São Paulo, cidade de muitas facetas e atrações: lindos parques como o Ibirapuera, ótimos restaurantes e bares para Happy Hour, além de atrações históricas. Há muito o que fazer em São Paulo! Descubra aqui!
Digamos que você tem um único dia para passar em São Paulo e quer ter um gostinho das diferentes atrações da cidade, então esse roteiro é perfeito. São Paulo é um dos meus destinos imperdíveis no Brasil por muitos motivos: Adoro os museus, os parques, as atividades culturais, a gastronomia e a noite paulistana. Tem de tudo para todos os públicos.
No entanto, se esse único dia que você tem disponível em São Paulo for uma segunda-feira, infelizmente, muitos locais estarão fechados. Já estive em São Paulo incontáveis vezes, mas nesta última, quis dar uma de turista por um dia. Posso dizer que foi um dia maravilhoso. Aqui segue a minha programação, onde eu conto o que deu certo e o que eu não recomendo.
1) 10:00 H – PARQUE IBIRAPUERA – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
Inaugurado em 21 de agosto de 1954 para as comemorações do quarto centenário da cidade, o Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo. E o considero o mais famoso dentre os pontos turísticos de São Paulo SP. Inclusive o jornal inglês The Guardian, já o considerou um dos 10 melhores parques do mundo!
Para mim, é um oásis de beleza e tranquilidade em meio ao caos da cidade de São Paulo. O paulistano o adora e normalmente em finais de semana, o Parque Ibirapuera fica lotado, chegando a ter 150.000 pessoas curtindo o lugar.
Entre os lagos e as inúmeras árvores do local, você encontrará ciclovia, pista para caminhada e corridas, aparelhos de ginástica, playground, um restaurante localizado no MAM, 3 lanchonetes, dezenas de vendedores autônomos, banheiros públicos e até um Slack Park (única área onde o Slackline é permitido, para que não sejam danificadas as árvores do restante do parque).
Gostei de ver que o Parque Ibirapuera está bem policiado. Me senti totalmente segura. Creio que não só eu, como todos os outros turistas que tiravam fotos e filmavam todos os seus recantos. Para um turista em São Paulo, segurança é muito importante. Devido ao seu gigantismo, eu acho melhor visitar o Parque Ibirapuera em mais de um dia, para com calma, explorá-lo.
O parque também atrai muitos esportistas amadores, principalmente para a prática de corrida. Diversas equipes utilizam o Ibirapuera como o local preferido para treinos e atividades físicas. Ele também é bastante utilizado pelos ciclistas.
LAGO IBIRAPUERA – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
O Lago Ibirapuera é o coração do Parque Ibirapuera e o divide em duas áreas: a de contemplação e a cultural. O chafariz que nele se encontra, não fica ligado todo o tempo, então, ao avistá-lo ligado, aproveite para tirar várias fotos.
No outro extremo do lago, há uma ponte de ferro lindíssima (a que aparece no início do post). Tudo nela é de ferro: a estrutura, os degraus, piso e corrimãos. Adorei atravessá-la. Esta ponte me deixou com saudades das inúmeras pontes do Central Park em Nova Iorque. Aliás, AQUI, você pode ver as dicas das melhores atrações do Central Park.
AUDITÓRIO IBIRAPUERA – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
Apesar do Auditório Ibirapuera ter sido concebido na década de 50, essa obra arquitetônica projetada por Oscar Niemeyer só foi inaugurada em 2005. Chama atenção a sua forma. Repare que ele foi construído em um único bloco que em corte é um triângulo.
As esculturas também adornam o ambiente. Na entrada do auditório, a obra chamada Labareda parece uma língua de fogo que sai da porta principal. Eu, particularmente, gostei de vê-la contra a silhueta da cidade de São Paulo. Um belo contraste.
É muito interessante saber que em São Paulo há um lugar com infraestrutura que permite que sejam oferecidos shows, tanto para a plateia externa, ao ar livre, quanto para a plateia interna, dentro do auditório. Aqui você pode assistir shows musicais de diferentes estilos, ou peças teatrais, enquanto se delicia com um piquenique no gramado!
DICA DOS PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP: ASSISTA AOS SHOWS GRATUITOS AOS DOMINGOS PELA MANHÃ!
