Saiba o que fazer em Lucerna Suíça: Onde e quanto tempo ficar, como e quando ir, onde comer e as atrações imperdíveis dessa linda cidade medieval!
Lucerna é uma belíssima cidade situada entre montanhas nevadas e o Lago Lucerna. Seu charmoso centro histórico tem uma profusão de lojas de chocolate e queijos, além de casas com afrescos na fachada que são espetaculares! A cidade é o portão de entrada dessa parte muito especial do mundo: a região central da Suíça!
A Cidade Antiga (Altstadt) é compacta e você pode e deve caminhar tranquilamente por ela.
Às margens do Lago Lucerna, ela evoluiu de uma pequena vila de pescadores a uma belíssima cidade turística. Confira aqui todas as atrações e dicas para você desfrutar desse lugar imperdível!
DICAS DE LUCERNA
Essa é a parte prática da viagem, feita para você saber quando e como ir, onde ficar, quanto tempo passar e em qual época do ano.
1) COMO CHEGAR – LUCERNA SUÍÇA
Nós fizemos tudo de carro, como quase sempre. Nos dá liberdade de percurso, nos permite conhecer lugarejos e atrações escondidas e fora das rotas super turísticas, além de podermos fazer o nosso horário! E na Suíça é muito fácil dirigir. As estradas são maravilhosas. Acredito que isso você já imaginava!
As principais distâncias de Lucerna de carro são:
–ZURIQUE: 53 km;
–INTERLAKEN: 68 km;
–GRINDELWALD: 86 km;
-Berna: 110 km;
-Montreaux: 198 km;
-Genebra: 266 km.
2) ONDE FICAR
EM LUCERNA
Se você está de carro, não fique na Cidade Antiga, pois não há onde estacionar nem circular.
Para ficar às margens do Lago e ter uma vista espetacular, terá que desembolsar bastante.
Nós ficamos no IBIS BUDGET LUZERN CITY.
Ele fica perto da estação de trem, em frente ao hotel é possível pegar ônibus para os principais pontos turísticos de Lucerna Suíça ou até ir caminhando. Nós fizemos tudo a pé. A Kapellbrücke fica a apenas 1 km de distância. O quarto é pequeno, com ar condicionado, limpo, simples, com cama confortável e o wi-fi funciona. Ótima relação custo/benefício.
Alguns amigos ficaram no ALTSTADT HOTEL KRÖNE LUZERN e adoraram. Eles não estavam de carro. O hotel fica no coração da Cidade Antiga, na Weinmarkt. Ele não tem ar condicionado, o restaurante tem um terraço com bela vista, fica a apenas 200 metros da Kapellbrücke e da Spreuerbrücke, 300 metros da Musegg Wall.
EM ISELTWALD
Uma outra opção, caso você não queira ficar trocando de hotel, é ficar mais perto de Interlaken. Nós já ficamos na minúscula Iseltwald, que é um vilarejo às margens do Lago Brienz, no BOUTIQUE B&B BELLEVUE ISELTWALD. Nosso apartamento tinha vista maravilhosa, com sacada, café da manhã. Metade do preço do Hotel Belvedere em Grindelwald. Nota hoje no Booking.com 9,0.
INTERLAKEN
Da última vez, ficamos no ARNOLD’S BED AND BREAKFAST em Interlaken. Amamos! Ultra bem localizado. Nota 9,3 no Booking.com. Ao mesmo tempo que está junto da praça central e perto das lojas e do comércio em geral, fica em uma minúscula rua sem saída. Dormimos no completo silêncio, com as janelas abertas, curtindo a noite agradável. Na foto acima você pode ver o nosso quarto, que fica no último andar. No topo da montanha, aquela pequena construção é o Harder Kulm, que é considerado uma bela atração de Interlaken. Leia sobre ele no post O QUE FAZER EM INTERLAKEN SUÍÇA E REGIÃO!
Tem banheiro privativo, uma peça de entrada com balcão e frigobar, o quarto tem vista para o Jungfraujoch (aquela montanha com neve eterna entre as outras na foto abaixo) e a sala para o Harder Kulm! O café da manhã era bastante bom, mas seu valor não estava incluído na diária. Não lembramos desse detalhe e tivemos que pagar por ele antes de irmos embora. Com o frigobar é possível comprar frutas, frios, pães e leite e economizar um pouco mais!
USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ!
3) QUANDO IR – LUCERNA SUÍÇA
Nós já fomos para a Suíça no inverno e no verão. Não tenha dúvida que você aproveitará muito mais com temperaturas mais altas. Além disso, dependendo do lugar, quando há nevascas, a desobstrução das estradas é bem precária. Passamos por uma situação bem perigosa quando fomos nós 3 com a minha mãe no inverno. Estávamos em Iseltwald, junto de Interlaken, e fomos para Grindelwald passear. Houve uma nevasca, estávamos sem correntes nos pneus e nosso carro descia os morros de ré! Foi assustador.
4) QUANTO TEMPO FICAR – LUCERNA SUÍÇA
Para conhecer o básico de Lucerna 1 ou 2 dias são suficientes. Nós chegamos à tarde, assistimos ao show, no outro dia pela manhã conhecemos a Cidade Antiga e fizemos o passeio ao Monte Pilatus. Em seguida saímos para Grindelwald.
5) ONDE COMER – LUCERNA SUÍÇA
CHÄS BARMETTLER:
Essa loja/restaurante familiar é uma atração gastronômica na parte antiga de Lucerna. Você pode comprar os mais variados e maravilhosos queijos alpinos e regionais para levar. Outra opção é pedir uma das tábuas de frios, carnes, pães, azeitonas e mostarda de figo. Os preços variam de $38,00 à $70,00 CHF;
E que tal um fondue ou raclette? Você pode fazer lá mesmo, levar pronto ou alugar o equipamento e tudo que for necessário e levar para fazer onde desejar.
ENDEREÇO:
Hertensteinstrasse 2, Lucerna Suíça.
HORÁRIOS 2024:
-De segundas a sextas: Das 7 h 30 min às 18 h 30 min;
-Sábados: Das 7 h 30 min às 16:00 h;
-Domingos: Fechada.
ATRAÇÕES DE LUCERNA SUÍÇA
Se você tem apenas 1 ou 2 dias em Lucerna Suíça, concentre sua visita na Cidade Antiga e em tudo que fica perto do Rio Reuss, do Lago Vierwaldstätersee (Lago Lucerna) e da Musegg Wall. E ainda é possível escolher um passeio extra, como o Monte Pilatus.
6) KKL BUILDING – KULTUR UND KONGRESSZENTRUM LUZERN – O QUE FAZER EM LUCERNA SUÍÇA
Essa é a prova que o moderno e o histórico convivem muito bem juntos! O KKL Luzern na Europa Square é uma casa de espetáculos planejada pelo arquiteto francês Jean Nouvel. Tem 1840 lugares e é considerada uma das melhores do mundo. Essa construção moderna ainda abriga o Lucern Hall,o Centro de Convenções, 1 auditório e um Museu de Arte.
No verão, é comum ter shows gratuitos na praça que fica entre o KKL Building e o Lago. Não deixe de conferir quando você for para Lucerna Suíça. Nós tivemos muita sorte de chegar na cidade, ver o pôr do sol e descobrir o show. Aproveitamos para jantar nos quiosques de comida por lá também.
De qualquer maneira, a arquitetura do prédio, modernista, em vidro e aço, é linda e se destaca entre tantos prédios históricos.
ENDEREÇO KKL LUCERNA SUÍÇA:
Europlatz 1, Lucerna Suíça.
7) HOFKIRCHE – O QUE FAZER EM LUCERNA SUÍÇA
A igreja original data do século XII, mas um incêndio a destruiu em 1633. O fogo poupou apenas as torres gêmeas, com telhados pontiagudos, que foram incorporadas à reconstrução feita em 1945.
É a principal catedral para a população de Lucerna Suíça e local de devoção aos santos Leodegar e Mauritius.
Os destaques são a fachada, o altar de Maria (com um painel em relevo que data de 1500) e o Altar das Almas.
No entanto, eu também destaco a sensibilidade de terem feito um lugar para você deixar seu filho enquanto está na igreja.
ENDEREÇO:
St. Leodegarstrasse, Lucerna Suíça.
8) KAPELLBRÜCKE – CHAPEL BRIDGE – O QUE FAZER EM LUCERNA SUÍÇA
É a mais antiga ponte de madeira da Europa. Ela cruza o Rio Reuss angularmente. Foi construída na primeira metade do século XIV e fazia parte das fortificações da cidade. Servia para impedir invasões provenientes do Lago Lucerna.
Todo mundo que se interessa pela Suíça já viu fotos dela. É uma ponte coberta, muito charmosa, toda de madeira e com muitas floreiras sempre bem cuidadas.
Tem esse nome em função da capela St. Peter que fica ali perto. Caminhe por ela e veja as pinturas que fora adicionadas no século XVII. Elas ilustram cenas da história local e da Suíça, incluindo os santos patronos da cidade, Mauritius e Leodegar.
Ela foi parcialmente destruída por um incêndio em 1993, mas foi reconstruída e, no caso das pinturas, elas foram restauradas ou substituídas por cópias.
9) WASSER TURM – O QUE FAZER EM LUCERNA SUÍÇA
Essa torre octogonal de 34 metros de altura, é um dos cartões postais da cidade. Dizem que é um dos monumentos mais fotografados da Suíça.
Foi construída ao redor do ano de 1300, também fazendo parte das muralhas da cidade. Já teve as funções de farol, arquivo, tesouro, prisão e câmara de tortura!
10) SPREUERBRÜCKE – SPREUER BRIDGE – O QUE FAZER EM LUCERNA SUÍÇA
Outra ponte muito antiga que cruza o Rio Reuss. Foi terminada em 1408. É conhecida pelas suas pinturas, adicionadas entre 1625 e 1636, que representam a “Dança da Morte”. Começando na extremidade norte da ponte e seguindo uma sequencia, culminam com o triunfo de Cristo sobre a morte.
Da Spreuerbrücke (em alemão) você pode ver o Nadelwerk, uma estrutura do sec XIX que controla o fluxo do rio.
11) AS ANTIGAS PRAÇAS – O QUE FAZER EM LUCERNA SUÍÇA
Não deixe de caminhar por todo o centro histórico, por ruelas estreitas que dão acesso às praças que são especialmente belas, com afrescos pelas fachadas.
-KORNMARKT: É onde fica a prefeitura (Rathaus) e a casa de uma antiga associação, com uma magnífica árvore genealógica pintada na fachada. Imperdível.
A prefeitura tem estilo Renascentista Italiano. Sob seus arcos junto ao Rio Reuss, ainda hoje funciona uma feira em dias de semana e no andar de cima, um lugar para pequenos concertos e exposições.
-WEINMARKT: É uma das mais belas praças e onde o vinho era vendido. Cercada de casas altas, com venezianas pintadas, que atualmente são sede de restaurantes, boutiques e lojas.
-HIRSCHENPLATZ: O nome dessa praça foi dado em função de uma hospedaria da Idade Média que ali ficava.
12) MUSEGGMAUER – THE BATTLEMENTS WALK – O QUE FAZER EM LUCERNA SUÍÇA
Vale a pena caminhar por essa muralha do ano de 1386! Ela está quase inteiramente intacta e proporciona vistas espetaculares da cidade, do Lago Lucerna e do Rio Reuss! Você caminha por seus 850 metros e passa por dentro de 3 de suas 9 torres. Em algumas partes, tivemos que descer, caminhar um pouco pelo gramado para contornar as torres fechadas e voltar à muralha no acesso seguinte.
São 3 as torres abertas:
-Schirmer
-Zyt: É onde está o mais antigo relógio da cidade, construído por Hans Lutter. Ele tem o privilégio de tocar 1 minuto antes de cada hora, à frente de todos os outros da cidade. Um super destaque!
-Männli
13) MONUMENTO DO LEÃO – O QUE FAZER EM LUCERNA SUÍÇA
Foi esculpido de uma única pedra natural, em homenagem aos mercenários que morreram lutando na Batalha das Tuileries em 1792.
” The saddest and most moving piece of rock in the world”
Mark Twain
Em uma tradução livre, Mark Twain descreveu essa escultura como ” A mais triste e comovente pedra no mundo”.
O monumento está localizado em um bosque perto da Löwenplatz. Ela me lembra muito o leão esculpido por Canova que vimos em VIENA.
14) ATIVIDADES – O QUE FAZER EM LUCERNA SUÍÇA
É no Centro de Informações Turísticas que você encontrará informações sobre trilhas de caminhada e ciclismo, passeios de carruagem e muito mais.
ENDEREÇO
Zentralstrasse 5, Lucerna Suíça.
15) PASSEIOS PRÓXIMOS
-MONTE PILATUS: Nós fizemos esse passeio no segundo dia, antes de nos dirigirmos para Grindelwald. Deixamos o carro no estacionamento, subimos a montanha com o trem de cremalheira mais inclinado do mundo, com 48°. Curtimos a vista, andamos de trenó, descemos até Lucerna e depois voltamos de trem para pegar o carro. Só que isso tudo é assunto para um post só do lugar, que faremos assim que possível.
-MONTE TITLIS: Esse nós não fizemos. O destaque dele é um teleférico com cabine rotatória. A montanha tem 3238 metros de altitude e neve o ano inteiro. Tem uma caverna de gelo, uma ponte suspensa e dizem que a vista é linda!
-RIVIERA: Embora fosse verão, não fomos nas praias do lago.
16) FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE LUCERNA
Do meio de agosto a meio de setembro, ocorre o famoso festival de música clássica, com orquestras, maestros e solistas internacionais.
17) NOSSA VIAGEM PELA SUÍÇA NO VERÃO
Fomos de avião até Zurique, pegamos nosso carro alugado e fomos direto para Lucerna onde fizemos o que está descrito nesse post. Depois de dormir 1 noite seguimos para Grindelwald. Sem dúvida nenhuma, a melhor opção para fazer de base na sua viagem à Suíça é Interlaken ou Grindelwald, onde ficamos 1 semana. Já ficamos um Itsewald, no inverno. É muito linda e prática também, mesmo no verão. Depois seguimos para Montreaux e muitos outros lugares.
Leia:
LAGO OESCHINEN EM KANDERSTEG SUÍÇA 2024!
O QUE FAZER EM INTERLAKEN SUÍÇA E REGIÃO 2024!
O QUE FAZER EM ZURIQUE NO INVERNO
VOO DUPLO DE PARAPENTE NA SUÍÇA 2024!
GRINDELWALD SUÍÇA 2024 – TRILHA FIRST ATÉ O BACHALPSEE
Se você quiser conhecer um pouco da culinária Suíça, veja COMIDA TÍPICA DA SUÍÇA – BATATA ROSTI COM QUEIJO.
18) INSPIRE-SE!
TULIPAS HOLANDA OU CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENCE?
NORMANDIA FRANÇA 2024 – ROTEIRO TOP!
VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2024! Descubra os melhores destinos de 12 países para você passar as férias de verão na Europa, incluindo alguns lugares espetaculares que pouca gente conhece e várias opções de hospedagem econômica! Veja muitas dicas e fotos incríveis!
GANTE BÉLGICA EM 1 DIA! O MELHOR 2024!
BATE E VOLTA DE PARIS – 12 MELHORES 2024!
10 CIDADES NA FRANÇA QUE SÃO O MÁXIMO!
INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2024!
INVERNO NA EUROPA 2024 – O QUE FAZER
ESQUI NA FRANÇA 2023/2024 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS!
Esperamos que tenha gostado de saber o que fazer em Lucerna Suíça! Então, siga-nos no Facebook e no Instagram, compartilhe com seus amigos! E se você já foi, deixe seu comentário!
Abraços e até breve!
Além de Pilatus e Rigi,há mais 2 montanhas nos arredores de Luzern.Stans e Titlis.Fui as 4,1 por dia pois subi-las demora.Rigi estava nublado,mas as outras nem sei qual foi aquela que mais gostei.E o museu de transporte? Dá para passar 1dia lá dentro, as crianças adoram ver os meios de transporte em tamanho natural ou brincar nos interativos. É a atração mais visitada da Suiça, cheguei tarde,não pensava ser tão grande, não vi tudo.