MARATONA DE NOVA IORQUE BY MARIO SÉRGIO DA RUN&FUN

Atualizado em . .

Uma maratona especial! Essa é uma boa definição para a Maratona de Nova Iorque. A corrida é na “capital do mundo” e, mais do que isso, em uma das cidades mais charmosas para os visitantes, com pontos turísticos de apelo irresistível.

Maratona de Nova Iorque

Maratona de Nova Iorque- Foto de arquivo da runnersworld.com

 

O glamour também aumenta com a quantidade de celebridades que costumam prestigiar a Maratona de Nova Iorque, ou até mesmo correr essa prova: Alicia Keys, Diddy, Will Ferrell, Teri Hatcher, Edward Norton, Pamela Anderson, Alanis Morisette, além de outras.

 

Maratona de Nova Iorque

Maratona de Nova Iorque- Foto de arquivo da runnersworld.com

 

“Quando as pessoas me perguntam, eu digo que se você não correu a Maratona de Nova Iorque, então você não sabe o que é uma maratona”,

Marilson Gomes dos Santos, brasileiro, bicampeão da Maratona de Nova Iorque

 

Curiosidade: Em 2015, 49.595 pessoas terminaram a Maratona de Nova Iorque!

Por que esta prova é tão especial? Não há pesquisa formal que ateste isso, mas é fato que correr os 42 km na big apple é o sonho da maioria dos corredores. Há muitos fatores para a prova ter conseguido seu lugar no super restrito clube do World Major Marathons, no qual constam apenas cinco provas. Além de Nova Iorque, apenas Londres, Berlim, Boston e Chicago fazem parte desse grupo.  

Maratona de Nova Iorque

Maratona de Nova Iorque- Foto de arquivo da runnersworld.com

Maratona de Nova Iorque

Maratona de Nova Iorque- Foto de arquivo da runnersworld.com

 

 

A maratona de Nova Iorque evoca, em todo o mundo, imagens clássicas dessa cidade especial.

 

 

Até chegar no belíssimo pulmão verde da cidade, os corredores percorrem os cinco bairros da cidade: Staten Island (local da largada), Brooklyn, Bronx, Queens e Manhattan, passando pela Queensboro Bridge, a 5ª avenida, Columbus Circle, entre outros pontos.

 

 

 

Durante o percurso da Maratona de Nova Iorque, os atletas são saudados o tempo todo por uma grande multidão que costuma acompanhar a prova das calçadas, além de shows musicais de 100 bandas espalhadas pelo trajeto, que dão um toque a mais de festividade para público e participantes.

 

 

 

Maratona de Nova Iorque - Mario Sérgio

Mario Sérgio Andrade e Silva- Run &; Fun Assessoria Esportiva

 

Convidamos para a nossa primeira entrevista de Meus Destinos Imperdíveis um assíduo frequentador dessa maratona, tanto como participante como técnico: Mario Sergio Andrade e Silva. Mario é Professor de Educação Física; Fundador e CEO da Run&Fun Assessoria Esportiva; CEO do Soürun – APP treinamento de caminhada e corrida; Presidente da OSCIP Esporte Solidário; graduado em cursos de inovação pela Endeavor em Babson College e Stanford University; consultor em programas de qualidade de vida dentro de várias empresas há mais de 16 anos; 25 anos de experiência na área de treinamento e orientação física; Ex-campeão brasileiro de natação e ex-treinador da seleção paulista de natação; Colunista da Revista Runner’s World.

 

 

 

1) O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DA MARATONA DE NOVA IORQUE?

 

Mario: Eu costumo falar que a Maratona de Nova Iorque está para as maratonas como o carnaval do Rio de Janeiro ou seja, é o maior e melhor evento em termos de festas e preparativos. A grande diferença é como a cidade acolhe os corredores: mais de 2 milhões de pessoas vão às ruas, com ou sem chuva, torcer para os corredores, independente do ritmo, raça, credo ou país.

 

 2) COM QUANTO TEMPO DE ANTECEDÊNCIA VOCÊ RECOMENDA CHEGAR A NOVA IORQUE?

 

Mario: Por ser uma cidade que estimula as pessoas a andarem bastante, não recomendo chegar com muita antecedência. Sendo assim, quinta- feira ou sexta- feira pela manhã seria o ideal. Deixe os passeios e as andanças para o pós prova.

 

3) ONDE VOCÊ GOSTA DE SE HOSPEDAR PARA A MARATONA DE NOVA IORQUE?

 

Mario: Nova Iorque é bacana porque tem muitas opções de hospedagem para todos os bolsos. Certo que durante a Maratona de Nova Iorque esses valores tendem a ser mais caros, mas ainda assim vale a pena pesquisar.

Os melhores lugares para os corredores ficarem é o mais perto possível do Central Park, já que a chegada e a dispersão ocorrem na altura da 80ª West (perto do Museu de História Natural). Mas de novo, como a cidade é muito bem servida de metro, quanto mais perto das estações melhor.

 

4) O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER ANTES DA MARATONA DE NOVA IORQUE? 

 

Mario: Antes da maratona, todo corredor tem a obrigação de ir buscar a sua inscrição no Jacob Javits Convention Center. É lá que funciona também a feirinha da prova, imperdível. Outro ponto que recomendo a todo atleta ir, é dar um trote no Central Park e ver a linha de chegada.  Vale a pena. Sugiro também que se façam, antes da prova, programas mais tranquilos, como ir ao Moma e evitar sobe e desce de escadas dos metrôs.

 

5) NOS CONTE UMA CURIOSIDADE DA MARATONA DE NOVA IORQUE APÓS TANTOS ANOS INDO PARA LÁ?

 

Uma coisa bem legal é a largada da prova, na Verrazano-Narrows Bridge, com a música New York New York tocando e milhares de agasalhos voando….é uma cena indescritível. Os agasalhos, dezenas de milhares, são jogados pelos corredores que não precisarão mais deles para se aquecer e são, posteriormente, doados para comunidades carentes.

 

5) QUAL O RESTAURANTE QUE VOCÊ MAIS GOSTA EM NOVA IORQUE?

 

Eu gosto muito do ABC Kitchen que funciona dentro de uma loja de artigos para casa, mas tem uma atmosfera muito boa e uma comida não muito cara.

 

6) QUAL O PONTO TURÍSTICO MAIS LEGAL DA CIDADE NA SUA OPINIÃO?

 

Para mim, o Central Park é estonteante. Também gosto muito de ouvir um Jazz no Village Vanguard. Assim eu me sinto um autêntico nova iorquino.

 

Maratona de Nova Iorque

Corredores após o final da Maratona de Nova Iorque- Foto de arquivo da runnersworld.com

 

Muito obrigado, Mário Sérgio, pela ótima entrevista!

Ainda não tivemos a oportunidade de assistir a  Maratona de Nova Iorque, mas sem dúvida, é um espetáculo a parte, tanto para os corredores, como para o público. A prova, em 2016 acontecerá no dia 6 de novembro. 

 

Se você quiser dicas sobre Nova Iorque, leia TOP OF THE ROCK OU EMPIRE STATE- QUAL A MELHOR VISTA DE NOVA IORQUE?  Seus filhos vão assistí-lo? Imperdível o post NOVA IORQUE COM CRIANÇAS- 10 MELHORES ATRAÇÕES .  E ainda aproveite para ver DEZ MELHORES ATRAÇÕES DO CENTRAL PARK .

 

Um abraço e até breve! E não deixe de compartilhar com seus amigos que amam esporte!

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

 

Descrição: Descrição: Descrição: RuneFun
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *