O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA 2024!

Atualizado em . .
Vista da Pont Saint-Martin

Pont Saint-Martin – O que fazer em Estrasburgo França

 

Veja aqui um super guia com as atrações dessa cidade linda, vibrante, com arquitetura francesa e alemã, muitos restaurantes típicos alsacianos e bares frequentados pelos universitários!

Caminhe às margens dos 5 braços do rio Ill, tome uma cerveja ou vinho curtindo o ambiente único, alugue um barquinho, ande de trenzinho ou faça compras!

Aqui damos todas as dicas de o que fazer em Estrasburgo França, baseadas nas nossas idas a essa magnífica cidade.

Agradecemos à nossa querida amiga Amanda, gaúcha, mas há 4 anos moradora desse lugar incrível, que nos deu muitas dicas, contou fatos curiosos e nos guiou pela cidade!

 

DEPOIS DE 13 VINDAS PARA CÁ, ESTAMOS TODOS MORANDO NA FRANÇA! ACABAMOS DE PASSAR MESES VIAJANDO MUITO. TEMOS MUITAS DICAS PARA VOCÊ! NOS ACOMPANHE!

 

SE VOCÊ QUISER AJUDA PARA MONTAR O SEU ROTEIRO, ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

 

Catedral

Catedral – O que fazer em Estrasburgo França

 

ATRAÇÕES DE ESTRASBURGO POR REGIÃO

 

Para facilitar a sua vida, separamos as atrações em áreas distintas:

a) Grand-Île:

a.1) Catedral e arredores;

a.2)Petite France;

b) Neustadt;

c) Instituições Europeias.

 

1) GRANDE-ÎLE DE STRASBOURG

 

A chamada La Grande-Île, ou a Grande Ilha, corresponde ao centro histórico da cidade de Estrasburgo. É a parte mais central, circundada pelo rio Ill ao sul e por um de seus braços, o Canal des Faux Remparts, ao norte. Essa área engloba os bairros históricos da Petite France, passando pela Catedral e indo até a Place Broglie. Foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988.

 

2) CATEDRAL DE ESTRASBURGO E ARREDORES

 

Pelas ruelas estreitas e calorosas, você encontrará uma quantidade enorme de restaurantes, os winstubs, que servem as especialidades alsacianas. Isso sem falar nas mais variadas lojas. Certamente é nessa região que você encontrará lembranças para toda a família e amigos!

 

3) CATEDRAL – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Maison Kammerzell e Catedral

Maison Kammerzell e Catedral – O que fazer em Estrasburgo França

 

Sem dúvida nenhuma, essa é a atração turística nº 1 de Estrasburgo! Posso dizer que a primeira vez que a vi, era noite, dobrei a esquina e me deparei com a imagem da segunda foto do post! Foi emocionante!

Essa magnífica obra de arte gótica é realmente antiga e levou muito tempo para ser construída. Acho que tanto tempo, que até o Office de Tourisme não sabe ao certo 🙂 . Em um de seus guias ele diz que ela levou 4 séculos para ser construída: de 1015 a 1439! Já no mapa comprado no mesmo lugar, está escrito que a primeira pedra foi posta em 1277. Tudo bem…

Com seus 142 metros de altura, foi o prédio mais alto dos cristãos até o século XIX!

 

O EXTERIOR

Olhe de longe e aprecie a única torre da catedral, vendo seus contornos contra o azul do céu!

Chegue mais perto e então admire-se com a quantidade gigantesca de esculturas e todo o trabalho que dá aparência de renda à fachada.

Se você estiver em forma e com muita disposição, pode subir os 330 degraus até a plataforma, para ter uma bela vista da cidade. Nós não fomos.

 

Detalhe da rosácea da Catedral

Detalhe da rosácea da Catedral – O que fazer em Estrasburgo França

 

A rosácea (foto acima) é um dos destaques. É ornada por 32 espigas de trigo, símbolo da riqueza da cidade na Idade Média. A sua dimensão, 13,90 metros de diâmetro, e sua riqueza, são melhor vistos durante o dia do interior da catedral.

Outro destaque é a Galeria dos Apóstolos, com as 12 estátuas alinhadas, acima da rosácea.

Não deixe de contornar a catedral para vê-la de todos os ângulos.

Um lugar que proporciona fotos belíssimas é a ruela lateral da Maison Kammerzell. Você verá muitas pessoas paradas tirando fotos do mesmo ângulo, que proporciona a imagem da catedral e da fachada lateral da Maison Kammerzell juntas (segunda foto acima).

Além disso, os 3 portais também são lindos: O central representa a Paixão de Cristo, a vitória da virtude sobre os vícios está no Portal Norte (à esquerda) e as Virgens no Portal Sul (à direita).

 

O INTERIOR

 

O relógio astronômico da catedral

O relógio astronômico da catedral – O que fazer em Estrasburgo França

 

O RELÓGIO ASTRONÔMICO

A atração mais famosa do interior da Catedral de Estrasburgo é o Relógio Astronômico, que fica à direita do coro. Parte dele é do século XVI. O relógio foi renovado de 1838 a 1842. E o que é incrível? Tudo funciona!

Você pode vê-lo gratuitamente durante o dia. No entanto, às 12 h 30 min, quando todos os mecanismos entram em ação e há um desfile de apóstolos, é necessário pagar para entrar na catedral e vê-lo em funcionamento.

 

O PILAR DOS ANJOS

Ao lado do Relógio Astronômico, essa coluna foi considerada uma obra de arte incrível para a sua época, devido à sua verticalidade. Tem 12 esculturas, entre elas a de Cristo no seu topo.

