DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA: LINDAS FALÉSIAS!

Atualizado em . .
Falésia d'Aval, Étretat

Porte d’Aval vista do topo de Manneporte – Dicas de Étretat na França

 

Se você quer ser surpreendido por uma das paisagens mais espetaculares da França, vá para Étretat. Até Monet se apaixonou pelo lugar. Vistas estonteantes e culinária deliciosa te encantarão. A proximidade com Paris é um bônus.

 

1) NOSSO AMOR PELA FRANÇA – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Falésia d'Aval, Étretat

Arco D’Aval – Dicas de Étretat na França

 

Em uma de nossas viagens pela França, resolvemos explorar a sua costa norte, a famosa região da Normandia.

A França é um dos nossos países preferidos por diversos motivos: sua cultura, a diversidade na paisagem de suas regiões, a riqueza histórica e suas belezas naturais. Conhecer a Normandia reforçou essa nossa paixão.

Repare na foto ao lado, a proporção entre o arco e as pessoas. É tudo muito grandioso! E veja a marca das marés…

 

02) OS ARCOS NATURAIS – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Dicas de Étretat - As mais belas falésias da França

Dicas de Étretat – As mais belas falésias da França

 

Étretat fica no noroeste da França, e suas principais fontes de renda são o turismo e a agricultura.

A cidade é muito conhecida por suas falésias maravilhosas, que incluem três arcos naturais. Destes, dois podem ser vistos da cidade: o Porte d’Aval e o Porte d’Amount. O terceiro arco, o Manneporte, é acessível a pé pela praia. Diversos artistas e pintores famosos foram atraídos para essa região, dentre eles Eugène Bodin e o nosso pintor favorito, Claude Monet.

 

03) DE PARIS A ÉTRETAT, PASSANDO PELA CHARMOSA L’ESNEVAL – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Étretat está localizada há apenas 210 Km pela estrada A 13, super bem cuidada e sinalizada. A viagem por si só já é uma delícia. Você passa por cidades pequenas do interior da França e também bem perto de Giverny e Rouen.

 

L'Esneval, Normandia, França

Prefeitura de L’Esneval na França – Dicas de Étretat na França

 

A maior cidade perto de Étretat é Le Havre, uma cidade portuária, bem grande, mas que não nos despertou muito interesse. Por isso não investimos tempo lá. Por outro lado, uma cidadezinha que nos encantou, já bem perto de Étretat, foi Criquetot-L’Esneval.

 

L'Esneval, Normandia, França

L’Esneval – Dicas de Étretat na França

 

Não tínhamos planejado parar por lá, na nossa viagem pela França, mas quando chegamos no cruzamento que leva a Étretat, não acreditamos no que vimos. Uma cidade minúscula, com 2 mil habitantes, mas muito linda…A prefeitura é um espetáculo, com muitos vasos floridos na sua fachada. Tiramos algumas fotos bem legais e continuamos rumo a Étretat.

 

L'Esneval

Campos de trigo em L’Esneval – Dicas de Étretat na França

 

Ainda antes de chegar, paramos em uma casa de telhado de palha que tinha um jardim com muitas, mas muitas, hortênsias maravilhosas, com um campo de trigo ao seu lado. Mais fotos lindas…

 

04) O DESLUMBRE DA CHEGADA – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Chegamos num domingo e nos assustamos com a quantidade de visitantes na cidade, em sua maioria franceses. Se você conseguir planejar a sua chegada para um dia de semana será mais tranquilo. Passada a batalha por um estacionamento, fomos finalmente conhecer Étretat.

 

Étretat, Normandia, França

Dicas de Étretat na França

 

DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA: SE FOR POSSÍVEL, CONHEÇA ÉTRETAT DURANTE A SEMANA!

 

Étretat, Normandia, França

Dicas de Étretat na França

 

Nos apaixonamos pela cidade à primeira vista… bem pequena, uma graça, super florida e com uma arquitetura típica muito bonita. Mas o deslumbre veio quando chegamos à praia. A encosta de falésias é simplesmente sensacional e hipnotizante.

 

05) A FALÉSIA D’AUMONT – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Falésia D'Aumont, Étretat

Falésia D’Aumont – Dicas de Étretat na França

 

Quando chegamos, a maré estava em seu ponto mínimo e aproveitamos para passear pela praia.

Começamos pela falésia d’Aumont, que tem um arco natural lindíssimo. A praia é de pedra e o visual um tanto quanto lunar. Pitoresco.  

 

06) A FALÉSIA D’AVAL- O CARTÃO POSTAL – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Porte D''Aval, Étretat, Normandia, França

Porte D’Aval e as fontes de água doce que brotam na praia – Dicas de Étretat na França

 

Continuamos andando pela praia até a falésia da Porte d’Aval, mais bonita e com um arco natural ainda maior. É o principal cartão postal da cidade. Ele foi esculpido por uma combinação das ações do vento e de um rio subterrâneo. Interessante, não?  Ao lado do arco está a agulha de pedra com 55 m de altura. Uma loucura.

 

 Étretat, Normandia

As lavadeiras na praia – Dicas de Étretat na França

 

Uma das curiosidades de Étretat é que, ainda hoje, existem fontes de água doce que brotam na praia durante a maré baixa. Antigamente, as lavadeiras (Les Laveuses em francês), lavavam as roupas de cama dos hotéis no meio da praia, usando a água doce que brota do chão.

Sim, incrivelmente, essa água que você vê brotando na foto acima, na praia, na maré baixa, é doce.

 

07) O TÚNEL SECRETO QUE LEVA À MANNEPORTE – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Também gostamos muito das piscinas construídas na praia durante o século XVII, para cultivo de ostras, o que hoje não ocorre mais.

 

Manneporte, Étretat, Normandia, França

O túnel que leva à Manneporte – Dicas de Étretat na França

 

Mais à frente, encontramos o Trou à L’Homme, o túnel que, na maré baixa, leva à praia seguinte onde está o maior arco, o Manneporte. Muito bacana, pois este túnel passa por dentro da falésia. Aqui, é importantíssimo se informar sobre os horários da maré, pois você não quer ser pego de surpresa, nem dentro do túnel e nem no Manneporte, ficando sem poder retornar à cidade.

 

Manneporte, túnel Trou a L'Homme,  Étretat, França

Manneporte visto do túnel Trou a L’Homme – Dicas de Étretat na França

 

08) A IMENSA VARIAÇÃO DAS MARÉS – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Étretat, Normandia

Desgaste feito pelas ondas na maré alta – Dicas de Étretat na França

 

Aqui a  maré varia muito e você deve planejar sua visita de modo a ver os dois extremos, maré cheia e vazante. No verão, época em que estávamos lá, a maré varia em média 5,5 m, o que corresponde a um enorme pedaço de praia. Nem me arrisco a dizer quanto. Você pode ver pela foto acima o que as ondas fazem na maré alta…

 

09) MONET E O CALÇADÃO AO PÔR DO SOL – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Étretat, Normandia, França

Dicas de Étretat na França

 

Voltamos à cidade andando pela praia, e ficamos no calçadão curtindo os barcos ancorados, com as falésias ao fundo. Esse cenário foi retratado por diversos pintores famosos. Mesmo no verão, venta bastante e para nós brasileiros dá uma sensação de frio. Leve sempre um casaco com você na Normandia.

 

Étretat, Normandia

Pôr do sol – Dicas de Étretat na França

 

Fomos dormir felizes ao som das centenas de albatrozes que habitam a cidade. Eles cantam a noite inteira, fazendo sons incríveis. Um deles, apelidamos de Flipper, pois o som era muito parecido com o de um golfinho.

 

10) VISTA IMPERDÍVEL DA IGREJA DE NOTRE-DAME-DE-LA-GARDE  – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Vista de Notre Dame de la Garde

Dicas de Étretat na França: Vista de Notre- Dame-de-la-Garde

 

No dia seguinte, em uma manhã ensolarada, andamos até o topo da falésia d’Amount, onde está situada a pequena igreja de Notre-Dame-de-La-Garde. Um deslumbre. A vista é maravilhosa e tiramos várias fotos, inclusive usando o tripé. O mais difícil foi administrar o vento.

 

11) A MAGNÍFICA E INESQUECÍVEL TRILHA SOBRE AS FALÉSIAS – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Dicas de Étretat - As mais belas falésias da França

Dicas de Étretat – As mais belas falésias da França

 

 

Depois de aproveitar bastante o visual, descemos e fomos até o outro lado da praia, para o topo da falésia d’Aval, numa trilha que sobe a Porte d’Aval e vai até a Manneporte, por cima. Magnífico.

 

12) O QUE COMER – DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Moules frites, Étretat

Moules frites – Dicas de Étretat na França

 

A comida em Étretat é basicamente composta por peixes e frutos do mar. Desde que chegamos lá, vimos muitos restaurantes com placas de Moules frites. Ficamos curiosos achando que eram mexilhões fritos.

Resolvemos experimentar e rimos muito ao saber que eram mexilhões com batatas fritas. Delicioso, altamente recomendado.

No final do dia, mais uma vez nos sentamos no calçadão para admirar o lindo pôr do sol com as falésias.

 

13) QUER JOGAR GOLFE? DICAS DE ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Campo de golfe em Étretat na França

Campo de golfe – Dicas de Étretat na França

 

O campo de golfe de Étretat, com mais de 100 anos, é considerado um dos 03 mais bonitos da França dentre os localizados à beira-mar. Como dá para ver na foto, fica junto aos penhascos, oferecendo vistas espetaculares da baía e das falésias. Não deve ser nada fácil jogar lá, pois o vento que sopra nesse litoral é fortíssimo. Dizem que o buraco 10 é particularmente desafiador.

Site do Clube de Golfe: https://golfetretat.com/?lang=en

 

14) CAÍMOS NA PEGADINHA DO HOTEL DETETIVE – DICAS ÉTRETAT NA FRANÇA

 

Ficamos no Hotel Detetive, simples mas muito bem localizado e conveniente. Os quartos têm nomes de detetives famosos da literatura como Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Miss Marple e até o Grissom, do CSI. Como geralmente fazemos, reservamos o hotel pelo booking.com .

Um dos nossos pré-requisitos na escolha de um hotel é ter um banheiro privativo. Tínhamos certeza que o quarto reservado possuía essa comodidade. Mas quando eu e a Luiza entramos no quarto, tivemos uma surpresa. Não havia banheiro! A pegadinha, nesse caso “pegadona”, é que o banheiro ficava escondido atrás de uma porta com cara de móvel! Fazia parte da experiência como detetive descobri-lo! No fim demos muitas risadas! 

 

Hotel Detetive em Étretat

Hotel Detetive – Dicas de Étretat na França

Hotel Detetive em Étretat na França

Hotel Detetive – Dicas de Étretat na França

 

15) LUGARES PRÓXIMOS PARA VISITAR NA MESMA VIAGEM – DICAS DE ÉTRETAT

 

Honfleur, Normandia

Honfleur na Normandia

 

Achamos Étretat na França, definitivamente um dos nossos destinos imperdíveis. Vá, aproveite, relaxe, tire fotos lindas e guarde em sua memória para sempre. Na sequência, paramos na charmosa  HONFLEUR NA NORMANDIA , no caminho para o O MONTE SAINT MICHEL 

Veja também BRETANHA: O QUE FAZER EM SAINT-MALO FRANÇA.

 

Pontos turísticos de Paris - Roteiro 5 dias II

Pontos turísticos de Paris – Roteiro 5 dias II

Se você também vai a Paris, veja o roteiro completíssimo de 5 dias, com atrações para todos os gostos: arquitetura, luxo, história, jardins, museus, lojas de comida gourmet, as melhores vistas e muito mais!

ROTEIRO PARIS 5 DIAS – PONTOS TURÍSTICOS

PONTOS TURÍSTICOS DE PARIS – ROTEIRO 5 DIAS II

 

 

 

Vale do Loire

5 Castelos Top do Vale do Loire

Na mesma viagem, você ainda pode ir para o Vale do Loire, conhecer os magníficos castelos e ainda fazer um passeio de balão! Que tal? É mágico!  PASSEIO DE BALÃO NO VALE DO LOIRE.

Acesse o super guia que fizemos sobre os 5 CASTELOS TOP DO VALE DO LOIRE. Tem de tudo: Os castelos, atividades , restaurantes, distâncias e o que diferencia cada um deles dos demais!

 

 

VEJA AQUI INGRESSOS, TRANSFERS E TOURS PELA EUROPA!

 

Se você quer saber quais países conhecer no frio, temos um post com ótimas ideias de roteiros/ destinos  INVERNO NA EUROPA – ONDE IR E O QUE FAZER! Aproveite!

Prefere o verão? PARA ONDE VIAJAR EM JULHO NA EUROPA.

 

APROVEITE AS FACILIDADES QUE NOSSO SITE OFERECE:

 

Dicas de Étretat - Mais belas falésias da França

Dicas de Étretat – Mais belas falésias da França

 

Usar os links de nossos parceiros diretamente de nosso site, não custa nada mais para você e nos ajuda a continuar!

Real Seguro Viagem: É uma empresa que compara o preço de diversas seguradoras e mostra a você, do menor para o maior. Também oferece a garantia de menor preço!

Ticketbar: Compre seus ingressos, passeios e transfers pelo mundo com antecedência, ganhe descontos e não pare em filas!

Booking.com: Inúmeras opções de apartamentos, estúdio e quartos de hotel. Ao se tornar Genius, você recebe mais descontos, além de outras facilidades, como fazer o check-in 2h antes ou o check-out 02h depois… Ou escolha uma opção para pagar só quando chegar!

 

Se você gostou das dicas de Étretat, na França, compartilhe com seus amigos agora! É bem fácil e eles provavelmente também gostarão!

 

Dicas de Étretat - As mais belas falésias da França

Dicas de Étretat – As mais belas falésias da França

 

Um abraço e até mais!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

Janette

Hi, I do think this is a great web site. I stumbledupon it 😉
I will return once again since i have book marked it.

Enviar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *