O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

Atualizado em . .
Gros-Horloge - O que fazer em Rouen França

Gros-Horloge – O que fazer em Rouen França

 

Saiba o que fazer em Rouen França em 1 dia! Roteiro passo a passo pelas atrações imperdíveis dessa cidade que é puro charme. Arte, arquitetura, ótima comida, estão entre as áreas de interesse que fazem valer a visita!

E para melhorar, Rouen França é um passeio muito econômico. Todas as atrações foram gratuitas. Só gastamos com o almoço e as passagens de trem. É uma excelente opção de passeio pertinho de Paris. 

 

Catedral Notre Dame - O que fazer em Rouen França

Catedral Notre Dame – O que fazer em Rouen França

 

1) COMO IR – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

Gare Rouen Rive Droit - O que fazer em Rouen França

Gare Rouen Rive Droit – O que fazer em Rouen França

 

É muito fácil sair de Paris para passar o dia em Rouen França. Nas 3 vezes que visitamos essa cidade super charmosa, fomos de trem. No site https://www.oui.sncf/train/horaires/paris/rouen você pode comprar sua passagem com antecedência. 

Em geral, os trens saem da Gare Saint Lazare em Paris e chegam na Gare Rouen Rive Droit.

O trajeto pode levar de 01h10min à 01h41min, mesmo o trem sendo direto. Isso varia em função do número de paradas. Direto é quando você não precisa trocar de trem, mas ele pode ter paradas. Com correspondência é quando é necessário trocar de trem.

Os preços também variam muito, em função do horário e se a passagem é modificável ou não. A partir de $10 euros o trajeto você já encontra passagens. 

Nas 3 vezes escolhemos trens diretos, assentos de 2ª classe (são ótimos), tarifa não reembolsável.

 

Gare Rouen Rive Droit - O que fazer em Rouen França

Gare Rouen Rive Droit – O que fazer em Rouen França

 

Tanto em Paris como em Rouen, você só ficará sabendo qual a plataforma (voie) de embarque, em cima da hora. Todos ficam de pé, em frente ao painel, esperando o número da voie aparecer. Aí, sem perder tempo, é só se dirigir à plataforma e ao vagão adequado. Se tiver assento marcado, o vagão é determinado. Se o assento não for marcado, entre no vagão da sua classe, primeira ou segunda. 

 

Gare Rouen Rive Droit - O que fazer em Rouen França

Gare Rouen Rive Droit – O que fazer em Rouen França

 

A Gare de Rouen é pequena, bonita, limpa e super bem organizada. Antes de sair passeando, pare no balcão Astuce para pegar um mapa gratuito e pedir alguma explicação, se desejar.

Se quiser usar o banheiro, tenha moedas para pagar a entrada.

 

VEJA AQUI INGRESSOS, PASSEIOS E TRANSFERS PELO MUNDO! EVITE FILAS E GANHE DESCONTOS!

 

No link, se você selecionar a bandeira do idioma em inglês, haverá mais opções de destinos. 

2) ONDE E QUANTO TEMPO FICAR EM ROUEN FRANÇA

 

Embora não pareça, a charmosa e linda Rouen é uma cidade grande. Mesmo assim, você só precisa de um dia para conhecer tudo o que está nesse post. Só que, há vários cafés, bares e lojas legais na cidade e ficar mais tempo em Rouen França pode ser uma ótima ideia. 

 

Hotel de Bourgtheroulde - O que fazer em Rouen França

Hotel de Bourgtheroulde – O que fazer em Rouen França

 

O HOTEL DE BOURGTHEROULDE é o mais famoso de Rouen França. Ele é um hotel boutique, 5 estrelas, considerado um dos pontos turísticos da cidade. Se você quiser conhecê-lo, seguindo o nosso roteiro, depois de almoçar, caminhe até a pequena Place de la Pucelle. 

Se a sua opção é por um hotel mais econômico, não perca as promoções, em tempo real, em várias categorias de hospedagem no Localizador de Ofertas.

