ANTUÉRPIA BÉLGICA: DESTINO TOP 2024!

Atualizado em . .
Grande Place

Grande Place – Antuérpia Bélgica

 

A Antuérpia é demais! Destino vibrante que une história e modernidade! Veja nossas dicas de atrações originais, lugares lindos, lojas, ruas de pedestres para você curtir a cidade, onde comer e até um bar frequentado pelos locais!

Você não sabe nada sobre a Antuérpia? Eu apresento à você ! Ela tem pouco mais de 500.000 habitantes, é a segunda maior cidade belga, o segundo maior porto da Europa, atrás apenas de Rotterdam na Holanda e é a capital mundial dos diamantes! Como em toda a Bélgica, o povo é ultra simpático e prestativo! Estamos apaixonados por esse lindo país!

No seu apogeu, a Antuérpia só perdia para Paris como centro cultural europeu, graças a artistas como Rubens, Van Dyck e Jordaens. Além disso, das suas impressoras saiam livros, bíblias, calendários e mapas que se espalhavam mundo a fora. Isso sem falar que era o mais importante centro comercial da Europa no século XVI.

Você ainda pode apreciar parte de tudo isso ao visitar os museus ou caminhar pelas suas ruas. A Antuérpia na Bélgica, é um destino pouco explorado por brasileiros, mas que vale a pena conhecer!

 

Gare

Gare – Antuérpia Bélgica

 

NÓS ESTAMOS MORANDO NO NORTE DA FRANÇA, NA FRONTEIRA COM A BÉLGICA! SIM! MARAVILHOSA EXPERIÊNCIA! TEMOS VIAJADO MUITO! NOS ACOMPANHE, POIS POSTAREMOS MUITAS DICAS PARA A SUA PRÓXIMA VIAGEM!

 

VOCÊ PRECISA DE AJUDA COM SEU ROTEIRO? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

 

1) DISTÂNCIAS DA ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

PARIS: 2 h 5 min de Thalys;

AMSTERDAM: 1 h 14 min de Thalys;

LILLE FRANÇA: 1 h 53 min de Eurostar trecho Bruxelas /Lille e Ic (trem) trecho Bruxelas/Antuérpia;

BRUGES BÉLGICA: 1 h 24 min total, pois é necessário trocar de trem em Gante;

GANTE BÉLGICA: 56 min;

BRUXELAS BÉLGICA: 35 min de Thalys.

*Thalys é o trem de alta velocidade da Bélgica, assim como o TGV na França. Já o Eurostar é um trem de alta velocidade que liga Dover na Inglaterra à Lille, Paris e Bruxelas.

 

Prefeitura na Grande Place

Prefeitura na Grande Place – Antuérpia Bélgica

 

2) ONDE FICAR NA ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

Nós fazemos bate e volta de carro, pois vamos do nosso apartamento em Roubaix (área metropolitana de Lille). Muito fácil. Estacionamos bem no centro, perto de tudo e já saímos passeando. Por morar perto, não precisamos dormir na Antuérpia.

Se você quiser ficar na Antuérpia, veja as opções abaixo, clique, confira e reserve!

 


Booking.com

 

Leve em consideração que na Bélgica tudo é perto. Quero dizer que você pode escolher ficar em 1 ou 2 cidades e fazer bate e volta para as restantes. Caso você queira fazer de Bruxelas sua base para conhecer a Bélgica, veja abaixo as opções.

 



Booking.com

 

USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ! 

 

3) QUANTOS DIAS FICAR NA ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

Casa do pintor Rubens

Casa do pintor Rubens – Antuérpia Bélgica

 

Tudo o que você verá nesse post, fizemos em um 1 dia. É pouco. Faltou conhecermos a parte moderna, caminharmos junto ao rio, vermos o Museu do Diamante e curtirmos a cidade com mais calma. Se for possível, durma uma noite.

 

4) TEMPERATURAS HISTÓRICAS DA ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

Antuérpia fica localizada na região de Flandres, norte da Bélgica. Seu clima é sub-oceânico, úmido e chuvoso. Os invernos são frios, mas não congelantes e os verões são amenos e agradáveis.

Colocamos aqui as temperaturas mínimas e máximas por mês com base nos últimos 30 anos. Assim, fica mais fácil você programar a sua viagem! Fonte (site): climates to travel.

-Janeiro: De 1ºC a 6ºC;

-Fevereiro: De 1ºC a 7ºC;

-Março: De 3ºC à 11ºC;

-Abril: De 5ºC a 15ºC;

-Maio: De 9ºC a 19ºC;

-Junho: De 12ºC a 21ºC;

-Julho: De 14ºC a 24ºC;

-Agosto: De 14ºC a 24ºC;

-Setembro: De 11ºC a 20ºC;

-Outubro: De 8ºC à 15ºC;

-Novembro: De 4ºC a 10ºC;

-Dezembro: De 2ºC a 7ºC.

 

Rua Meir - Antuérpia Bélgica

Rua Meir – Antuérpia Bélgica

 

5) E A CHUVA NA ANTUÉRPIA BÉLGICA?

 

Os meses mais chuvosos costumam ser dezembro, janeiro e fevereiro. Os meses com menos chuva são julho e agosto.

 

Rubenshuis

Rubenshuis- Antuérpia Bélgica

 

6) QUAL A LÍNGUA FALADA NA ANTUÉRPIA BÉLGICA?

 

São 3 as línguas oficiais da Bélgica: neerlandês (falado mais no norte da Bélgica), francês (no sul) e alemão (leste). As placas de rua e de orientação nas estradas costumam estar escritas nas 3 línguas.

Na prática, em todos os lugares da Antuérpia que fomos, as pessoas falavam inglês.

DICA: Dizemos Antuérpia em português, mas as outras maneiras são Anvers (francês), Antwerpen (neerlandês e alemão) e Antwerp (inglês).

 

7) CIDADE DAS MADONNAS

 

Em quase cada esquina da parte histórica da cidade é possível ver, no alto das fachadas, um nicho com uma estátua da Virgem Maria. Por falarem várias línguas no país, muitos pensam que a prática religiosa é variada. Não é o caso. A religião católica é predominante, principalmente na região de Flandres.

 

AS ATRAÇÕES DA ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

O centro da cidade fica no Oude Stadt, na margem direita do Rio Scheldt. É muito legal! Ruas de pedestres, estreitas e de paralelepípedo, levam você à praças cheias de restaurantes e bares de todos os tipos com mesas nos terraços. A Meir é a zona de lojas que une o Oude Stadt com a Gare Central e a área onde vendem diamantes.

 

8) A GARE

 

Gare

Gare – Antuérpia Bélgica

 

Não estou brincando! A estação de trens é tão linda que você deve visitá-la mesmo indo de carro! Foi o que nós fizemos! Estacionamos nosso carro em um estacionamento público bem pertinho e começamos nossa visita à Antuérpia na Bélgica pela gare. Construída no final do século XIX, sediou as exposições universais de 1885 e 1894, período do segundo apogeu da cidade.

Ela é monumental! Veja as fachadas, o hall, as escadarias e até a parte das plataformas de embarque. Vale muito a pena.

 

9) OS FAMOSOS DIAMANTES – ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

Não é apenas um apelido ou jogada de marketing. A Antuérpia é realmente a capital mundial dos diamantes.

A cidade é o maior pólo mundial de lapidação de diamantes e comercializa 80 % das pedras brutas do mundo inteiro.

Ao sair da gare e caminhar em direção à rua Meir, você já se deparará com inúmeras lojas com vitrines repletas de joias com diamantes. Tem para todos os gostos. Confesso que não olhei preços.

 

10) RUA MEIR – ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

Fachada da rua Meir - Antuérpia Bélgica

Fachada da rua Meir – Antuérpia Bélgica

 

Lindíssima. Não costumo fazer muitas compras quando viajo. No entanto, essa é uma rua repleta de lojas e que você não pode perder. Não olhe só as vitrines! Aprecie as magníficas fachadas e, quando der vontade e algo lhe chamar atenção, entre e aproveite!

 

11) A CASA E ATELIER DO PINTOR RUBENS – RUBENSHUIS – ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

Essa é uma oportunidade incrível de ver como um magnífico pintor não só viveu com sua família, mas como organizou seu extremamente bem sucedido negócio. Sim! Peter Paul Rubens foi um homem de visão! Ele uniu dom e conhecimento técnico, com conhecimento de mercado e marketing. Não estou brincando!

Após alguns anos na Itália, ele retornou à Antuérpia e passou a pintar grandes obras para igrejas, pois as mesmas haviam sido destruídas em batalhas nos anos anteriores.

Além disso, sua segunda esposa vinha de uma família muito rica e bem relacionada. Assim, ele manteve laços com os influentes da Europa, fazia seus retratos e os tinha como amigos e compradores.

E sua inteligência, cultura e habilidade social o fizeram atuar como embaixador da Antuérpia nas mais diversas questões.

A visita à sua casa, é extremamente interessante, pois além de muitas obras de Rubens, você verá as de outros pintores, como Bruegel, seu grande amigo e colaborador. Não eram somente para seu prazer. Ele também negociava essas obras. Um verdadeiro homem de negócios!

 

A CASA

Em 1910, Peter Paul Rubens e sua primeira esposa compraram a terra e a casa, que foram aumentando e renovando de acordo com os próprios projetos de Rubens ao longo dos anos. A casa tem o ar de um palazzo italiano e abraça os ideais artísticos do pintor: a arte da antiguidade romana e da Renascença Italiana. Ele também viveu na casa com sua segunda esposa, até sua morte em 1640.

 

A SEGUNDA ESPOSA

 

Helena Foument, Peter Paul RUBENS na Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

Helena Foument, Peter Paul RUBENS na Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

Helena Fourment (1614-1673) tinha apenas 16 anos quando casou com Rubens, com 53 anos. Ela era famosa por sua beleza e deu a ele muita inspiração e 5 filhos.

 

A GALERIA ITALIANA

 

A galeria de arte italiana na Rubenshuis

A galeria de arte italiana na Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

Muitos burgueses da Antuérpia construíram impressionantes coleções de arte no início do século XVII. No entanto, sem dúvida, a coleção de Rubens foi a mais rica de seu tempo.

Rubens projetou a galeria italiana para expor muitas das mais de 100 obras que ele trouxe da Itália. E garanto que é lá que você se sentirá! Inexplicavelmente, ele vendeu quase todas para uma pessoa influente e rica da época.

Se você quiser saber mais da Itália, veja os posts:

PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA EM 3 DIAS!

MUSEU DO VATICANO E CAPELA SISTINA! SUPER GUIA!

BASÍLICA DE SÃO PEDRO – GUIA COMPLETO!

DICAS DE ROMA! O QUE FAZER E NÃO FAZER!

 

OIL SKETCHES

 

Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

Eu não fazia ideia. Antes de fazer uma grande obra, Rubens fazia pequenos quadros para testar a composição e mostrar para quem a estava comprando aprová-los. Isso é uma ideia italiana e por isso chamada de modelli.

O quadro acima é um desses exemplos. Tem, talvez, um palmo e meio de largura. Você tem que se aproximar para vê-lo em detalhes. É um quadro pequeno, feito em parceria com Bruegel, seu amigo e colaborador. Lindo!

 

A GALERIA DE CORNELIUS VAN DER GEEST

 

A Galeria de Cornelius van der Geest na Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

A Galeria de Cornelius van der Geest, Willem van HAECHT na Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

Esse quadro é espetacular! Entre 2019 e 2021 ele foi restaurado. É de um novo gênero de pintura do século XVII na Antuérpia: o de pinturas de galerias privadas. Esse, mostra a coleção de Cornelius van der Geest (1555-1638), um dos maiores colecionadores de arte da Antuérpia e amigo de Rubens.

Na obra, você vê Cornelius, apontando para um dos destaques da sua coleção, A Virgem com Criança de Quentin Massys, para um cliente. Sentados no canto esquerdo, estão o arqueduque Albert e a Infanta Isabella, que governavam os Países Baixos em favor do Rei da Espanha. Atrás do duque, se encontra o próprio Rubens e atrás de Cornelius, o pintor van Dyck. A coleção de Cornelius van der Geest, atualmente, está espalhada ao redor do mundo!.

A quantidade de detalhes em tão pouco espaço é incrível!

 

GABINETE DE CURIOSIDADES

 

Cabinete de Curiosidades na Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

Gabinete de Curiosidades na Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

Pequenos itens de uma coleção de arte como moedas, broches, fósseis, eram guardados em móveis especialmente feito para eles, com muitas gavetas e compartimentos secretos, frequentemente feitos de madeiras exóticas e caras. No século XVII, a Antuérpia era o mais importante centro internacional desses curio cabinets.

Victor Wolfvoet pintou o curio cabinet da foto. Ele era especialista em reproduzir composições de Rubens em formato pequeno.

 

O ALTAR

 

O altar na Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

O altar na Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

A pintura do altar da casa de Rubens tem como imagem central uma miniatura de uma de suas obras e está emoldurada por 31 ágatas, fixas em cobre. As pedras preciosas e materiais empregados ressaltam o status social do proprietário dessa valiosa peça de mobília.

 

A CAMA

 

A cama de Rubens - Antuérpia Bélgica

A cama de Rubens – Antuérpia Bélgica

 

Até o século XVII, era comum que as camas fossem colocadas na peça principal da casa, junto à lareira. Uma cama em uma quarto, era um luxo para os ricos, como Rubens. As cortinas da cama também serviam para proteger do frio.

Repare no tamanho da cama! Bem curta para os padrões atuais!

CURIOSIDADE: Na época, as pessoas dormiam quase sentadas, para promover uma boa circulação e digestão!

Nós vimos camas assim na casa do pintor Rembrandt em Amsterdam.

Aliás, a França e a Holanda são perfeitas para você visitar na mesma viagem que a Bélgica!

Saiba tudo sobre Amsterdam em:

27 PONTOS TURÍSTICOS DE AMSTERDAM!

ROTEIRO AMSTERDAM: 3, 4, 5 OU 6 DIAS!

MUSEU VAN GOGH AMSTERDAM – DICAS!

BIBLIOTECA PÚBLICA DE AMSTERDAM – NÃO PERCA!

 

O ENXOVAL DA CASA

 

A prensa de roupas - Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

A prensa de roupas – Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

Os ricos, assim como Rubens, tinham em suas casas, prensas para toalhas de mesa, guardanapos, toalhas, lençóis e panos de prato. Esses eram dobrados em zigue-zague e colocados na prensa. Quando usados, mostravam o padrão linear, deixando claro que estavam limpos.

Essa prensa é uma verdadeira obra de arte, apesar do seu caráter funcional.

 

AS GOLAS

 

Nicolaas Rockox por Otto van VEEN, na Rubenshuis

Nicolaas Rockox por Otto van VEEN, na Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

O quadro acima foi pintado pelo último e mais influente professor de Rubens, em 1600. Vendo vários outros retratos feitos por Rubens, fica fácil ver as semelhanças com a obra de quem o ensinou. No caso, Nicolaas Rockox foi um rico advogado, com vários cargos públicos importantes, inclusive 9 vezes o de prefeito da Antuérpia. Era um grande amigo de Rubens.

Adoro ver as golas nas pinturas dos séculos XVI e XVII. São lindas. Pintadas quase como rendas. Eu achava que as mesmas ficavam desse jeito apenas por serem engomadas. Só que não! Foi na Rubenshuis que aprendi que, muitas vezes, são usados até 15 metros de tecido colocados em um suporte metálico (foto abaixo)!

 

Suporte de gola na Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

Suporte de gola na Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

SINGERIE

 

Singerie, Jan I BRUEGHEL, na Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

Singerie, Jan I BRUEGHEL, na Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

Esse tipo de pintura era chamado singerie, retratando macacos como humanos, com o intuito que esses refletissem sobre o seu próprio comportamento. Essa é uma obra de Jan Brueguel e foi baseada em um sketch feito no zoo de Bruxelas.

Nós já vimos esse tema de singerie em vários museus e palácios europeus, entre eles no Palácio Schönbrunn em VIENA , no CASTELO DE FONTAINEBLEU , no CASTELO DE CHANTILLY e no MUSEU DE ARTES DECORATIVAS EM PARIS.

 

AS QUATRO ESTAÇÕES

 

As Quatro Estações, Abel GRIMMER, na Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

As Quatro Estações, Abel GRIMMER, na Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

Antigamente, as pessoas viviam muito mais próximas à natureza do que hoje em dia. Suas vidas eram ditadas em grande parte pelo ritmo natural e pela mudança das estações. Por essa razão é que a arte mostrando os meses e estações do ano eram tão populares.

Os 4 painéis foram pintados por Abel Grimmer, um contemporâneo de Rubens. Cada painel mostra 3 atividades características, uma para cada mês da estação.

Adorei o que mostra a primavera: em março, as plantas são podadas e sementes são plantadas, em abril as ovelhas são levadas para o pasto, em maio os jardineiros cuidam do paisagismo do castelo e os nobres se divertem com música nos jardins!

 

INTERIOR DA IGREJA JESUÍTA NA ANTUÉRPIA

 

Interior da Igreja Jesuíta na Antuérpia, Wilhelm Schubert van EHRENBERG, óleo em mármore,na Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

Interior da Igreja Jesuíta na Antuérpia, Wilhelm Schubert van EHRENBERG, óleo em mármore, na Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

Esse quadro é incrível visto de perto! A sensação de profundidade é palpável! Ele foi pintado em óleo sobre mármore, pois essa igreja, considerada na época como uma das 8 maravilhas do mundo, tinha o interior coberto em mármore branco.

Todas as pessoas ficam paradas em frente à essa pintura, admirando-a por um bom tempo. Ficamos com vontade de conhecer essa igreja, no entanto, ela, juntamente com 39 painéis de teto pintados por Rubens em colaboração com van Dyck, foram destruídos por um grande incêndio em 1718. Que tristeza! O prédio foi restaurado e você pode ver a fachada mais adiante nesse post.

 

O PÓRTICO

 

O pórtico da Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

O pórtico da Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

Rubens viveu na Itália entre 1600 e 1608. Esse período influenciou todo o resto da sua vida e obra. O pórtico da sua casa é claramente baseado em um arco do triunfo romano. No topo do seu pórtico, Rubens colocou 2 deuses romanos: Mercúrio o deus dos pintores e Minerva, deusa da sabedoria.

 

O AUTO RETRATO

 

Auto retrato de Peter Paul Rubens na Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

Auto retrato de Peter Paul RUBENS na Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

Sem dúvida nenhuma, ele era um homem muito inteligente. Por exemplo, nesse auto retrato, ele se retrata como um homem com ótima posição social, ou um burguês, não como um pintor. Isso é marketing pessoal!

 

O ESTÚDIO

 

O atelier - Rubenshuis - Antuérpia Bélgica

O atelier – Rubenshuis – Antuérpia Bélgica

 

E como funcionava o seu atelier? Na verdade, ele mesmo pintava as obras de grande importância. Outras, ele apenas fazia o esboço, explicava para seus “funcionários” a sua visão e no final, retocava. Nos casos menos interessantes, seus funcionários faziam tudo. Uma linha de produção extremamente bem sucedida.

 

12) DILLE & KAMILLE – ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

Dille e Kamille - Antuérpia Bélgica

Dille e Kamille – Antuérpia Bélgica

 

Loja linda, de bom gosto, ao lado da Rubenshuis. Eu enlouqueço com esse tipo de loja! Dá vontade de comprar tudo! Há todo tipo de acessório para cozinha, as mais diversas formas, cortadores, louças. Como amamos cozinhar, não resistimos e compramos algumas peças.

Você também encontra pequenos jogos infantis em madeira, produtos alimentícios prontos, como molhos e geleias, perfumes de ambiente, velas e livros de receitas. Vários nos interessaram, mas eram apenas em neerlandês 😕 .

 

13) ONDE COMER – ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

Eu diria que comer é uma das grandes atrações da Antuérpia na Bélgica! Existem incontáveis lugares interessantes para você se sentar e degustar com calma uma belíssima refeição.

Um dos destaques na Bélgica, principalmente na Região de Flandres, são as Moules Frites, que nada mais são do que um prato com mariscos acompanhado de batatas fritas. Amo! Faço frequentemente em casa. Os mariscos da Bélgica, da França e da Holanda são deliciosos. Bem mais suaves do que os brasileiros.

Se você só quiser um lanche rápido, que pode comer até no caminho entre uma atração e outra, pode pegar alguma coisa na Pain Cotidien. Gostamos muito. Em uma das vezes, como tínhamos saído da Rubenshuis e queríamos ir ao Museu Plantin-Moretus, simplesmente pegamos 1 croissant (o melhor e mais crocante da nossa vida) e 1 swirl (redemoinho) de espinafre, também incrível. Foi nosso “almoço”.

 

14) MUSEU PLANTIN-MORETUS – ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

Museu Plantin-Moretus - Antuérpia Bélgica

Museu Plantin-Moretus – Antuérpia Bélgica

 

Não é um museu de belas artes. Esse é o Museu da Impressão. É um dos museus que oferece uma oportunidade única de conhecer e se sentir em um outro tempo da história. Recomendamos muito a visita, que para nós levou cerca de 2 horas. Na teoria, se você só olhar os destaques do folheto fornecido pelo museu, em 1 hora você consegue vê-los.

Algumas coisas que vimos e adoramos: A primeira gramática da língua árabe; edições “de bolso” a preço baixo, de autores clássicos; dicionários de múltiplas línguas usados pelos mercadores internacionais (personagens conversavam em 4 línguas como auxílio didático para o aprendizado do linguajar usado em compras e vendas); o livro “Aritmética com Números Decimais” de Stevin (o livro escrito pelo criador do sistema decimal no século XVI, que foi realmente colocado em prática apenas no século XX); uma balança utilizada para pesar as moedas de diferentes metais e tamanhos usadas nas compras e vendas de mercadorias; uma sala lotada de jogos de letras usados na impressão.

 

JOGOS DE LETRAS

Quanto aos jogos de letras, Plantin foi muito inteligente. Ele os adquiria dos melhores designers da época, com determinado estilo e tamanho. Para que eles não pudessem ser usados por outra editora, ele comprava tanto as letras em metal como as matrizes. Essa era uma das fortunas da sua companhia.

CURIOSIDADE: O Times New Roman atual foi baseado no trabalho do designer Granjon, daquela época.

 

UM POUCO DA HISTÓRIA

Plantin, um francês, chegou na Idade do Ouro da Antuérpia e em 1555 publicou seu primeiro livro. Logo, escritores e cientistas começaram a procurar a sua editora.

Seguindo seu lema ” através do trabalho e perseverança”, sua empresa se transformou em uma multinacional com sedes em Frankfurt, Leiden e Paris.

Em menos de 20 anos ele se tornou um líder da indústria mundial e foi o patriarca de 9 gerações de editores no Vrijdagmarkt na Antuérpia.

Suas 5 filhas trabalhavam na empresa e falavam mais de 5 línguas.

 

AS GALERIAS DE ARTE

As 3 primeiras salas contém inúmeros quadros, inclusive um retrato do próprio Plantin pintado por Rubens, além dos primeiros mapas impressos.

UTOPIA

Em 1595 o cartógrafo Ortelius, criador do primeiro atlas moderno da história, fez um mapa de uma ilha não existente, chamada Utopia. Os nomes e cidades do mapa eram derivados de 10 línguas diferentes, possibilitando que cada país se descobrisse.

MAPA DA AMÉRICA DO SUL

Após a viagem de Zarate, financiada pela Espanha, para o Chile em 1573, foi publicado o mapa da América do Sul.

 

A DEMONSTRAÇÃO DA IMPRESSÃO

Tivemos a oportunidade de ver a demonstração de como eram impressos os livros no século XVI! Incrível!

Cada página era montada com minúsculas letras em metal, colocadas “em espelho” formando as frases. A tinta era passada sobre elas com um objeto especial feito de couro de cachorro, (pelo que entendi do alemão falado). O papel era então, literalmente imprensado. Um trabalho louco para uma única página, que era então levada para a correção. Os erros eram marcados, para que a escolha das letras fosse corrigida. A partir daí, o número necessário de páginas era impresso.

 

Museu Plantin-Moretus - Antuérpia Bélgica

Museu Plantin-Moretus – Antuérpia Bélgica

 

SÊNECA

 

Seneca, por Pete Pal Rubens - Museu Plantin-Moretus

Seneca, por Peter Paul RUBENS – Museu Plantin-Moretus

 

Sêneca (4 a.C à 65 d.C) foi um dos importantes filósofos e intelectuais do Império Romano. Destacou-se também como orador, escritor, advogado e político.

 

Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade

 

Sofremos mais na imaginação do que na realidade

 

Deus dotou o homem de uma boca e dois ouvidos para que ouça o dobro do que fala.

 

Ele refletia sobre a alma, ética, existência humana, lógica e natureza, em uma abordagem filosófica bem diferente da que vigorava em Roma. Como grande representante do Estoicismo, propunha a igualdade e era avesso à escravidão e distinção social. Coloquei algumas frases a ele atribuídas que acho interessantes.

O quadro exposto na sala 11 do Museu Plantin-Moretus é magnífico. A sensação é de estarmos vendo Sêneca em carne e osso na nossa frente.

Além disso, repare que a parede é coberta por couro pintado. Em várias salas, as paredes são totalmente revestidas por couro, mas com diferentes pinturas. Lindíssimas. Nunca tínhamos visto nada assim.

 

A BIBLIOTECA

 

Plantin acreditava na importância social dos livros. Ele era amigo de cientistas de toda a Europa. Em suas magníficas bibliotecas, além de inúmeros exemplares de todos os tipos de livros, gostava de se cercar de bustos de personagens ilustres que admirava e globos terrestres.

 

Bibioteca - Museu Plantin-Moretus

Bibioteca – Museu Plantin-Moretus

 

A BÍBLIA DE GUTENBERG

 

Bíblia de Gutenberg no Museu Plantin-Moretus

Bíblia de Gutenberg no Museu Plantin-Moretus – Antuérpia Bélgica

 

A bíblia acima foi a segunda bíblia a ter sido impressa com as letras originais pertencentes a Joanes Gutenberg. As letras coloridas que você pode ver na foto, foram pintadas à mão. É uma obra de arte tipográfica dos primórdios da impressão!

 

A BÍBLIA RÉGIA

 

Bíblia em 8 volumes no Museu Plantin-Moretus

Bíblia em 8 volumes no Museu Plantin-Moretus – Antuérpia Bélgica

 

Com o suporte financeiro de Phillip II, Plantin realiza a obra prima da sua vida: A Bíblia régia ou Bíblia poliglota. O trabalho tem 8 partes, sendo 4 volumes do Velho Testamento, 1 do Novo Testamento e 3 de Apparatus. Levou 4 anos para ser realizado (1568-1572), mas lhe deu fama internacional!

 

AS DUAS MAIS ANTIGAS IMPRESSORAS EXISTENTES NO MUNDO

 

Museu Plantin-Moretus

Museu Plantin-Moretus – Antuérpia Bélgica

 

Você terá a chance de ver essas preciosidades na última sala do museu! É emocionante! Muita história envolvida! História que passamos a conhecer em mais detalhes ao apreciarmos tudo o que esse museu incrível oferece.

 

15) A CATEDRAL DE NOTRE DAME – ONZE-LIEVE-VROUWEKATHEDRAL – ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

A catedral de Notre Dame - Antuérpia Bélgica

A catedral de Notre Dame – Antuérpia Bélgica

 

Sem dúvida, é a principal catedral da Antuérpia. Ela é famosa por sua arquitetura, pela altíssima torre e pelas obras do pintor Rubens no seu altar. Vimos muito pouco disso tudo. Ela está em obras e, para completar, estava tendo uma missa. Guardas só permitiam a entrada de turistas alguns poucos passos além da porta.

 

16) A GRANDE PLACE – GROTE MARKT – ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

Grande Place - Antuérpia Bélgica

Grande Place – Antuérpia Bélgica

 

Esse é o coração da Oude Stadt (cidade antiga). Um tributo à Idade de Ouro da Região de Flandres, essa belíssima praça em formato triangular tem em um dos lados a prefeitura e nos outros 2, belíssimas guild houses. As guild houses são associações das mais variadas profissões, que se instalavam nas praças principais das grandes cidades, junto à prefeitura, para terem visibilidade e fazerem bons negócios. As de Bruxelas e GANTE também são magníficas.

No centro da praça se encontra a estátua de um jovem arremessando uma mão! Isso mesmo! Conta a lenda, que em um castelo às margens do rio Scheldt vivia um gigante chamado Druon Antigoon. Ele fazia com que todos os barqueiros que ali navegassem tivessem que pagar um pedágio. Quem não pagasse, tinha a mão amputada e jogada no rio. Isso até que um jovem soldado romano chamado Silvius Brabo desafiasse o gigante e lhe desse o mesmo castigo.

 

Prefeitura na Grande Place - Antuérpia Bélgica

Prefeitura na Grande Place – Antuérpia Bélgica

 

Por isso que existem mãos no brasão de armas da cidade!

CURIOSIDADE DA ANTUÉRPIA BÉLGICA: A palavra Antwerpen é semelhante a handwerpen que significa atirar mãos. Essa é a origem do nome da cidade.

 

17) TOME UMA CERVEJA BELGA NO PATERS VAETJE – ANTUÉRPIA BÉLGICA

 

Paters Vaetje - Antuérpia Bélgica

Paters Vaetje – Antuérpia Bélgica

 

Nós adoramos esse minúsculo bar, frequentado por habitantes locais, com 120 cervejas, de garrafa e de torneira, à sua disposição.

Ele é frequentado por pessoas de todas as idades, vestidas casualmente e que estão lá para conversar com os amigos, rir e degustar as mais variadas cervejas.

Só havia 2 funcionários atendendo. A imensa maioria das pessoas ia até o balcão, pegava um cardápio, lia a descrição das cervejas, pedia, pagava e era servido em um copo lindo. Adoro copos e a variedade deles era imensa!

Nossa preferida foi uma La Trappe Triple, cerveja trapista belga, seguida pela Delirium Tremens, também belga. Tenho que confessar que antes de morarmos na França, na fronteira com a Bélgica, eu não era tão alucinada por cervejas. Agora, estou apaixonada pelas cervejas belgas!

 

18) IGREJA JESUÍTA ST. CHARLES BORROMEO

 

Igreja Jesuíta - Antuérpia Bélgica

Igreja Jesuíta – Antuérpia Bélgica

 

Consagrada em 1625, essa bela igreja é a mesma da foto de uma pintura da casa de Rubens. O pintor havia feito 39 painéis de teto que foram queimados em um grande incêndio em 1718. Uma pena não podermos vê-los. Foi a primeira igreja do mundo a ser dedicada à Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas.

Como já era noite, ela estava fechada. Não conseguimos nem dar uma espiada por dentro. Apenas vimos a bela fachada externa.

 

ENDEREÇO DA IGREJA ST CHARLES BORROMEO

Hendrik Conscienceplein 12, Antuépia Bélgica

 

Museu Plantin-Moretus - Antuérpia Bélgica

Museu Plantin-Moretus – Antuérpia Bélgica

 

19) MAIS PARA A MESMA VIAGEM!

 

BÉLGICA:

O QUE FAZER EM BRUXELAS! Capital da Bélgica, cidade cosmopolita, Grand Place maravilhosa e com muitas atrações!

O QUE FAZER EM BRUGES BÉLGICA! Não há como não se apaixonar por essa linda cidade!

O MELHOR DE GANTE BÉLGICA EM 1 DIA! Gante é especial! Amamos! Arquitetura linda, gente de alto astral, bares à beira dos rios! Não deixe de ir!

 

PARIS

A DISNEY PARIS VALE A PENA? DICAS 2024!

ONDE FICAR EM PARIS 2024: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS Tudo pronto para você! Sugestões de hotéis e apartamentos bem avaliados, perto e/ou com vista da Torre Eiffel, baratos, bem localizados, melhores Ibis e inclusive ONDE NÃO FICAR! Tudo organizado bairro a bairro, num só lugar, muito fácil, com preços, distâncias das atrações e pontos positivos de cada um! É só clicar no link acima!

COMO ECONOMIZAR EM PARIS 2024! PARIS BARATA! Tem super recomendações de onde comer, ficar, transporte, seguro, a lista com os dias gratuitos de diversas atrações e até um roteiro econômico.

ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2024! COMPLETÍSSIMO! Nele há explicações de cada atração, incluindo os destaques de cada museu. Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.

BATE E VOLTA DE PARIS – 12 MELHORES 2024! Veja os 10 melhores bate e volta de Paris de até 2 horas de distância! Saiba qual passeio perto de Paris é perfeito para você, entre castelos, jardins e cidades!

NOVIDADES DE PARIS NO INVERNO 2023/2024! Saiba tudo sobre os próximos meses em Paris! Inclusive com as fotos de Paris com muita neve, para você saber os melhores lugares onde vê-la! Espero que você tenha essa sorte!

NATAL EM PARIS 2023/2024 – SAIBA TUDO! Tem tudo que você pode ver em Paris no Natal, inclusive com lugares menos conhecidos como o Le Bon Marché, La Samaritaine e mais bares para um coquetel e descanso! E claro que também tem as feirinhas de Natal, as famosas vitrines, a gigantesca árvore das Galerias Lafayette e muito mais!

 

20) INSPIRE-SE!

 

TULIPAS HOLANDA OU CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENCE?

VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2024! Descubra os melhores destinos de 12 países para você passar as férias de verão na Europa, incluindo alguns lugares espetaculares que pouca gente conhece e várias opções de hospedagem econômica! Veja muitas dicas e fotos incríveis!

10 CIDADES NA FRANÇA QUE SÃO O MÁXIMO!

INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2024!

INVERNO NA EUROPA 2024 – O QUE FAZER

ESQUI NA FRANÇA 2023/2024 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS!

MUSEUS EM PARIS: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS! 

 

Antuérpia Bélgica

Antuérpia Bélgica

 

Abraços e até breve!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.