Conheça o maravilhoso Palácio de Alhambra Espanha em Granada! É suntuoso, exótico, riquíssimo, imperdível! Compre seu ingresso, saiba o que ver e as dicas!
Patrimônio da Unesco, é um dos lugares que você precisa conhecer ao viajar para a Espanha!
1) ONDE FICAR – PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
Nós ficamos no IBIS GRANADA, pois só queríamos passar a noite. Sabíamos que o dia seria intenso e estaríamos exaustos. Precisávamos apenas de cama e banheiro limpos. Embora seja um Ibis, tem até piscina externa!
Outra opção é o apartamento de 65m2, com nota 10 de localização, ENJOY GRANADA REALEJO DELUXE 2B. É uma excelente ideia, pois tem cozinha completa, lava -roupas, ar condicionado.
Veja as opções de hospedagem em Granada. É só clicar no mapa interativo abaixo!
USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ!
2) AS ORIGENS DO PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
Durante o século XIII, a presença muçulmana na Península Ibérica estava num retrocesso. Além das famílias muçulmanas estarem brigando entre si pelo poder, havia uma política expansionista do catolicismo.
O último reduto muçulmano foi o Reino Nasrida, que tinha alianças tanto com o poder castelhano como com governantes do norte da África.
Inclusive, foi em Granada que o sultão se estabeleceu. Essa foi a origem de Alhambra, que significa “a vermelha” em árabe.
Alhambra se transformou num imenso complexo de suntuosos palácios, prédios administrativos, mesquitas, escolas, quartéis, jardins, banhos e oficinas.
No século XV, o Reino Nasrida de Granada foi perdendo território, até entregar suas chaves aos Reis Católicos, que conservaram o Palácio de Alhambra como símbolo da sua vitória. A importância desse conjunto monumental foi mantida e você pode conhecê-la!
O QUE FAZER NO PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
Há muito para ver. Tudo maravilhoso. Não perca a oportunidade! Comece pelo Pavilhão de Entrada. É aqui que você pode pedir informações, deixar pertences nos armários e ir ao banheiro.
3) OS PALÁCIOS NASRIDAS
São 3 os Palácios Nasridas no Palácio de Alhambra: Mexuar, Comares e dos Leões.
DICA DO PALÁCIO DE ALHAMBRA EM GRANADA: NÃO SE ATRASE!
O detalhe mais importante da sua visita: Seu ingresso tem um horário definido para a entrada nos Palácios Nasridas! Neles, só é permitida a entrada de um determinado número de pessoas por vez. Não se atrase.
3A) O MEXUAR – PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
SALA DO MEXUAR
Esta é a sala onde os sultões se reuniam com seus conselheiros para executar tarefas legislativas.
A sala tem 4 colunas principais de mármore que sustentavam uma claraboia, além de ser lindamente decorada com muitos azulejos.
Mais tarde, os reis católicos transformaram o local numa capela e eliminaram a claraboia, para que o projeto tivesse um andar superior.
ORATÓRIO DO MEXUAR
Essa sala, inicialmente separada da sala do Mexuar, foi projetada em direção à Meca, para que o sultão e seus homens de confiança fizessem suas orações em direção à cidade natal de Maomé.
PÁTIO DO QUARTO DOURADO
É um espaço de transição entre os Palácios do Mexuar e Palácio de Comares. Nele, está uma bela fonte de mármore.
QUARTO DOURADO
Provavelmente, era onde aqueles que seriam recebidos pelo sultão aguardavam. Outros acreditam que era onde os secretários redigiam as sentenças ditadas pela máxima autoridade Nasrida.
De qualquer maneira, o nome se deve ao teto, cujos ornamentos foram pintados de dourado durante a época cristã.
3B) PALÁCIO DE COMARES – PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
Yusuf I era um sultão meditativo e trouxe um grande período de paz à Granada. Assim, nessa período época, foi possível dotar a cidade com vários equipamentos públicos, como escolas, centros de beneficência e uma madraça, que se converteu numa universidade de referência no mundo islâmico.
Da mesma forma, inúmeros intelectuais se instalaram na fortaleza, contribuindo para o desenvolvimento das ciências e das artes.
Impulsionando também a arquitetura, construíram o Palácio de Comares, junto ao Mexuar. Este palácio estrutura-se a partir de um pátio retangular com uma torre que abriga a Sala do Trono, localizada no Pavilhão Norte.
O Palácio de Comares incorporou os elementos mais característicos das residências da Espanha muçulmana, demonstrando o poder real através da ornamentação simbólica, considerada um dos grandes marcos da arquitetura muçulmana.
A fachada de Comares foi inaugurada em 1370 para celebrar a conquista de Algeciras. Além disso, ela servia para separar o âmbito público do privado.
Muitas das mensagens nos relevos arquitetônicos são passagens do Corão sobre a soberania divina. Já os motivos vegetais, reforçam a imagem do palácio como um local paradisíaco.
O PÁTIO DOS MIRTILOS
O tanque servia, de uma forma prática, para regulação térmica do ambiente, também facilitando a ventilação dos diferentes prédios. Aliás, as águas refletiam os prédios, símbololizando a vida e do paraíso muçulmano.
O PAVILHÃO SUL
O herdeiro do sultão habitava o Pavilhão Sul, com galerias distintas distribuídas em 3 andares.
SALA DA BARCA NO PAVILHÃO NORTE
Macárabes são os detalhes vegetais e poemas religiosos que adornam o acesso à Sala da Barca a partir do Pátio dos Mirtilos
Sala da Barca é a sala que antecede o Salão do Trono. Azulejos decoram os frisos, enquanto o teto tem revestimento com formas estreladas.
SALÃO DO TRONO NO PAVILHÃO NORTE
É daqui que Yusef I presidia os grandes conselhos do reino e recepções oficiais. Cada parede da planta quadrada tem 11,3m de comprimento. Em 3 delas, há 3 nichos, reservados para as autoridades máximas.
No camarim central da parede norte, oposto à entrada principal, estava o trono do sultão. A partir desse lugar, ele tinha uma vista privilegiada da cidade de Granada e do Pátio dos Mirtilos.
O teto é de uma riqueza inacreditável, com 8017 peças de madeira que constituem um grande conjunto de estrelas. Dizem que representa os 7 céus que os muçulmanos precisam atravessar para alcançar o trono de Deus, representado pelo cubo de macárabes do centro da cúpula.
BANHOS
A higiene corporal é considerada fundamental na religião islâmica.
Em Comares está o único banho preservado em Alhambra. Inspirado nas termas romanas, ele dispõe de 4 salas: a primeira para tirar a roupa e descansar, a segunda para abluções, a terceira para a zona de vapor e a quarta com pias de água quente e fria.
3C) PALÁCIO DOS LEÕES – PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
O sultão Muhammad V sucedeu seu pai, Yusuf I, assassinado na própria mesquita em Alhambra.
Assim como seu pai, Muhammad era pacifista, amava as artes e as letras. Ele foi responsável pela reforma do Mexuar, pelo término da decoração do Palácio de Comares e pela construção do Palácio dos Leões. O nome desse palácio se dá devido à fonte localizada no centro de seu pátio.
PÁTIO DOS LEÕES
A combinação dos elementos ornamentais do Pátio dos Leões dá um refinamento magistral, único, delicado. Ainda assim, em sintonia com as funções de descanso e lazer do local.
Semelhante a um bosque de palmeiras, as 124 colunas de mármore da galeria do Pátio dos Leões evocam o paraíso terrestre. Essa galeria tem um pórtico ricamente decorado e tem a função de comunicar as diferentes salas do Palácio dos Leões.
Repare na riqueza da caligrafia, motivos vegetais e geométricos dos adornos.
À Fonte dos Leões, chegam 4 canais, que correspondem aos pontos cardeais e representam os 4 rios do paraíso muçulmano: Eufrates, Nilo, Sihran e o Jihran.
Nela, 10 leões talhados em mármore contemplam todos os pontos do pátio. São os guardiões simbólicos do poder do sultão.
SALA DOS ABENCERRAGENS
O nome desta sala se deve à crença de que foi nela que, no século XV, foram assassinados os membros do clã dos Abencerragem.
Quem nos acompanha sabe que amamos tetos. Esse é mais um a ser destacado. Feito em Mocárabe, tem uma estrela de 8 pontas. Uma alegoria do universo.
