix e a Gorge du Verdon.

 

6) LAC SAINTE-CROIX – CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Lac Sainte-Croix e Gorge du Verdon - Campos de lavanda e girassóis na Provença

Lac Sainte-Croix e Gorge du Verdon – Campos de lavanda e girassóis na Provença

 

Divino! Maravilhoso! Perfeito para um dia quente de verão! E fica próximo aos maravilhosos campos de lavanda da Provença! Quer mais? Suas águas tem uma cor indescritível que você não encontrará em nenhum outro lugar do mundo. Não há nenhuma modificação na saturação ou brilho da foto acima. A foto é real! 

Faça um passeio de pedalinho até o interior da Gorge du Verdon, parando para mergulhar nas águas de uma cascata ou vendo grutas indescritíveis. Nada se compara a essa experiência! Acredite!

Se você não quiser pedalar, pode alugar um barco elétrico. E o melhor de tudo? Não é caro!

 

7) GORGE DU VERDON – CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Gorge du Verdon - Campos de lavanda e girassóis na Provença

Gorge du Verdon – Campos de lavanda e girassóis na Provença

 

Nunca ouviu falar? É simplesmente o maior canyon da França. Chega a ter 600m de profundidade! É o equivalente francês ao Grand Canyon americano. Para fazer esse passeio você precisa de um carro, um dia livre e vontade de ver paisagens imperdíveis.

O trecho mais nobre para ser feito de carro sai de Moustiers Sainte-Marie dando uma volta, passando por Aiguines e terminando em Les Salles sur Verdon.

 

8) DE MOUSTIERS SAINTE-MARIE À MANOSQUE –  CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Valensole - Campos de lavanda na Provença

Valensole – Campos de lavanda na Provença

 

Simplesmente o melhor lugar para ver lavandas e girassóis. Você só precisa parar seu carro à beira da estrada e se embrenhar entre lavandas e girassóis para se deslumbrar, sentir o aroma e ver o contraste entre o roxo das lavandas e o amarelo dos girassóis. Garanto que essa imagem nunca sairá da sua lembrança.

 

Valensole - Campos de lavanda na Provença

Valensole – Campos de lavanda e girassóis na Provença

 

Nós saímos cedo pela manhã de Les Salles sur Verdon, passamos por Moustiers Sainte-Marie e fomos até Riez, onde pegamos a Route de Manosque ou D6. Essa estrada de chão batido passa pela cidade de Valensole e segue até Manosque. As opções de parada são muitas. Eu diria que o tempo inteiro. A máquina fotográfica será muito usada. 

 

Valensole - Campos de lavanda na Provença

Valensole – Campos de lavanda na Provença

 

Não deixe de parar e comprar produtos feitos com lavanda, como mel e óleo essencial, diretamente do agricultor, na beira da estrada. Nós compramos um óleo de lavanda que usamos sempre na água da banheira. Poucas gotas rendem muito! É divino!

LOJA ANGELVIN

Outra parada é na Loja Angelvin. Ela é muito fofa. Nela, você pode comprar sabonetes, óleos essenciais, óleos de massagem, hidratantes, toalhas bordadas, panos de prato, tudo com motivo de lavandas. Isso sem falar nos sachês para colocar nos armários. Caso você não saiba, a lavanda evita traças. Uma opção mais econômica é comprar pacotes grandes de lavanda seca e fazer você mesmo os sachês quando chegar em casa. 

 

Valensole - Campos de lavanda na Provença

Valensole – Campos de lavanda na Provença

 

No mesmo dia conhecemos Sisteron, onde fizemos um piquenique á beira da piscina natural e conhecemos a fortaleza, fomos até Sault e terminamos em Apt, onde ficamos. Foram cerca de 213km, entremeados de muitas paradas magníficas.

Depois, guarde muitos dias para passear pelas maravilhosas cidades da Provença. A variedade de atrações e qualidades de cada uma é imensa. Não há com enjoar. 

 

Valensole - Campos de lavanda na Provença

Valensole – Campos de lavanda na Provença

 

MUSÉE DE LA LAVANDE À VALENSOLE

 

Há um Museu de Lavandas na região. É o Musée de la Lavande a Valensole. Sua  visita é gratuita. Nós não a fizemos. Sabemos que além do parque com 2hectares de lavandas, há uma antiga destilaria, de 1929, onde você pode ver como essa flor encantadora era transformada. O local também conta com uma loja de produtos feitos localmente à base da flor e de mel. O endereço: Route de Gréoux junto à cidade de Valensole.

 

9) SISTERON – CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Sisteron - Campos de lavanda na Provença

Sisteron – Campos de lavanda na Provença

 

Depois de se encantar com o platô de Valensole, pare em Sisteron. Faça um piquenique à beira da piscina natural feita a partir de um desvio da água do rio. Se quiser entrar na água tudo bem, desde que você ame água extremamente gelada. Não aguentamos. Tentamos, mas não conseguimos. E olha que estava calor! O parque é público, gratuito.

Depois de descansar você ainda pode conhecer a fortaleza e ver a deslumbrante formação rochosa do lugar.

 

10) O LUBERON – CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Sault -Campos de lavanda na Provença

Sault – Campos de lavanda na Provença

 

Essa é a outra famosa região para ver os campos de lavanda na Provença, principalmente perto de Sault, a principal cidade. No entanto, não achamos tão bonita. Os campos que encontramos eram menores e cercados. Não conseguimos caminhar entre as lavandas. Na verdade, essas pequenas plantações de lavada nos lembraram uma colcha de patchwork.

No entanto, apesar de não vermos girassóis, vimos um belo campo de trigo. Adoramos! 

 

Luberon - Campos de lavanda na Provença

Luberon – Campos de lavanda na Provença

 

MUSÉE DE LA LAVANDE À COUSTELLET

No Luberon também há um Museu de Lavanda, o Musée de la Lavande à Coustellet. Não visitamos, mas sabemos que é bem mais preparado para visitas do que o de Valensole. Ele expõe uma coleção de alambiques em cobre desde o séc XVI até nossos dias. Além disso ha objetos curiosos tanto da agricultura provençal como da perfumaria. Em exibição, 2 documentários que mostram a exploração da lavanda, da plantação à destilação, passando pelo corte. Claro que eles também tem uma loja com os produtos.

Se você desejar fazer um piquenique, pode usar o espaço disponível. 

Preços:

-Adultos: $6,80 euros;

-Menores de 15 anos: gratuito.

ABADIA DE SÉNANQUE

 

Abadia de Sénanque - Campos de lavanda na Provença

Abadia de Sénanque – Campos de lavanda na Provença

 

Esse é um dos lugares mais retratados em calendários que mostram campos de lavanda. Conheci na minha primeira vez na Provença. Era setembro e as lavandas já tinham sido cortadas. Eu sabia, mas fiquei curiosa com o local.

A abadia de Sénanque fica em Gordes, uma cidade que vale a pena visitar. No entanto, sei que na época das lavandas, você pode ficar trancado no engarrafamento que se forma, pois a estrada para a Abadia é estreita e de mão única. Dizem que são cerca de 10km de martírio do centro de Gordes até à Abadia. E depois, para entrar na propriedade, só pagando. Para voltar ao centro, mais 5km de estradinha.

Quando fomos para a Provença na época da lavanda, não queríamos stress e não fizemos esse passeio. Sinceramente, amamos justamente nos perder por campos lindos, sem pessoas ao nosso lado. 

 

11) ONDE FICAR NO LUBERON – CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Luberon - Campos de lavanda na Provença

Luberon – Campos de lavanda na Provença

 

Eu ficaria em Apt, como fiquei. Estava sozinha na primeira vez  na Provença. O IBIS BUDGET APT LUBERON foi mais do que suficiente. Muito barato, novinho, excelente internet, com estacionamento e ar condicionado. Do outro lado da rua, um supermercado e bem pertinho, uma patisserie ótima. Ainda tinha mesas no pátio para quem quisesse tomar uma cervejinha ao ar livre.

 

Booking.com

Ficando em Apt, você está ao lado de: Gordes (21km), Roussilion (12,7km), Colorado Rustrel (11,2km), Lourmarin (19km), Mènerbes (20km), L’Isle sur la Sorgue (32km), Fontaine de Vaucluse (32,6km), Saint-Remy-de-Provence (52,5km),  Les baux-de-Provence (62km), Arles (82km) e Bonnieux (15,1km). passeando entre elas, você ainda verá mais campos de lavanda e girassóis. A Provença é o máximo! Ainda mais nessa época.