À esquerda do relógio há a estátua de um homem apoiado em uma balaustrada. A lenda conta que ele está perplexo quanto à capacidade do pilar de apoiar a estrutura do teto. Ele está lá, esperando ver tudo desmoronar!

 

O GRANDE ÓRGÃO

Situado na nave da catedral, ele se destaca pelos seus ornamentos em “ninho de andorinha”. Seus 3 mecanismos datam do século XIV e ainda funcionam!

 

OS VITRAIS

O conjunto de vitrais dos séculos XIII e XIV é excepcional! Os mais antigos são os do lado norte, que mostram os príncipes e imperadores do Santo Império Romano Germânico.

 

4) LA MAISON KAMMERZELL – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

La Maison Kammerzell

La Maison Kammerzell – O que fazer em Estrasburgo França

 

Situada a poucos passos da catedral, a Maison Kammerzell é a casa mais famosa de Estrasburgo! Admire seu telhado muito inclinado, suas vigas esculpidas com temas profanos, suas vidraças de “fundo de garrafa” e o andar térreo em pedra. Uma obra de arte em estilo Renascentista!

Antigamente uma casa de mercadores, hoje abriga um reputado restaurante. Não jantamos lá, mas sabemos que seus ambientes internos tem decoração de outros tempos e que é admirável: lambris, afrescos e tetos abobadados.

 

OFFICE DE TOURISME

Logo ao lado da Maison Kammerzell fica, o Office de Tourisme, escritório de turismo, onde você encontrará mapas e propagandas de passeios na cidade e na região. Sempre é útil para ajudá-lo no seu passeio em Estrasburgo França.

 

5) PLACE GUTENBERG – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Place Gutenberg

Place Gutenberg – O que fazer em Estrasburgo França

 

Aqui já foi o centro político e social de Estrasburgo França.

O edifício da foto acima, do século XVI, antigamente sede da Prefeitura, abriga atualmente a Câmara de Comércio e Indústria. Além da rigorosa simetria, ele foi o primeiro prédio de Estrasburgo a ser construído em pedra talhada (com exceção à catedral). Uma escolha super audaciosa para a época, quando os prédios eram feitos no estilo colombage (enxaimel).

A estátua em bronze é de Gutenberg, que morou na cidade entre 1434 e 1444, quando trabalhou no desenvolvimento da sua grande invenção: uma impressora com letras móveis!

A praça foi nomeada em sua homenagem em 1840, na comemoração de 400 anos da residência de Gutenberg na cidade.

 

6) PLACE KLÉBER – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Place Kléber

Place Kléber – O que fazer em Estrasburgo França

 

Aqui é o centro da cidade por excelência, muito frequentado pelos habitantes.

É nessa praça que é erguido o grande pinheiro de Natal de Estrasburgo e onde ocorre a maior feira de Natal da cidade. Se você vier em dezembro, não pode perder esse lugar!

O prédio da foto acima é chamado Aubette e foi um prédio militar no século XVIII. Atualmente é comercial.

Outro destaque é o prédio de número 33, um belo representante da Art Nouveau do final do século XIX e início do século XX.

 

7) PALÁCIO ROHAN – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Palais Rohan

Palais Rohan – O que fazer em Estrasburgo França

 

O Palais Rohan foi construído, entre 1732 e 1742, no estilo das mansões parisienses, para o Cardeal Príncipe Bispo Armand-Gaston de Rohan-Soubise, filho ilegítimo do Rei Luís XIV. No início do século XIX, o Palais Rohan se tornou residência de Napoleão, de quem os Alsacianos gostavam muito.

No Palais Rohan, você pode visitar os Grandes Apartamentos, que seguem a mesma disposição dos de Versalhes, o Museu de Artes Decorativas, o Museu de Belas Artes e o Museu Arqueológico.

 

8) PLACE DES TRIPIERS OU PLACE DU TONNEAU – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Place du Tonneau

Place du Tonneau – O que fazer em Estrasburgo França

 

Essa praça é uma graça! Ela é conhecida como Place du Tonneau, pois é o lugar de um barril de madeira gigante, para 6.770 litros de vinho! O barril atual é do ano 2018 e está lá graças à união das empresas vinícolas da Alsácia e da associação do bairro. O antigo tinha se desmanchado por estar exposto às intempéries. Embora esteja vazio, ele foi utilizado por 50 anos!

A rue Tonneliers, que une a Place du Tonneau à Place Gutenberg é uma das mais antigas de Estrasburgo França, datando do ano 1270. Também foi uma das primeiras a se tornar uma rua exclusiva para pedestres. Por ela subiam os barris vindos da duana à beira do rio.

 

9) PLACE D’AUSTERLITZ – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Place d'Austerlitz

Place d’Austerlitz – O que fazer em Estrasburgo França

 

Essa região é o lugar do agito, com muitos bares! À noite, fica super movimentada até bem tarde.

Se você tiver tempo, atravesse o rio Ill e caminhe por algumas quadras para conhecer lugares bastante frequentados pelos universitários de Estrasburgo França e também onde muitos moram.

Nós curtimos a maquete em bronze da Place d’Austerlitz (foto acima). Adoramos encontrar os lugares que já tínhamos conhecido.

A praça também é o lugar das estações dos ônibus BLABLABUS e Flixbus, que tem passagens muito mais baratas do que as de trem e avião. São muito utilizadas por quem quer economizar.

 

10) LA CAVE HISTORIQUE DES HOSPICES DE STRASBOURG

 

Por mais de 600 anos, vinho foi elaborado na cave histórica do Hospital de Estrasburgo.

Em 1235, quando criada, os religiosos que administravam o hospital ofereciam abrigo e comida para os peregrinos, mais do que cuidados de saúde propriamente ditos.

Muitas pessoas com condições financeiras, querendo salvar suas almas, doavam terras e dinheiro em espécie para os religiosos. Com isso, os administradores acabaram tendo direitos sobre atividades diversas, especialmente as vinícolas, grande atividade da Alsácia. O lucro era utilizado, entre outras coisas, para manter o hospital.

Foi em decorrência dessas atividades que a cave se tornou, à época, lugar de estocagem de vinhos, grãos e outros produtos perecíveis.

O avanço da medicina, menos vinho sendo dado para os pacientes 😯 e a concorrência do mercado hospitalar fizeram com que a cave parasse de funcionar em 1994.

Em 1995, a união de enólogos renomados colocou novamente a cave em funcionamento, produzindo e engarrafando vinhos Gewurztraminer e Pinot Blanc no local.

 

VISITA

A Luiza a visitou em plena pandemia de Covid. Ela podia ficar aberta, pois vendia produtos alimentícios!

Eu fui recentemente. Não há muito para ver. Só recomendo que você vá até lá se quiser comprar um delicioso vinho da região.

Áudio-guia de 30 minutos em: francês, inglês, alemão, italiano, espanhol, japonês, húngaro, russo e alsaciano.

 

INGRESSOS 2024:

3,00 €.

 

HORÁRIOS 2024:

-De segundas a sextas: Das 8 h 30 min às 12:00 h e das 13 h 30 min às 17 h 30 min;

-Sábados: Das 9:00 h às 12 h 30 min;

-Domingos e feriados: fechada.

 

11) PLACE DE L’HOMME DE FER

 

Basicamente, essa é uma praça moderna, entrecruzada por várias linhas de Tram. Ela fica no caminho entre a Petite France e a área da Catedral. Foi a parada de tram que utilizamos para conhecer a Grande-Île. Fora isso, na minha opinião, não tem nenhum outro interesse.

 

12) LA PETITE FRANCE

 

La Petite France

La Petite France – O que fazer em Estrasburgo França

 

Esse é o bairro mais famoso de Estrasburgo França. Suas casas e comércio em estilo enxaimel, banhados pelos 5 braços do rio Ill , formam um conjunto arquitetônico único. Hoje em dia, é um dos lugares mais visitados da cidade e que dá a ela sua reputação.

Um pouco de história? No século XV, devido aos desníveis de 1,80 m do rio Ill, foram construídos moinhos e eclusas. Com isso vieram os curtidores de couro, seguidos por mercadores que, entre outros produtos, traziam tonéis de vinho da Alsácia. Nos depósitos junto à água, eram armazenados madeira, areia e carvão.

Os fortes odores do bairro, as atividades barulhentas e a população muito pobre que ali habitava, deixavam o mesmo não atrativo para o restante dos habitantes de Estrasburgo. Com a Revolução Industrial e as mudanças econômicas, o bairro ficou praticamente abandonado. Só a partir da segunda metade do século XX, com o turismo, a Petite France foi valorizada e todo seu charme posto em evidência.

 

13) MAISON DES TANNEURS – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Maison des Tanneurs

Maison des Tanneurs – O que fazer em Estrasburgo França

 

A “Casa dos Curtidores de Couro” fica na Place Benjamin-Zix. Elas são o coração da Petite France. Essa praça é o lugar mais agitado que vimos no bairro. O restaurante, com muitas mesas na rua, sob as árvores, estava lotado quando fomos. Em uma lateral, um excelente músico tocava enquanto muitos paravam para assisti-lo. E às margens da água, muitos turistas tiravam fotos para todos os lados!

A rue du Bain-aux-Plantes (foto acima) e rue des Moulins são os destaques.

 

14) PONT DU FAISAN – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

A poucos passos dali, cruzando um dos braços do rio Ill, fica a pequena Pont du Faisan, que gira para deixar passar alternadamente pedestres e barcos de passeio.

 

15) QUAI DE LA BRUCHE – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Quai de la Bruche vista da Place Louise Weiss

Quai de la Bruche vista da Place Louise Weiss – O que fazer em Estrasburgo França

 

Outro lugar super animado é a Quai de la Bruche. A foto acima foi tirada da Place Louise Weiss, bem pertinho das Ponts Couverts. O bar da foto tinha música ao vivo e todos os barcos que passavam faziam a maior festa para as pessoas que estavam por ali. Curtimos o astral. Adoraria ter me sentado e tomado uma cerveja, mas não havia mesa disponível.

A poucos passos dali, fica uma casa (foto abaixo) que está sempre em postagens do Instagram, por ficar em um terreno super estreito, rodeado de água.

 

Estrasburgo França

O que fazer em Estrasburgo França

 

16) PONTS COUVERTS – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Esse é um lugar muito fácil de achar. Olhe para cima e procure pelas 3 torres de guarda, feitas de pedra, quadradas e enormes. São os únicos traços que restaram da muralha que circundava a cidade na Idade Média.

Embora o nome diga que elas são cobertas, não são mais. Um dia foram feitas de madeira e cobertas com telhas. Agora são de pedra e sem telhado.

Delas, olhando para a Petite France, você vê os braços do rio Ill como os dedos de uma mão. É dali também que se pode ver o lugar de alugueis de barco sem habilitação náutica que eu falo no final.

Ficando de costas para a Petite France e a catedral, você vê a barragem Vauban, que passa sobre o encontro dos braços do rio Ill formando uma bacia, como se fosse a palma de uma mão.

Para que você entenda, a foto abaixo foi tirada do terraço da Barragem Vauban e mostra as Ponts Couverts, as águas do rio Ill, a Petite France e bem ao fundo, à direita, a silhueta da Catedral de Estrasburgo.

 

Ponts Couverts - Estrasburgo França

Ponts Couverts – O que fazer em Estrasburgo França

 

17) BARRAGE VAUBAN – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Barrage Vauban - O que fazer em Estrasburgo França

Barrage Vauban – O que fazer em Estrasburgo França

 

A foto acima é da Barragem Vauban vista das Ponts Couverts. Essa barragem foi construída na época do Rei Louis XIV pelo seu arquiteto militar mais importante, chamado Vauban. A barragem tem 13 arcos, que podiam ser fechados ou abertos, nesse caso para inundar as terras ao sul e “afogar” algum inimigo que estivesse se aproximando.

 

DICA DE ESTRASBURGO FRANÇA: VÁ AO TERRAÇO DA BARRAGEM VAUBAN PARA TER UMA DAS MAIS BELAS VISTAS DA CIDADE!

 

O que fizemos foi, ao chegar na barragem, subir a pequena escada que leva ao nível superior, caminhar em toda sua extensão e no final, descer as escadas e voltar pelo andar de baixo, vendo os detalhes da estrutura.

 

18) PONT SAINT-MARTIN – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Pont Saint-Martin - Estrasburgo França

Pont Saint-Martin – Estrasburgo França

 

Tudo é lindo e interessante por ali! As fachadas coloridas, o caminho para pedestres junto à água que é bastante agitada nessa área, fazem da Pont Saint Martin um lugar imperdível!

Quando vimos a eclusa se abrindo e deixando os barcos de passeio passarem, não resistimos e fomos ver tudo bem de pertinho!

 

19) ÉCLUSE A DE LA PETITE FRANCE – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Écluse A de la Petite France - Estrasburgo França

Écluse A de la Petite France – Estrasburgo França

 

Nós sempre adoramos ver eclusas em funcionamento quando as encontramos. Essa de Estrasburgo é pequena e charmosa, para pequenos barcos de passeio. Interessante que ao entrar em uma, o skipper do barco o prende na lateral, para que com a movimentação da água ele não fique batendo descontroladamente.

 

20) NEUSTADT, O BAIRRO IMPERIAL ALEMÃO

 

Esse bairro, com seus imensos palácios, foi construído pelos alemães quando da anexação da Alsácia em 1871. Estrasburgo se tornava então, uma vitrine do Império alemão. Em menos de 50 anos, a cidade triplicou de tamanho.

Essa nova cidade (Neustadt), foi um modelo urbanístico e arquitetural.

Muito bem preservado, o bairro é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2017.

 

21) PLACE DE LA RÉPUBLIQUE – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Place de la République com o Palais du Rhin - O que fazer em Estrasburgo França

Place de la République com o Palais du Rhin – O que fazer em Estrasburgo França

 

No centro da praça se encontra o Monumento aos Mortos. Comovente, ele mostra uma mãe chorando, tendo em seus braços seus 2 filhos mortos, um tendo combatido em uniforme alemão e o outro em uniforme francês. Uma homenagem aos alsacianos, que tendo sua região disputada pelos 2 países, tiveram que conviver com essa alternância de poder.

Ao redor da praça se encontram belíssimos e grandiosos prédios públicos, como o Palais du Rhin, a Biblioteca Nacional Universitária e o Teatro Nacional.

É da praça que também partem várias avenidas, dentre elas, a da Liberté, que leva ao Palácio Universitário e merece ser percorrida à pé.

 

22) BIBLIOTECA NATIONAL UNIVERSITÁRIA – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Biblioteca Nacional Universitária - O que fazer em Estrasburgo França

Escada da Biblioteca Nacional Universitária – O que fazer em Estrasburgo França

 

Nós não tínhamos lido nada sobre ela, mas quando vimos o prédio lindíssimo, ficamos curiosos para saber como ele seria por dentro. Entramos e nos apresentamos na recepção. O acesso é restrito. Como turistas, foi possível observar a magnífica escada em espiral (foto acima), suspensa por cabos de aço, que foi adicionada na grande reforma feita no prédio entre 2010 e 2014. Você também pode utilizar o seu banheiro.

A Amanda nos contou que durante a reforma, o centro do prédio teve que ser demolido para fazer lugar para a grandiosa escada. Assim, eles tiveram que, primeiramente, retirar a imensa cúpula de vidro que ficaria sem sustentação, até que uma nova estrutura de suporte fosse construída.

Essa biblioteca foi feita pelos alemães e se encontra no prédio atual desde 1895. Em 1918 ela já era a terceira maior biblioteca do Império Alemão, com mais de 1 milhão de livros! Com o tempo, ela continuou crescendo e passou a servir as universidades de Estrasburgo.

Atualmente, a BNU, como é conhecida, conta com mais de 3 milhões de documentos organizados em 55 km de prateleiras! É a segunda maior biblioteca francesa!

 

Biblioteca Nacional Universitária - O que fazer em Estrasburgo França

Biblioteca Nacional Universitária – O que fazer em Estrasburgo França

 

23) TEATRO NATIONAL – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Outro dos grandes prédios da Place de la République, imponente e perfeitamente simétrico, é o do Teatro National de Estrasburgo, único teatro nacional da região, que além de salas de espetáculo tem um grupo de atores residentes e uma Escola Superior de Arte Dramática.

Na foto acima, além do Teatro, há o Tram, meio de locomoção limpo, barato e prático. O meio mais fácil de se deslocar em Estrasburgo França, além é claro de seus próprios pés!

 

24) PALAIS DU RHIN – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Palais du Rhin - O que fazer em Estrasburgo França

Palais du Rhin – O que fazer em Estrasburgo França

 

Primeiro edifício a ser construído junto à Place de la République, é o mais imponente. Destinado a receber o imperador alemão em suas raras e breves estadias, ele é decorado com símbolos de poder, como águias, capacetes de guerreiros, brasões de cidades alemãs e símbolos das riquezas da Alsácia e Lorraine.

Desde 1920, sedia a Comissão Central Pela Navegação do Rio Reno, a mais antiga associação internacional ainda em atividade no mundo, assim como a Direção Regional de Assuntos Culturais.

Esse palácio é lindíssimo, tanto visto de dia como de noite!

 

25) RUE SELENNICK – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Rue Selennick - O que fazer em Estrasburgo França

Rue Selennick – O que fazer em Estrasburgo França

 

Decidimos caminhar um pouco por essa rua, pois sabíamos que ela tinha belos exemplos de arquitetura Art Nouveau, como o da foto acima.

 

26) MAISON EGYPTIENNE – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Situada no número 10 Rue du Général Rapp, essa casa é uma incrível demonstração de ecletismo arquitetural! Construída em 1904, é um mix de Art Nouveau com Orientalismo! Se você ama arquitetura e belas fachadas, não deixe de vê-la!

 

Maison Egyptienne - O que fazer em Estrasburgo França

Maison Egyptienne – O que fazer em Estrasburgo França

 

Observe cada detalhe: os 2 personagens egípcios, papiros, flor de lótus, pássaros e motivos geométricos. E nas sacadas, para mim o impensável: morcegos de asas abertas! Até que eles são bem bonitinhos 😀 !

O autor dessa obra é um arquiteto alsaciano autoditada, amante do insólito!

 

27) AVENUE DE LA LIBERTÉ – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Avenue de la Liberté - O que fazer em Estrasburgo França

Avenue de la Liberté – O que fazer em Estrasburgo França

 

Vale a pena caminhar pelos 700 metros da Avenue Liberté que ligam a Place de la République ao Palais Universitaire. As fachadas dos prédios são lindas, você atravessa o Rio Ill, vê a Igreja Saint-Paul e ainda admira a fachada do Palais Universitaire de longe.

 

28) PALAIS UNIVERSITAIRE – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Palais Universitaire - O que fazer em Estrasburgo França

Palais Universitaire – O que fazer em Estrasburgo França

 

Não deixe de entrar no Palais Universitaire. É livre. Não há nenhum tipo de controle. Você simplesmente entra, passa um hall com um lindo chão de mosaico e se depara com esse imenso salão de 2 andares de arcadas! Lindo! A luz natural é filtrada pelo teto de vidro!

Depois, é só subir a escadaria que leva ao andar superior. De lá, você poderá ver bem de perto os detalhes decorativos.

Desde o início, esse palácio teve a função de centro universitário, recebendo ainda hoje os estudantes de história, arqueologia e história da arte.

 

Palais Universitaire - O que fazer em Estrasburgo França

Palais Universitaire – O que fazer em Estrasburgo França

 

29) ALLÉE DE LA ROBERTSAU – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Prédio residencial na Allée de la Robertsau - O que fazer em Estrasburgo França

Prédio residencial na Allée de la Robertsau – O que fazer em Estrasburgo França

 

Belíssima caminhada ligando o Palais Universitaire e o Parc de l’Orangerie. Passamos por inúmeras embaixadas, entre elas a da Rússia, que por motivos óbvios, estava com a calçada totalmente bloqueada para pedestres…

Há inúmeros prédios lindíssimos, como o castelinho do Banque Populaire ou o prédio residencial da foto acima, com sua fachada Art Nouveau, lindo mosaico com motivo de plantas e trabalho em ferro das sacadas. Uma obra de arte.

 

Maison Schutzenberger - O que fazer em Estrasbourgo França

Maison Schutzenberger – O que fazer em Estrasbourgo França

 

Já o Office de Tourisme destaca, como um dos mais belos exemplos de Art Nouveau, a Maison Schutzenberger (foto acima). Essa é uma casa burguesa, construída em 1899 para um rico industrial. Feita de pedras brancas, com trabalho em ferro nas sacadas, o destaque são belíssimos bouquets de flores em relevo.

 

30) PARC DE L’ORANGERIE – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Parc de l'Orangerie - O que fazer em Estrasburgo França

Parc de l’Orangerie – O que fazer em Estrasburgo França

 

Esse é o lugar de passeio favorito de quem mora em Estrasburgo! Há vários lugares distintos para o lazer!

Depois de muito caminhar pela cidade, é uma ótima opção para uma pausa de descanso! Há vários lugares lindos. Você pode estender uma canga e fazer um piquenique, se sentar em um banco e ver as pessoas curtindo, almoçar no restaurante, tomar um sorvete, curtir o lago com seus cisnes e apreciar os belos canteiros.

O que nós mais amamos? As cegonhas! Muitas cegonhas! Olhávamos o tempo todo para o alto das árvores! Os ninhos são gigantes! O parque estava cheio de bebês cegonhas ainda nos ninhos e pais voando para cá e para lá no esforço de alimentá-los! Um show!

Já as tínhamos visto quando fizemos a Rota do Vinho da Alsácia, especialmente em Ribeauvillé. No entanto, nunca tantas uma ao lado da outra. Se você der um zoom na foto abaixo verá alguns ninhos ocupados no alto das árvores podadas!

 

Parc de l'Orangerie - O que fazer em Estrasburgo França

Parc de l’Orangerie – O que fazer em Estrasburgo França

 

31) INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

 

Nós caminhamos do Palais Universitaire até o Parc de L’Orangerie, que fica junto do Palais de L’Europe, do Ágora e do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Outra opção é pegar um Tram e descer na parada do Parlamento, contorná-lo e então ver o resto das Instituições Europeias.

