O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA 2024!

Atualizado em . .
Praça da Liberação - O que fazer em Dijon França

Praça da Liberação – O que fazer em Dijon França

 

Descubra aqui, um roteiro pelas melhores atrações da belíssima Dijon! Incrivelmente, elas são gratuitas! Cidade rica, histórica, bem preservada e com excelente gastronomia! Veja as dicas de onde ficar, comer, como se locomover e outros detalhes que farão toda a diferença no seu passeio, que até pode ser um bate e volta de Paris!

As atrações desse post estão em uma ótima sequência de visitação para quem vem de trem. Ou de carro também 😀 !

 

Hall das Esculturas Clássicas no Museu de Belas Artes - O que fazer em Dijon França

Hall das Esculturas Clássicas no Museu de Belas Artes – O que fazer em Dijon França

 

NÓS ESTAMOS MORANDO NA FRANÇA! SIM! MARAVILHOSA EXPERIÊNCIA! TEMOS VIAJADO MUITO! NOS ACOMPANHE, POIS POSTAREMOS MUITAS DICAS PARA A SUA PRÓXIMA VIAGEM!

 

PRECISA DE AJUDA COM SEU ROTEIRO? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

 

1) ONDE FICAR EM DIJON FRANÇA

 

De preferência, fique no centro histórico. Assim você fará tudo a pé.

Ou então, ao menos fique junto de uma linha de tram.

Caso você não esteja de carro, pense em ficar nas proximidades da estação de trem, perto da Place Darcy. Assim, você só terá que arrastar sua mala por cerca de 550 metros e ainda estará muito bem localizado.

 



Booking.com

 

USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ! 

 

Igreja Saint-Michel e Saint-Étienne - Oque fazer em Dijon França

Igrejas Saint-Michel e Saint-Étienne – O que fazer em Dijon França

 

AS MELHORES ATRAÇÕES DE DIJON FRANÇA!

 

2) JARDIM DARCY – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Jardim Darcy - O que fazer em Dijon França

Jardim Darcy – O que fazer em Dijon França

 

É um belo jardim. Vindo da estação de trem, provavelmente é o primeiro lugar que você conhecerá. Nós nos sentamos em um banco e tiramos várias fotos em frente a esse espelho d’água.

Faça como nós e os franceses: Carregue sua garrafinha de água e a encha nos bebedores de água potável espalhados pelas cidades. Há um bem ali. É ecológico e econômico!

 

3) PRAÇA DARCY – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Praça Darcy - O que fazer em Dijon França

Praça Darcy – O que fazer em Dijon França

 

Essa praça é circundada por prédios com bela arquitetura e sacadas em ferro forjado que são verdadeiras obras de arte.

Admire o vitral de sol, no estilo art decô, na fachada do cinema Le Darcy, as luminárias de rua e a fonte da menina com os sapos.

E claro, impossível de não perceber, o arco de Guillaume. Passe por baixo dele. Ele marca o início da rue de la Liberté, exclusiva para pedestres, cheia de lojas e prédios interessantes.

No entanto, não se afobe. Antes de descobri-la, dobre à esquerda na rue de la Poste e vá até a Place Grangier.

4) PRAÇA GRANGIER – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

O Contador do Tempo, FRIEDMANN Gloris, 2020 e a sede dos Correios na Praça Grangier

O Contador do Tempo, FRIEDMANN Gloris, 2020 e a sede dos Correios na Praça Grangier

 

Em frente a pequena praça Grangier fica o belo prédio sede dos Correios. No entanto, não é só isso. Na praça, há uma enorme escultura da artista Gloris Friedmann, feita em 2020. É o Contador do Tempo. Nela você pode ver simultaneamente a hora de várias cidades do mundo.

Palavras dela:

O que conta: é o seu tempo, aquele que é seu nesse instante preciso. Aproveite-o!

E não esqueça: não é o tempo que passa, somos nós que passamos no tempo!

 

Acho muito interessante e concordo bastante com o que ela diz. Sempre penso em curtir, estar realmente presente, em cada momento da minha vida. Por exemplo, numa viagem, tento aproveitar a companhia de quem está comigo e o que cada lugar tem de mais interessante para mim.

Vá até a rue du Château e olhe para a esquerda. Você verá o prédio da foto abaixo. Louquíssimo, lindo, original. Riquíssimo em detalhes Art Nouveau! Adoramos!

 

O que fazer em Dijon França

O que fazer em Dijon França

 

Agora é a hora de voltar para a rue de la Liberté.

 

5) LA MAISON MAILLE – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

La Maison Maille

La Maison Maille – O que fazer em Dijon França

 

Esse lugar é uma tentação para quem ama gastronomia como nós. Não pense que mostarda de Dijon é só aquela clássica que vende no Brasil ou até a L’Ancienne. Nessa loja, há mostardas de vários sabores que você pode degustar, inclusive alguns temporários, de época ou mostardas especiais feitas com produtos diferenciados.

Nós não resistimos e compramos várias.

 

MOSTARDAS EM BOMBAS

As mostardas servidas em bombas, no balcão central junto ao caixa, tem sabores exclusivos da Maille, como trufas negras du Périgord, trufas brancas d’Alba, entre outras. Elas são servidas em potes de cerâmica, reutilizáveis, feitos na Borgonha e esmaltados à mão. Só são vendidas nas boutiques ou no site da Maille.

 

ALGUNS SABORES DE MOSTARDAS VENDIDAS EM VIDROS DE DIVERSOS TAMANHOS

Mel e vinagre balsâmico de Módena; vinho branco, parmesão e manjericão; vinho branco, tomate seco e pimenta de Espelette; pesto e rúcula; vinho branco, figo e coentro; cogumelos; creme de Cassis.

 

OUTROS PRODUTOS

Além disso, você encontrará molhos, maioneses, azeites, vinagres e presentes.

 

ENDEREÇO

32 rue de la Liberté, Dijon França.

 

Agora desça a rue de la Liberté e pare na Praça François Rude.

 

6) PRAÇA FRANÇOIS RUDE – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Praça François Rude - O que fazer em Dijon França

Praça François Rude – O que fazer em Dijon França

 

É fofíssima! Não deixe de ao menos passar por ela! Belo conjunto de carrossel, fonte, arquitetura típica e restaurantes charmosos.

Caminhe da Praça François Rude pela rue des Forges, até o Palácio dos Duques, para apreciar o comércio e algumas das mais belas e históricas casas de Dijon, como o Hôtel Morel Sauvegrain e a Maison Maillard.

 

7) HÔTEL MOREL SAUVEGRAIN – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Hôtel Morel Sauvegrain

Hôtel Morel Sauvegrain – O que fazer em Dijon França

 

A palavra Hôtel nesse e em muitos casos na França, não designa um hotel de hospedagem, mas um palacete residencial privado. Também poderia ser um prédio público como um Hôtel de Ville (prefeitura) ou Hôtel de Police (palácio de polícia).

Edificado na metade do século XV como residência de Pierre Morel, vereador e capitão da cidade de Dijon. Morel era filho de Jean Morel e Simone Sauvegrain, que amamentou o duque Carlos o Temerário em 1433.

 

ENDEREÇO HÔTEL MOREL SAUVEGRAIN

52-56 Rue des Forges, Dijon França

 

8) MAISON MAILLARD – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Maison Maillard

Maison Maillard – O que fazer em Dijon França

 

Essa casa, com sua fachada maravihosa foi construída em 1560 para o prefeito de Dijon! A variedade de enfeites é incrível: rostos com diademas, leões, guirlandas de flores e frutas, troféus e muito mais.

 

ENDEREÇO MAISON MAILLARD

38 rue des Forges, Dijon França

 

9) PALÁCIO DOS DUQUES DA BORGONHA – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Edifício emblemático de Dijon, o palácio serviu de residência dos Duques da Borgonha nos séculos XIV e XV. Ele não parece tão antigo assim, pois ao longo dos séculos foi sendo renovado, aumentado e embelezado. Em 1799 passou a acolher um museu, projetado por Mansard, o mesmo arquiteto responsável pelo GRAND TRIANON EM VERSALHES. Em 1831 se tornou sede da prefeitura, função que exerce até hoje.

Nele você encontrará banheiros públicos, o escritório de turismo, poderá visitar gratuitamente a Capela dos Eleitos e o Museu de Belas Artes. Em um dos seus pátios, também há um restaurante.

 

ESCRITÓRIO DE TURISMO

Sugiro que você pegue um mapa com as atrações da cidade no Office de Turisme (escritório de turismo). Sempre facilita na hora de visualizar os seus deslocamentos. Você pode acessá-lo tanto pela Praça Notre Dame, como passando pelos portões em frente à Praça de la Libération.

 

CAPELA DOS ELEITOS

Aproveite e olhe a pequena Capela dos Eleitos, que eram os encarregados de administrar o ducado da Borgonha entre as assembleias dos Estados. A bela decoração se deve à intervenção de numerosos artistas da Borgonha, de Paris, italianos e da região de Flandres (Bélgica + Holanda + Norte da França).

 

Capela dos Eleitos no Palácio dos Duquesda Borgonha

Capela dos Eleitos no Palácio dos Duques da Borgonha – O que fazer em Dijon França

 

BANHEIROS PÚBLICOS

Também é no Palácio dos Duques que você encontrará banheiros públicos. Preste atenção ao funcionamento, para não “cair numa roubada”. Eles são compartilhados por homens e mulheres e funcionam como um esquema de farol.

Explico: Quando uma pessoa estiver usando, a luz é vermelha. Quando essa pessoa sair, não entre! Deixe a porta fechar. O banheiro será lavado automaticamente. Só depois que ele estiver limpo a luz verde se acenderá e você poderá entrar. Imagine a situação terrível de você estar no banheiro e quando a porta se fechar, ele começar a ser lavado com você dentro! 😕

 

10) O MUSEU DE BELAS ARTES

 

Museu de Belas Artes - O que fazer em Dijon França

Museu de Belas Artes – O que fazer em Dijon França

 

A ala do museu foi a última a ser construída, no século XIX. Entre os anos 2009 e 2019 o Museu de Belas Artes passou por uma enorme renovação. Na primeira vez que fomos a Dijon, não tivemos tempo de conhecê-lo. Gostamos tanto da cidade, que voltamos no mês seguinte com a Luiza, quando então passamos várias horas visitando-o.

Sua opulência é condizente com os Duques da Borgonha. Uma das claras demonstrações são as tumbas de João Sem Medo e Filipe o Bravo.

Durante anos, muitos benfeitores doaram suas coleções ao museu. Então, você pode ver uma variedade incrível de obras: máscaras cerimoniais africanas, antiquidades egípcias, armas e vasos islâmicos. Você gosta dos velhos mestres? Então admire quadros de Ticiano, Brueguel The Elder e Rubens! Aliás, sobre Rubens, aprendemos muito e amamos a visita que fizemos à sua casa na Antuérpia. Veja o post ANTUÉRPIA BÉLGICA: DESTINO TOP!

Você prefere pintores do século XIX? Também há obras de Monet, Manet, Sisley e Géricault! Maravilhosas!

 

ALGUMAS OBRAS QUE NÓS E/OU O MUSEU DESTACAMOS

 

Sarcófago de Hor - Museu de Belas Artes - O que fazer em Dijon França

Sarcófago de Hor – Museu de Belas Artes – O que fazer em Dijon França

 

Esse sarcófago egípcio data de 664 à 332 a.C! Em formato de múmia, ele tem uma decoração rica e complexa: divindades, símbolos, o julgamento do morto e inscrições. Até as costas do sarcófago são decoradas.

Fica na sala 1 da ala Inspirada pela Antiguidade, no nível 1.

 

RETÁBULO DA CRUCIFICAÇÃO 

 

Retábulo da Crucificação - Museu de Belas Artes

Retábulo da Crucificação – Museu de Belas Artes – O que fazer em Dijon França

 

Este magnífico retábulo foi realizado entre 1390 e 1399 pelo escultor Jacques de Baerze e pelo pintor Melchior Broederlam, em madeira dourada e pintada.

Ele está na Galeria Bellegarde, sala 6, no primeiro andar, entre outros retábulos tão belos quanto ele.

 

A VARIEDADE DAS OBRAS É INCRÍVEL!

 

TUMBAS DOS DUQUES DA BORGONHA

 

Tumba dos Duques da Borgonha no Museu de Belas Artes - O que fazer em Dijon França

Tumbas dos Duques da Borgonha no Museu de Belas Artes – O que fazer em Dijon França

 

Esses monumentos ricos em detalhes, foram feitos em homenagem aos duques da Borgonha, Filipe o Bravo e Jean sem Medo. Primeiramente instalados na Chartreuse de Champmol, foram transferidos para a Catedral de Dijon. Em 1827 foram transferidos para a Grande Sala do Palácio dos Duques, um lugar à sua altura.

A própria Grande Sala de Banquetes merece ser admirada. Ela tem 18 metros de comprimento por 9 metros de largura e 9 metros de altura, no passado aquecidos por uma imensa lareira e enfeitados por um teto “à francesa”, ambos reconstruídos após um incêndio em 1503.

 

CASTELO DE MARIEMONT

 

Castelo de Mariemont por Brueguel the Elder no Museu de Belas Artes - O que fazer em Dijon França

Castelo de Mariemont por Brueguel the Elder no Museu de Belas Artes – O que fazer em Dijon França

 

Enorme e bela tela pintada em 1612 pelo belga Jan Brueghel de Velours, pintor oficial da corte dos arquiduques Albert e Isabelle de Habsbourg, governadores dos Países Baixos.

A obra foi encomendada após a grande reforma da propriedade. Está localizada na sala 20 da ala de pinturas do século XVII no nível 3.

 

VALE MUITO A PENA CONHECER O MUSEU DE BELAS ARTES DE DIJON!

 

SALA 39 DA ALA DA EUROPA SÉCULO XIX NO NÍVEL 2

 

Museu de Belas Artes - O que fazer em Dijon França

Pinturas Impressionistas – Museu de Belas Artes – O que fazer em Dijon França

 

Lugar calmo, perfeito para você admirar obras de pintores Impressionistas que amamos!

Na foto acima:

-ao centro: Étretat, Porte d’Aval: barcos de pesca saindo do porto. Feita em torno de 1885 por Claude Monet. Nós amamos Étretat, lugar divino na Normandia. Se você está curioso, leia ÉTRETAT FRANÇA 2024! FALÉSIAS ESPETACULARES!

-à esquerda: Saint-Mammès sur le Loing, feito em 1886 por Alfred Sisley. Repare que a linha do horizonte foi colocada bem baixa, deixando bastante espaço para o céu, sujeito que ele adorava. As pinceladas vibrantes destacam o cintilamento da água e o efeito do vento sobre o rio.

-à direita: Efeito de Neve à Èragny feito em 1894 por Camille Pissarro. Assim como seu amigo Monet, Pissarro repetiu incansavelmente a passagem das estações em diferentes situações e ângulos, na sua propriedade em Èragny-sur-Epte.

 

BUSTO DE MADEMOISELLE FIOCRE, DANÇARINA DA ÓPERA

 

Busto de Mademoiselle Fiocre, dançarina da Òpera por Carpeaux - Museu de Belas Artes - O que fazer em Dijon

Busto de Mademoiselle Fiocre, dançarina da Òpera por Carpeaux – Museu de Belas Artes – O que fazer em Dijon

 

Essa escultura, feita por Carpeaux em torno de 1870, é de uma delicadeza difícil de descrever. O penteado é refinado, os ombros nus delicados e a rosa dá o tom de elegância e graça à dançarina. Trabalho magnífico!

Nossos escultores preferidos são Rodin, Canova e Carpeaux. Adoramos! Veja outros trabalhos deles nos posts:

MUSEUS EM PARIS 2024: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS!

ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2024! COMPLETÍSSIMO!

O QUE FAZER EM VIENA ÁUSTRIA 2024!

 

11) PRAÇA E IGREJA NOTRE DAME – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Igreja Notre Dame

Igreja Notre Dame – O que fazer em Dijon França

 

Bem em frente ao Escritório de Turismo e à entrada dos banheiros públicos, fica a pequena praça de Notre Dame. Se você estiver cansado, há bancos para sentar e curtir o local.

E a igreja do século XIII? Sua fachada é única! Nunca vimos nada parecido! Ela é “chapada” e cheia de gárgulas! Eu adoro gárgulas! Fique em frente e veja a diferença entre cada uma das 51 esculturas de monstros, animais e humanos! É muito legal.

O difícil é tirar fotos, pois ela é muito grande, não para de passar gente e as ruas à sua frente são estreitas.

 

O INTERIOR

Depois, não deixe de entrar! A igreja Notre Dame guarda tesouros muito antigos!

A Capela da Virgem: Repare no altar em bronze dourado e esmaltado em homenagem a São José, esposo de Maria e pai de Jesus.

Já no transepto norte está a pintura mais antiga da igreja Notre Dame. Ela data do século XV e representa o calvário!

 

Igreja Notre Dame - O que fazer em Dijon França

Igreja Notre Dame – O que fazer em Dijon França

E o mais impressionante de tudo? Os 5 vitrais que datam do século XIII e são originais da construção da igreja! Eles retratam os apóstolos Santo André e São Pedro. E a rosácea, imensa, também tem sua estrutura metálica original, sem reforços internos em pedra e retrata a criação do mundo, enquanto a do lado oposto, representa o fim do mundo. Ela foi inspirada na rosácea de Reims.

Por falar nisso, outra cidade francesa maravilhosa, onde você pode fazer visitas nas incríveis caves de champanhe e fazer excelentes degustações. Escrevi sobre Reims no post INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2023/2024!

Detalhe: O sistema mecânico dos sinos foi saqueado por Felipe o Ousado em 1380, da cidade belga de Courtrai. Essa é uma cidade que adoramos. Vamos frequentemente, pois moramos na França, bem pertinho da fronteira com a Bélgica.

Ainda não escrevemos sobre Courtrai, mas se você quiser saber mais sobre a Bélgica, país lindo, com cidades que valem a pena serem conhecidas, não perca:

O QUE FAZER EM BRUGES BÉLGICA!

O MELHOR DE GANTE BÉLGICA EM 1 DIA!

O QUE FAZER EM BRUXELAS!

ANTUÉRPIA BÉLGICA: DESTINO TOP!

 

12) A CORUJINHA – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

A corujinha

A corujinha – O que fazer em Dijon França

 

Na lateral norte da Igreja de Notre Dame, você encontra a simbólica corujinha de Dijon, feita em 1500!

Ela está lisa e com contornos pouco definidos, devido aos séculos de pessoas a tocando em busca de boa sorte e fazendo pedidos. Eu não podia perder essa oportunidade! Preste atenção: Você deve passar a sua mão esquerda para que seu pedido se torne realidade!

A corujinha é a inspiração para um tour com 22 paradas sinalizadas no chão com marcadores em latão.

 

O percurso da Corujinha

O percurso da Corujinha – O que fazer em Dijon França

 

13) MAISON MILLIÈRE – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Maison Millière - O que fazer em Dijon França

Maison Millière – O que fazer em Dijon França

 

É incrível, mas essa casa foi construída em 1483 para o mercador Guillaume Millière e sua esposa Guillemette Durand. A sua fachada foi transformada em 1926-1927, com a alteração de janelas, adição de finas colunas esculpidas e troca de parte da estrutura por tijolos.

O que nós adoramos? Ela é incrivelmente antiga e está perfeitamente preservada! E no térreo funciona uma loja! Sim! Aqui na França é muito comum que estabelecimentos comerciais sejam instalados em prédios muito antigos e assim os mantenham!

 

ENDEREÇO MAISON MILLIÈRE

10 rue de la Chouette, Dijon França

 

14) MOUTARDERIE FALLOT – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Moutarderie Fallot

Moutarderie Fallot – O que fazer em Dijon França

 

Esse é o outro paraíso das mostardas de Dijon! Compramos muitas!

Dica: Vá diretamente até o fundo da loja e deguste os sabores gratuitamente para poder comprar os seus preferidos.

Depois, é só agarrar um cesto e ir pegando as desejadas nas prateleiras repletas e coloridas!

 

ALGUNS SABORES

Nós compramos muitas: ao vinho Pinot Noire; folhas de coentro e laranja confit; pimenta d’Espelette; yuzu (fruta cítrica parente da bergamota, que fica divina em sobremesas e pratos variados); cerveja da Borgonha e de Cassis de Dijon. A de Cassis é a mais barata e também é deliciosa!

 

ENDEREÇO MOUTARDERIE FALLOT

16 rue de la Chouette, Dijon França

 

15) HÔTEL DE VOGÜÉ – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Hôtel de Vogüé

Hôtel de Vogüé – O que fazer em Dijon França

 

Construído por volta de 1614 para Etiènne Bouhier, conselheiro da Suprema Corte de Justiça. Quando você está na calçada, não imagina o quão linda é a decoração do lado de dentro. Então, atravesse o pórtico e vire-se para ver a imagem da foto acima.

O admirável pórtico que dá acesso ao Pátio de Honra tem o estilo inspirado nos palácios renascentistas italianos. No século XVIII, foi alargado para dar entrada a carruagens, uma vez que os estábulos se encontravam ali.

Não deixe de entrar e descobrir alguma das exposições temporárias gratuitas ou simplesmente admirar as belíssimas lareira e decoração do teto. Nós tivemos a sorte de ver uma exposição de fotografias contemporâneas.

 

ENDEREÇO HÔTEL DE VOGÜÉ

8 rue de la Chouette, Dijon França

 

16) PRAÇA DOS DUQUES – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Praça dos Duques

Praça dos Duques – O que fazer em Dijon França

 

Essa pequena praça junto ao Palácio dos Duques, foi feita para Marguerite de Flandres, esposa de Filipe O Bom.

Esse é um excelente lugar, com suas grandes árvores e laguinho, para você se sentar à sombra em um dia quente, relaxar e avistar a Torre de Filipe o Bom. Ela data de 1450, é a parte mais antiga do palácio e com seus 46 metros de altura, comportava diversos andares que serviam de habitação. No século XVIII, ela acolheu atividades de observação astronômica.

É possível subir seus mais de 300 degraus e ter uma bela vista da cidade. Nós não subimos.

 

17) GRANDE TEATRO DA ÓPERA DE DIJON – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Le Grand Thêatre

Le Grand Théâtre – O que fazer em Dijon França

 

Sempre é uma ideia muito interessante unir à sua viagem um espetáculo diferente do que temos à disposição onde moramos.

No Grand Théâtre você pode assistir espetáculos de dança contemporânea ou ballet, orquestras de câmara e filarmônicas renomadas, óperas como Tosca e Turandot ou se preferir, shows de música pop.

Assim que souber as datas da sua viagem, confira a programação no site oficial.

 

ENDEREÇO DO GRANDE TEATRO DA ÓPERA DE DIJON

16 rue Rameau, Dijon França

 

18) IGREJA SAINT-MICHEL – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

A FACHADA DA IGREJA SAINT-MICHEL

Sem dúvida é muito imponente! Chama muita atenção, mesmo de muito longe.

No entanto, não deixe de chegar bem perto, se parar sob o pórtico e olhar para cima (foto abaixo). A riqueza de detalhes é incrível e você verá o oculos ou óculo (olho), que é uma abertura no telhado, semelhante a uma chaminé, feita para entrar luz. Esse tem um telhadinho para não entrar chuva.

Você sabia que o Pantheon de Roma tem um óculo gigante no telhado? A diferença, é que no Pantheon além do sol, entra chuva, pois não há nenhuma forma de telhado ou proteção.

Ficou curioso? Leia PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA EM 3 DIAS!

 

Detalhe da fachada da Igreja Saint-Michel

Detalhe da fachada da Igreja Saint-Michel – O que fazer em Dijon França

 

O INTERIOR DA IGREJA SAINT-MICHEL

Para nós, o destaque do interior da igreja Saint-Michel são as esculturas em madeira no alto das colunas.

Eles tiveram uma ideia incrível, que nunca tínhamos visto em uma igreja: Como essas esculturas que retratam passagens da Bíblia, como Jesus e a Samaritana ou a Arca de Noé, ficam muito no alto e os detalhes muito pequenos são difíceis de serem vistos, eles colocaram fotografias delas na altura dos olhos dos visitantes! Genial! Assim, víamos as esculturas, em altíssimo relevo, com as explicações do significado, além dos detalhes. Recomendamos!

 

19) MUSEU RUDE E O CASTRUM – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Museu Rude - O que fazer em Dijon França

A Partida dos Voluntários de 1792, por RUDE François – O que fazer em Dijon França

 

MUSEU RUDE

Não está reconhecendo essa monumental escultura? Ela é simplesmente um dos alto relevos do Arco do Triunfo em Paris! E por que ela está aí? Porque ela foi feita entre 1834 e 1836 pelo escultor chamado François Rude, que nasceu em Dijon em 1784 e morreu em Paris em 1855. É A Partida dos Voluntários de 1792, também chamada La Marseillaise. Ela é uma das obras do Museu Rude.

Para você entender, o Museu Rude é um museu de peças feitas a partir de moldagens de obras originais. No caso da majestosa obra acima, essa moldagem foi feita a pedido do Comitê de Monumentos Históricos em 1938, antevendo a Segunda Guerra, por medo que a obra original fosse danificada ou destruída. Em 1947, ela foi trazida para o então criado Museu Rude, que também acolheu outras obras de Rude, mais antigas, que estavam no Museu de Belas Artes.

 

IGREJA SAINT-ÈTIENNE

Tanto o Museu Rude como o castrum ficam na que um dia foi a igreja Saint-Ètienne.

No século V, após a cidade de Langres ser saqueada, o bispo decidiu se mudar para Dijon. Foi então que a igreja Saint-Ètienne se transformou na sede de uma rica abadia. Em 1792 ela deixou de ser uma igreja e passou a ser um mercado de trigo, porteriormente bolsa de comércio e então Câmara da Indústria e Comércio. Atualmente, ela abriga o que sobrou do castrum, o Museu Rude, os escritórios do Museu de Bela Artes e a Biblioteca Municipal do centro de Dijon.

 

Castrum - O que fazer em Dijon França

Castrum – O que fazer em Dijon França

 

O CASTRUM

Mas o que foi o castrum? Foi uma muralha de 10 metros de altura, 4,5 metros de espessura, com 4 portas, 33 torres e 1110 metros de extensão, edificada no século III d.C. por ordem do imperador romano Aurélio, com a finalidade de proteger o vilarejo de invasões bárbaras. As pedras vieram de prédios, tumbas, lápides.

 

A NOSSA EXPERIÊNCIA

Estávamos com nossos queridos amigos passeando por Dijon. Não sabíamos quase nada de Rude e então seu museu não era uma prioridade. Só que ao passarmos em frente à porta e vermos, já da calçada, aquela obra imensa, não tivemos dúvida e entramos literalmente correndo, pois o museu fecharia em poucos minutos. Tudo bem. Ele só tem a sala da foto acima com algumas esculturas, que são belíssimas e o castrum.

Tivemos que ver rapidamente, mas como ficamos com “gostinho de quero mais”, voltamos com a filha no mês seguinte, quando então curtimos tudo com calma. Vale a pena conhecer esse minúsculo museu!

 

ENTRADA MUSEU RUDE

Gratuita.

 

20) PRAÇA DA LIBERAÇÃO – O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA

 

Praça da Liberação com o Palácio dos Duques ao fundo

Praça da Liberação com o Palácio dos Duques ao fundo

 

Construída em 1689, em total harmonia com o palácio, a então chamada Place Royale, com seu hemicírculo de arcadas, tinha a função de emoldurar a estátua do rei Louis XIV, instalada em 1725, mas que foi fundida durante a Revolução Francesa.

Essa praça é o máximo e tem alto astral!

Em primeiro lugar, sua localização é privilegiada: Fica situada em frente ao Palácio dos Duques, junto à diversas atrações como a Ópera, as igrejas Saint-Michel e Saint-Ètienne com o Museu Rude e a entrada do Museu de Belas Artes.

Além disso, ela é repleta de restaurantes e mesas ao ar livre onde você pode fazer uma bela pausa, tomar um vinho, café ou cerveja e se estiver com crianças, deixá-las se refrescarem livremente nos chafarizes que brotam do chão.

 

21) PALÁCIO DE JUSTIÇA E CORTE DE APELAÇÃO

 

Palácio da Justiça e Corte de Apelação - O que fazer em Dijon França

Palácio da Justiça e Corte de Apelação – O que fazer em Dijon França

 

Sim! Eu sei! Essa é apenas uma porta! No entanto, não é uma porta qualquer. É riquíssima em detalhes. Vale a pena conferi-la de perto! Além do busto central, há uma profusão de flores, plantas e animais.

Ela pertence ao Palácio de Justiça, construído entre 1518 e 1580. Na verdade, ele servia como a última instância, que servia a justiça em nome do rei, funcionando então, como uma Corte de Apelação.

 

ENDEREÇO DO PALAIS DE JUSTICE

8 rue du Palais, Dijon França

 

22) LOJA DE PAIN D’ÉPICES MULOT E PETITJEAN

 

Loja de Pain d'Épices Mulot e Petitjean

Loja de Pain d’Épices Mulot e Petitjean – O que fazer em Dijon França

 

A loja da foto acima é a mais antiga e linda da fábrica de “pain d’épices” da empresa familiar fundada em 1796, Mulot e Petitjean. Fiel à tradição e experiência transmitidas de geração em geração, recebeu o selo “Empresa de Patrimônio Vivo”.

Caso você não saiba, o pain d’épice é um bolinho com especiarias, muito famoso na região.

 

ALGUNS SABORES

Mel puro; mel e laranja confite; mel e figo; mel, limão e gengibre; mel e caramelo salgado.

 

OUTROS PRODUTOS

Na Mulot e Petitjean, você também encontrará as nonnettes de Dijon, que são pain d’épices redondos, recheados com geleia. Também são descritos como muffins sem gordura.

 

ENDEREÇO MULOT E PETITJEAN

A loja histórica fica no número 13 Place Bossuet. É a que recomendamos que você conheça. No entanto, há outras pela cidade, inclusive na Praça Notre Dame.

Caminhe pela rue Danton até a Igreja Saint-Philibert.

 

23) IGREJA SAINT-PHILIBERT

 

Igreja Saint-Philibert - O que fazer em Dijon

Igreja Saint-Philibert – O que fazer em Dijon

 

Ahhhh! Você não a achou de uma rara beleza? Eu também não! No entanto, ao saber de sua história, passei a admirá-la! Ela é, simplesmente, do século XII!

Na Idade Média, ela era o centro paroquial de uma região de produtores de vinho, sendo que estes, representavam 1/4 da população de Dijon.

Seu papel cívico até a Revolução Francesa foi de extrema importância. Em frente à ela, o prefeito de Dijon era eleito. Nela, também eram organizadas as reuniões dos produtores de vinho. Inclusive era no parvis, o pátio em frente, onde a liberação para o início da colheita era proclamada e também onde eram recrutadas pessoas para trabalharem nos vinhedos.

 

24) CATEDRAL SAINT-BÉNIGNE

 

Catedral Sainte-Bénigne

Catedral Sainte-Bénigne – O que fazer em Dijon França

 

Qual o destaque dessa catedral? O seu grande órgão, construído entre 1740 e 1745, que substituiu os órgãos anteriores presentes na igreja desde o século XV. Ele foi construído por um fabricante de órgãos alemão que se instalou em Dijon na época.

De dimensões enormes, ele talvez tenha sido o maior órgão do século XVIII na França. Ele foi muito pouco modificado até o século XX, quando foi extensamente restaurando, entre 1953 e 1955, perdendo várias características originais ao ser modernizado.

Felizmente, entre 1987 e 1996 ele foi novamente restaurado. Dessa vez, para reconstitui-lo fielmente ao órgão construído pelo senhor Riepp, o fabricante alemão.

 

DICAS PRÁTICAS

 

25) ONDE E O QUE COMER EM DIJON FRANÇA

 

O que fazer em Dijon França

O que fazer em Dijon França

 

MINHA SUGESTÃO DE ONDE COMER

Durante o dia, em meio ao passeio, coma em qualquer dos muitos restaurantes espalhados pelo centro histórico da cidade. Opções não faltam. Escolha um bem charmoso, veja o cardápio e sente-se em uma mesa da calçada para curtir o dia e ver a vida passar!

À noite, no verão, a Praça Èmile Zola é um agito só! Ela é circundada por restaurantes variados e no centro, embaixo das árvores e sob guarda-sóis, famílias com crianças jantam descontraidamente, rindo e confraternizando. O astral é altíssimo!

 

Praça Émile Zola - O que fazer em Dijon França

Praça Émile Zola – O que fazer em Dijon França

 

Você curte street art? Não deixe de ver o grande retrato mural de Frida Khalo, na lateral de uma casa na esquina da rue Jouffroy com a Praça Èmile Zola. Ele foi feita pelo artista Arkane, de Avignon. Segundo ele, Frida está pensativa, esperando uma taça de vinho.

 

LES HALLES

Esse mercado é considerado um monumento. Foi construído em 1870 em ferro fundido e vidro. Há várias bancas de frutas, verduras, temperos, peixes, queijos, assim como flores. É uma ótima opção para comprar coisas para um café da manhã, lanche, piquenique ou fazer sua própria comida caso esteja hospedado em um lugar com cozinha.

Nos domingos de verão eles oferecem brunch, das 10 h 30 min às 14 h 30 min.

 

CITÉ INTERNATIONAL DE LA GASTRONOMIE ET DU VIN

Nós não amamos a Cidade Internacional da Gastronomia e do Vinho. Para dizer o mínimo. Fomos tanto à noite como de dia e estava vazia. Na verdade, a noite havia um único bar aberto, com música ao vivo, que no caso era punk rock. Não faz nosso estilo.

No local há cinema, loja e livraria sobre gastronomia, uma boulangerie (padaria), um café, um restaurante com comida típica da Borgonha e uma praça de alimentação.

 

COMIDAS E BEBIDAS TÍPICAS

O que é típico? São as famosas mostardas, tanto com sabores clássicos, como especiais. Não deixe de ir nas lojas da Maille e Fallot para degustá-las e comprar vários vidros para levar de volta para casa e lembrar da viagem ou dar de presente para amigos queridos.

Os pain d’épices da Mulot e Petitjean também são oferecidos em diversos sabores e tamanhos. Experimente!

E em matéria de bebida, a pedida é o licor de cassis. Tanto servido após um jantar, como usado no famoso coquetel Kir Royal. Uma delícia!

Já os pratos típicos da região são o boef bourguignon, uma espécie de cozido de carne de gado, adorado na França inteira e o coq au vin, (galo) com vinho. Adoramos os 2 e fazemos em casa com frequência. Não perca o post COMIDA TÍPICA DA FRANÇA – COQ AU VIN!

 

O Palácio dos Duques - O que fazer em Dijon França

O Palácio dos Duques da Borgonha – O que fazer em Dijon França

 

26) COMO IR E SE LOCOMOVER EM DIJON FRANÇA

 

Nós fomos de carro até Dijon, pois estávamos viajando por várias semanas pela França nas 2 vezes.

Você pode ir de trem. Há trens diretos, que levam cerca de 1 h 34 min e saem da Gare de Lyon em Paris. As passagens custam a partir de 10,00€, mas os valores podem chegar a 100,00€! Tudo depende da antecedência, do dia e horário escolhidos.

Em Dijon, você pode fazer tudo que está nesse post a pé, até porque boa parte do centro histórico é exclusivo para pedestres. O nosso carro ficou estacionado. Se você ficar cansado, pode pegar um tram (bonde). Detalhe: não há máquinas para comprar passagens nas paradas do tram. Você precisa baixar um aplicativo.

 

27) QUANTOS DIAS FICAR EM DIJON FRANÇA

 

Idealmente, para fazer tudo que está nesse post, inclusive o museu, você deve dormir uma noite em Dijon.

Caso você não tenha esse tempo, é possível fazer um bate e volta de Paris. Vale ressaltar que nesse caso, você terá que escolher apenas algumas das atrações para visitar e esse será um dia cansativo. Coloquei as atrações desse post em uma sequência lógica de visitação a partir da Gare SNCF.

 

O que fazer em Dijon França

O que fazer em Dijon França

 

28) COMECE SUA VIAGEM POR PARIS!

 

ONDE FICAR EM PARIS 2024: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS Indicações dos melhores bairros, hotéis e apartamentos, econômicos ou não, perto e/ou com vista da Torre Eiffel, Ibis e até onde não ficar em Paris!

BATE E VOLTA DE PARIS – 12 MELHORES 2024! Ideias de passeios perto de Paris, que você leva até 2 horas no deslocamento. Tudo bem explicado! Tem castelos, jardins, cidades lindas, lugares para beber champanhe e cerveja!

A DISNEYLAND PARIS VALE A PENA? DICAS 2024

COMO ECONOMIZAR EM PARIS 2024! PARIS MUITO BARATA tem super recomendações de onde comer, ficar, transporte, seguro, a lista com os dias gratuitos de diversas atrações e até um roteiro econômico.

Esse post funciona bem em conjunto com ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2024! COMPLETÍSSIMO! Nelehá explicações de cada atração, incluindo os destaques de cada museu.Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.

MUSEUS EM PARIS 2024: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS! Mostra 18 museus imperdíveis, específicos, “secretos”, gratuitos, lugares de exposição temporária e uma experiência artística que visitamos!

PALÁCIO DE VERSALHES FRANÇA: SUPER GUIA 2024!

NATAL EM PARIS 2023/2024 – SAIBA TUDO!

NOVIDADES DE PARIS NO INVERNO 2023/2024! Saiba tudo sobre os próximos meses em Paris! Inclusive com as fotos de Paris com muita neve, para você saber os melhores lugares onde vê-la! Espero que você tenha essa sorte!

 

Mural de Frida Khalo na Praça Èmile Zola - O que fazer em Dijon França

Mural de Frida Khalo na Praça Èmile Zola – O que fazer em Dijon França

 

29) DEPOIS DE DIJON

 

Com nossos amigos, depois de Dijon, fizemos, entre outros lugares sobre os quais ainda não escrevemos, o seguinte:

ALPES FRANCESES

ANNECY FRANÇA 2024 – A VENEZA DOS ALPES!

O QUE FAZER EM CHAMONIX FRANÇA 2024!

Bourg Saint-Maurice – Nós fomos com eles no verão, mas já estivemos no inverno – ESQUI NA FRANÇA 2023/2024 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS!

 

PROVENCE

GORGES DU VERDON 2024! MAIOR CANYON DA EUROPA!

CAMPOS DE LAVANDA FRANÇA 2024! GUIA COMPLETO!

O QUE FAZER EM LES-BAUX-DE-PROVENCE 2024!

1 DIA NA PROVENCE: ROUSSILLON E GORDES FRANÇA 2024!

PONT DU GARD FRANÇA 2024!

 

Com a Luiza, nos encontramos na Provence, fomos para o litoral Mediterrâneo passar quase 3 semanas, depois Aix-les-Bains por alguns dias, Dijon e então voltamos para nosso apartamento no norte da França, na região metropolitana de Lille. O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA 2024!

 

Cité du Vin - O que fazer em Dijon França

Cité du Vin – O que fazer em Dijon França

 

Esperamos que você tenha gostado bastante de saber o que fazer em Dijon França! Então compartilhe!

Abraços e até breve!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.