MUSEU VAN GOGH AMSTERDAM – DICAS 2024!

Atualizado em . .
Landscape at Twilight (1990), Vincent van Gogh - Museu van Gogh Amsterdam

Detalhe de Landscape at Twilight (1990), Vincent van Gogh – Museu van Gogh Amsterdam

 

Van Gogh foi um pintor espetacular. Embora tenha vivido pouco, produziu obras admiráveis. O Museu Van Gogh Amsterdam abriu suas portas em 1973 e é o meu destino imperdível na cidade. Sua coleção, pertencente à Fundação Vincent Van Gogh, compreende mais de 200 pinturas, 500 gravuras, 4 cadernos de desenho e 800 cartas.

Se Van Gogh sozinho não for motivo para você conhecer o Museu Van Gogh Amsterdam, ainda há obras de outros pintores magníficos com Monet, Manet, Gauguin e Seurat.

Amo as obras de arte Van Gogh e Monet. Por isso, você pode pensar que é por esta razão que adorei o Museu Van Gogh Amsterdam. Na verdade, foi o oposto. Eu já admirava os Impressionistas, sobretudo Van Gogh, mas a maneira que o museu foi montado, fez com que eu descobrisse ainda mais prazer em admirar a sua arte.

As fotos desse post são tanto da coleção permanente como da exposição temporária sobre os últimos dias de van Gogh em Auvers-sur-Oise.

 

ESTAMOS MORANDO NA FRANÇA! ACABAMOS DE PASSAR MESES VIAJANDO MUITO, INCLUSIVE PELA HOLANDA. TEMOS MUITAS DICAS PARA VOCÊ! NOS ACOMPANHE!

 

SE VOCÊ QUISER AJUDA PARA MONTAR O SEU ROTEIRO, ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

 

1) AS OBRAS NO MUSEU VAN GOGH AMSTERDAM

 

Primeiramente, se estiverem passando o filme introdutório, não deixe de vê-lo. É curto e interessante.

Mas o que você quer ver são os quadros, certo? Dica: As obras de arte estão em ordem cronológica e seguindo-a, você conseguirá entender as fases da vida a evolução da pintura de Vincent Van Gogh.

 

O INÍCIO DA CARREIRA

 

The Potato Eaters (1885)

The Potato Eaters (1885), Vincent VAN GOGH – Museu van Gogh Amsterdam

 

Da primeira vez que fomos, para mim, foi surpreendente ver que no começo de sua carreira ele pintava com cores sombrias, tons escuros, como no quadro The Potato Eaters de 1885 (foto acima), que é considerada uma das obras que você não pode deixar de ver no museu. Ao pintar os rostos deste quadro, Van Gogh quis que eles tivessem

 

“ a cor de batatas bastante empoeiradas, não descascadas, é claro”.

van Gogh

 

PARIS

 

Garden with Courting Couples: Square Saint Pierre

Garden with Courting Couples: Square Saint Pierre (1887), Vincent VAN GOGH – Museu Van Gogh Amsterdam

 

Ao mudar para Paris, Van Gogh teve acesso à arte de proeminentes artistas modernos, que o inspiraram. Passou a testar, experimentar livremente e com isso sua paleta de cores clareou significativamente e ele desenvolveu seu próprio estilo de pintar, que é inconfundível: pinceladas curtas.

Seus temas também mudaram, passando de trabalhadores rurais a cafés, boulevares, as margens do Sena, vasos de flores e seus famosos autorretratos. Estes, devido à falta de dinheiro para pagar modelos.

 

ARLES E SAINT-RÉMY-DE-PROVENCE

 

A Casa Amarela (1888)

A Casa Amarela (1888), Vincent van Gogh – Museu van Gogh Amsterdam

 

Depois de Paris, ele foi fortemente influenciado pelo japonismo e buscando as cores e contrastes das paisagens do Japão, assim como a calma da vida no interior, ele se mudou para PROVENCE. Lá, sua produção foi inacreditável.

Se puder visite a França e conheça ARLES, onde ele viveu na casa amarela, e Saint-Remy, pequena cidade de interior, onde ele ficou internado em uma instituição psiquiátrica. Veja onde ele morou e entenda mais da sua vida. Já fomos lá algumas vezes e é incrível.

 

ARLES

 

The White Orchard, 1888, Vincent van Gogh

The White Orchard, 1888, Vincent van Gogh – Museu van Gogh Amsterdam

 

Van Gogh chegou em Arles durante o inverno, mas em poucas semanas a primavera teve início. Ele imediatamente começou a pintar vários quadros de árvores frutíferas em flor.

Vendo seu trabalho, ele se deu conta de fazê-los como trípticos, ou seja, 3 quadros que juntos formam uma entidade decorativa. Ele já estava acostumado a esse conceito de 3 quadros formando um conjunto harmônico através das obras de arte japonesas que ele admirava.

Foi em Arles que van Gogh se desentendeu com Gauguin. E lá também onde, após esse incidente, ele cortou sua própria orelha.

 

SAINT-RÉMY-DE-PROVENCE

 

Auto-Retrato (1889), Vincent van GOGH

Auto-Retrato (1889), Vincent VAN GOGH – Museu van Gogh Amsterdam

 

O quadro acima foi pintado em Saint-Rémy. Embora sua expressão facial esteja calma, o fundo é turbulento. Um real retrato de sua vida, em um momento em que ele tentava permanecer firme apesar da sua doença mental.

Após o problema de Arles, van Gogh se internou no Monastério Saint-Paul-de-Mausole. Foram períodos difíceis para ele. Sua auto-estima estava baixa e ele se sentia um fracasso.

Nós já visitamos 3 vezes Saint-Rémy. Nas 2 primeiras fomos no monastério, vimos seu quarto e o local onde ele era submetido a banhos de tratamento.

Na última vez, fizemos o percurso de caminhada que sai do centro da cidade, com várias reproduções de seus quadros pintados na cidade. Alguns no exato local onde ele se posicionou para pintá-los. Muito interessante.

 

O NASCIMENTO DO SOBRINHO

 

Outra obra imperdível do museu Van Gogh Amsterdam é Almond Blossom de 1890. Essa pintura, Vincent enviou à Théo, seu irmão, ao saber que seu sobrinho recém-nascido havia recebido seu nome. Na foto abaixo, Almond Blossom no telão da entrada.

 

Almond Blossom no painel do Museu

Almond Blossom no painel do Museu van Gogh

 

AUVERS-SUR-OISE

 

Detalhe de Wheatfields with Crows (1890

Detalhe de Wheatfields with Crows (1890), Vincent VAN GOGH – Museu van Gogh Amsterdam

 

Após mais de 1 ano em Saint-Rémy, van Gogh mudou-se para o pequeno vilarejo de Auvers, junto do rio Oise, um lugar de artistas mais ao norte da França. Van Gogh achou o vilarejo muito bonito e pintou suas velhas casas, árvores em flor, jardins coloridos e até o rio Oise.

Por temer por seu futuro financeiro, no final de sua curta vida, Van Gogh pintou quadros com céu de tempestade. Wheatfield with Crows (foto acima), de 1890, um dos últimos quadros pintados antes do seu suicídio, é outra obra prima considerada imperdível pelo próprio museu. Aliás, o suposto suicídio é um assunto controverso…

 

DOUTOR GACHET – MÉDICO E AMANTE DA ARTE

 

Dr. Paul Gachet (1990), Vincent van Gogh

Doctor Paul Gachet (1990), Vincent van Gogh – Museu van Gogh Amsterdam

 

Sua especialidade era melancolia, o que hoje chamamos de depressão, e era adepto de medicina alternativa, incluindo a homeopatia. Embora ele tivesse um consultório em Paris, ele passava a maior parte da semana em Auvers. O médico, viúvo, vivia em uma grande casa cheia de obras de arte, com sua filha Marguerite e seu filho Paul.

Sua grande paixão era de fato a arte. Ele inclusive era amigo de Renoir, Cézanne e Pissarro, por exemplo, cujos trabalhos ele colecionava.

Além disso, ele mesmo pintava e fazia etchings na sua própria impressora. Sendo médico e artista, ele era a pessoa ideal para apoiar van Gogh, que se identificava com a melancolia do próprio médico e o considerava um “amigo imediato”, ou seja, aquela pessoa que você encontra pela primeira vez, mas parece que vocês se conhecem há anos.

 

JO VAN GOGH-BONGER

 

Irises (1890), Vincent VAN GOGH

Irises (1890), Vincent VAN GOGH – Museu van Gogh Amsterdam

 

Após a morte de van Gogh e mais tarde de Theo, seu irmão, a viúva deste ficou com centenas de obras de arte e cartas. O sonho de Theo era que o trabalho do irmão fosse reconhecido e Jo considerou sua tarefa realizar esse desejo.

Ela devotou sua vida para que as pessoas conhecessem a arte de van Gogh, organizando exibições, promovendo vendas e publicando as correspondências entre van Gogh e Theo.

É em grande parte à Jo que a obra de van Gogh se tornou conhecida em todo o mundo.

 

2) A LOJA DO MUSEU VAN GOGH AMSTERDAM:

 

Loja do Museu Van Gogh

Loja do Museu van Gogh

 

Não pare na loja logo ao entrar. É melhor deixar para o final para não ter que carregar alguma coisa durante a visita. Se estiver de mochila, terá que deixá-la na chapelaria.

É impossível não passar muito tempo na lojinha. Dificílimo escolher entre uma variedade gigantesca de livros, postais, reproduções de pinturas, copos, velas, mouse pads, sombrinhas e coisas que você nem imaginaria.

Eu vi um brasileiro desesperado falando ao telefone com sua mãe no Brasil. O motivo? Ele não conseguia escolher o que levar e estava descrevendo o que via para que ela o ajudasse a decidir.

 

Museu Van Gogh Amsterdam

Loja do Museu Van Gogh

 

Nós amamos lojas de museu. Geralmente os produtos são de excelente qualidade, com design, descolados e podem ser as melhores lembranças de um destino visitado. Na loja do Museu Van Gogh Amsterdam, que só é acessível do seu interior, comprei: jogo de seis copos de vidro, sombrinha, reprodução de uma pintura e uma decoração que se coloca ao redor de velas. Não me importei nem um pouco de carregar tudo isso. Na verdade, foi um prazer.

 

SUPER DICA: Se por algum motivo você não puder visitar o Museu Van Gogh, mas quiser adquirir algum souvenir, ainda há a opção de visitar a loja da parceria do Museu Van Gogh Amsterdam com o Rijksmuseum, na Museumplein. Não é necessário comprar ingresso para nenhum dos dois museus para entrar na loja. O acesso é livre.

 

Museu Van Gogh Amsterdam à esquerda e Rijksmuseum ao fundo

Museu Van Gogh Amsterdam à esquerda e Rijksmuseum ao fundo

 

3) ENDEREÇO MUSEU VAN GOGH AMSTERDAM

 

Museumplein, 6, Amsterdam.

 

4) HORÁRIOS 2024 MUSEU VAN GOGH AMSTERDAM:

 

Os horários variam enormemente, mas em geral, ele abre as 9:00 h e fecha as 17:00 ou 18:00 h. Em algumas sextas-feiras ele fecha as 21:00 h.

 

DICA: VISITE-O NO INÍCIO DA MANHÃ OU MEIO DA TARDE!

 

O museu Van Gogh Amsterdam é visitado por 1.5 milhão de pessoas anualmente. Você provavelmente não deseja encontrar grande parte delas. Então, programe sua visita para o início da manhã, entre 9:00 h e 11:00 h, ou após as 15:00 h. Mesmo com horário agendado, há chance de haver menos gente nesses períodos.

 

Expansão do Museu Van Gogh

Expansão do Museu van Gogh

 

5) INGRESSOS 2024 MUSEU VAN GOGH AMSTERDAM

 

Em primeiro lugar, compre a entrada para o Museu Van Gogh Amsterdam por internet, com dia e hora determinados, com antecedência. Tendo o ingresso é possível entrar direto. Não chegue antes, nem se atrase!

 

DICA DO MUSEU VAN GOGH AMSTERDAM: COMPRE SUA ENTRADA ANTECIPADAMENTE!

 

Todos as entradas tem que ter o horário de início de visitação agendado. Compre seu ingresso online e o imprima ou mostre no celular.

-Adultos: 22,00 €;

-Menores de 18 anos: gratuito;

 

6) O PARQUE AO LADO DO MUSEU VAN GOGH AMSTERDAM

 

Parque ao lado do Museu Van Gogh

Parque ao lado do Museu

 

A foto acima foi tirada no inverno. A neve estava derretendo e a grama estava molhada.

 

Museu Van Gogh Amsterdam

Parque ao lado do museu

 

No verão, a Luiza e eu, achamos o parque ao lado do Museu Van Gogh Amsterdam bem melhor do que o Vondel Park, que estava lotado. Levamos apetrechos para um piquenique na mochila e visitamos o parque após o museu. Você pode comprar um cachorro quente e refrigerante num quiosque na lateral do museu e se deitar no gramado como os locais.

Almoçamos nesse parque, descansando à sombra de uma árvore e vendo as pessoas jogarem vôlei e freesbee. Gostamos tanto que agora, na última vez, repeti a experiência com a Luiza e seu namorado e o Mello.

Depois continuamos nossa exploração pela cidade.

 

7) ONDE FICAR

 

Sempre é bom dizer que Amsterdam é uma cidade cara no que diz respeito à hospedagem.

 

Uma ótima ideia é o XO HOTEL INNERnota de localização no Booking.com 9,0 e nota geral 7,8. Reservando hoje, ainda há datas no outono para o quarto de casal, com janelas, máquina de café Nespresso no quarto, banheiro privativo com chuveiro do tipo cascata, por 151,00 €! Outros pontos positivos: tem recepção 24 horas/dia, sala para guardar bagagem, fica a 300 metros do Museu van Gogh e pertinho da Museumplein de onde sai navete para o aeroporto Schipol. 

 



Booking.com

 

The Garden os the Asylum (1889), Vincent VAN GOGH

The Garden os the Asylum (1889), Vincent VAN GOGH – Museu van Gogh Amsterdam

 

8) O QUE VER ALÉM DO MUSEU VAN GOGH AMSTERDAM

 

Esse roteiro, funciona em conjunto com os posts:

27 PONTOS TURÍSTICOS DE AMSTERDAM 2024! Veja nosso super guia com muitas dicas!

ROTEIRO AMSTERDAM 2024: 3, 4, 5 OU 6 DIAS! Assim fica fácil você se programar!

UTRECHT HOLANDA! MELHORES ATRAÇÕES 2024! Novidade no site!

BIBLIOTECA PÚBLICA DE AMSTERDAM 2024 – NÃO PERCA! Outro lugar em Amsterdam que merece ser visitado, é gratuito e proporciona a melhor vista da cidade.

ASPARGOS HOLANDESES. Esse é um dos pratos típicos que você pode experimentar quando passeia pela Holanda ou, como nós, quando o faz em casa!

Se você não tem possibilidade de ir à Holanda no momento, mas deseja ver algumas obras de Van Gogh, Monet e outros Impressionistas, talvez consiga visitar o MASP em São Paulo! De uma olhada no post MASP- OBRAS IMPERDÍVEIS.

 

9) TEMPO ESTIMADO DE TREM DE AMSTERDAM A OUTROS DESTINOS

 

ANTUÉRPIA: 1 h 18 min;

BRUXELAS: 1 h 58 min;

GANTE: 2 h 2 min;

BRUGES: 2 h 50 min;

PARIS: 3 h 18 min;

LILLE: 2 h 41 min;

LONDRES: 3 h 50 min.

 

Poppy Field (1890), Vincent van Gogh - Museu van Gogh Amsterdam

Poppy Field (1890), Vincent van Gogh – Museu van Gogh Amsterdam

 

10) OUTROS DESTINOS PARA A MESMA VIAGEM!

 

BÉLGICA

Como estamos morando em Roubaix, área metropolitana de Lille na fronteira com a Bélgica, temos ido frequentemente para muitas cidades belgas maravilhosas! Além das abaixo, ainda destacamos Tournai e Courtrai.

O QUE FAZER EM BRUXELAS! Capital da Bélgica, cidade cosmopolita, Grand Place maravilhosa e com muitas atrações!

O QUE FAZER EM BRUGES BÉLGICA! Não há como não se apaixonar por essa linda cidade!

O MELHOR DE GANTE BÉLGICA EM 1 DIA! Gante é especial! Amamos! Arquitetura linda, gente de alto astral, bares à beira dos rios! Não deixe de ir!

ANTUÉRPIA BÉLGICA: DESTINO TOP! Cidade linda, limpa, com um centro compacto que mistura modernidade e história! Recomendamos!

 

Grand Place - O que fazer em Bruxelas

Grand Place – O que fazer em Bruxelas

 

FRANÇA

MUSEUS EM PARIS: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS! Mostra 18 museus imperdíveis, específicos, “secretos”, gratuitos, lugares de exposição temporária e uma experiência artística que visitamos!

BATE E VOLTA DE PARIS – OS 12 MELHORES! Ideias de passeios perto de Paris, que você leva até 2 horas no deslocamento. Tudo bem explicado! Tem castelos, jardins, cidades lindas, lugares para beber champanhe e cerveja!

COMO ECONOMIZAR EM PARIS! PARIS MUITO BARATA! Tem super recomendações de onde comer, ficar, transporte, seguro, a lista com os dias gratuitos de diversas atrações e até um roteiro econômico.

Esse post funciona bem em conjunto com ROTEIRO PARIS 5 DIAS! COMPLETÍSSIMO! Nele há explicações de cada atração. Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.

NATAL EM PARIS – MARAVILHOSO!

O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA!

 

LONDRES

VERÃO EM LONDRES – PONTOS TURÍSTICOS

 

Temos um post com ótimas ideias de roteiros/destinos INVERNO NA EUROPA – O QUE FAZER! Aproveite!

Prefere o verão? VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2024!

 

Você gostou de conhecer o Museu Van Gogh Amsterdam? Compartilhe com seus amigos e familiares!

 

Museu van Gogh Amsterdam

Museu van Gogh Amsterdam

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.