 

32) LE PALAIS DE L’EUROPE – CONSELHO DA EUROPA – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Conselho da Europa - O que fazer em Estrasburgo França

Conselho da Europa – O que fazer em Estrasburgo França

 

O Conselho da Europa é a maior organização de direitos do homem do continente Europeu e o Palais de l’Europe é a sua sede e o mais antigo dos grandes prédios das instituições europeias. Ele tem, em seus 64.000m2, 1000 escritórios, 17 salas de reunião e um auditório para 600 pessoas.

Todos os 46 Estados membros do Conselho da Europa assinaram a Convenção de Direitos do Homem, um tratado que visa proteger os Direitos do Homem, a democracia e o Estado de Direito. Eles também buscam soluções comuns para os problemas sociais, como terrorismo, corrupção, crime organizado e discriminação.

 

32) L’AGORA – CONSELHO DA EUROPA – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

L'Agora - O que fazer em Estrasburgo França

L’Agora – O que fazer em Estrasburgo França

 

Em 2008, o prédio L’Agora foi construído e recebeu o prêmio MIPIM de melhor prédio de escritórios, por aliar modernidade, eficiência energética e respeito ao meio ambiente.

É a sede mais nova do Conselho da Europa e é onde nossa amiga Amanda trabalha. Que orgulho!

 

O que fazer em Estrasburgo França

Amanda e eu em Estrasburgo França

 

33) TRIBUNAL EUROPEU DE DIREITOS HUMANOS – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Tribunal Europeu de Direitos Humanos - O que fazer em Estrasburgo França

Tribunal Europeu de Direitos Humanos – O que fazer em Estrasburgo França

 

O prédio, criado pelo mesmo arquiteto britânico que fez o Centre George Pompidou em Paris, foi inaugurado em 1995 e apresenta uma arquitetura audaciosa. Os 2 grandes cilindros metálicos representam a balança da justiça. A fachada em vidro da entrada principal simboliza uma justiça transparente. 

Incrível pensar que ele tem a jurisdição sobre 800 milhões de europeus!

Curiosidade: No jardim, há um pedaço do Muro de Berlim.

 

34) PARLAMENTO EUROPEU – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Parlamento Europeu - O que fazer em Estrasburgo França

Parlamento Europeu – O que fazer em Estrasburgo França

 

Sem dúvida nenhuma, esse é um prédio impressionante! Sua construção terminou em 1999. A estrutura de metal e vidro tem 220.000 m2, com 1133 escritórios, 18 salas de comissão frequentadas pelos deputados europeus eleitos e um auditório para mais de 800 pessoas.

 

35) ATIVIDADES EXTRAS

 

Isso é o que não falta na cidade. Você pode andar de trenzinho, barco ou fazer excelentes compras!

 

36) LE PETIT TRAIN – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Le Petit Train - O que fazer em Estrasburgo França

Le Petit Train – O que fazer em Estrasburgo França

 

Esse trem elétrico super simpático pode ser bem interessante se você tem pouquíssimo tempo, está com idosos, crianças pequenas ou pessoas com dificuldade de locomoção.

Ele circula diariamente, do meio de março ao meio de novembro.

 

CIRCUITO 1: PETITE FRANCE

Tem duração de 35 a 40 minutos, sai à cada 30 minutos, sendo o local de partida em frente ao Office de Tourisme, na Place de la Cathédrale.

 

CIRCUITO 2: DE LA GRANDE-ÎLE À LA NEUSTADT

Tem duração de cerca de 45 minutos e parte à cada 30 minutos da Place du Château, ao lado da Catedral.

 

COMENTÁRIOS

Em português, inglês, francês, holandês, italiano, alemão, espanhol, polonês, dinamarquês, entre outros.

 

INGRESSOS

Os ingressos são cobrados no ponto de partida.

 

PREÇOS:

-Adultos: 8,00 €;

-Crianças (6 a 14): 6,00 €.

 

37) ALUGUEL DE BARCO – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

O local de aluguel de barco é chamado Marin d’Eau Douce, na Quai du Woerthel. Esse tipo de aluguel é chamado sans permis, pois você só precisa apresentar seu passaporte e carteira de motorista. Não precisa da habilitação específica para barcos.

Se você está nas Pontes Cobertas, fica do outro lado do Restaurante Marco Polo (foto abaixo).

 

Restaurante Marco Polo - O que fazer em Estrasburgo França

Restaurante Marco Polo – O que fazer em Estrasburgo França

 

PREÇOS DO BARCO ACE (PARA ATÉ 5 PESSOAS):

-1 hora: 45,00 €;

-2 horas: 80,00 €;

-3 horas: 110,00 €.

 

38) COMPRAS

 

Aqui dou ideias de lojas que adoramos, por motivos diversos. Somos clientes frequentes de todas elas e em Estrasburgo elas ficam uma ao lado da outra, a poucos passos da catedral!

 

39) PYLONES – O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Loja Pylones - O que fazer em Estrasburgo França

Loja Pylones – O que fazer em Estrasburgo França

 

Essa é uma marca que curtimos há muitos anos. Sempre que viajávamos comprávamos alguma coisa e agora que moramos na França, vamos a uma loja Pylones em Lille. Tudo é muito colorido, divertido e útil!

A toalha de praia que vem em uma sacolinha é muito prática. Acabei de comprar a com estampa de papoulas vermelhas. Para quem não sabe, é muito comum ver nos campos da França, assim como à beira de estradas, áreas lindas, silvestres, com muitas papoulas!

Minha amiga Denise, comprou quando passamos na loja da Pylones em Dijon, uma mochila pequena e leve, que já saiu usando nas 3 semanas em que viajou pela França conosco. Fez sucesso nas fotos que postou!

IDEIA ECOLÓGICA, ECONÔMICA E CHARMOSA: Compre uma garrafa metálica super linda e colorida para ter sempre água com você! A água na França é potável. Não há necessidade de comprar garrafinhas plásticas. Você pode encher a sua garrafa reutilizável em qualquer torneira! Nós raramente compramos água!

ENDEREÇO: 15 rue des Hallebardes, Estrasburgo França. Se você tirar aquela foto que falei da Maison Kammerzell e da catedral juntas, às suas costas estará a loja Pylones.

 

40) NATURE ET DÉCOUVERTES

 

Outra loja que adoramos há anos! É para quem ama fazer atividades junto à natureza e ter uma casa aconchegante! As mochilas e cestas de piquenique são o máximo! E os óleos essenciais e aromatizadores de ambiente também! Já compramos de tudo lá, inclusive livros/guias, que nos deram muitas ideias para as nossas viagens.

Se não conhece, não deixe de dar uma espiada! Se já conhece, mate a saudade! Sempre tem novidades!

ENDEREÇO: 19 rue des Hallebardes, Estrasburgo França.

 

42) CHOCOLATES LINDT

 

Acho que essa dispensa apresentação! Amamos! E para nossa sorte, há uma loja no outlet ao lado do nosso apartamento aqui na França.

Experimente os bombons recheados sabor champanhe, morango, framboesa (é uma versão limitada), maracujá e stracciatela! E não esqueça das barras: crème brulée, limão e pavlova de frutas vermelhas (edição limitada). São nossos preferidos!

ENDEREÇO: 19 rue des Hallebardes, Estrasburgo França.

 

43) INFORMAÇÕES PRÁTICAS

 

Catedral - O que fazer em Estrasburgo França

Catedral – O que fazer em Estrasburgo França

 

Aqui você encontra dicas super úteis para ajudá-lo a tomar as melhores decisões quanto à organização da sua viagem a Estrasburgo França.

 

44) COMO IR DE PARIS A ESTRASBURGO

 

Parc de L'Orangerie - O que fazer em Estrasburgo França

Parc de L’Orangerie – O que fazer em Estrasburgo França

 

A maneira mais fácil de ir de Paris a Estrasburgo é de trem.

 

TREM DE PARIS A ESTRASBURGO

Os preços variam loucamente em função da antecedência com que você compra a passagem, dias da semana, horário, velocidade do trem e se é direto ou não. Detalhe: o número de paradas de um trem direto varia bastante, por isso a diferença de tempo. Ser direto é não ter que trocar de trem.

Olhando hoje, vi preços para datas aleatórias, de percursos por apenas 19,00 € a ida, em trem direto, com duração de 2 h 44 min. No entanto, também vi preços de quase 200,00 €. O trajeto mais rápido é feito em 1 h 46 min. Por isso, programe-se!

 

DE CARRO DE PARIS A ESTRASBURGO

Se você for de carro, levará cerca de 5 horas para percorrer os 491 km de estradas que ligam Paris a Estrasburgo. Caso queira conhecer a Rota do Vinho da Alsácia, além de Estrasburgo, ter um carro é imprescindível.

Uma ideia que pode ser interessante é ir de trem até Estrasburgo, ficar passeando 2 dias pela cidade e só então alugar um carro para conhecer a região.

 

Place du Tonneau - O que fazer em Estrasburgo França

Place du Tonneau – O que fazer em Estrasburgo França

 

45) COMO SE LOCOMOVER EM ESTRASBURGO

 

A maneira mais fácil de se locomover em Estrasburgo é de Tram, que é uma espécie de bonde, que se desloca pela superfície. Há várias linhas entrecortando a cidade.

Abaixo, é possível ver uma das estações de tram na Place de la République, em frente ao Teatro Nacional.

 

Teatro Nacional de Estrasburgo França

Teatro Nacional de Estrasburgo França

 

46) QUANTOS DIAS PARA CONHECER ESTRASBURGO

 

Sempre acho difícil responder a esse tipo de pergunta, pois sei que depende da disponibilidade de tempo e dinheiro, além dos outros lugares que a pessoa sonha conhecer e o tipo de atividades que prefere fazer.

Dito isso, Estrasburgo é uma excelente cidade para você fazer de base para conhecer a região, sem precisar ficar trocando de hotel, fazendo e desfazendo mala, se preocupando com horário de check in e check out.

 

O que fazer em Estrasburgo França

O que fazer em Estrasburgo França

 

O QUE FAZER EM 1 DIA EM ESTRASBURGO

Se você só tem 1 dia, até é possível fazer um bate e volta de Paris, se você madrugar e voltar tarde.

Em 1 dia em Estrasburgo, você pode fazer tudo o que fizemos na Grande-île que colocamos nesse post. É possível conhecer a Catedral e seus arredores, passando por algumas lojas e almoçando em algum restaurante típico. Também pode ver as casas em enxaimel da Petite France, a Barragem Vauban, as Ponts Couverts e a eclusa, por exemplo.

 

O QUE FAZER EM 2 DIAS EM ESTRASBURGO

No primeiro dia, você faz o que descrevemos acima. No segundo dia, é a vez de conhecer Neustadt, o Parc de l’Orangerie e as Instituições Europeias.

Ou seja, em 2 dias inteiros, você faz tudo que está nesse post e fica com muita vontade de ter mais tempo para curtir a cidade. Repare que dessa vez, não entramos em nenhum museu, nem nos prédios das instituições europeias. Só os vimos por fora.

 

O QUE FAZER EM 3 DIAS EM ESTRASBURGO

Usando Estrasburgo como base, nós recomendamos que você conheça o que já falamos acima e passe o terceiro dia em Colmar. Fizemos exatamente isso. Já tínhamos ido no Natal, mas dessa vez fomos na primavera. Foi um espetáculo! Leia COLMAR FRANÇA 2024! NO NATAL OU NA PRIMAVERA?

 

O QUE FAZER EM 4 DIAS EM ESTRASBURGO

Se você tem esse tempo, no quarto dia, faça a Rota do Vinho da Alsácia. Esse é um passeio para ser feito de carro, onde você vai parando de vilarejo em vilarejo, um mais lindo e charmoso do que o outro, curtindo a paisagem repleta de vinhedos! E ainda tem a possibilidade de visitar um castelo! Leia os detalhes AQUI.

 

O QUE FAZER EM 5 DIAS EM ESTRASBURGO

Que tal dar uma passadinha na Alemanha? É logo ali! Passamos o dia em Baden-Baden, na Alemanha e foi uma delícia. Cidade pequena, riquíssima, facílima de andar, conhecida pelas suas águas termais e pelo seu magnífico cassino, o mais luxuoso que já vimos! Você não precisa jogar! Pode apenas fazer, como nós, a visita guiada.

 

O que fazer em Estrasburgo França

O que fazer em Estrasburgo França

 

47) ONDE FICAR EM ESTRASBURGO FRANÇA

 

Se tiver ido de trem, ficando nos arredores da Catedral ou na Petite France fará com que você tenha a maior parte das atrações a poucos passos de distância.

Caso queira economizar, fique um pouco menos central, desde que próximo a uma parada de Tram. Já se você estiver de carro, não fique na Grand-île, que tem muitas ruas apenas para pedestres.

Abaixo está o mapa interativo com as opções de hospedagem na cidade. Clique nos preços, confira os lugares e reserve! Não perca a oportunidade!

 


Booking.com

 

USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ! 

 

Palais du Rhin - O que fazer em Estrasburgo França

Palais du Rhin – O que fazer em Estrasburgo França

 

48) CURTA O NATAL EM ESTRASBURGO FRANÇA!

 

Estrasburgo e Colmar tem os Mercados de Natal mais famosos da França!

 

QUANDO OCORREM OS MERCADOS DE NATAL EM ESTRASBURGO FRANÇA 2024?

A data desse ano ainda não foi divulgada, mas para você ter uma base, em 2023, os mercados de Natal ocorreram de 24 de novembro a 24 de dezembro.

 

HORÁRIOS DOS MERCADOS DE NATAL EM ESTRASBURGO FRANÇA 2024

A data desse ano ainda não foi divulgada, mas para você ter uma base, em 2023, os mercados de Natal ocorreram diariamente das 11 h 30 min às 21:00 h.

 

49) SAIBA TUDO SOBRE PARIS

 

A DISNEY PARIS VALE A PENA? DICAS 2024!

ONDE FICAR EM PARIS 2024: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS Tudo pronto para você! Sugestões de hotéis e apartamentos bem avaliados, perto e/ou com vista da Torre Eiffel, baratos, bem localizados, melhores Ibis e inclusive ONDE NÃO FICAR! Tudo organizado bairro a bairro, num só lugar, muito fácil, com preços, distâncias das atrações e pontos positivos de cada um! É só clicar no link acima!

COMO ECONOMIZAR EM PARIS 2024! PARIS BARATA! Tem super recomendações de onde comer, ficar, transporte, seguro, a lista com os dias gratuitos de diversas atrações e até um roteiro econômico.

ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2024! COMPLETÍSSIMO! Nele há explicações de cada atração, incluindo os destaques de cada museu. Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.

BATE E VOLTA DE PARIS – 12 MELHORES 2024! Veja os 10 melhores bate e volta de Paris de até 2 horas de distância! Saiba qual passeio perto de Paris é perfeito para você, entre castelos, jardins e cidades!

NOVIDADES DE PARIS NO INVERNO 2023/2024! Saiba tudo sobre os próximos meses em Paris! Inclusive com as fotos de Paris com muita neve, para você saber os melhores lugares onde vê-la! Espero que você tenha essa sorte!

NATAL EM PARIS 2023/2024 – SAIBA TUDO! Tem tudo que você pode ver em Paris no Natal, inclusive com lugares menos conhecidos como o Le Bon Marché, La Samaritaine e mais bares para um coquetel e descanso! E claro que também tem as feirinhas de Natal, as famosas vitrines, a gigantesca árvore das Galerias Lafayette e muito mais!

 

50) INSPIRE-SE!

 

VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2024! Descubra os melhores destinos de 12 países para você passar as férias de verão na Europa, incluindo alguns lugares espetaculares que pouca gente conhece e várias opções de hospedagem econômica! Veja muitas dicas e fotos incríveis!

10 CIDADES NA FRANÇA QUE SÃO O MÁXIMO!

INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2024!

INVERNO NA EUROPA 2024 – O QUE FAZER

ESQUI NA FRANÇA 2023/2024 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS!

MUSEUS EM PARIS: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS! 

 

 

O que fazer em Estrasburgo França

O que fazer em Estrasburgo França

 

Abraços e até breve!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

Raquel Fett

Muito obrigada, Tamília! Fico feliz! Adorei escrevê-lo, pois sem dúvida é uma cidade maravilhosa! Fico muito feliz se mais gente puder conhecê-la e ter uma experiência maravilhosa, como nós tivemos! Abraços!

Enviar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.