 

Booking.com

 

MELHORES ATRAÇÕES DE ROUEN FRANÇA

 

O que fazer em Rouen França

O que fazer em Rouen França

 

A seguir descrevemos as atrações, na sequencia em que as visitamos. Para nós, foi perfeito.

 

3) MUSEU DE BELAS ARTES – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

Museu de Belas Artes - O que fazer em Rouen França

Museu de Belas Artes – O que fazer em Rouen França

 

Não é muito grande e é gratuito! 

O jardim de inverno da entrada, já é uma delícia, com esculturas maravilhosas.

 

Museu de Belas Artes - O que fazer em Rouen França

Museu de Belas Artes – O que fazer em Rouen França

 

Do Museu de Belas Artes de Rouen França, nós destacamos 3 partes específicas que gostamos mais: Impressionismo, a galeria do artista contemporâneo Jérôme Zonder e a galeria chamada “L’Etrange Goût du Dr. Barnes” ( “O estranho gosto do Dr. Barnes”).

 

A Flagelação de Cristo, Caravaggio - O que fazer em Rouen França

A Flagelação de Cristo, Caravaggio – O que fazer em Rouen França

 

Nesse pequeno museu, há muito para apreciar! O Museu de Belas Artes de Rouen França destaca o Caravaggio acima, de 1605/1606, entitulado The Flagellation of Christ (A Flagelação de Cristo). A cena ocorre às sombras, mas uma luz vinda de cima, ilumina o movimento dos perseguidores e o corpo exausto de Jesus Cristo. A técnica da pintura é incrível vista ao vivo. Nesse quadro, outro destaque é a moldura no “Estilo Francês”, composta de 3 partes, para dar profundidade. Já é uma obra de arte em si. 

Falando em molduras, adoramos a do quadro abaixo, uma “Moldura em Estilo Italiano”. Para nós, é uma escultura emoldurando uma pintura. Chama tanto a atenção como a pintura em si. 

 

Museu de Belas Artes - O que fazer em Rouen França

Museu de Belas Artes – O que fazer em Rouen França

 

JÉRÔME ZONDER – MUSEU DE BELAS ARTES – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

O artista Jérôme Zonder nasceu em 1974 e se diplomou em Belas Artes em Paris, onde vive e trabalha atualmente. 

 

Portrait de Garance, Jérôme Zonder - O que fazer em Rouen França

Portrait de Garance, Jérôme Zonder – O que fazer em Rouen França

 

Ele se utiliza de 3 personagens imaginários para dar vida à sua obra. Na sala do Museu de Belas Artes de Rouen França, podemos descobrir Garance, uma construção feminina. Há quadros que a retratam criança, adolescente, mulher, celebridade, desconhecida, ativista. Com carvão e pó de grafite, é dito que Jérôme está reinventando o retrato. 

 

O ESTRANHO GOSTO DO DR. BARNES – MUSEU DE BELAS ARTES – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

O Estranho Gosto do Dr. Barnes - O que fazer em Rouen França

O Estranho Gosto do Dr. Barnes – O que fazer em Rouen França

 

Essa sala, joga com a interação, de uma forma nunca vista, entre pinturas impressionistas e obras em ferro forjado, colecionadas pelo célebre Dr. Barnes (1872-1951). Por isso, esse nome não convencional. 

 

O Estranho Gosto do Dr. Barnes - O que fazer em Rouen França

O Estranho Gosto do Dr. Barnes – O que fazer em Rouen França

 

E qual o objetivo de unir o que todos achavam tão diferente? Em primeiro lugar, mostrar a analogia entre as linhas e motivos em ferro, com as composições dos quadros. Em segundo lugar, eliminar a diferença entre artes aplicadas (objetos em ferro) e belas-artes (pintura), assim elevando os ferreiros anônimos ao mesmo patamar dos mestres já consagrados da pintura. Nós achamos tudo isso muito legal. 

 

IMPRESSIONISMO – MUSEU DE BELAS ARTES – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

Que tal poder admirar calmamente obras maravilhosas dos mestres impressionistas num lugar aconchegante, intimista, não lotado de gente se empurrando? Uma ótima ideia certamente. Então vá a Rouen França e visite o Museu de Belas Artes!

 

MONET

 

Nós somos apaixonadas por Monet. Não sei quantos livros temos sobre ele e suas obras. E, é claro, compramos mais um na lojinha do Museu de Belas Artes de Rouen França. No entanto, ao chegar ao Brasil e colocá-lo com os outros, prometi não comprar mais nenhum!

 

La Seine à Port-Villez, Monet - O que fazer em Rouen França

La Seine à Port-Villez, Monet – O que fazer em Rouen França

 

A composição da obra La Seine à Port-Villez, foto acima, se dá a partir de duas partes simétricas divididas por uma linha branca: A paisagem e seu reflexo na água. Vista de longe, ficam bem claros os efeitos de profundidade e relevo. 

 

A Catedral de Rouen , Tempo Cinza, Monet - O que fazer em Rouen França

A Catedral de Rouen , Tempo Cinza, Monet – O que fazer em Rouen França

 

A série “Catedrais de Rouen” na verdade mostra momentos diferentes do portal ocidental da Catedral Notre-Dame de Rouen França. São não menos que 28 pinturas, realizadas em condições climáticas e horários do dia completamente diferentes um do outro. 

Não se sabe o momento do dia em que essa tela específica foi pintada, mas Monet nos faz perceber o “peso” próprio do clima de Rouen, com a bruma e suas partículas de água saturando o ar e cobrindo a Catedral com um véu cinza e azul. 

Você encontra outras obras dessa série no Museu D’Orsay e no Museu Marmotan Monet. Quando você vê várias e consegue compará-las é que percebe como Monet conseguiu captar as incríveis variações e sentimentos que afloram de um mesmo lugar submetido a condições diferentes.

E O QUE O NAZISMO TEM A VER COM  MUITAS OBRAS DO MUSEU DE BELAS ARTES DE ROUEN FRANÇA?

 

La Seine à Vétheuil - O que fazer em Rouen França

 

La Seine à Vétheuil é uma obra com história triste, mas final feliz. Comprada diretamente de Monet por um dos primeiros colecionadores de obras Impressionistas, passou, mais tarde, à coleção de sua filha e então, foi ” vendida” por um galerista francês aos nazistas. Com a liberação da França após a guerra, esse galerista foi condenado por suas transações com particulares e com uma galerista de Munique, principal “compradora” de obras de arte para Hitler e os nazistas. As vendas realizadas durante a guerra foram anuladas e as obras foram devolvidas à França para que fossem, se possível, restituídas aos seus proprietários verdadeiros. 

 

Route Effet de Neige, Soleil Couchant, Claude Monet - O que fazer em Rouen França

Route Effet de Neige, Soleil Couchant, Claude Monet – O que fazer em Rouen França

 

Route, effet de neige, soleil couchant -1869. (Caminho, efeito da neve, sol poente). Com a unificação das Alemanhas em 1990, um lote de 28 pinturas e desenhos foram devolvidos à França. No final da guerra, um oficial alemão que estava em Paris, confiou a um soldado alemão, a missão de levar esse lote de obras para a Alemanha, para que o oficial, ao retornar ao seu país, as recuperasse. Isso nunca ocorreu e o soldado confessou o fato a um arcebispo, que então as entregou ao Museu de Berlim. Mais tarde, o lote retornou à França. Sete obras foram devolvidas aos seus verdadeiros proprietários, mas essa tela de Monet, é uma das que ainda não encontrou o devido lar. Por isso, ela está confiada ao Museu de Belas Artes de Rouen França, um lugar de destaque do Impressionismo.

 

Champ de Coqueliquot Environs Giverny, Monet - O que fazer em Rouen França

Champ de Coqueliquot Environs Giverny, Monet – O que fazer em Rouen França

 

Champ de Coqueliquot Environs Giverny -1885 (Campo de papoulas perto de Giverny). Mais uma obra de arte emblemática do Impressionismo que foi levada à Alemanha, dessa vez pelo chefe da SS Herman Otto Brandel. Encontrada na Baviera, com um particular, também foi devolvida à França.