Geralmente, aos domingos pela manhã, acontecem eventos gratuitos. Consulte a agenda de shows antes de sua visite. Desde 2011 o Auditório Ibirapuera está sob gestão do Itaú Cultural. Gostei de saber que no subsolo funciona uma escola de música para jovens e crianças, com cursos gratuitos. Ótimo para São Paulo e para o Brasil!
2) OBELISCO – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
Conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 é um símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. É o maior monumento da cidade de São Paulo com 72 metros de altura. Ele guarda os corpos de estudantes e combatentes da Revolução. Ao sair pelos portões 1 e 2 do Parque Ibirapuera foi que me deparei com esse colossal monumento.
3) 12:00H – ALMOÇO NO SELVAGEM – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
São Paulo acabou de ganhar uma experiência inédita num dos marcos da cidade, o Ibirapuera. O Selvagem, bar e restaurante dos sócios Leo Sanchez e Eduardo ‘Papel’ Vitale, donos do já renomado Vista São Paulo, está localizado no portão 5 do parque e oferece boa gastronomia em um espaço integrado à natureza.
O menu é uma viagem sensorial entre o mar e a terra. Das entradas, vale destacar o croquete de porco braseado com maionese de pequi e picles de pimenta de cheiro; o peixe cru com abóbora tostada ao perfume de cumaru, ervas frescas, azeite cítrico e castanhas de caju; o bolinho de mandioca com requeijão de corte e finalizado com molho agridoce de goiaba; pupunha e cogumelos grelhados com coalhada, baru tostado, lascas de queijo tulha, rúcula e mel brasileiro.
Ainda não tivemos a oportunidade de visitá-lo, mas está na nossa lista para a próxima ida à São Paulo!
4) 13:30H – CATEDRAL E PRAÇA DA SÉ – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
A única maneira possível para eu tirar fotos foi falando com os policiais que estavam no local e ficando próxima a eles. Ainda assim, fiquei com medo que alguém que tivesse me visto com a câmera, me seguisse e me assaltasse quando eu fosse embora. Uma pena, pois gostei tanto da Praça da Sé quanto da Catedral.
Vale dizer que a arquitetura do centro é muito bonita, mas as pichações cobrem várias paredes. Eu viajo para ver beleza. Pena que neste caso ela está ofuscada pela sujeira e pelos mendigos.
De qualquer forma, a Catedral da Sé é enorme, com 111 m de comprimento, 46 m de largura e torres de 92 m de altura. Essas medidas fazem com que ela seja uma das maiores catedrais do mundo e permitem que sua capacidade seja de 8000 pessoas.
Seu estilo é neogótico, o mesmo de várias catedrais europeias. O que achei mais bonito foram os incríveis mosaicos bizantinos. Lindos. Os vitrais, tanto o da rosácea, como o sobre a porta, eram muito coloridos. Havia vários turistas lá fotografando-os.
Achei interessante saber que a versão atual da Catedral da Sé, inaugurada em 1954 sem as torres, está no terreno escolhido pelo cacique Tibiriçá para ter o primeiro templo religioso da cidade de São Paulo, em 1591.
HORÁRIOS 2024
Segunda a sexta: Das 08:00 h às 19:00 h;
Sábado: Das 08:00 h às 17:00 h;
Domingo: Das 08:00 h às 13:00 h.
ENDEREÇO
Praça da Sé, s/n, São Paulo
METRÔ:
Sé
5) 14:00H – PATEO DO COLLEGIO – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
O Pateo do Collegio é um dos pontos turísticos de São Paulo SP para quem gosta de história do Brasil.
O Pateo do Collegio está localizado onde a cidade de São Paulo nasceu. Nesse lugar, 13 jesuítas, entre eles José de Anchieta e o padre Manoel da Nóbrega, construíram uma cabana de pau-a-pique onde catequizavam os índios.
Posteriormente, a casa foi sendo ampliada e transformada, passando de escola a Palácio dos Governadores.
Atualmente é um Centro Cultural, com salas de exposições e museus.
O que me chamou a atenção foi o fato de aquele prédio tão antigo, parado no tempo, estar em meio aos arranha-céus e efervescência da cidade de São Paulo. Em frente ao Pateo do Collegio, eu tive a sorte de assistir um pouco do show da dupla Les Jasmin-Basilic, uma dupla de brasileiros que canta em francês e eu não conhecia. Uma delícia.
6) 15:00H – TERRAÇO ITÁLIA – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
O Terraço Itália é um dos pontos turísticos de São Paulo SP para quem gosta de admirar uma bela vista. Nesse caso, apesar do Terraço Itália ser um restaurante, não o estou indicando pela sua comida, mas pela vista do seu terraço.
O Restaurante Terraço Itália está localizado no topo do Edifício Itália, que em 1965, quando foi inaugurado, era o segundo edifício mais alto da cidade de São Paulo. O prédio tem 165 metros de altura, com 46 andares e 19 elevadores.
O Restaurante Terraço Itália é bastante caro, com pratos requintados e decoração formal tradicional. Não considero um lugar para badalar, nem faz meu estilo.
O que indico aqui é a visitação gratuita do deck de observação. Isso mesmo. Você pode conhecê-lo sem pagar nada durante a semana. A vista é espetacular.
DICA DE PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP: VISITE O TERRAÇO ITÁLIA NO HORÁRIO DE VISITAÇÃO GRATUITA!
ENDEREÇO:
Av. Ipiranga, 344, São Paulo.
HORÁRIOS DE ACESSO GRATUITO:
De segundas às sextas as 10 h 30 min e as 15 h 30 min. A visita dura 30 minutos. Confirme se está aberto antes de ir.
7) 15:45H – RUA OSCAR FREIRE E IMEDIAÇÕES – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
Finalmente chegou a hora de fazer algumas comprinhas. Esse é um dos pontos turísticos de São Paulo SP para quem está a fim de ver algumas lojas, mas não quer ficar trancado num shopping.
Já que não estava chovendo, escolhi uma rua deliciosa, cheia de árvores, onde você pode caminhar sem se estressar, pois tem seguranças por toda parte. Estou falando da Rua Oscar Freire e de outras ruas próximas, como a Haddock Lobo e a Bela Cintra.
A região tem lojas de altíssimo nível, com vitrines belíssimas e decoração de interiores diferenciada.
Mas é um erro pensar que só há lojas para quem tem muito dinheiro. Tem artigos para todos os bolsos. Um exemplo é a loja da Riachuelo, que aqui é uma loja conceito, com algumas linhas de roupas que não são encontradas em outras lojas da marca, segundo uma das funcionárias.
Hoje vou destacar 2 lojas, por motivos diferentes:
– COQUELUXE – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
É especializada em artigos para casa, desde vasos e almofadas até utensílios de cozinha, incluindo uma linha enorme da Le Creuset. Tudo muito colorido. A loja fica num sobrado de três andares.
ENDEREÇO
Rua Haddock Lobo, 1025, São Paulo.
– GALERIA MELISSA – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
É uma atração à parte, pois ela é considerada uma galeria de arte. A fachada é temática e muda a cada 3 meses. Na calçada, há uma espécie de arquibancada, onde qualquer pessoa pode se sentar para descansar e apreciar o novo design.
Em uma das vezes, estava tudo cor-de-rosa. O interior da loja também vale ser visitado. Não conheço nenhuma loja assim. A proposta é totalmente diferente. Não consigo explicar como são os “casulos” transparentes onde os produtos estão expostos. Além de vender as sandálias e chinelos mais casuais, há modelos de salto alto e com cristais Swarovski.
ENDEREÇO:
Rua Oscar Freire, 827
8) 19:00H – IMPERDÍVEL BAR SKYE DO HOTEL UNIQUE – PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
Absolutamente, um dos meus destinos imperdíveis em São Paulo. Nós consideramos o Bar Skye do Hotel Unique um dos melhores pontos turísticos de São Paulo SP!
Para começar, o Hotel Unique tem uma arquitetura nada usual. É em formato de barco! As janelas são como escotilhas.
Ao chegar lá, vá primeiro ao Lobby, se sente num dos ambientes e conheça o maravilhoso bar The Wall, com sua parede altíssima decorada com garrafas. Tudo muito chique e moderno ao mesmo tempo.
BAR SKYE DO HOTEL UNIQUE
Depois pegue o elevador panorâmico e suba ao último andar. Lá você encontra o restaurante, onde não comemos. Fomos diretamente ao terraço. É o máximo. Único.
DICA DE PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP: NÃO HÁ INGRESSO NEM CONSUMAÇÃO MÍNIMA NO SKYE!
Se você for no final de tarde, conseguirá ter uma vista maravilhosa da cidade de São Paulo, pois a mesma irá incluir tanto o Parque Ibirapuera como os incontáveis prédios. Ainda com luz do dia, verá que a piscina é vermelha!
Como passamos pelo hotel para tomarmos banho e nos arrumarmos após as compras, chegamos aqui já de noite. Também o máximo! A iluminação, que é pouca, é em vermelho e dá o clima.
DICA DE PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP: SE VOCÊ NÃO TEM MUITO TEMPO E SÓ PUDER IR A UM ÚNICO LUGAR, VÁ AO BAR SKYE DO HOTEL UNIQUE!
Você se senta em sofás ou mesas baixas ao lado da piscina. Única preocupação: saborear o momento e os drinques maravilhosos. Degustamos um Mojito Wasabi e um outro long drink. Ambos excelentes.
Caso você queira saborear alguma comida, o responsável pela gastronomia do Unique é ninguém menos do que o chef francês Emmanuel Bassoleil, francês nascido em Dijos, cidade francesa que adoramos. Veja O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA 2024!
O Skye agrada a todas as idades e é um bar onde o paulistano gosta de ir para colocar a conversa em dia. Perfeito para um happy hour.
ENDEREÇO:
Av. Brigadeiro Luís Antônio,4700, São Paulo
HORÁRIO:
O bar abre diariamente a partir das 18:00 h. O DJ toca a partir das 21:00 h.
9) 21:00H – RESTAURANTE FASANO
O Restaurante Fasano é um clássico reverenciado pelos paulistanos. Por muitas pessoas, é considerado um dos pontos turísticos de São Paulo SP, no quesito gastronomia. Ele fica no térreo do Hotel Fasano. O ambiente é extremamente elegante, de alto nível, com pratos clássicos, tradicionais e caros.
Não fez o nosso gênero, pois gostamos de ambientes mais descontraídos e pratos inventivos, com mais personalidade.
10) 23:00H – ONDE FICAR PARA CONHECER OS PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO SP
O INNSIDE BY MELIÁ SÃO PAULO IGUATEMI é super confortável, com uma ótima relação custo/benefício. Já ficamos lá várias vezes, tanto a trabalho como a passeio, quando ainda era chamado de Tryp Iguatemi.
Na cobertura há uma piscina com uma bela vista e uma pequena academia de ginástica. O serviço é excelente e os funcionários muito atenciosos. A vista do nosso quarto no 20º andar era muito bonita.
Além disso, o Innside São Paulo Iguatemi é muito bem localizado. Próximo a tudo. Gastei muito pouco para ir de táxi ao Parque Ibirapuera, a restaurantes e ao Unique. O Shopping Iguatemi é quase ao lado. Da para ir a pé.
Outra opção bem mais econômica, que também já ficamos, é o HOTEL IBIS BUDGET SÃO PAULO PAULISTA. Ótima localização, na Av. Consolação, perto da Av. Paulista e do metrô. Estava limpo, a internet funcionou perfeitamente, o nosso quarto era bem silencioso.
USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ!
11) MAIS DE SÃO PAULO SP PARA VOCÊ!
Gosta de arte? Não deixe de conhecer o MASP e suas obras imperdíveis. Simplesmente o melhor museu não só de São Paulo, como do Hemisfério Sul!
12) NOVIDADES DO SITE PARA VOCÊ!
O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA 2024!
O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA 2024!
ONDE FICAR EM PARIS: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS
ROTEIRO AMSTERDAM 2023: 3, 4, 5 OU 6 DIAS!
O QUE FAZER EM BRUGES BÉLGICA!
O QUE FAZER EM INTERLAKEN SUÍÇA E REGIÃO!
Gostou do conteúdo de conhecer os pontos turísticos de São Paulo SP? Compartilhe! Deixe seu comentário! Descubra outros destinos!
Um abraço e até breve!
Deixe um comentário