O QUE FAZER EM BRUXELAS 2024!

Atualizado em . .
Grand Place

Grand Place – O que fazer em Bruxelas

 

Descubra as melhores atrações da vibrante, cosmopolita e multicultural Bruxelas! A arquitetura é linda, a variedade e quantidade de museus, bares e restaurantes é chocante! Tem atrações para todos os gostos e aqui, damos todas as dicas para você!

Sede da Comunidade Econômica Europeia, a cidade mistura prédios de aço e concreto com ruelas históricas de paralelepípedos.

E no Natal, Bruxelas conta com uma grande programação: As ruas ficam lindamente iluminadas, um pinheiro enorme é colocado na Grand Place, onde também ocorre um show de luzes nas fachadas históricas. Além disso, tem a feira de Natal com roda gigante e pista de patinação no gelo na lateral da Place Sainte-Catherine.

 

Grand Place no Natal

Grand Place no Natal – O que fazer em Bruxelas

 

1) COMO IR A BRUXELAS BÉLGICA

 

Como moramos em Roubaix na França, a apenas 6 km da fronteira com a Bélgica, fomos no nosso próprio carro.

No entanto, como não há voos diretos do Brasil para a Bélgica, minha sugestão é que você, ou alugue um carro para sair de Paris, ou pegue um trem. Outra opção é vir de Amsterdam.

DISTÂNCIAS DE BRUXELAS BÉLGICA PARA:

PARIS: 313 km – Você leva cerca de 1 h 22 min de Thalys* ou 3 h 39 min de carro.

GANTE (Gent): 55 km – Você leva cerca de 49 minutos de carro ou de 25 a 40 minutos de trem, dependendo de onde você estiver em Bruxelas (até a estação St Pieters em Gante).

LILLE: 113 km – Você leva cerca de 1 h 31 min de carro e 34 min de TGV*.

AMSTERDAM: 210 km – 1 h 53 min de Thalys ou 2 h 22 min de carro.

*Thalys é o trem de alta velocidade da Bélgica, assim como o TGV na França. Já o Eurostar é um trem de alta velocidade que liga Dover na Inglaterra à Lille, Paris e Bruxelas.

 

Bruxelas vista do Museu dos Instrumentos Musicais

Bruxelas vista do Museu dos Instrumentos Musicais – O que fazer em Bruxelas

 

2) COMO SE LOCOMOVER PELA BÉLGICA

 

No centro de Bruxelas, Gante, Bruges e Antuérpia você não precisa e nem deve tentar andar de carro. Já para ir de uma cidade a outra, o carro é bem útil, pois dá liberdade. Usar os trens, também é uma bela opção.

 

3) ONDE FICAR EM BRUXELAS BÉLGICA

 

No nosso caso, como temos apartamento em Roubaix, na França, não precisamos de hotel. Fazemos bate e volta.

 

CASO VOCÊ SÓ PASSE UM DIA EM BRUXELAS, MAS QUEIRA VISITAR OUTRAS CIDADES BELGAS

Para quem precisa de hospedagem na Bélgica, recomendamos ficar em Gante como base, pois ela é bem localizada, dando fácil acesso a Bruges e Bruxelas também.

 

O que fazer em Gante em 1 dia!

O que fazer em Gante em 1 dia!

 

Em Gante, um hotel que nos chamou muita atenção pela sua espetacular localização foi o GHENT MARRIOTT HOTEL. É um 4 estrelas com nota de localização 9.7. Ele fica na melhor e mais linda área da cidade. Acessível a todos os lugares a pé. Bem em frente ao Rio Leie. A foto acima foi tirada em frente ao hotel Ghent Marriott e a foto abaixo é da sua fachada.

Aqui você encontra as outras opções de estadia na cidade!

 

Booking.com

 

USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ! 

 

CASO VOCÊ QUEIRA DORMIR UMA OU MAIS NOITES EM BRUXELAS

Nosso guia da primeira vez que fomos a Bruxelas, nos contou que o HOTEL AMIGO é um dos melhores da cidade. No Booking.com ele é considerado um 5 estrelas maravilhoso, nota 9 no geral e 9,8 de localização. Ele disse que os Rolling Stones e Angela Merkel já se hospedaram nele. Realmente, ele fica próximo a tudo, pois está a apenas uma quadra da Grand Place.

 

Hotel Amigo

Hotel Amigo – O que fazer em Bruxelas

 

Uma opção bem mais em conta é o MOTEL ONE BRUSSELS, um 3 estrelas com nota geral no Booking de 8,7, sendo a nota de localização 9,3. Nos próximos meses, ha diárias está custando a partir de 143,00 €.

Veja e clique no mapa interativo abaixo outras opções de hospedagem. E não perca a oportunidade de reservar a que agradar!

 


Booking.com

 

4) VALE A PENA FAZER UMA VISITA GUIADA?

 

Mont des Arts

Mont des Arts – O que fazer em Bruxelas

 

Na primeira vez que fomos, fizemos uma visita guiada gratuita em inglês, que saia da Grand Place. Foi muito ruim. Não valeu a pena. Na teoria, além do percurso escolhido, o guia daria dicas das outras atrações. Só que ele não tinha ido em quase nada! E era alemão, falando inglês com sotaque! Foi uma perda de tempo. Poucas informações foram úteis ou interessantes.

Na nossa opinião, se você quiser saber o que fazer em Bruxelas, se informe antes, leia esse post com atenção 🙂 , escolha um ou mais museus do seu gosto pessoal e seja feliz!

 

ATRAÇÕES NA CIDADE BAIXA

 

Grand Place no Natal - O que fazer em Bruxelas

Grand Place no Natal – O que fazer em Bruxelas

 

5) GRAND PLACE – O QUE FAZER EM BRUXELAS

 

O que fazer em Bruxelas? Essa é a atração número 1 para nós. É o coração da cidade! Todo mundo passa por aqui em algum momento. A Grand Place de Bruxelas é considerada uma das mais ornadas da Europa. Ela é realmente linda.

O que ver na Grand Place?

 

A PREFEITURA

 

A Prefeitura na Grand Place

A Prefeitura na Grand Place – O que fazer em Bruxelas

 

O que fazer em Bruxelas? Apreciar cada detalhe da fachada da Prefeitura, o prédio mais imponente da Grand Place, que teve o início da construção da sua ala esquerda em 1402! Logo, Charles The Bold percebeu que ela era muito pequena e em 1442 colocou a pedra fundamental para a construção da ala direita. Incrivelmente, ela sobreviveu ao grande incêndio de 1695!

Pare de frente para a torre e repare: A torre não é centralizada, o lado esquerdo do prédio é maior do que o direito, a torre cobre parte das janelas da direita, que são diferentes das do outro lado. São apenas curiosidades, mas é divertido de observar e imaginar por que não seguiram o padrão!

Chegue bem perto da fachada da prefeitura e aprecie os bustos de duques, duquesas, profetas e figuras femininas representando virtudes.

No alto, há uma estátua de São Miguel matando o demônio.

 

MAISON DE LA BRASSERIE E CASA DE KARL MARX

 

Maison de la Brasserie e casa de Karl Marx na Grand Place

Maison de la Brasserie e casa de Karl Marx na Grand Place – O que fazer em Bruxelas

 

No mesmo lado da Grand Place que fica a prefeitura, você ainda vê a antiga guilda dos cervejeiros, atualmente um Museu de Cervejas. Preciso dizer que estamos apaixonados pelas cervejas belgas! Uma mais deliciosa do que a outra! Sobre cervejas e bares incríveis, falamos no post sobre BRUGES.

Já sobre Karl Marx, muita gente imagina que ele era pobre. No entanto, ele vinha de uma família com muito dinheiro e só por isso era capaz de morar na Grand Place em Bruxelas! Ele habitava a casa com a estátua de um cisne na foto acima.

ENDEREÇO MAISON DE LA BRASSERIE: Grand Place 10, Bruxelas.

 

AS GUILDAS

 

As guildas no Natal

As guildas no Natal – O que fazer em Bruxelas

 

No norte da praça, ficam as guildas, em prédios de 1695, que eram associações de determinadas profissões ou comércio. Era importante para os negócios que ela ficassem junto à prefeitura e que fossem bonitas, para mostrarem relevância.

Para pertencer a uma guilda, você deveria mostrar competência no seu trabalho, ou até uma “obra prima” criada por você, que era avaliadas pelos outros membros. Ser de uma guilda era um atestado de qualidade e reputação. Isso era ótimo para os negócios. Além disso, em tempos difíceis, os membros se ajudavam financeiramente.

As fachadas em estilo barroco são obras de arte maravilhosas e mostram coerência na decoração.

LE ROY D”ESPAGNE: O prédio da esquina, de número 1-2 é do restaurante Le Roy d’Espagne e pertencia à guilda dos padeiros. É lá que você pode ir ao banheiro, mesmo sem consumir nada. É só entrar e ir para o segundo andar. Há indicações claras. No topo da cúpula está a estátua da Fama.

LE SAC: No número 4 ficava a guilda dos artesãos de janelas, portas, escadas e barris.

LE CORNET: Veja as janelas em formato de escotilha e a fachada que parece a parte de trás de uma caravela. É a guilda dos barqueiros (bem à esquerda na foto abaixo).

 

As guildas na Grand Place

As guildas na Grand Place – O que fazer em Bruxelas

 

LE RENARD: Procure a raposa no nº 7. E você ainda verá a estátua de São Cristóvão. É aqui que ficava a guilda dos camiseiros e mascates. Veja as estátuas representando a Justiça e os 4 continentes conhecidos na época: Ásia, Europa, Américas e África.

LE CYGNE: Agora é a vez da guilda dos açougueiros, em cujo térreo do prédio ficava uma taverna frequentada por Karl Marx.

 

LA MAISON DU ROY

 

La Maison du Roy no Natal

La Maison du Roy no Natal – O que fazer em Bruxelas

 

Embora seja a “Casa do Rei”, nenhum rei jamais morou nela! Esse era o local do mercado coberto de Bruxelas no século XIII. No século XVI, um novo prédio foi construído no local para sediar a administração de Charles V e, finalmente, no final do século XIX o prédio foi reconstruído em estilo neogótico.

Atualmente abriga o Museu da Cidade de Bruxelas, com tapeçarias, esculturas, maquetes e altares religiosos. O destaque é uma pintura de Peter Bruegel the Elder, Marriage Procession.

O museu não é muito grande e eu adorei, pois tem uma bela variedade de obras. Devo ter passado uma 2 horas lá.

 

A CASA DE VICTOR HUGO

 

Grand Place - O que fazer em Bruxelas

Grand Place – O que fazer em Bruxelas

 

Em uma das casas ao lado direito da Maison du Roy, residiu o célebre escritor francês Victor Hugo. Fica fácil de identificar pela inscrição na fachada. Na foto acima, só aparece a lateral dela (no lado esquerdo). Conta a lenda que a casa era bastante frequentada por mulheres…

No térreo da casa de Victor Hugo e das casas adjacentes, atualmente há um restaurante e as lojas de chocolate belga Neuhaus e Godiva.

 

O QUE FAZER EM BRUXELAS NO NATAL? IR NA GRAND PLACE!

O pinheiro de Natal certamente é um destaque. É muito lindo ver todas as guildas iluminadas, a imponência dos prédios da prefeitura e da Maison du Roy e a árvore que cintila, deixando a praça ainda mais mágica!

SHOW DE LUZES: A partir das 17 h , a cada hora, por cerca de 8 minutos, as fachadas da Grand Place são iluminadas. Não só a prefeitura. Tudo ao som de música.

Preciso avisar que não chega aos pés das projeções de video mapping de Reims e de Amiens, que são shows maravilhosos! Mesmo assim, vale a pena ver.

 

6) GALERIAS ST-HUBERT – O QUE FAZER EM BRUXELAS

 

Galerias St-Hubert - O que fazer em Bruxelas

Galerias St-Hubert – O que fazer em Bruxelas

 

As Galerias St-Hubert se dividem em 3 partes: do Rei, da Rainha e do Príncipe. Elas foram construídas em 1847, sendo as primeiras galerias comerciais cobertas no mundo. Foram os avanços da engenharia que permitiram que elas fossem fechadas por uma bela estrutura de ferro e vidro, permitindo a entrada de luz natural e protegendo as pessoas da chuva.

Olhe para cima! Aprecie as bandeiras de diversos países e os bustos de deuses e heróis que observam o tumulto de pessoas indo e vindo.

Nas galerias St-Hubert você encontrará diversas lojas de chocolate belga, joalherias, galerias de arte, cafés e restaurantes.

LOCALIZAÇÃO:

Pertinho da Grand Place. Entrada pela rue des Bouchers.

 

7) MANNEKEN PIS E JEANNEKE PIS – O QUE FAZER EM BRUXELAS

 

Manneken Pis - O que fazer em Bruxelas

Manneken Pis – O que fazer em Bruxelas

 

Mesmo tendo lido que é decepcionante e não esperando me empolgar com o que veria, demos uma espiada. As 2 fontes são realmente sem graça. Foi nosso guia que nos levou lá. Fazia parte do percurso do tour.

 

MANNEKEN PIS

É uma pequena estátua de um menino fazendo xixi, com cerca de 55 cm, em uma fonte. Incrivelmente, a primeira menção do Manneken é de 1377. Uma das lendas diz que ele simbolizava o que os belgas pensavam das autoridades, especialmente das forças de ocupação. Outra, conta que ele é uma homenagem a um menino que apagou um grande incêndio em Bruxelas fazendo xixi sobre as chamas.

A versão atual da estátua foi comissionada em 1619. No entanto, é uma cópia, pois a original foi roubada por soldados franceses em 1747. Como compensação, o Rei Louis XV, da França, deu uma roupa bordada a ouro para Bruxelas vestir o Manneken. Foi a primeira. A partir daí, a estátua passou a usar roupas diferentes em ocasiões cerimoniais, de festa. Inclusive virou uma curtição para famosos a doação de um traje. Entre os que já presentearam a estátua estão John Malkovich e Dennis Hopper.

Se você tiver interesse, há um museu com todas as centenas de roupas já vestidas pelo Manneken.

ENDEREÇO DO MANNEKEN PIS: Pertinho da Grand Place, na esquina da rue de l’Etuve e rue du Chêne.

 

JEANNEKE PIS

 

Jeanneke Pis - O que fazer em Bruxelas

Jeanneke Pis – O que fazer em Bruxelas

 

Esta é a pequena estátua de uma menina acocorada fazendo xixi. Foi doada pelo dono de um restaurante local. Dizem que o motivo foi unicamente o fato de que se pode existir a estátua de um menino fazendo xixi, também deve haver a de uma menina.

 

8) PLACE STE-CATHERINE – O QUE FAZER EM BRUXELAS

 

Place Ste-Catherine - O que fazer em Bruxelas

Place Ste-Catherine – O que fazer em Bruxelas

 

Essa já é uma praça bem menos frequentada por turistas. São os habitantes locais que vem aqui para comprar o que necessitam, como frutas, verduras e até peixes. Nós compramos sachês de lavandas em uma banca de produtos da Provence. Há muitos anos, desde que começamos a ir para a Provence, temos lavanda nos armários. Além de as roupas ficarem cheirosas, nunca mais vimos uma única traça na nossa casa.

Se você quer ver como é visitar a Provence na época das lavandas, não deixe de ler CAMPOS DE LAVANDA NA FRANÇA TULIPAS HOLANDA OU CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENCE?

Na Place Ste-Catherine, há muitos anos, você encontra um estande onde pode comer ostras e tomar vinho branco ali mesmo. E há uma infinidade de restaurantes para você escolher para almoçar ou jantar. Inclusive, na lateral da igreja, há bastante movimento à noite.

 

PLACE STE-CATHERINE NO NATAL

 

Place Ste-Catherine no Natal - O que fazer em Bruxelas

Place Ste-Catherine no Natal – O que fazer em Bruxelas

 

O que fazer em Bruxelas no Natal? Ir na Place Ste-Catherine! A área lateral da igreja Ste-Catherine é o lugar da feira de Natal, com inúmeros estandes, a pista de patinação e a roda gigante. É uma ótima ideia passear por lá, comer alguma coisa típica e em conta, assim como comprar alguma lembrança.

Antigamente, ali ficava um canal, que foi aterrado.

 

A TORRE

 

A torre histórica - O que fazer em Bruxelas

A torre histórica – O que fazer em Bruxelas

 

Vá para os fundos da igreja Ste-Catherine e veja a fusão do contemporâneo com o histórico. Você verá uma torre da época em que a cidade era murada, circundada por um hotel. Algumas janelas desse hotel não tem visão nenhuma a não ser a de uma parede de tijolos da torre a poucos centímetros de distância. Imagine se esses são os únicos quartos disponíveis quando o hóspede chega. Eu detestaria.

 

9) DELIRIUM CAFÉ BRUXELAS – O QUE FAZER EM BRUXELAS

 

Delirium Café - O que fazer em Bruxelas

Delirium Café – O que fazer em Bruxelas

 

Pois é. Como sempre, conto a nossa experiência. O bar tem inúmeras salas separadas. Cada uma é considerada um bar diferente. A que conseguimos uma mesa, estava lotada, com música pop bem alta. A gente quase gritava para conseguir conversar.

Como em outros bares da Bélgica, você vai até o balcão do bar pedir, pagar e pegar a cerveja que você quiser. Nesse, não havia cardápio. Então, a única possibilidade era escolher uma das 10 cervejas do quadro negro ou pegar um “meter” (foto acima), que nada mais é do que as 10 cervejas em quantidades menores, em um suporte de madeira de 1 metro de comprimento, para você degustar. Preço? 25,00 €.

 

CERVEJAS

A cerveja Delirium Tremens é uma das nossas preferidas. Inclusive nos demos de Natal um pack de 4 garrafas com um copo, que é uma graça. O logo da Delirium é um elefante rosa e a haste onde você segura o copo é como uma tromba de elefante. Adoro esse tipo de coisa! E amo copos! Aliás, percebemos que na Bélgica, cada cervejaria tem um copo próprio. E isso é respeitado nos melhores bares. Você identifica a procedência da sua cerveja imediatamente. Acho isso o máximo!

Dessa vez escolhemos 2 cervejas que nunca havíamos experimentado:

-St Bernardus III: Triple Blond com teor alcoólico de 8%. Preço: 4,20 € (250 ml); 8,30 € (500 ml); 16,40 € (1 l);

-Bush Amber: Uma amber com teor alcoólico de 12%. Preço: 4,70 € (250 ml); 9,30 € (500 ml); 18,40 € (1 l).

ENDEREÇO DELIRIUM VILLAGE:

Impasse de la Fidélité, 4, Bruxelas.

 

ATRAÇÕES NA CIDADE ALTA EM BRUXELAS

 

10) MONT DES ARTS – O QUE FAZER EM BRUXELAS

 

Mont des Arts - O que fazer em Bruxelas

Mont des Arts – O que fazer em Bruxelas

 

Essa quadra é a que faz a ligação entre as partes alta e baixa da cidade. Ela compreende um belo jardim central, delimitado pela Biblioteca Real da Bélgica, os Arquivos Gerais do Reino e o Palácio do Congresso.

Os destaques, para nós, são a bela vista da cidade e o relógio magnífico que fica em uma das laterais.

 

Mont des Arts - O que fazer em Bruxelas

Mont des Arts – O que fazer em Bruxelas

 

11) MUSEU DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS – MIM – O QUE FAZER EM BRUXELAS

 

Museu dos Instrumentos Musicais - MIM - O que fazer em Bruxelas

Museu dos Instrumentos Musicais – MIM – O que fazer em Bruxelas

 

É simplesmente o maior museu de instrumentos musicais do mundo, expondo 1100 peças! Fomos, amamos e recomendamos! Passamos quase 3 horas vendo e ouvindo os mais diferentes instrumentos, dos clássicos, antigos, aos exóticos!

Explico: Ao entrar no museu, você recebe um fone de ouvido. Parado em frente a cada display, você pode ouvir o instrumento sendo tocado, sozinho e/ou até como parte de uma música. E a qualidade dos fones é ótima, pois o som que as outras pessoas estão ouvindo, não chega até você. Ainda há algumas explicações que você pode ler para entender melhor uma época, um instrumento ou até uma tradição cultural.

Eu não tenho “ouvido musical”, mas achei o máximo esse lugar! É uma oportunidade única ter acesso a todo esse acervo.

 

Museu dos Instrumentos Musicais - O que fazer em Bruxelas

Cítara do norte da Índia de antes de 1876 – Museu dos Instrumentos Musicais – O que fazer em Bruxelas

 

Adorei os oboés e tambores de músicas rituais do Tibete, os tambores de fendas de Vanuatu na Oceania, as ocarinas de Flandres de 1893, as inúmeras gaitas de foles, que eram os instrumentos dos pastores por toda a Europa e invadiram os salões de baile!

Outro setor ultra interessante é o que mostra o esforço dos homens em reproduzir músicas: cilindros movidos à manivela, caixa de músicas com discos, fonógrafos, gramofones e discos. Finalmente, no século XIX, as pessoas podiam ter uma “orquestra” na sua sala e podiam ouvir suas músicas preferidas quando quisessem!

 

HARPSICHORDS E VIRGINAIS

Inacreditáveis instrumentos! Amei! Um mais lindo que o outro! Verdadeiras obras de arte! Eu já tinha ouvido o som em filmes de época, mas ali, no Museu dos Instrumentos Musicais de Bruxelas, vendo o próprio instrumento e ouvindo sua música, fez dessa uma experiência incrível!

FAMÍLIA RUCKERS

O exemplar da foto abaixo foi produzido pela famosa família Ruckers da Antuérpia, que produziu esses instrumentos de 1580 a 1680! Diga-se de passagem, que a Antuérpia era uma cidade muito rica e poderosa na época. Sua especialidade era a produção de artigos de luxo: joias, arte, tapeçarias, sedas e instrumentos musicais como os harpsichords e virginais, altamente desejados. No entanto, devido ao seu altíssimo preço, só os muito ricos podiam comprá-los. Eram um símbolo de distinção. Detalhe: Eram normalmente tocados por mulheres, que tinham repertórios para acompanhar danças e salmos.

 

Museu dos Instrumentos Musicais - O que fazer em Bruxelas

Harpsichord e virginal, marca Ruckers, de 1619, da Antuérpia – Museu dos Instrumentos Musicais – O que fazer em Bruxelas

 

INSTRUMENTOS MAIS ANTIGOS

Que tal ver um par de chocalhos do Iran, dos anos 900 a 700 a.C.? Ou um sino de 100 a.C? Isso sem falar no par de pratos do Iran, dos anos 2000 a 1000 a.C!

Os mais antigos instrumentos que podemos ver hoje em dia, certamente não são os mais antigos que um dia existiram! Provavelmente, nós nem reconheceríamos como tal essas peças!

Sabe-se que gaitas eram tocadas há 35.000 anos!

 

INGRESSOS 2024 MUSEU DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS

-Adultos (de 19 a 64 anos): 15,00 €;

-65 anos ou mais: 13,00 €;

-Estudantes com carteira internacional: 8,00 €;

-De 0 a 18 anos: gratuito;

 

HORÁRIOS 2024 MUSEU DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS

-De terças a sextas: Da 9 h 30 min às 17:00 h;

-Sábados, domingos e feriados: Das 10:00 h às 17:00 h;

-Fechado: Segundas-feiras, 1/1, 1/5,1/11,11/11, 25/12.

 

12) PLACE ROYAL – O QUE FAZER EM BRUXELAS

 

Place Royal - O que fazer em Bruxelas

Place Royal – O que fazer em Bruxelas

 

É aqui que você encontrará vários dos principais museus de Bruxelas! Tem para todos os gostos!

MUSEU MAGRITTE E DE ARTE ABSTRATA

Se situa na casa onde residiu René Magritte e onde ele pintou metade de sua obra.

BOZAR

Na maior e mais antiga sede artística da Bélgica, o Palais de Beaux-Arts é um complexo com salas de concertos e exposições multidisciplinares. É um dos museus preferidos dos detentores do Museum Pass da Bélgica.

MUSEUS REAIS DE BELAS ARTES DA BÉLGICA

MUSEU FIM DE SÉCULO

PALÁCIO DE COUDENBERG

Sítio arqueológico do palácio e museu.

 

13) PALÁCIO DE BRUXELAS – O QUE FAZER EM BRUXELAS

 

Palácio Real - O que fazer em Bruxelas

Palácio Real – O que fazer em Bruxelas

 

É uma tradição: Todo verão o Palácio Real abre para visitação!

Nessa época, abre de terças a domingos e é gratuito.

 

14) PARQUE DE BRUXELAS

 

Parque - O que fazer em Bruxelas

Parque – O que fazer em Bruxelas

 

Localizado em frente ao Palácio Real, não tem nada de especial. Talvez seja um bom lugar para um descanso no seu passeio caso você esteja por perto.

 

ATRAÇÕES EM BRUXELAS LONGE DO CENTRO

 

15) ATOMIUM – O QUE FAZER EM BRUXELAS

 

Atomium - O que fazer em Bruxelas

Atomium – O que fazer em Bruxelas

 

Não sabe o que é o Atomium? Eu tinha apenas uma vaga ideia. Depois de pesquisar bastante, vimos que não fazíamos questão de visitar seu interior nesse momento, pois tínhamos outros interesses.

O Atomium é uma mistura de edifício e escultura. Gigante. Imponente. Tem 102 metros de altura. Ele foi construído para a Exposição Mundial de 1958. Seu formato é de um cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes!

Nós nos contentamos em vê-lo por fora. Cada uma das suas 9 esferas tem 18 metros de diâmetro e elas se conectam entre si por 20 tubos. Tudo isso é sustentado por 3 grandes pilares.

E o que há no interior? Sabemos que os tubos tem escadas que te levam até o topo, de onde você tem uma vista panorâmica. No entanto, por estar afastado do centro, você não verá os belos prédios históricos. E nos andares de 1 à 6, há exposições temporárias (uma delas foi Art Nouveau) e permanentes (sobre a Exposição Mundial de 1958), que ouvimos dizer que são fracas. Por isso desistimos de conhecer o seu interior.

 

INGRESSOS DO ATOMIUM:

Com certeza compre com antecedência, pois a fila é grande!

 

COMO IR

Nós estávamos de carro. Então, só estacionamos em frente, descemos, vimos e tiramos algumas fotos.

Se você estiver no centro de Bruxelas, pegue o metrô e desça na estação Heizel. O trajeto leva cerca de 20 minutos.

 

ENDEREÇO DO ATOMIUM:

Square de l’Atomium, 1020, Bruxelas.

 

16) PARQUE DO CINQUENTENÁRIO

 

Parque do Cinquentenário - O que fazer em Bruxelas

Parque do Cinquentenário – O que fazer em Bruxelas

 

Por ser afastado do centro, se você tiver pouco tempo, só vale se quiser conhecer o Autoworld ou o Museu de Arte e História.

 

MUSEU DE ARTE E HISTÓRIA

Expõe uma coleção variada: múmias do Egito, Budhas, tapeçarias de Bruxelas e uma grande coleção Art Nouveau, entre outros.

 

17) AUTOWORLD – O QUE FAZER EM BRUXELAS

 

Autoworld - O que fazer em Bruxelas

Autoworld – O que fazer em Bruxelas

 

Tínhamos lido que essa era uma atração imperdível em Bruxelas. Foi muito melhor do que esperávamos! Passamos quase 3 horas lá! E curtimos muito! Recomendamos!

Tem atrações para todos os gostos: carros muito antigos, motos, carro anfíbio de 1965, Ferraris atuais, carros de Fórmula 1 (inclusive o do Fernando Alonso de 2008), carros de bombeiros, de polícia e até carruagens! Outros destaques? O motorhome de 1924, usado geralmente por pessoas que trabalhavam nos circos e no outro extremo, um Aston Martin V12 Speedster de 2022 são mais exemplos da diversão que é conhecer o Autoworld! Todos os veículos tem explicação de modelo, potência, fabricante, ano de fabricação e características especiais. O máximo!

 

VEJA ALGUNS DOS VEÍCULOS EXPOSTOS!

 

1906 LA CROIX DE LA VIILE “LA NEF”

Essa marca instalada à Agen, na França, foi ativa de 1903 a 1907. Repare no chassi de madeira e no longo guidão “rabo de vaca”. Nada prático! Em curvas fechadas, ele tinha que passar sobre o passageiro! 😀 Apenas 200 exemplares foram fabricados, dos quais, ainda se tem conhecimento de uma dezena. Potência: 6 hp. Velocidade máxima: 27 km/h!

 

Autoworld - O que fazer em Bruxelas

Autoworld – O que fazer em Bruxelas

 

FERRARIS

Quem não ama uma Ferrari? E que tal várias juntas?

2016 FERRARI 458 APERTA

Esse modelo foi o sucessor da F430. Foi desenvolvido em 2009 e mantendo a tradição, o design foi de Pininfarina. A variação conversível somente apareceu em 2014, tendo sido feitos apenas 499 exemplares. Tem 7 marchas + ré, com 605 hp. Performance: atinge mais de 300 km/h e faz 100 km/h em 3 segundos!

2019 488 PISTA PILOTI

Essa é uma versão do 488 apenas para pessoas envolvidas no programa de corridas da Ferrari! As características especiais são a bandeira italiana, o duto de refrigeração em preto e o spoiler em carbono. Potência de 720 hp. Performance: 340 km/h, atingindo 100 km/h em 2,8 segundos!

2020 FERRARI SF90 SPIDER

Primeira produção plug in híbrida da Ferrari. Dois motores elétricos impulsionam as rodas dianteiras. Potência total 1000 hp. Atinge 340 km/h. Chega de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos! O teto é retrátil.

 

Autoworld - O que fazer em Bruxelas

Autoworld – O que fazer em Bruxelas

 

1980 FERRARI GTSi

Outra Ferrari exposta era a do Magnum! Aquele detetive privado, da série de televisão que se passava no Hawaí! Esse era um modelo considerado de preço “acessível”. Potência de 240 hp e velocidade máxima de 240 hp.

 

1911 ROLLS-ROYCE SILVER GHOST

Esse é o modelo em que foi fundada a reputação da marca Rolls-Royce! Era assim que esse carros de luxo saíam de fábrica: um chassi que roda! A carroceria era colocada depois, ao gosto do proprietário! Motor de 40/50 hp. Velocidade máxima de 100 km/h.

 

Autoworld - O que fazer em Bruxelas

Autoworld – O que fazer em Bruxelas

 

CARRUAGENS

A carruagem abaixo foi utilizada na ocasião do casamento do Imperador Napoleão III com a Imperatriz Eugénie em 29 de janeiro de 1853! Tem 7 janelas, puxada por 6 cavalos guiados por 1 condutor e com uma barra traseira para outro serviçal baixar os degraus e ajudar os passageiros a descerem.

 

Autoworld - O que fazer em Bruxelas

Autoworld – O que fazer em Bruxelas

 

INGRESSOS 2024 AUTOWORLD

-Adultos (de 19 a 64 anos): 17,00 €;

-Maiores de 65 anos: 15,00 €;

-Crianças (de 6 a 11 anos): 9,00 €;

-Estudantes e pessoas com deficiência: 13,00 €;

-Crianças até 6 anos: gratuito.

 

HORÁRIOS 2024 DO AUTOWORLD

– De segundas à sextas: das 10:00 h às 17:00 h;

– Sábados e domingos: das 10:00 h às 18:00 h.

 

19) MAIS PARA A MESMA VIAGEM!

 

BÉLGICA:

O QUE FAZER EM BRUGES BÉLGICA 2024! Não há como não se apaixonar por essa linda cidade!

ANTUÉRPIA BÉLGICA: DESTINO TOP 2024! Cidade rica e cheia de atrativos!

GANTE BÉLGICA EM 1 DIA! O MELHOR 2024! Gante é especial! Amamos! Arquitetura linda, gente de alto astral, bares à beira dos rios! Não deixe de ir!

 

PARIS

A DISNEY PARIS VALE A PENA? DICAS 2024!

ONDE FICAR EM PARIS 2024: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS Tudo pronto para você! Sugestões de hotéis e apartamentos bem avaliados, perto e/ou com vista da Torre Eiffel, baratos, bem localizados, melhores Ibis e inclusive ONDE NÃO FICAR! Tudo organizado bairro a bairro, num só lugar, muito fácil, com preços, distâncias das atrações e pontos positivos de cada um! É só clicar no link acima!

COMO ECONOMIZAR EM PARIS 2024! PARIS BARATA! Tem super recomendações de onde comer, ficar, transporte, seguro, a lista com os dias gratuitos de diversas atrações e até um roteiro econômico.

ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2024! COMPLETÍSSIMO! Nele há explicações de cada atração, incluindo os destaques de cada museu. Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.

BATE E VOLTA DE PARIS – 12 MELHORES 2024! Veja os 10 melhores bate e volta de Paris de até 2 horas de distância! Saiba qual passeio perto de Paris é perfeito para você, entre castelos, jardins e cidades!

NOVIDADES DE PARIS NO INVERNO 2023/2024! Saiba tudo sobre os próximos meses em Paris! Inclusive com as fotos de Paris com muita neve, para você saber os melhores lugares onde vê-la! Espero que você tenha essa sorte!

NATAL EM PARIS 2023/2024 – SAIBA TUDO! Tem tudo que você pode ver em Paris no Natal, inclusive com lugares menos conhecidos como o Le Bon Marché, La Samaritaine e mais bares para um coquetel e descanso! E claro que também tem as feirinhas de Natal, as famosas vitrines, a gigantesca árvore das Galerias Lafayette e muito mais!

 

AMSTERDAM

Aliás, a França e a Holanda são perfeitas para você visitar na mesma viagem que a Bélgica!

Saiba tudo sobre Amsterdam em:

27 PONTOS TURÍSTICOS DE AMSTERDAM!

ROTEIRO AMSTERDAM 2023: 3, 4, 5 OU 6 DIAS!

O QUE FAZER EM AMSTERDAM 2024? MUSEU DO GRAFITE STRAAT!

MUSEU VAN GOGH AMSTERDAM – DICAS 2024!

BIBLIOTECA PÚBLICA DE AMSTERDAM 2024 – NÃO PERCA!

 

30) INSPIRE-SE!

 

TULIPAS HOLANDA OU CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENCE?

VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2024! Descubra os melhores destinos de 12 países para você passar as férias de verão na Europa, incluindo alguns lugares espetaculares que pouca gente conhece e várias opções de hospedagem econômica! Veja muitas dicas e fotos incríveis!

10 CIDADES NA FRANÇA QUE SÃO O MÁXIMO!

INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2024!

INVERNO NA EUROPA 2024 – O QUE FAZER

ESQUI NA FRANÇA 2023/2024 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS!

MUSEUS EM PARIS: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS! 

 

Parque Cinquentenário - O que fazer em Bruxelas

Parque Cinquentenário – O que fazer em Bruxelas

 

Abraços e até breve!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.