SALA DOS REIS
Com mais de 30m de comprimento, provavelmente era utilizada para celebrações.
O espaço é lindamente dividido por arcos de mocárabe em 7 vãos diferentes.
SALA DAS 2 IRMÃS
Esta é a principal sala do Palácio dos Leões. Discute-se se era uma sala de uso do conselho real ou de caráter privado. Para nós, não importou, O teto tem 5416 peças de mocárabe na sua maravilhosa cúpula octogonal!
Acima do friso de azulejos em formatos geométricos da parte inferior das paredes, está a escrita mais longa do Palácio de Alhambra em Granada, composta de 24 versos de um poema que faz alusão à beleza do Palácio dos Leões, definido como
formoso edifício
supera, por ventura, os outros que tenham sido construídos
MIRADOR DE LINDARAJA
É uma pequena sala quadrada, com vista do pátio e da cidade de Granada na espanha. De acordo com a tradição, era o lugar de recreio da mulher preferida do sultão.
As janelas são baixas, para que os ocupantes da sala possam apreciar a paisagem mesmo quando sentados no chão.
A Sala de Azimejes une a Sala das 2 Irmãs ao Mirador de Lindaraja.
4) O PARTAL
Proveniente do termo muçulmano al-Bartal, que significa pórtico, essa é mais uma criação de Muhammad III. Nas edificações desse complexo, residiam importantes famílias Nasridas.
Incrivelmente, esse conjunto de prédios eram, no século XX, propriedade privada.
Os gestores públicos do Palácio de Alhambra em Granada tiveram que fazer a expropriação desse conjunto que, infelizmente, foi bastante modificado e teve porções totalmente destruídas.
Você encontrará no El Partal: o Palácio do Pórtico, o Oratório, a Medina e jardins com fontes e piscinas.
5) O PALÁCIO DE CARLOS V – PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
Carlos V foi o primeiro da dinastia austríaca na Espanha. Passou sua lua-de-mel com Isabel de Portugal, na cidade de Granada na Espanha em 1526, após casarem-se em SEVILHA! Sim!
E depois disso decidiu construir um palácio e fixar residência em Alhambra, para reforçar o simbolismo da unidade religiosa. Isso por que o lugar havia sido ocupado por muçulmanos, a época era de reforma protestante e ele era neto de Reis Católicos.
Pena que Carlos V não conseguiu finalizar seu projeto, que só terminou no século XX e foi utilizado como museu.
O Palácio de Carlos V compreende um pátio circular dentro de uma planta quadrada. Esteticamente, a parte inferior de sua fachada é almofadada, em pedra, para dar a ideia de robustez, enquanto que o andar superior, dos aposentos reais, é adornado com colunas jônicas, mais refinadas.
A construção da galeria superior só terminou em 1967, quando foi feita a colocação do teto em madeira que reveste o corredor aberto ao pátio.
6) A ALÇÁCOVA – PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
A Alçácova era uma edificação militar utilizada para proteger a elite muçulmana no Palácio de Alhambra em Granada.
De base quadrada, as torres erguidas na época Nasrida destacam-se pelo aspecto austero, que combina com a finalidade do lugar.
Hoje em dia, podemos ver as ruínas do que antes era o centro convivial da Alçácova, o bairro castrense.
No entanto, com criatividade, percebe-se uma rua longitudinal, onde um lado é ocupado por moradias ao redor de pequenos pátios e o outro é onde ficavam as tropas.
Ainda há masmorras, armazéns, 1 forno e banho a vapor.
7) O GENERALIFE – PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
Ao se estabelecer na Península Ibérica, a elite muçulmana se distinguiu por possuir grandes propriedades denominadas almunya (quinta). Eram fazendas localizadas na periferia das cidades, formadas por uma residência e vastas áreas de terra onde eram cultivadas frutas, hortaliças e onde eram criados animais.
No caso do reino de Granada, uma das almunyas mais importantes foi a de Generalife. Nela, o prédio de propriedade do sultão se integra harmoniosamente à 4 hortas irrigadas e mais um pátio para criação de animais, inclusive cavalos.
Essa parte das hortas, corresponde atualmente aos Jardins Baixos, que foram criados entre 1931 e 1951, imitando jardins muçulmanos, ornamentais e com várias fontes.
Chovia muito no dia que visitamos o Palácio de Alhambra em Granada, o que acabou prejudicando um pouco a visita, principalmente ao Generalife.
A edificação principal compreende os aposentos do sultão, com o pórtico e o salão Régio, os aposentos da sultana, aposentos das concubinas e banhos.
Com a chuva, os visitantes ficaram todos no interior do Generalife, que ficou lotado. Era impossível apreciar alguma coisa da parte interna. Muito desagradável.
8) DICAS DO PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
-Chegue no mínimo com 1h de antecedência ao Pavilhão de Entrada do Palácio de Alhambra em Granada para pegar seus tickets;
-Todos os visitantes devem ter em mãos o seu ticket, mesmo crianças não pagantes;
-O horário impresso no seu ticket corresponde ao horário de entrada nos Palácios Nasridas;
-Deixe mochilas e sacolas no locker;
-Fumar, beber e comer somente são permitidos nas áreas designadas;
-Há diversas fontes de água potável disponíveis para os visitantes no Palácio de Alhambra em Granada;
-Não é permitido o uso de tripés e “pau de selfie” para fotografia.
9) INGRESSOS 2024 – PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
Como já falei antes, apenas um pequeno número de pessoas pode visitar os Palácios Nasridas a cada dia. E com hora marcada. Por isso, planeje-se para não ficar de fora. Este é um daqueles lugares em que é imprescindível a compra do ingresso com antecedência.
-Alhambra Geral: 19,09€;
-Jardins, Generalife e Alcazaba: 10,61€;
-Visita Noturna aos Palácios Nazaries: 10,61€;
-Visita noturna aos jardins e Generalife: 7,42€.
10) HORÁRIOS 2024 – PALÁCIO DE ALHAMBRA ESPANHA EM GRANADA
DE 15 DE OUTUBRO A 31 DE MARÇO:
-Visitas diurnas: Das 8:30h às 18:00h;
-Visitas noturnas: Das 20:00h às 21h30min.
DE 1 DEABRIL A 14 DE OUTUBRO:
-Visitas diurnas: Das 8:30h às 20:00h;
-Visita noturnas: Das 22:00h às 23h30min.
FECHADO:
25 de dezembro e 1 de janeiro
11) MAIS DA ESPANHA PARA VOCÊ!
Quer tal Madrid?
O QUE FAZER EM MADRID EM 3 DIAS!
MUSEUS EM MADRID 2024: PRADO, THYSSEN E REINA SOFIA
ROTEIRO MADRID A PÉ, À NOITE E DE GRAÇA 2024!
PALÁCIO REAL DE MADRID 2024 – DE GRAÇA!
PONTOS TURÍSTICOS MADRID: PARQUE DEL RETIRO
E Barcelona?
BARCELONA PONTOS TURÍSTICOS TOP 2024!
PALAU DE LA MÚSICA CATALANA EM BARCELONA 2024
PARQUE GÜELL BARCELONA 2024 – GUIA COMPLETO!
IGREJA SAGRADA FAMÍLIA BARCELONA – SAIBA TUDO
Mais da Espanha?
EL ESCORIAL ESPANHA 2024! SAIBA TUDO!
O QUE FAZER EM TOLEDO ESPANHA EM 1 DIA
O QUE FAZER EM VALÊNCIA ESPANHA
E que tal uma receita deliciosa?
CULINÁRIA ESPANHOLA – JUDIAS DO BARCO DE ÁVILA
Abraços e até breve!
Obrigado!
Lindas fotos! O que você achou dessa região na Espanha? Tem bastante coisa para conhecer?
Oi Luis Carlos! A Espanha é maravilhosa. Nós gostamos de todos os lugares que vimos. O Palácio de Alhambra é imperdível e merece ser visitado. Na última vez na Espanha, passamos cerca de 20 dias. Fomos a Madri, Toledo, Ávila, El Escorial, Ronda, Valência, Denia, Jávea, Sevilha, Granada, Serra Nevada e devo estar esquecendo mai algum lugar. Barcelona já tínhamos passado 6 dias em outra oportunidade. Atrações não faltarão! Abraços!