 

Luberon - Campos de lavanda na Provença

Luberon – Campos de lavanda na Provença

 

Já conheci todas essas maravilhosas cidades. São incríveis, lindas, com os seus pontos de destaque, bem diferentes umas das outras. E quase todas elas visitei mais de uma vez. Se tiver alguma pergunta, deixe na Caixa de Comentários ao final do post. Ficarei feliz em responder.

Essa variedade de pequenos vilarejos faz da Provença um dos meus lugares favoritos no mundo. O charme é imbatível. Se fosse possível, eu estaria morando em qualquer uma das localidades desse post agora. 

Se sentiu perdido? Avignon (61,2km) e Aix-en Provence (59km) também não estão longe. No entanto, são cidades maiores e não tem o mesmo charme. 

Obs: Também já ficamos em Les-Baux-de-Provence, Arles e até Avignon, mas para ver os campos de lavanda, Les Salles sur Verdon no platô de Valensole e Apt no Luberon são mais práticas.

 

12) A LAVANDA E O LAVANDIN – CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENÇA

 

Campos de lavanda na Provença

Lavandin – Campos de lavanda na Provença

 

Em primeiro lugar, óleo, óleo essencial e extrato são 3 nomes usados para o mesmo produto obtido pela destilação a vapor, de modo puro e natural das flores colhidas nos campos de lavanda da Provença.

A lavanda é muito mais rara que o lavandin, pois é mais delicada. O perfume é mais sutil e doce. Pode ser reconhecida por ter o cabo pequeno e a flor curta.

 

Campos de lavanda na Provença

Campos de lavanda na Provença

 

Os óleos essenciais da lavanda são usados para: relaxamento, cicatrização de pele, dores de cabeça e enxaquecas, na água do banho para reduzir a insônia, no guarda-roupas para evitar insetos e perfumar as roupas. 

O lavandin é uma planta híbrida, resultado do cruzamento entre a lavanda verdadeira e a lavanda selvagem. Ele forma uma grande planta redonda. É o lavandin, na verdade, que você encontrará na maior parte do tempo nos ditos campos de lavanda na Provença. O que para nós não faz diferença…O perfume é muito fresco, bastante canforado.

Os óleos essenciais do lavandin são usados para: aliviar dores, massagem leve para reumatismo, em infecções respiratórias através de inalações ou uso tópico sobre a pele, como antisséptico, no guarda-roupas para evitar insetos e perfumar as roupas.

 

O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA FRANÇA!

 

Real Seguro Viagem: É uma empresa que compara o preço de diversas seguradoras e mostra a você, do menor para o maior. Também oferece a garantia de menor preço! E você pode parcelar no cartão de crédito em até 6 vezes!

 

MAIS DA FRANÇA PARA VOCÊ!

 

Mônaco - Sul da França: Mônaco, Nice e muito mais!

Mônaco – Sul da França: Mônaco, Nice e muito mais!

Começar a conhecer a região pela Côte d’Azur é muito prático. Leia:

SUL DA FRANÇA: NICE, MÔNACO E MUITO MAIS!

O QUE FAZER EM NICE EM 1 DIA – DICAS

SAINT-PAUL-DE-VENCE : O QUE FAZER!

O QUE FAZER EM MÔNACO FRANÇA

 

 

Anfiteatro - Natal em Arles França

Anfiteatro – Natal em Arles França

 

Depois, siga para a Provença e passe no mínimo 1 semana por lá.

NATAL EM ARLES FRANÇA: PONTOS TURÍSTICOS E PROGRAMAÇÃO

 

 

 

Roteiro de 5 dias em Paris - Melhores atrações - Parte I

Roteiro de 5 dias em Paris

Ir para ou vir de Paris é sempre uma ótima opção. Veja os posts abaixo, pois podem ajudá-lo muito! 

ROTEIRO PARIS 5 DIAS – PONTOS TURÍSTICOS

PONTOS TURÍSTICOS DE PARIS – ROTEIRO 5 DIAS II

A DISNEYLAND PARIS VALE A PENA? DESCUBRA AQUI!

 

 

VEJA AQUI INGRESSOS, TOURS E TRANSFERS, SEM FILAS E COM DESCONTOS, PELO MUNDO TODO! 

 

Se você gostou do post sobre os campos de lavanda na Provença, compartilhe com seus amigos e nos ajude a crescer! E siga-nos no Instagram!

 

Campos de lavanda na Provença

Campos de lavanda na Provença

 

Abraços e até breve!

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *