O QUE FAZER EM SÃO PAULO EM 1 DIA – PARTE 1

Atualizado em . .
Parque Ibirapuera em São Paulo, O que fazer em São Paulo

Ponte de ferro no Parque Ibirapuera – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

São Paulo, cidade de muitas facetas e atrações : lindos parques como o Ibirapuera, ótimos restaurantes e bares para Happy Hour, além de atrações históricas. Há muito o que fazer em São Paulo!

 

O QUE FAZER EM SÃO PAULO EM 1 DIA – PARTE I DO ROTEIRO

 

Digamos que você tem um único dia para passar em São Paulo e quer ter um gostinho das diferentes atrações da cidade, então esse roteiro é perfeito. São Paulo é um dos meus destinos imperdíveis no Brasil por muitos motivos: Adoro os museus, os parques, as atividades culturais, a gastronomia e a noite paulistana. Tem de tudo para todos os públicos.

No entanto, se esse único dia que você tem disponível em São Paulo for uma segunda-feira, infelizmente, muitos locais estarão fechados. Já estive em São Paulo incontáveis vezes, mas nesta última, recentemente, quis dar uma de turista por um dia. Posso dizer que foi um dia maravilhoso. Aqui segue a minha programação, onde eu conto o que deu certo e o que eu não recomendo.

Booking.com

 

10:00 H PARQUE IBIRAPUERA EM SÃO PAULO

 

Inaugurado em 21 de agosto de 1954 para as comemorações do quarto centenário da cidade, o Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo. Inclusive o jornal inglês The Guardian, em agosto de 2015, o considerou um dos 10 melhores parques do mundo!

 

Parque Ibirapuera em São Paulo, O que fazer em São Paulo

Árvore no Parque Ibirapuera – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

Para mim, um oásis de beleza e tranquilidade em meio ao caos da cidade de São Paulo. O paulistano o adora e normalmente em finais de semana o Parque Ibirapuera fica lotado, chegando a ter 150.000 pessoas curtindo o lugar.

Entre os lagos e as inúmeras árvores do local, você encontrará ciclovia, pista para caminhada, aparelhos de ginástica, playground, um restaurante localizado no MAM, 03 lanchonetes, dezenas de vendedores autônomos, banheiros públicos e até um Slack Park (única área onde o Slackline é permitido, para que não sejam danificadas as árvores do restante do parque). 

Gostei de ver que o Parque Ibirapuera está bem policiado. Me senti totalmente segura. Creio que não só eu, como todos os outros turistas que tiravam fotos e filmavam todos os seus recantos. Para um turista em São Paulo, segurança é muito importante.  Devido ao seu gigantismo, eu acho melhor visitar o Parque Ibirapuera em mais de um dia, para com calma, explorá-lo.

 

  • LAGO IBIRAPUERA:
Parque Ibirapuera em São Paulo, O que fazer em São Paulo

Parque Ibirapuera – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

O Lago Ibirapuera é o coração do Parque Ibirapuera e o divide em duas áreas: a de contemplação e a cultural. O chafariz que nele se encontra não fica ligado todo o tempo, então, ao avistá-lo ligado, aproveite para tirar várias fotos.

No outro extremo do lago, há uma ponte de ferro lindíssima ( a que aparece no início do post). Tudo nela é de ferro: a estrutura, os degraus, piso e corrimãos. Adorei atravessá-la. Esta ponte me deixou com saudades das inúmeras pontes do Central Park em Nova Iorque. Aliás, aqui, você pode ver as dicas das 10 melhores atrações do Central Park.

 

  • AUDITÓRIO IBIRAPUERA:

Apesar do Auditório Ibirapuera ter sido concebido na década de 50, essa obra arquitetônica projetada por Oscar Niemeyer só foi inaugurada em 2005. Chama atenção a sua forma. Repare que ele foi construído em um único bloco que em corte é um triângulo. As esculturas também adornam o ambiente. Na entrada do auditório, a obra chamada Labareda parece uma língua de fogo que sai da porta principal. Eu particularmente gostei de vê-la contra a silhueta da cidade de São Paulo. Um belo contraste.

 

Auditório Ibirapuera em São Paulo, O que fazer em São Paulo

Auditório Ibirapuera – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

É muito interessante saber que em São Paulo há um lugar com infraestrutura que permite que sejam oferecidos shows, tanto para a plateia externa, ao ar livre, quanto para a plateia interna, dentro do auditório. Aqui você pode assistir shows musicais de diferentes estilos ou peças teatrais enquanto se delicia com um piquenique no gramado!

 

DICA: ASSISTA AOS SHOWS GRATUITOS AOS DOMINGOS PELA MANHÃ!

 

Geralmente, aos domingos pela manhã, acontecem eventos gratuitos. Desde 2011 o Auditório Ibirapuera está sob gestão do Itaú Cultural. Gostei de saber que no subsolo funciona uma escola de música para jovens e crianças, com cursos gratuitos. Ótimo para São Paulo e para o Brasil!

 

OBELISCO DE SÃO PAULO

 

  • Obelisco de São Paulo, O que fazer em São Paulo

    Obelisco – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

Conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 é um símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. É o maior monumento da cidade de São Paulo com 72 metros de altura. Ele guarda os corpos de estudantes e combatentes da Revolução. Ao sair pelos portões 1 e 2 do Parque Ibirapuera foi que me deparei com esse colossal monumento.

 

12:00 H ALMOÇO NO TARTAR & CO EM SÃO PAULO

 

 Tartar & Co, O que fazer em São Paulo

Aperol e Pastéis Mistos no Tartar & Co – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

Eu não tenho nenhuma formação em gastronomia. Falo do meu gosto pessoal. Adoro provar coisas diferentes, criativas, que nunca tenha feito na minha própria casa. Em geral, como de tudo. Por isso, amei almoçar no restaurante do chef Erick Jacquin em São Paulo.

Tudo é muito bom. O ambiente é descolado, os garçons atenciosos e a comida deliciosa é servida de uma maneira muito criativa. Eu dispensei o couvert e primeiramente me deliciei com os pastéis mistos: 03 de tartar de salmão e 03 de steak tartar. Uma loucura. Entenda que a massa do pastel é frita, bem sequinha. Depois, o mesmo é recheado com carne ou peixe crus bem picadinhos. Foi o prato que mais gostei.

 

 Tartar & Co em São Paulo, O que fazer em São Paulo

Pastel de Tartar de Salmão no Tartar & Co – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

Depois pedi o atum cru, que vem intercalado com cubos de beterraba cozida, formando um tabuleiro de xadrez, acompanhados de vinagrete de maracujá. Adorei também, mas poderia ter mais molho de maracujá, que estava uma gostosura.

Esqueci de contar que aproveitei que não tinha que trabalhar e provei o Aperol Spritz deles. Gostoso, mas forte. O garçom me disse que é a bebida da moda em São Paulo. Eu posso dizer que também é em Viena e em Santorini.

 

 Tartar & Co em São Paulo, O que fazer em São Paulo

Atum cru no Tartar & Co – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

Para terminar, pedi uma sobremesa francesa chamada L’Ecolier. Muitas calorias! Ela é composta de duas bolachas amanteigadas finíssimas e deliciosas formando um sanduíche com duas bolas de sorvete de baunilha. Finalização? Uma deliciosa calda de chocolate.

 

L'Ecolier no Tartar & Co em São Paulo, O que fazer em São Paulo

L’Ecolier no Tartar & Co – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

Conhecer este restaurante em São Paulo estava na minha lista de desejos há muito tempo. Posso dizer que superou minhas expectativas. Para quem quiser ter uma ideia, gastei R$136,00. No almoço, eu vi que eles têm um prato executivo por R$44,00, onde você escolhe sempre entre duas opções de entrada, prato principal e sobremesa. Para minha surpresa, o próprio chef Jacquin estava almoçando lá como se fosse um cliente normal e antes de ir embora ficou conversando alegremente com várias pessoas em frente ao restaurante.

Endereço: Av. Pedroso de Moraes, 1003, Pinheiros, São Paulo

 

13:30 H – CATEDRAL E PRAÇA DA SÉ EM SÃO PAULO

 

  • Catedral da Sé em São Paulo, O que fazer em São Paulo

    Catedral da Sé – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

A única maneira possível para eu tirar fotos foi falando com os policiais que estavam no local e ficando próxima a eles. Ainda assim, fiquei com medo que alguém que tivesse me visto com a câmera, me seguisse e assaltasse quando eu fosse embora. Uma pena, pois gostei tanto da Praça da Sé quanto da Catedral.

Vale dizer que a arquitetura do centro é muito bonita, mas as pichações cobrem várias paredes. Eu viajo para ver beleza. Pena que neste caso ela está ofuscada pela sujeira e pelos mendigos.

Catedral da Sé em São Paulo, O que fazer em São paulo em 01 dia

Mosaico da Catedral da Sé – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

De qualquer forma, a Catedral da Sé é enorme, com 111 m de comprimento, 46 m de largura e torres de 92 m de altura. Essas medidas fazem com que ela seja uma das maiores catedrais do mundo e permitem que sua capacidade seja de 8000 pessoas.

Seu estilo é neogótico, o mesmo de várias catedrais europeias. O que achei mais bonito foram os incríveis mosaicos bizantinos. Lindos. Os vitrais, tanto o da rosácea, como o sobre a porta, eram muito coloridos. Havia vários turistas lá fotografando-os.  Achei interessante saber que a versão atual da Catedral da Sé, inaugurada em 1954 sem as torres, está no terreno escolhido pelo cacique Tibiriçá para ter o primeiro templo religioso da cidade de São Paulo, em 1591.

 

Catedral da Sé em São Paulo, O que fazer em São Paulo em 1 dia

Rosácea da Catedral da Sé – O que fazer em São Paulo em 1 dia

 

HORÁRIO

  • Segunda a sexta: Das 08:00 h às 19:00 h;
  • Sábado: Dass 08:00 h às 17:00 h;
  • Domingo: Das 08:00 h às 13:00 h.

ENDEREÇO: Praça da Sé, s/n, São Paulo

METRÔ: Sé

 

Quer saber como foi o restante do dia? Posso dar uma dica: Inclui compras e um happy hour espetacular! Para saber os detalhes, não perca a continuação no post O QUE FAZER EM SÃO PAULO EM 1 DIA- PARTE 2.

Se você quer saber por  que o MASP é um dos meus destinos imperdíveis em São Paulo, veja MASP- OBRAS IMPERDÍVEIS

 

Booking.com: Utilize o link do nosso site para fazer sua reserva de hotel/apartamento. Ele oferece inúmeras opções para você escolher. Ao se tornar Genius, você recebe mais descontos, além de outras facilidades, como fazer o check-in 2h antes ou o check-out 02h depois… Ou escolha uma opção para pagar só quando chegar!

Gostou do conteúdo de “O que fazer em São Paulo em 1 dia – Parte 1”? Compartilhe! Deixe seu comentário! Descubra outros destinos!

Um abraço e até breve!

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS!

Até breve!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *