O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA!

Atualizado em . .
Piazza Navona - O que fazer em Roma de graça

Piazza Navona – O que fazer em Roma de graça

 

Roma é famosa, entre outras coisas, pela beleza das suas fontes, grandiosidade dos monumentos e riqueza de suas igrejas. Aqui, você saberá o que fazer em Roma, num percurso rico em história e que você pode fazer caminhando no seu próprio ritmo. Nós o fizemos em um dos 03 dias que passamos na cidade. 

 

Booking.com

 

1) PIAZZA DI SPAGNA – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Piazza di Spagna - O que fazer em Roma de graça

Piazza di Spagna – O que fazer em Roma de graça

 

A Piazza di Spagna deve seu nome ao Palazzo di Spagna, construído no século XVII para sediar a Embaixada da Espanha. Com certeza, uma das áreas mais animadas de Roma. Se quiser dormir, não fique aqui. O barulho ensurdecedor da multidão pode ser ouvido à distância. Apesar de ser um ponto de encontro de turistas por séculos, não vimos grande beleza no lugar. Na verdade, foi decepcionante.

 

DICA DE O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA: ESSE NÃO É UM LUGAR TRANQUILO SE VOCÊ PRETENDE DORMIR.

 

O ponto de destaque é a Fonte da Barcaccia e subindo a Scalinata di Spagna, você chega à Igreja Trinità dei Monti. Apesar de dizerem que a vista é linda, não concordamos.

 

Piazza di Spagna - O que fazer em Roma de graça

Piazza di Spagna – O que fazer em Roma de graça

 

Caminhando pela Via di Propaganda você chega à Colonna dell’Imacolatta, uma coluna romana com a imagem da virgem Maria.

O melhor da região, para nós, foi caminhar pelo emaranhado de ruas, incluindo a Via Condotti, com algumas das lojas mais elegantes e caras do mundo e a Via del Corso, com lojas bem acessíveis.

 

DICA DE O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA: A VIA DEL CORSO TEM LOJAS COM PREÇOS BASTANTE ACESSÍVEIS!

 

2) FONTANA DI TREVI – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Fontana di Trevi  - O que fazer em Roma de graça

Fontana di Trevi  – O que fazer em Roma de graça

 

A Fontana di Trevi é a maior e mais famosa fonte em Roma. Criada por Nicola Salvi, teve o término de sua construção em 1762. Infelizmente, quando lá estivemos, ela estava completamente coberta por andaimes e tapumes para obras de restauração.

Posso dizer que o centro é uma escultura de Netuno e 02 tritões, um tentando domar um cavalo marinho rebelde e outro conduzindo um animal mais calmo. Uma clara referência as diferentes condições do mar. Originalmente, a fonte marca o final do aqueduto Acqua Virgo, construído em 19 a.C. por Agripa, genro e braço direito do Imperador Augusto. Um dos relevos do 1º andar mostra a figura de Trivia, que se acredita ter sido a primeira pessoa a mostrar a nascente para soldados romanos sedentos. O nome da fonte pode ser em sua homenagem.

Se você tiver mais sorte do que a gente e a fonte estiver funcionando, não esqueça de jogar uma moeda sobre o ombro esquerdo.

 

3) IGREJA DE SANT’IGNAZIO DI LOYOLA – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Igreja de Sant'Ignazio di Loyola - O que fazer em Roma de graça

Igreja de Sant’Ignazio di Loyola – O que fazer em Roma de graça

 

Essa Igreja, bem próxima ao Pantheon, foi construída entre 1626 e 1650. Os afrescos do teto são espetaculares. Eles dão uma ideia de profundidade, que na verdade, não existe.

 

Igreja de Sant'Ignazio di Loyola - O que fazer em Roma de graça

Igreja de Sant’Ignazio di Loyola – O que fazer em Roma de graça

 

 4) PIAZZA DELLA ROTONDA E O PANTHEON – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Piazza della Rotonda e Pantheon - O que fazer em Roma de graça

Piazza della Rotonda e Pantheon – O que fazer em Roma de graça

 

O Pantheon é uma das mais belas e bem preservadas estruturas romanas antigas, permanecendo em uso durante toda sua existência. Seu pórtico é imponente, com uma estrutura triangular suportada por enormes colunas de granito.

O melhor é quando você entra: Uma imensa cúpula com um óculo, que é uma abertura central que deixa passar luz e chuva! Nós não sabíamos disso. O piso do interior é inclinado para que a água das chuvas escorra. Apesar de já terem se passado praticamente 2000 anos de sua construção, essa cúpula é a maior cúpula de concreto não reforçado no mundo. No século XVII foi transformado em igreja, mas hoje abriga diversos túmulos de reis italianos.

 

Teto do Pantheon - O que fazer em Roma de graça

Teto do Pantheon – O que fazer em Roma de graça

 

CURIOSIDADE: A estrutura da cúpula diminui à medida que se aproxima do óculo. Sua base tem espessura de 6,4 m e ela tem apenas 1,2 m ao redor do óculo. Além disso, os agregados rochosos eram bem menos densos à medida que a altura aumentava. Soma-se a isso a estrutura em favos de mel e se consegue uma construção até hoje inigualada.

UM POUCO DE HISTÓRIA: o Pantheon representa uma verdadeira revolução cultural, pois foi construído para pessoas comuns. Antes, apenas vestais e pregadores podiam entrar nos templos, que eram sagrados. A punição para uma pessoa comum que ousasse entrar num templo era a morte.

 

5) CAMPO DEI FIORI – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Campo dei Fiori - O que fazer em Roma de graça

Campo dei Fiori – O que fazer em Roma de graça

 

O Campo dei Fiori foi no passado um local de corridas e execuções. Atualmente é um mercado público aberto, numa praça que fervilha nas manhãs.

Dizem que à noite, tanto italianos como estrangeiros, aqui vem para curtir os bares e boates. Parece que nem sempre a polícia que patrulha a área consegue evitar os excessos.

 

6) PIAZZA NAVONA – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Piazza Navona - O que fazer em Roma de graça

Piazza Navona: O que fazer em Roma de graça

 

Considerada por muitos a mais bela das Piazzas de Roma, a Piazza Navona tem como destaque a Fontana dei Quattro Fiumi. Realmente linda, tanto de dia como à noite. É uma das obras mais famosas de Bernini e nela há quatro figuras sentadas sobre rochas ao redor do Obelisco. Cada uma delas representa um dos 04 grandes rios do mundo daquele tempo: Nilo, Ganges, Prata e Danúbio.

Para nós, o ponto fraco da Piazza Navona não tem nada a ver com ela, mas com o fato do Brasil ser o proprietário de um palácio dos mais caros, luxuosos e bem localizados de Roma. É o Palazzo Pamphili, que originalmente foi a residência do Papa Inocêncio X e sua família, no século XVII e atualmente é a sede da Embaixada Brasileira. Ele fica bem em frente à Fontana del Moro, de Bernini.

Não sabia o que fazer em Roma de graça? A Piazza Navona é imperdível!

 

Embaixada brasileira na Piazza Navona  - O que fazer em Roma de graça

Embaixada brasileira na Piazza Navona – O que fazer em Roma de graça

 

DETALHE: a Embaixada Brasileira no Vaticano fica muito perto dali. Passamos caminhando pelas duas, indo do Castelo Sant’Angelo até à Piazza Navona.

CURIOSIDADE: a Piazza Navona segue o desenho de um estádio construído pelo Imperador Domiciano para a prática de atletismo, corridas de bigas e outros esportes. Só começou a tomar a forma atual quando o Papa Inocêncio X, no século XVII, encomendou uma nova igreja, palácio e fontes para o local.

 

 7) CASTELO DI SANT’ANGELO E O RIO TIBRE – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Castelo di Sant'Angelo - O que fazer em Roma de graça

Castelo di Sant’Angelo – O que fazer em Roma de graça

 

O Castelo di Sant’Angelo foi construído em 139 dC como mausoléu do Imperador Adriano. Desde então, teve várias ocupações: residência de imperadores, prisão e até porto seguro dos papas durante períodos de crise. Há um túnel subterrâneo ligando o Castelo di Sant’Angelo ao Palácio do Vaticano, para que os papas tivessem uma rota de fuga relativamente segura quando necessário.

O bronze de 80 de seus canhões é proveniente do Pantheon, seguindo o costume da época de construir um monumento tirando os materiais de outro…

Nós o colocamos como uma das melhores atrações gratuitas, pois assim como a maioria das pessoas que conhecemos, optamos por não visitar as suas dependências. Se você quiser entrar, o ingresso normal custa $15,50 euros.

 

Rio Tibre - O que fazer em Roma de graça

Rio Tibre – O que fazer em Roma de graça

 

Uma das mais belas vistas do Rio Tibre é daqui, ao pôr do sol.

 

 8) PIAZZA DEL POPOLO – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Piazza del Popolo - O que fazer em Roma de graça

Piazza del Popolo – O que fazer em Roma de graça

 

Localizada no norte de Roma, a Piazza del Popolo, ou Praça do Povo, é enorme. No centro há um obelisco trazido do Egito pelo Imperador Augusto. Nela você ainda encontrará a Igreja Santa Maria del Popolo e belas fontes.

 

Piazza del Popolo - O que fazer em Roma de graça

Piazza del Popolo – O que fazer em Roma de graça

 

 9) BASÍLICA DE SAN AMBRÓSIO E SAN CARLOS – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Basílica di San Ambrósio  - O que fazer em Roma de graça

Basílica di San Ambrósio – O que fazer em Roma de graça

 

Não deixe de entrar na Basílica de San Ambrósio e San Carlos, dedicada a estes santos originários de Milão. Está localizada na Via del Corso e o seu interior é lindíssimo. Nem sabíamos da sua existência, mas nos apaixonamos por ela.

 

10) VIA DEL CORSO – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Via del Corso - O que fazer em Roma de graça

Via del Corso – O que fazer em Roma de graça

 

Eu terminei o percurso aqui, pois assim não é necessário caminhar pela cidade carregando as compras. Também, porque o quanto você caminhará na Via del Corso, dependerá da sua vontade de fazer compras. Algumas lojas: MAC, Adidas, Nike, Disney, Zara, H & M, Polo Ralph Lauren e muitas outras.

 

11) PERCURSO LONGO – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Esse é o trajeto passando por todas as atrações anteriormente citadas. Essa é uma ideia. Logo abaixo, temos uma outra sugestão.

Mapa da caminhada - O que fazer em Roma de graça

Mapa da caminhada – O que fazer em Roma de graça

 

12) PERCURSO CURTO – O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA

 

Percurso curto  - O que fazer em Roma de graça

Percurso curto – O que fazer em Roma de graça

 

O que fizemos de diferente nesse percurso? Eliminamos o Mercado dei Fiori e, no caso do Castelo de Sant’ Angelo, deixamos para o dia em que você visita a Basílica de São Pedro.

De todas as atrações, achamos o Mercado a mais fraca. E olha que adoramos mercados. Por exemplo, o Mercado de San Miguel em Madri ( descubra aqui o que ele tem de bom) e o mercado de Valência, são muito mais legais. O mercado  público de Barcelona, localizado nas Ramblas, também dá um show.

 

13) NA ITÁLIA, O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO!

 

SEGURO VIAGEM: Na Itália e boa parte da Europa é obrigatório! O nosso link da Real Seguro Viagem compara na hora as opções das principais seguradoras, com a garantia de menor preço! E você pode parcelar em 6x sem juros no cartão! Aproveite!

 

14) VEJA AQUI INGRESSOS E PASSEIOS EM ROMA E NOS ARREDORES

 

Algumas sugestões:

COLISEU, FÓRUM ROMANO E MONTE PALATINO SEM FILAS E COM GUIA

Você pode ser pego no seu hotel. Entrada sem filas no Coliseu. Guia local diariamente em inglês e espanhol. Veja, no link acima, mais detalhes..

ROMA PASS 72 HORAS

1 DIA NA DIVINA ILHA DE CAPRI: Inclui ferry boat ida e volta, transporte, Gruta Azul, guia local e almoço! Veja o post MELHOR PASSEIO DE BARCO NA ILHA DE CAPRI ITÁLIA!

1 DIA EM POMPÉIA E SUAS RUÍNAS

 

O que Fazer em Roma de graça

O que Fazer em Roma de graça

 

15) MAIS DE ROMA

 

BASÍLICA DE SÃO PEDRO VISITA GUIADA 

PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – COLISEU E MUITO MAIS! .

DICAS DE ROMA! SEM FILAS, COM DESCONTOS E MAIS!

MUSEU DO VATICANO E CAPELA SISTINA O QUE VER

 

Gostou de O QUE FAZER EM ROMA DE GRAÇA? Curta nossa página no Facebook e compartilhe com seus amigos!

 

O que Fazer em Roma de graça

O que Fazer em Roma de graça

 

Um abraço e até breve!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *