INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2023/2024!

Atualizado em . .
Museu La Piscine em Roubaix - Inverno na França

Museu La Piscine em Roubaix – Inverno na França

 

Descubra as melhores cidades para você conhecer na inverno na França! Na Provence, na Côte d’Azur, nos Alpes, na Rota do Vinho da Alsácia, no Norte e é claro que em Paris também, você encontrará atrações incríveis e para todos os gostos! Lugares que fomos, amamos e recomendamos!

 

DEPOIS DE 13 VINDAS PARA CÁ, ESTAMOS TODOS MORANDO NA FRANÇA! ACABAMOS DE PASSAR MESES VIAJANDO MUITO. TEMOS MUITAS DICAS PARA VOCÊ! NOS ACOMPANHE!

 

Veja aqui lugares muito diferentes uns dos outros: alguns famosos como as grandes cidades de Bordeaux, Grenoble, Montpellier e Paris, outros minúsculos como várias “Les Plus Beaux Villages de France” (Os Mais Belos Vilarejos da França) e ainda alguns “Grands Sites de France” (Lugares Remarcáveis da França). Isso sem falar nas melhores estações de esqui, que na verdade também são um ótimo programa para quem não quer esquiar! 😀 Sim, pois você pode andar de trenó puxado por cachorros ou cavalos, bicicletas de neve ou até naquelas máquinas gigantes que ‘alisam’ as pistas!

 

1) VANTAGENS DE VIAJAR NO INVERNO NA FRANÇA

 

Palácio dos Papas em Avignon - Inverno na França

Palácio dos Papas em Avignon – Inverno na França

 

São muitas:

-Preços muito mais em conta;

-Menos filas nas atrações;

-Está tudo aberto (em Paris e outras cidades grandes, muita coisa fecha no verão);

-Você não sofre com o calor que pode ser absurdo em um país pouco preparado para as temperaturas altas (ar condicionado não é comum) e mais preparado para as baixas (calefação por tudo).

-Se for na época de Natal, muitas cidades ficam lindamente decoradas, sediam as mais famosas feirinhas de rua de Natal, além de serem comuns os shows de videomapping (iluminação das fachadas);

-Você pode curtir a neve.

 

2) QUANDO É INVERNO NA FRANÇA?

 

Grenoble

Grenoble – Inverno na França

 

Oficialmente, é inverno na França de 21 de dezembro a 20 de março. No entanto, todo o mês de dezembro já é bastante frio e por isso também incluirei as atrações específicas da época.

 

3) COMO VIAJAR NO INVERNO NA FRANÇA?

 

Final de tarde em estrada da Provence no inverno - Inverno na França

Final de tarde em estrada da Provence no inverno – Inverno na França

 

Para conhecer os pequenos vilarejos charmosos da Provence e da Rota do Vinho da Alsácia ou visitar os lugares onde a natureza é o destaque como a Gorge du Tarn, a Duna de Pilat e o Canal da Mancha, um carro é imprescindível.

Se você faz questão de apenas andar de trem, terá que se restringir às grandes cidades, como Bordeaux, Montpellier e Grenoble, ou ficar vários dias em uma estação de esqui.

A outra alternativa é ficar apenas em Paris, para conhecer bem a cidade e fazer alguns bate e volta.

 

4) COMO VIAJAR NO INVERNO NA FRANÇA!

 

Montpellier - Inverno na França

Montpellier – Inverno na França

 

Há algumas belas maneiras de viajar pelo interior da França com seu carro alugado:

-Você pode pegar o carro no aeroporto Charles de Gaulle e já sair rodando pelas estradas, sem entrar de carro em Paris;

-Também pode passar alguns dias em Paris e então sair dirigindo de lá mesmo;

-Se a região do seu desejo for muito longe e você não tiver muitos dias disponíveis, pode ir de TGV ou avião até uma grande cidade, onde pegará seu carro previamente alugado.

Já fizemos de todas essas maneiras e todas deram super certo. A escolha dependerá do seu destino.

 

5) LES PLUS BEAUX VILLAGE DE FRANCE – INVERNO NA FRANÇA

 

Saint-Cirq-Lapopie - Inverno na França

Saint-Cirq-Lapopie – Inverno na França

 

Na França inteira, apenas 164 vilarejos tem o selo Les Plus Beaux Villages de France (Os Vilarejos Mais Bonitos da França) que é como uma garantia de boa experiência do viajante. Esse é um critério que nos ajuda a escolher lugares únicos, frequentemente pouco conhecidos por brasileiros, mas amados por aqui.

Na região chamada de PACA (Provence+Alps+Côte d’Azur), dos 18 lugares com esse selo, conhecemos 6: Roussillon, Gordes, Menèrbes, Lourmarin e Les-Baux-de-Provence são ótimos de serem visitadas no inverno. O que não significa que não o sejam em outras épocas. Dizemos isso, pois já os visitamos mais de um vez, em estações variadas. Todos esses estão nesse post.

Moustiers-Sainte-Marie, outra das Plus Beaux Villages de France que conhecemos, é bem melhor conhecer no verão, para você poder desfrutar do magnífico Lac-de-Sainte-Croix e de Gorges du Verdon, que é o maior canyon da Europa! Veja o post específico GORGES DU VERDON 2022! O MAIOR CANYON DA EUROPA! Da mesma forma o verão é a época de curtir os CAMPOS DE LAVANDA E GIRASSÓIS NA PROVENÇA.

Outros 2 vilarejos, só que na região do Lot, que recebem essa menção de destaque, são Rocamadour e Saint-Cirq-Lapopie. Também estão retratados nesse post.

E o que precisa para um vilarejo ganhar essa distinção super desejada na França? São mais de 30 critérios! Entre eles, ter menos de 2.000 habitantes, uma arquitetura bem preservada, monumentos históricos, fachadas bem cuidadas, estrutura para o turismo. Ou seja, precisam ser aquele lugarzinho dos sonhos!

 

6) LES GRANDS SITES DE FRANCE – INVERNO NA FRANÇA

 

Duna de Pilat - Inverno na França

Duna de Pilat – Inverno na França

 

Em tradução livre, um equivalente seria dizer “Lugares Remarcáveis da França”. Este é um selo governamental. No caso, são cerca de 51 lugares muito especiais que são enquadrados (ou estão com o processo em andamento para serem enquadrados) numa lei de proteção de 1930, com o objetivo de protegê-los e mantê-los intactos. Certamente, são lugares muito belos e interessantes, monumentos naturais e vilarejos com personalidade artística, histórica, científica, lendária ou pitoresca.

Dentre eles, os que conhecemos e são lindos no inverno e por isso estão nesse post:

-Os Dois Cabos – Gris-Nez e Blanc-Nez;

-A Pont du Gard;

-A Duna de Pilat;

-A Gorge du Tarn;

-Carcassone;

-Rocamadour:

-Fontaine de Vaucluse.

 

Os Grands Sites abaixo, também conhecemos e achamos melhor no verão:

-A Baía de Somme: É onde fica o Monte Saint-Michel. Já fomos no inverno e no verão. No inverno o frio e vento são radicais. MONTE SAINT MICHEL FRANÇA 2023 – 20 DICAS TOP!

-A Gorge du Verdon: Por que andar de pedalinho ou barco elétrico dentro do desfiladeiro no verão é o máximo! GORGES DU VERDON 2023! O MAIOR CANYON DA EUROPA!

-Étretat: As falésias mais lindas da França! FALÉSIAS DE ÉTRETAT FRANÇA 2023.Também melhor no verão, para fazer as caminhadas sobre as falésias e aproveitar o calçadão da beira da praia no final de tarde.

 

DE BORDEAUX A MONTPELLIER PASSANDO POR CARCASSONE E OUTROS LINDOS LUGARES!

 

7) BORDEAUX E DUNA DE PILAT – INVERNO NA FRANÇA

 

Bordeaux - Inverno na França

Espelho d’água na Place de la Bourse em Bordeaux – Inverno na França

 

Bordeaux é uma rica cidade de 256.046 habitantes (dado de 2016), às margens do rio Garonne. É conhecida como a “pequena Paris”, devido a sua arquitetura, seus cafés e bistrôs.

E como é a cidade de Bordeaux? Animada, convivial, muito agradável para uma cidade de seu tamanho. Tudo isso, graças a sua imensa área dedicada a pedestres e lazer. São várias as praças, como Sainte-Pierre, Quinconces e Saint-Michel. Dentre as ruas para pedestres, sem dúvida a Sainte-Catherine é a mais famosa. Isso sem falar na margem do rio Garonne, totalmente remodelada há alguns anos e deliciosa para caminhar ou andar de bike.

Segundo a revista Cosmopolitan, Bordeuax já foi eleita pelo Lonely Planet o destino mais cool no mundo inteiro. Posso achar isso um exagero, mas com certeza dá uma ideia do seu poder de atração de turistas.

Além dos motivos já citados, o fato de Bordeaux ser uma cidade onde se come e bebe muito bem é outra grande vantagem.

Sem dúvida, amantes do vinho devem visitar a Cité du Vin e fazer um passeio até Saint-Émillion.

 

ONDE FICAR EM BORDEAUX

 



Booking.com

 

DUNA DE PILAT

 

Duna de Pilat - Inverno na França

Duna de Pilat – Inverno na França

 

Quem ama a natureza e quer ver uma paisagem deslumbrante, não pode deixar de conhecer a Duna de Pilat, simplesmente a duna mais alta da Europa! Passamos um final de tarde espetacular por lá!

Preciso avisar que em 2022, parte da floresta junto à duna pegou fogo. A estrada já foi reaberta à circulação, mas não sei o quanto a paisagem foi afetada, pois não retornamos depois disso.

Para você conhecer as atrações de Bordeaux, com todas as dicas, leia BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!

 

8) ROCAMADOUR – INVERNO NA FRANÇA

 

Desde a Idade Média, Rocamadour é um lugar de importante peregrinação cristã, é etapa de destaque do Caminho de Compostella, considerada uma das “Les Plus Beaux Villages de France”, é um “Grand Site de France” e Patrimônio Mundial da UNESCO! Acho que essa apresentação dá uma ideia clara que esse é um lugar especial!

 

Rocamadour - França no inverno

Rocamadour – inverno na França

 

Essa cara de felicidade não é à toa! Mais um lugar único, original, diferente do que estamos acostumados e majestoso!

Dizem, com razão, que Rocamadour é vertical:

 

Casas acima do riacho, igrejas sobre as casas, rochedos acima das igrejas, o castelo sobre os rochedos”

 

Sim! Rocamadour = roc amator = amante das rochas.

Distâncias, em tempo aproximado, de carro, de Rocamadour à:

-Sarlat e Cahors: 1h,

-Bordeaux: 2h;

-Toulouse: 3h,

-Paris: 6h.

 

Rocamadour - Inverno na França

Rocamadour – Inverno na França

 

DICA DE INVERNO NA FRANÇA : NÃO FAÇA COMO A GENTE EM ROCAMADOUR! 😆 

 

Nosso erro: Deixamos nosso carro em frente ao Office de Tourisme. Descemos a ruela que leva à base de Rocamadour, com lojas de lembranças e lugares para comer, logo após passar o portão. E aí começamos a subir, subir e subir. Muitos degraus e rampas unem as 7 capelas. E você passa por todas até chegar ao topo da montanha, onde fica o castelo. Então caminhamos de volta ao nosso carro. E foi quando nos demos conta que deveríamos ter feito o contrário!

Deixe seu carro no estacionamento junto do castelo, desça as escadas conhecendo as capelas e depois suba a ruela até o Office de Tourisme. Opção bem mais agradável para suas pernas.

E você quer saber se não sendo religioso vale a pena? Nós não somos praticantes, mas mesmo assim, achamos um belo passeio, especialmente no inverno, quando não há hordas se espremendo por um lugar tão limitado.

 

9) SAINT-CIRQ-LAPOPIE – INVERNO NA FRANÇA

 

Saint-Cirq-Lapopie - Inverno na França

Saint-Cirq-Lapopie – Inverno na França

 

Outra das Plus Beaux Villages de France, Saint-Cirq-Lapopie também já foi eleita Village Preféré des Français (Vilarejo Preferido dos Franceses). Com certeza, isso não é pouca coisa para um lugar com menos de 300 habitantes e que tem apenas cerca de 17km2!

Por que visitar Saint-Cirq-Lapopie? Pelo charme medieval, pela localização à beira de uma falésia que domina o rio Lot, pelas pracinhas sombreadas, bons restaurantes, lojas de artesãos e pelas trufas!

Sim! Esse é o paraíso para quem ama trufas. Eles vendem de tudo o que você possa imaginar com trufas! E as próprias, é claro. Esse é um produto de gosto e cheiro extremamente fortes. Além de ser caro. Eu sempre me orgulhei de gostar de quase tudo que é comestível. Experimentei um vinho com trufas, super típico do local e detestei. Impossível para mim. No fim, o Mello bebeu.

 

O CAMINHO DE HALAGE DE GANIL

 

Saint-Cirq-Lapopie

Saint-Cirq-Lapopie – Inverno na França

 

Já explico: Halage é quando um barco que está dentro de um rio é puxado por pessoas ou cavalos que estão nas suas margens. No século XIX, as gabarres, que são barcos de fundo chato para transporte de mercadorias, eram utilizadas para levar fumo, cereais e vinho até Bordeaux e na volta trazer sal, peixe seco e produtos manufaturados. A dificuldade? Em Saint-Cirq-Lapopie, a falésia os obrigava a mudar de margem.

Qual a solução? Escavar na rocha uma caminho de cerca de 1km, ligando Bouziès à Saint-Cirq-Lapopie! A caminhada é maravilhosa, em um lugar lindo e, para completar, embelezado por cerca de 40m de esculturas na pedra feitas pelo artista André Breton, surrealista francês. Elas são muito bem feitas e lindas, evocando criaturas aquáticas.

 

COMO FAZER O CAMINHO DE HALAGE DE GANIL?

Deixe seu carro no estacionamento de Bouziès. Siga as placas indicativas e curta muito! Nós só fizemos parte do caminho. Fomos até a eclusa e voltamos, o que totaliza cerca de 3km ida e volta. O trajeto completo é de 8,5km, indo pela beira d’água e voltando pela floresta.

 

10) CARCASSONE – INVERNO NA FRANÇA

 

Carcassone - Inverno na França

Carcassone – Inverno na França

 

No alto da montanha, a cidade medieval, chamada La Cité, domina a cidade. Uma vez que ela ainda é habitada, boa parte tem acesso gratuito 24h por dia, todos os dias do ano.

Ela é gigante. Tem 52 torres e a muralha, com 3km de extensão, é dupla.

 

Carcassone - Inverno na França

Carcassone – Inverno na França

 

Nós visitamos tudo o que era possível. Entramos pela Porte Narbonnaise, que já é grandiosa. Compramos a entrada para o Château Comtal e o visitamos. Esse é um castelo medieval, então não há decoração nenhuma. Não é aqui que você verá lindos quadros e tapeçarias, cortinas de veludo, móveis suntuosos e muito dourado. Basicamente, o que se vê é o prédio. Nós curtimos caminhar pelas galerias exteriores em madeira, no alto das grandes torres, por onde os soldados faziam a ronda, além de pelas muralhas.

Fora do castelo, o destaque é a Basílica Saint Nazaire, com seus vitrais imensos e maravilhosos. Ficamos um bom tempo sentados só apreciando. Imperdível. O vitral central do coro data de 1280!

Já o teatro de la Cité, é um teatro aberto, que é palco de inúmeros shows durante todo o ano.

 

INGRESSO 2023 DO CASTELO COMTAL DE LA CITÉ EM CARACASSONE

-Adultos: 9,50€.

 

CULINÁRIA TÍPICA DE CARCASSONE

Cassoulet é o prato típico do sudoeste da França. É feito com feijão branco, linguiça e carne. Fazemos frequentemente e adoramos. Veja a receita em PRATOS TÍPICOS FRANCESES? CASSOULET!

 

ONDE FICAR EM CARCASSONE

 



Booking.com

 

11) GORGE DU TARN – INVERNO NA FRANÇA

 

Gorge du Tarn - França no inverno

Gorge du Tarn – inverno na França

 

Como falei anteriormente, esse é um dos “Lugares Remarcáveis da França”. O canyon com cerca de 53km, vai de Quézac a Le Rozier e tem de 400 à 600m de profundidade.

A estrada que passa pelo desfiladeiro do Tarn fica quase o tempo todo junto ao rio (veja na foto acima). De lá, é possível apreciar inúmeros vilarejos. Em alguns é só estacionar e caminhar curtindo o ambiente e se sentindo em outro período da história. Outros, só podem ser avistados, pois são acessíveis apenas por barco. Nem ponte tem.

Como descobrimos o lugar da foto acima? Vimos uma placa com uma seta indicando um lugar morro acima, fomos ver no que ia dar e adoramos!

 

SAINT-CHELY-DU-TARN

 

Gorge du Tarn - Inverno na França

Gorge du Tarn – Inverno na França

 

Lugar de beleza surpreendente. Simplesmente avistamos, ficamos boquiabertos e resolvemos parar para conhecer. Como é bom estar de carro!

Esse é um vilarejo construído sobre depósitos de pedra calcária porosa. Achamos lindas as 2 fontes que jorram água em cascata dentro do rio Tarn!

Caminhamos pelas ruelas vendo esse lugar parado no tempo, cheio de charme, com uma igrejinha romana, uma capela semi troglodita, um moinho e a ponte construída entre 1880 e 1900.

Depois, descemos até o rio para curtir melhor a falésia, a água transparente e toda a paisagem.

 

12) VIADUTO DE MILLAU – INVERNO NA FRANÇA

 

Viaduto de Millau - Inverno na França

Viaduto de Millau – Inverno na França

 

Essa pode parecer uma escolha esquisita, mas é muito interessante! É um lugar de superlativos, na saída do Vale do Tarn!

Confira os números:

-P2: Cada um dos 7 pilares de sustentação do Viaduto de Millau tem uma altura diferente, sendo o P2 o mais alto do mundo, com 245m! Ele é 19m mais alto do que a Torre Eiffel!

-Largura da pista de automóveis: 32m ou 17 pessoas de braços abertos;

-No auge da obra, eram 600 pessoas trabalhando ao mesmo tempo;

-Peso da pista: 36.000 toneladas ou 5.100 elefantes africanos;

-Custo da obra: 400 milhões de euros;

-Tempo de construção da obra: Apenas 3 anos;

-Tempo de garantia da obra: 120 anos.

Há belvederes dos 2 lados do viaduto, pois ele é uma verdadeira atração turística. Nós adoramos passar por ele, mas confesso que dá medo. Sim! Imagine-se dirigindo em um lugar estreito, mais alto do que a Torre Eiffel! Nos sentimos voando! Qual foi nosso azar? Havia muitas nuvens no vale e a visão foi prejudicada.

Repare na foto acima. De longe, foi tudo o que conseguimos ver: Somente as pontinhas das colunas de sustentação dos cabos desse viaduto estaiado maravilhoso. Claro que passar por ele foi muito legal. Só faltou a paisagem 🙁 .

DETALHE TRISTE: Eles tem câmeras e seguranças com guardas lá mesmo, pois esse é um local de suicídios, onde criadores de animais jogam seus bichos, como ovelhas, em protesto pedindo preços melhores e outros motivos de protesto de todo tipo comuns por aqui.

É uma bela ideia de passeio para quem faz a Gorge du Tarn de carro.

 

13) MONTPELLIER – INVERNO NA FRANÇA

 

Place de la Comédie em Montpellier - Inverno na França

Place de la Comédie em Montpellier – Inverno na França

 

Montpellier é um mix total! Situada a apenas 10km do Mar Mediterrâneo, ela tem de tudo: o bairro Antígona, elegante e moderno, tem inspiração neoclássica, a catedral data de 1364, a Promenade de Peyrou tem o Château d’Eau, que parece um coreto/monumento romano e que é alimentado por um aqueduto de 14km! E esse aqueduto foi inspirado na Pont du Gard!

Calma! Tem mais mistura! O mercado coberto é maravilhoso! Pequeno, mas tem de tudo! Enlouquecemos com as bancas de tempero! Depois, ali pertinho, vimos a linda e chique Place de la Comédie da foto acima. Um luxo só! É onde você encontrará lojas, bares e restaurantes.

 

ONDE FICAR EM MONTPELLIER

 



Booking.com

 

PROVENCE

 

Nós já fomos algumas vezes para a Provence, em várias épocas. Curtimos muito a Provence no inverno, pois as temperaturas embora baixas, são agradáveis. No auge do verão, o calor é insano. Fica difícil aproveitar.

Todas as cidades abaixo são ótimas no inverno na França.

Não recomendamos apenas a região de Moustiers-Sainte-Marie, GORGES DU VERDON e os CAMPOS DE LAVANDA E GIRASSÓIS. Esses lugares maravilhosos são ideais de serem visitados no início do verão.

 

14) ARLES – INVERNO NA FRANÇA

 

Arles - Inverno na França

Arles – Inverno na França

 

Aqui as atrações ou são romanas ou estão ligadas à Van Gogh.

Amo Arles. Já fui 3 vezes. Inclusive já passamos o Natal lá.

Em 1 dia você conhece as seguintes atrações romanas:

CRYPTOPORTYQUES: Galerias romanas que um dia estavam no nível da rua, sustentando o fórum romano, mas que hoje estão 6m abaixo do solo. Nossa impressão foi de termos viajado no tempo e que algum soldado romano estava vindo nos encontrar.

IGREJA E CLAUSTRO SAINT TROPHIME: A fachada da igreja, do século XII é o destaque.

TEATRO ANTIGO: Data do primeiro século d.C.! Embora esteja em ruínas, ainda hoje é utilizado para shows.

ARENA: Essa é a atração imperdível da cidade! Construída por volta do ano 90 d.C., foi palco de gladiadores por 400 anos! Atualmente ainda é usada para festividades da cidade.

TERMAS DE CONSTANTINO: São os banhos quentes e frios tanto amados pelos romanos.

Em relação a Van Gogh, o grande prazer é caminhar pela cidade onde morou, ver locais retratados por suas pinturas e visitar a Fondation van Gogh.

Todos esses lugares, com muitas dicas você descobre no nosso post DESCUBRA ARLES FRANÇA EM 2023!.

 

15) AVIGNON – INVERNO NA FRANÇA

 

Avignon - Inverno na França

Avignon – Inverno na França

 

Essa é uma excelente base para a Provence. Em um inverno na França, ficamos umas 6 noites por lá, só fazendo passeios de bate e volta na Provence.

E o que tem de bom em Avignon? Tem infra estrutura e é bem localizada. É uma cidade pequena, com tudo.

E Avignon também tem algumas belas atrações. A mais famosa é o Palácio dos Papas, que lá se instalaram entre 1309 e 1377! Faz tempo! Embora o castelo seja famoso, não espere encontrar quase nada de decoração. A estrutura está quase nua. O destaque são pinturas muito antigas, feitas diretamente nas paredes dos quartos utilizados pelos papas.

O jardim que fica na colina ao lado do Palácio dos Papas (foto acima), proporciona uma bela vista da Pont Saint Bénézet, do século XII e do rio Ródano,

Quanto tempo ficar em Avignon? Se é só para conhecer a cidade, 1 dia basta.

O interior da cidade antiga, dentro das muralhas, é essencialmente para pedestres. Uma delícia. Foi lá que comprei um par de botas com a frente em pele, maravilhosa, por um preço razoável, que vi ao acaso. Curto comprar assim. Não costumamos reservar tempo específico para compras em viagens pela Europa.

 

ONDE FICAR EM AVIGNON

 



Booking.com

 

16) MONT VENTOUX – INVERNO NA FRANÇA

 

Mont Ventoux - Inverno na França

Mont Ventoux – Inverno na França

 

Essa é uma montanha clássica da Provence. Já foi etapa de vários Tour de France de Ciclismo, que costumamos assistir pela televisão. Ela tem 1911m de altitude e no inverno o cume é fechado quando há neve.

Foi o que aconteceu conosco. Conseguimos subir apenas uma parte, sem problema nenhum e então nos deparamos com a pista bloqueada. Por sorte, bem junto de um restaurante, onde almoçamos uma comida deliciosa.

 

17) LES BAUX-DE-PROVENCE – INVERNO NA FRANÇA

 

Les Baux-de-Provence - Inverno na França

Les Baux-de-Provence – Inverno na França

 

Esse é um dos meus vilarejos preferidos na Provence. Ele tem 3 áreas distintas:

 

CARRIÈRES DES LUMIÈRES:

Sei que já existem projeções imersivas artísticas no Brasil. No entanto, nenhuma é em uma monumental pedreira desativada. A cada ano os filmes mudam. Já fomos em alguns. Amamos todos.

 

O VILAREJO MEDIEVAL

Aqui é um espaço reservado para pedestres. Perfeito para você caminhar sem pressa, e aproveitar a história latente desse lugar. Veja os diferentes produtos das lojas, como vinagres aromatizados, saches de lavandas, lembranças e até toalhas de mesa coloridas que são a cara da Provence!

Há várias opções de restaurante, com preço justo.

 

O CASTELO

Não deixe de ver o filme passado dentro da Igreja Saint Blaise, a exposição de catapultas, a habitação troglodita e as imponentes ruínas do castelo dos lordes de Baux. O máximo tudo isso! Sem falar que a vista dos olivais ilustra a típica paisagem provençal.

Temos um post com todos os detalhes da magnífica Les-Baux-de-Provence: O QUE FAZER EM LES-BAUX-DE-PROVENCE 2023! Ela é imperdível!

 

18) ORANGE E SEU TEATRO ANTIGO – INVERNO NA FRANÇA

 

Teatro Antigo de Orange

Teatro Antigo de Orange – Inverno na França

 

O Teatro Antigo é a grande atração de Orange e o motivo que nos fez visitá-la.

Essa majestosa construção tem mais de 2000 anos! É uma obra de arte arquitetural, construída nos tempos do Imperador Augusto. É considerado o monumento romano mais bem preservado do mundo ocidental.

A parede de fundo do palco tem 103m de largura por 37m de altura! Seus nichos decorativos, colunas de mármore e seu telhado em madeira favorecem a reflexão do som. Sem nenhum meio de amplificação sonora, os 10.000 espectadores podiam e ainda podem entender perfeitamente o que os atores em cena dizem!

Patrimônio da UNESCO, o Teatro Antigo de Orange foi palco de romanos assim como de artistas como Sarah Bernhardt, Placido Domingo, Hans Zimmer, o grupo The Police e até David Guetta!

 

INGRESSOS TEATRO ANTIGO DE ORANGE – DE 1 DE JANEIRO A 31 DE MARÇO DE 2023

-Adultos: 10€;

-Reduzida (de 7 a 17 anos): 8€;

-Menores de 7 anos: Gratuito.

 

INGRESSOS TEATRO ANTIGO DE ORANGE – DE 1 DE ABRIL A 4 DE JULHO DE 2023

-Adultos: 11,50€;

-Reduzida (de 7 a 17 anos): 9,50€;

-Menores de 7 anos: Gratuito.

Os valores dos ingressos para o restante do ano ainda não tinham sido divulgados quando fizemos o post.

 

HORÁRIOS 2023 TEATRO ANTIGO DE ORANGE

-Janeiro, fevereiro, novembro e dezembro: Das 9h30min às 16h30min;

-Março e outubro: Das 9h30min às 17h30min;

-Abril, maio e setembro: Das 9:00h às 18:00h;

-Junho, julho e agosto: Das 9:00 às 19:00h.

 

19) GORDES – INVERNO NA FRANÇA

 

Gordes

Gordes – Inverno na França

 

O destaque de Gordes é o fato de ser uma belíssima village perchée, ou seja, uma vila pendurada na montanha. A ideia é se perder por ela. Caminhar sem rumo. E não posso deixar de mencionar que é mais uma das Plus Beaux Village de France.

Temos um post mostrando Gordes para você: 1 DIA NA PROVENCE: ROUSSILLON E GORDES FRANÇA 2023!

 

20) SAINT RÉMY-DE-PROVENCE – INVERNO NA FRANÇA

 

Saint Rémy-de-Provence

Saint-Paul de Mausole em Saint Rémy-de-Provence – Inverno na França

 

A pequena cidade de Saint-Rémmy é interessante em qualquer época.

 

SAINT-PAUL DE MAUSOLE

Amantes de Van Gogh, como eu, não podem deixar de conhecer o hospital psiquiátrico onde ele se internou de 3 de maio de 1889 a 16 de maio de 1890, após cortar sua orelha e pouco antes de sua morte. O lugar é lindo e inspirou inúmeras obras. Visitamos o quarto onde ele ficou, a sala de tratamentos, diga-se de passagem horripilantes e os jardins.

CAMINHADA PELO UNIVERSO DE VINCENT VAN GOGH

A parte dos jardins é muito interessante, pois espalhados pela propriedade estão reproduções de 21 quadros, escolhidos entre 150, exatamente no lugar em que foram pintados. Descobrimos que van Gogh tornava tudo mais lindo e colorido do que era na realidade.

 

LES ANTIQUES:

 

Saint Rémy-de-Provence

Les Antiques em Saint Rémy-de-Provence – Inverno na França

 

Na estrada que liga Saint-Rémy-de-Provence a Les-Baux-de-Provence, bem pertinho de Saint-Paul de Mausole, ficam os monumentos históricos chamados les Antiques. Eles marcam a entrada de Glanum, cidade romana mais próspera da região, mas que foi destruída no século V.

Tanto o mausoléu como o arco do trinfo estão a beira da estrada e você não paga nada para vê-los.

 

21) COLORADO RUSTREL E ROUSSILLON – INVERNO NA FRANÇA

 

Colorado Provençal de Rustrel

Colorado Provençal de Rustrel – Inverno na França

 

Amo Roussillon por causa dos ocres. Os tons de laranja, amarelo e vermelho desse famoso pigmento, colorem todas as fachadas de Roussillon! Isso dá um charme único quando você passeia pela cidade! E ela é uma das Plus Beaux Villages de France!

Já o Colorado Rustrel, que fica pertinho e visitamos no inverno, é mais rústico, menos turístico.

Dou todos os detalhes sobre ambas no post 1 DIA NA PROVENCE: ROUSSILLON E GORDES FRANÇA 2023!

 

22) FONTAINE DE VAUCLUSE E L’ ISLE SUR LA SORGUE – INVERNO NA FRANÇA

 

Fontaine de Vaucluse

Fontaine de Vaucluse – Inverno na França

 

O rio Sorgue emerge de uma imensa rede subterrânea, brotando no sopé de uma escarpa de 230m de altura, através de uma cavidade no vale. A vazão anual de água de cor esmeralda é de 630 milhões de metros cúbicos!

O carro, você deixa no estacionamento do vilarejo e depois faz, a pé, o caminho demarcado até chegar à fonte. De um lado você terá banquinhas de artesanato e no outro é onde está a verdadeira atração: a água, brotando de todos os lugares com muita potência e se unindo àquela que brota na fonte principal. Tudo com muita natureza, muitas plantas e pássaros, inclusive uma bela quantidade de patinhos! E bancos estrategicamente colocados para você se sentar e apreciar o que está a sua volta.

Frequentada desde a Antiguidade, atualmente Fontaine de Vaucluse acolhe cerca de 800mil visitantes por ano. É por isso que ela está vivendo o processo de se tornar um Grand Site de France, para que ela volte ao seu estado original, dentro do possível e também para que o acesso aos visitantes seja melhorado. Todos ganharão com isso!

O que você não pode fazer no inverno em Fontaine de Vaucluse? Andar de caiaque!

Já L’Isle sur la Sorgue é uma cidadezinha próxima. Seu nome significa ” a ilha sobre o rio Sorgue”. É conhecida como a Veneza da Provence. Amei no calor e não vi muita graça no inverno.

 

23) PONT DU GARD – INVERNO NA FRANÇA

 

Pont du Gard

Pont du Gard – Inverno na França

 

A não ser que você deseje andar de caiaque no rio que passa sob a Pont du Gard, o inverno na França é uma ótima opção de época para conhecê-la.

A Pont du Gard é um trecho do aqueduto romano de 52km de extensão, construído no século I a.C. A ponte tem 3 níveis, 49m de altura e é o aqueduto antigo mais alto do mundo! É a única ponte de 3 andares ainda em condições de ser visitada. Amamos caminhar por ela, nos sentirmos romanos e apreciarmos a paisagem rio acima e rio abaixo.

Ela é tão grandiosa e sua importância histórica tão grande que é um Grand Site de France.

Damos todos os detalhes de uma visita em PONT DU GARD FRANÇA 2023!

 

24) MÉNÈRBES – INVERNO NA FRANÇA

 

Ménèrbes

Ménèrbes – Inverno na França

 

Esse é um vilarejo perché, pendurado no topo de uma colina. É minúsculo e charmoso, com uma bela vista dos campos ao redor.

Sei que o que direi parece ridículo, mas nos apaixonamos pelo museu dos saca rolhas! Pequeno, mas muito divertido! Recomendo essa atração se você estiver na região! Para amantes do vinho então, imperdível!

 

25) LOURMARIN – INVERNO NA FRANÇA

 

Lourmarin

Lourmarin – Inverno na França

 

Essa é outra das Plus Beaux Villages de France! Nos apaixonamos pelo seu charme! Em apenas 20km2 vivem cerca de 1000 habitantes. Se pudesse, me mudaria para lá hoje! Ele é um vilarejo tipicamente provençal, em meio a oliveiras e árvores frutíferas.

Quando fomos, estacionamos perto do castelo e simplesmente saímos caminhando pelas ruelas. Se você gosta da ideia de se sentar calmamente em mesas nas calçadas, que são de restaurantes e cafés simples ou até com estrelas Michelin, este é o seu lugar.

Em Lourmarin, tudo é limpo, perfeito, calmo, lindo e bem cuidado. Passear pelas suas ruas de pedestres, apreciar as fachadas das casas e vitrines de pequenas lojas de muito bom gosto, é uma benção.

 

CÔTE D’AZUR

 

Mônaco - Inverno na França

Mônaco – Inverno na França

 

Não é porque é praia que não é ótimo no inverno! Adoramos Nice, Mônaco, Saint-Paul-de-Vence e toda a região no inverno. Embora seja frio, não é congelante. Além disso, no verão, tudo é muito mais difícil, com engarrafamentos, dificuldade de estacionar, além de ser bem mais caro. E não esqueça que o Mar Mediterrâneo é frio sempre e as praias são de pedra. Então, o importante é o visual, a beleza da cidade e a curtição toda do lugar.

Veja os posts abaixo para saber tudo sobre a Côte d’Azur em todas as épocas:


NICE FRANÇA 2023! O MELHOR EM 1 DIA OU MAIS!

O QUE FAZER EM MÔNACO 2023!

SUL DA FRANÇA: NICE, MÔNACO E MAIS!

 

ONDE FICAR NA CÔTE D’AZUR

 



Booking.com

 

ALPES FRANCESES

 

Alpes Franceses

Val Thorens nos Alpes Franceses – Inverno na França

 

Se você sonha em esquiar, andar de trenó puxado por cavalos ou cachorros, bicicleta ou moto na neve, caminhar com raquetes de neve, fazer escalada em cascata de gelo ou até pilotar as imensas máquinas que “alisam” a neve nas estações de esqui, o inverno na França é perfeito! Há inúmeras opções de resorts de inverno. Cada um com características próprias.

Contamos tudo sobre os melhores resorts de inverno na França em ESQUI NA FRANÇA 2023 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS!

Somos esquiadores experientes e sabemos do que falamos.

 

26) GRENOBLE – INVERNO NA FRANÇA

 

Grenoble

Grenoble – Inverno na França

 

Cidade grande situada às margens dos rios Isère e Drac e circundada pelos maciços montanhosos do Vercors e da Chartreuse, Grenoble pode ser o lugar de partida para conhecer os Alpes do Norte.

Se você tem interesse em passar 1 ou 2 dias curtindo a neve em La Feclaz e Alpe d’Huez, Grenoble também pode ser uma boa base.

 

O TELEFÉRICO DE GRENOBLE

Na margem direita do rio Isère fica a estação para o teleférico que levará você até a Bastille, nome tanto da fortaleza como da montanha que domina a cidade.

Esse teleférico opera desde 1935, sendo que nos anos 70 o estilo foi modernizado para o formato de bolha. Em cada bolha cabem 6 pessoas. Você sobe os 263m de diferença de altitude em apenas cerca de 6 min.

 

Grenoble

Grenoble – inverno na França

 

PREÇOS 2023 TELEFÉRICO DE GRENOBLE (IDA E VOLTA):

-Adultos: 9,50€;

-Crianças (5 a 15 anos):4,50€.

 

BASTILLE

Esse é o forte do século XIX construído sobre 2 antigas fortalezas do século XV. É daqui que você terá a melhor vista da cidade!

No topo da montanha, há 2 restaurantes, um centro de arte contemporânea, acesso a uma via ferrata e o Museu das Tropas de Montanha.

 

MUSEU DAS TROPAS DE MONTANHA

A Luiza e eu visitamos esse pequeno museu, que mostra em um circuito pré estabelecido, a trajetória das tropas de montanha desde a sua criação até os dias de hoje. Achamos bem legal e através dos objetos e cenas montadas em escala real, nos imaginamos na situação deles. O ingresso é comprado no local por 3€.

 

PARQUE PAUL MISTRAL

Era aqui que as tropas treinavam até 1920! O parque fica no coração da cidade e nos finais de semana grupos de pessoas se reúnem nos seus gramados para curtir o dia. Não direi que tem algo de especial…

 

ONDE FICAR EM GRENOBLE

 



Booking.com

 

CHAMPANHE E ALSÁCIA

 

Estrasburgo - Inverno na França

Estrasburgo – Inverno na França

 

Em um Natal, saímos de Paris para Reims. Depois, fizemos a Rota do Vinho da Alsácia e Colmar. Mais recentemente fomos a Estrasburgo. O QUE FAZER EM ESTRASBURGO FRANÇA 2023!

Reims, no Natal, tem um show de projeção de luzes na fachada da igreja que é espetacular. Sobre Reims, leia BATE E VOLTA DE PARIS – 10 MELHORES 2023!

Já a Rota do Vinho da Alsácia vai de Estrasburgo à Colmar, passando por um vilarejo mais lindo do que o outro. Tudo fica espetacularmente enfeitado durante a época de Natal. E Estrasburgo e Colmar sediam os que são considerados os melhores mercados de rua de Natal na França. Fui e recomendo! COLMAR FRANÇA 2023! NO NATAL OU NA PRIMAVERA? ALSÁCIA FRANÇA NO NATAL 2023 te ajudarão!

 

ONDE FICAR EM ESTRASBURGO

 



Booking.com

 

O NORTE DA FRANÇA

 

Embora pouquíssimo conhecido por brasileiros, oferece muitos lugares lindos para você conhecer. Isso sem falar que fica na fronteira com a Bélgica, que é maravilhosa no inverno.

 

27) LILLE E ROUBAIX – INVERNO NA FRANÇA

 

Lille

Lille – Inverno na França

 

Nós moramos em Roubaix, que fica na área metropolitana de Lille. Amamos estar aqui em qualquer época e nas primeiras vezes que visitamos a cidade era inverno na França.

Lille é grande, linda, cheia de atrativos. Amamos o Museu de Belas Artes, o campanário da prefeitura e o Arco de Paris. Já ao redor da Grande Place, ficam os lindos prédios da Ópera, da Câmera de Comércio Antiga e da nova Câmera de Comércio com seu campanário.

E sem falar na Vieux Lille, a parte antiga, histórica, que é cheia de charme, lojas, restaurantes, bares e confeitarias incríveis.

Quanto a Roubaix, o parque Barbieux é considerado um dos mais lindos da França e o Museu La Piscine (primeira foto do post), fica no prédio de uma antiga piscina pública da cidade. Há esculturas à beira d’água e outras nas cabines de troca de roupa e onde eram os chuveiros! E os vitrais são fabulosos! Visita única, original e imperdível.

Sobre Lille, veja O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA 2023! e NATAL EM LILLE FRANÇA 2023.

 

ONDE FICAR EM LILLE

 



Booking.com

 

28) O CANAL DA MANCHA

 

Canal da Mancha - Inverno na França

Canal da Mancha – Inverno na França

 

Fizemos esse passeio no dia 1 de janeiro. Bem no meio do inverno. E amamos!

Tem atrações para todos os gostos: as paisagens são grandiosas, os cabos Blanc Nez e Gris-Nez são Grand Site de France. Para quem curte história das guerras, essa região fazia parte do Muro do Atlântico, que é uma série de bunkers e baterias de canhões que ainda hoje podem ser visitados.

Para os apaixonados por arquitetura, as casas típicas e coloridas são lindas. Eu não conhecia nada nesse estilo.

E quanto as praias? Mesmo no inverno tem gente surfando, caminhando nos calçadões, levando seus cachorros para passear e curtindo.

Veja PRAIAS NA FRANÇA? DE CALAIS A BOULOGNE PELA COSTA!

 

30) PARIS

 

A linda Paris!

A linda Paris! Inverno na França!

 

Paris é divina no inverno, com ou sem neve, e em qualquer outra época do ano também! O importante é conhecê-la!

ONDE FICAR EM PARIS: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS Tudo pronto para você! Sugestões de hotéis e apartamentos bem avaliados, perto e/ou com vista da Torre Eiffel, baratos, bem localizados, melhores Ibis e inclusive ONDE NÃO FICAR! Tudo organizado bairro a bairro, num só lugar, muito fácil, com preços, distâncias das atrações e pontos positivos de cada um! É só clicar no link acima!

NOVIDADES DE PARIS NO INVERNO 2023/2024! Saiba tudo sobre os próximos meses em Paris! Inclusive com as fotos de Paris com muita neve, para você saber os melhores lugares onde vê-la! Espero que você tenha essa sorte!

NATAL EM PARIS 2023/2024 – SAIBA TUDO! Tem tudo que você pode ver em Paris no Natal, inclusive com lugares menos conhecidos como o Le Bon Marché, La Samaritaine e mais bares para um coquetel e descanso! E claro que também tem as feirinhas de Natal, as famosas vitrines, a gigantesca árvore das Galerias Lafayette e muito mais!

E TEM MAIS!

COMO ECONOMIZAR EM PARIS 2023! PARIS BARATA!Tem super recomendações de onde comer, ficar, transporte, seguro, a lista com os dias gratuitos de diversas atrações e até um roteiro econômico.

ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2023! COMPLETÍSSIMO!. Nele há explicações de cada atração, incluindo os destaques de cada museu. Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.

BATE E VOLTA DE PARIS – 11 MELHORES 2023!Veja os 10 melhores bate e volta de Paris de até 2h! Saiba qual passeio perto de Paris é perfeito para você, entre castelos, jardins e cidades!

MUSEUS EM PARIS: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS! 

ESQUI NA FRANÇA 2023 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS!

INVERNO NA EUROPA – O QUE FAZER

 

Paris - Inverno na França

Paris – Inverno na França

 

31) A BÉLGICA NO INVERNO TAMBÉM É MARAVILHOSA!

 

Como estamos morando na França a 8km da fronteira com a Bélgica, temos ido frequentemente para muitas cidades belgas maravilhosas! Além das abaixo, ainda destacamos Tournai e Courtrai.

Dou a dica que gostamos mais de ir no inverno do que no verão.

O QUE FAZER EM BRUXELAS 2023! Capital da Bélgica, cidade cosmopolita, Grand Place maravilhosa e com muitas atrações!

O QUE FAZER EM BRUGES BÉLGICA 2023! Não há como não se apaixonar por essa linda cidade!

O MELHOR DE GANTE BÉLGICA EM 1 DIA! Gante é especial! Amamos! Arquitetura linda, gente de alto astral, bares à beira dos rios! Não deixe de ir!

ANTUÉRPIA BÉLGICA: DESTINO TOP 2023! Cidade linda, limpa, com um centro compacto que mistura modernidade e história! Recomendamos!

 

32) A HOLANDA TAMBÉM É O MÁXIMO NO INVERNO!

 

O QUE FAZER EM AMSTERDAM 2023? MUSEU DO GRAFITE STRAAT!

27 PONTOS TURÍSTICOS AMSTERDAM 2023!

UTRECHT HOLANDA! MELHORES ATRAÇÕES 2023!

ROTEIRO AMSTERDAM 2023: 3, 4, 5 OU 6 DIAS!

 

MUITO OBRIGADA POR DAR UMA VOLTA COMPLETA CONOSCO NO INVERNO NA FRANÇA !

 

Compartilhe e deixe um comentário!

Abraços e boa viagem!

 

Avignon

Avignon – Inverno na França

 

MEUS DESTINOS IMPEDÍVEIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.