 

LEON JULES LEMAÎTRE

 

Le Pont Corneille à Rouen, Temps de Pluie 1881, Lemaître - O que fazer em Rouen França

Le Pont Corneille à Rouen, Temps de Pluie 1881, Lemaître – O que fazer em Rouen França

 

Após pintar as fachadas das antigas ruas, a Igreja Saint-Maclou e o Gros-Horloge, Lemaître colocou seu cavalete junto à margem direita do Sena e retratou uma cena da vida cotidiana. No caso, pessoas comuns atravessando uma das pontes do Rio Sena, num dia de chuva, muito comum em Rouen França, especialmente nos meses de outubro e novembro.

 

RENOIR

 

Vaso de Crisântemos, Renoir - O que fazer em Rouen França

Vaso de Crisântemos, Renoir – O que fazer em Rouen França

 

Ao vivo, esse quadro é fabuloso. Assim como outros pintores, Renoir também se rendeu a pintar naturezas mortas, pois vendiam melhor do que qualquer inovação na pintura. O que diferencia esse de outros quadros do tema, é que Renoir usou apenas uma flor, Crisântemos, não havia frutas, o vaso era simples, de cor única e o ambiente não era complexo. 

 

4) PALÁCIO DE JUSTIÇA – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

Palácio de Justiça - O que fazer em Rouen França

Palácio de Justiça – O que fazer em Rouen França

 

Antiga sede do Parlamento da Normandia, teve a construção da sua porção mais antiga iniciada em 1499. É uma belíssima realização arquitetônica da Idade Média. 

Nós só o vimos por fora. As gárgulas e os pináculos da fachada são lindíssimos.

 

5) IGREJA CATÓLICA DA SANTA JOANA D’ARC – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

Igreja Santa Joana D'Arc - O que fazer em Rouen França

Igreja Santa Joana D’Arc – O que fazer em Rouen França

 

Pois é…Detesto dizer, mas não vi graça nenhuma. Assim como a maior parte das pessoas que conheço também não vê. Mas, como você está em Rouen França, a igreja Santa Joana D’Arc fica na Praça do Velho Mercado, há um ótimo restaurante que recomendo bem em frente e você tem um dia inteiro para passear, vá lá! E depois me diga o que achou!

O exterior é moderno, com telhado curvo de ardósia que foi feito para lembrar o mar. No interior, o que se destaca são os belos vitrais e o uso da madeira.

 

Igreja Santa Joana D'Arc - O que fazer em Rouen França

Igreja Santa Joana D’Arc – O que fazer em Rouen França

 

Esse monumento fica no exato lugar onde Joana D’Arc foi queimada. Em Rouen França, todos os anos, no domingo mais próximo do dia 30 de maio, a Santa é festejada. 

 

6) ONDE ALMOÇAR – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

JM'S Café - O que fazer em Rouen França

JM’S Café – O que fazer em Rouen França

 

Na primeira vez em Rouen França, o Mello e a Luiza adoraram esse restaurante. Agora, foi a vez de eu experimentar também. O JM’S fica na  esquina das ruas Place du Vieux Marché e Rue du Gros-Horloge. Super recomendamos.

Uma pizza dava para duas pessoas. Escolhemos a Blanchette, com molho de tomate, queijo, chèvre (amamos), ervas, presunto cru e mel. Pode parecer uma combinação estranha de ingredientes, mas é deliciosa! Custou $12,70 euros.

O prato de carne com batatas fritas era muito bem servido, fora do padrão francês. A carne estava macia, suculenta e saborosa. Perfeita para brasileiros com saudades de uma “carninha”.

 

JM'S Café - O que fazer em Rouen França

JM’S Café – O que fazer em Rouen França

 

Além disso, há 3 ambientes para você escolher onde sentar: nas mesas da calçada, junto ao bar e no andar superior. Eu adorei toda a decoração, especialmente os vitrais. Tudo muito legal. Se você quiser, visite o site deles e confira: https://jms-cafe.business.site/.

 

7) LE GROS-HORLOGE – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

Gros-Horloge - O que fazer em Rouen França

Gros-Horloge – O que fazer em Rouen França

 

O Gros-Horloge é um relógio astronômico ricamente decorado. Ele está instalado em um arco que atravessa a Rue du Gros-Horloge. O seu mecanismo data de 1389! Sim! Ele é um dos mais antigos relógios em funcionamento na Europa!

Há várias representações de ovelhas ao redor do relógio, uma vez que boa parte da prosperidade de Rouen França, se deu às custas da indústria têxtil e de lã, iniciando já na Idade Média e florescendo na Renassença.

As faces do Gros-Horloge tem aproximadamente 2,5m e tem apenas um ponteiro que mostra as horas. Acima de cada face há um globo, que mostra as fases da lua. Já na porção inferior, abaixo da hora VI, um pequeno painel mostra o dia da semana, representado pelo Deus específico daquele dia. 

Na Rue du Gros-Horloge, há várias lojas interessantes para você fazer umas comprinhas sem gastar muito. Nós pegamos promoções incríveis de roupas de inverno.

 

8) CATEDRAL NOTRE-DAME DE ROUEN – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

Catedral Notre-Dame - O que fazer em Rouen França

Catedral Notre-Dame – O que fazer em Rouen França

 

Com certeza, esse é o ponto turístico mais famoso de Rouen França. Merecidamente! Imortalizada pelas inúmeras telas de Monet, ela é deslumbrante. O trabalho de sua fachada, faz lembrar uma renda. Tudo é muito detalhado e delicado. Impossível descrever, mas maravilhoso de admirar. 

Sua construção foi iniciada em meados do séc. XII e terminada no início do séc. XVI. Por isso, nela pode ser apreciada toda a evolução da arte gótica! Fica fácil de perceber isso quando se comparam as suas torres.

E não é somente sua beleza que impressiona, mas sua grandiosidade também. Uma das torres tem 151m de altura!

 

Catedral Notre-Dame - O que fazer em Rouen França

Catedral Notre-Dame – O que fazer em Rouen França

 

Infelizmente, o Mello e a Luiza, na primeira vez da família na cidade, pegaram um tempo horrível, que devia se assemelhar ao do quadro de Monet exposto no Museu de Belas Artes de Rouen França. Já agora, na segunda e terceira vez que fomos, o tempo estava bastante bom para o inverno. 

 

Catedral Notre-Dame - O que fazer em Rouen França

Catedral Notre-Dame – O que fazer em Rouen França

 

O seu interior pode ser visitado pela entrada da rua lateral. Depois falaremos disso, pois estou mostrando exatamente o roteiro que fizemos na charmosa Rouen França.

 

9) RIO SENA – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

Rio Sena - O que fazer em Rouen França

Rio Sena – O que fazer em Rouen França

 

Depois de vermos o exterior da Catedral de Notre-Dame, seguimos pela rua Rue Grand Pont até a Pont Boiedieu, sobre o Sena. Ficamos imaginando como seria delicioso morar nessa cidade. Olhe só o largo calçadão para a prática de esportes à beira do Rio Sena.

Voltamos pela mesma rua e dobramos à direita na Rue Sainte-Romain, primeira rua após a Catedral Notre-Dame.

 

10) RUA SAINT-ROMAIN E O INTERIOR DA CATEDRAL NOTRE-DAME – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

 

Rue Saint-Romain - O que  fazer em Rouen França

Rue Saint-Romain – O que fazer em Rouen França

 

A rua Saint-Romain é uma graça, com fachadas em estilo enxaimel coloridas e muito bem conservadas. No entanto, repare que várias estão inclinadas para um ou outro lado. É o peso da idade!

Se você quiser conhecer o interior da Catedral Notre-Dame, é pela Rue Sainte-Romain que você entrará.

 

Catedral Notre-Dame - O que fazer em Rouen França

Catedral Notre-Dame – O que fazer em Rouen França

 

Sendo sincera, não posso dizer que o interior seja espetacular, mas você já está lá mesmo e é de graça. Achamos interessante que o coração de Ricardo Coração de Leão está guardado lá, a pedido dele, devido ao seu imenso amor pela cidade. 

 

O que fazer em Rouen França

O que fazer em Rouen França

 

11) IGREJA CATÓLICA SAINT-MACLOU – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

Igreja Saint-Maclou - O que fazer em Rouen França

Igreja Saint-Maclou – O que fazer em Rouen França

 

A bela Igreja Saint-Maclou fica bem pertinho da Catedral de Notre-Dame e numa parte lindíssima do bairro. Uma delícia caminhar por todas aquelas ruas. 

Nós não entramos na Igreja Saint-Maclou em Rouen França. No entanto, só ver sua fachada, entre casas de uma beleza admirável, já foi suficiente para dizer que vale a visita. 

 

Igreja Saint-Maclou - O que fazer em Rouen França

Igreja Saint-Maclou – O que fazer em Rouen França

 

Sua construção iniciou em 1437 e ela é considerada uma joia do estilo Gótico Flamboyant, especialmente por seus 5 pórticos com suas respectivas portas em madeira. 

 

12) ABADIA SAINT-OUEN – O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

Abadia Saint-Ouen - O que fazer em Rouen França

Abadia Saint-Ouen – O que fazer em Rouen França Fundada por volta do ano 750, a Abadia de Saint-Ouen foi um monastério beneditinos dos mais importantes na Normandia.

 

Não foi possível conhecer o seu interior, pois ela estava fechada devido às manifestações populares dos Gilets Jaunes. Tivemos que sair às pressas do local e então achamos melhor ir para a Gare e voltar para Paris.

 

13) MAPA DO NOSSO ROTEIRO O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

O que fazer em Rouen França

O que fazer em Rouen França

 

14) O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO PARA VOCÊ VIAJAR PARA ROUEN FRANÇA!

 

Real Seguro Viagem: É uma empresa que compara o preço de diversas seguradoras e mostra a

você, do menor para o maior. Também oferece a garantia de menor preço! E você pode parcelar no cartão de crédito em até 6 vezes!

 

 

Rua Saint-Romain - O que fazer em Rouen França

Rua Saint-Romain – O que fazer em Rouen França

 

15) PARA QUEM VEM OU VAI A PARIS

 

Que tal algumas ideias de passeios imperdíveis? 

MUSEU DO LOUVRE “EVITE FILAS”

CRUZEIRO PELO RIO SENA PARTINDO DA TORRE EIFFEL

ARCO DO TRIUNFO “EVITE FILAS”

TORRE MONTPARNASSE “EVITE FILAS”

PARIS MUSEUM PASS

 

COMPRE AQUI INGRESSOS PARA AS ATRAÇÕES, EXCURSÕES, TRANSFERS E MUITO MAIS EM PARIS – EVITE FILAS E GANHE DESCONTOS!

Aproveite a nossa parceria. Não se estresse. Deixe tudo organizado antes de sair do Brasil!

 

16) E QUE TAL CONHECER MAIS SOBRE A NORMANDIA E A BRETANHA?

 

DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA: LINDAS FALÉSIAS!

MELHORES ATRAÇÕES DE HONFLEUR NA NORMANDIA

13 DICAS DO MONTE SAINT MICHEL NA FRANÇA

BRETANHA: O QUE FAZER EM SAINT-MALO FRANÇA

JARDINS DE MONET EM GIVERNY FRANÇA

 

Se você gostou de descobrir o que fazer em Rouen França, compartilhe com seus amigos, siga-nos no Instagram e Facebook!

 

Rue Saint-Romain - O que fazer em Rouen França

Rue Saint-Romain – O que fazer em Rouen França

 

Abraços e até breve!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *