CONHEÇA LILLE FRANÇA!

Atualizado em . .
Grande Place ou Place do Général de Gaulle - O que fazer em Lille França

Grande Place ou Place do Général de Gaulle – O que fazer em Lille França

 

Conheça as principais atrações de Lille! A cidade é linda, com uma arquitetura impactante. O povo é hospitaleiro e a comida deliciosa! Você pode desfrutar de 2 dias incríveis em Lille! E ficará louco para voltar. Assim como nós!

E para completar, o astral da cidade é incrível, pois sua população é muito jovem. Para quem não sabe, Lille França sedia várias das mais importantes universidades da França!

 

Catedral - O que fazer em Lille França

Catedral – O que fazer em Lille França

 

1) LILLE FRANÇA FICA PERTO DE TUDO!

 

-Paris: 1h de TGV;

-Londres: 1h30min de Eurostar;

-Bruxelas: 30min de Thalys;

-Amsterdam: 3h.

E o que é melhor, é que tanto a Gare de Lille Europe como a Gare de Lille Flandres ficam no centro da cidade. Cuidado para não confundi-las e perder seu trem!

 

2) ONDE FICAR EM LILLE FRANÇA

 

HoteL Ibis Lille Centre Gares - O que fazer em Lille França

HoteL Ibis Lille Centre Gares – O que fazer em Lille França

 

Nós ficamos 1 noite no HOTEL IBIS LILLE CENTRE GARES. Recomendamos! Muito bem localizado! Ele oferecem lockers para você guardar sua bagagem no dia de ir embora ou caso você chegue muito cedo no primeiro dia. Os funcionários são muito simpáticos. Nosso quarto era de fundos e tinha vista para uma bela praça. Muito silencioso.

No último dia, fizemos o check-out, deixamos as bagagens no locker, passeamos pela cidade e no final de tarde voltamos para o hotel, onde ficamos algum tempo no lobby usando a internet, tomando chá e vendo os painéis de chegadas e partidas das estações de trem. Perfeito!

No nosso localizador de ofertas do Booking.com mostramos a você várias outras opções com preços promocionais nas diversas categorias hoteleiras. Clique e confira!



Booking.com

USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ! 

 

COMPRE AQUI INGRESSOS, TRANSFERS, TOURS, NAS ATRAÇÕES DE VÁRIOS LUGARES DO MUNDO – EVITE FILAS E ECONOMIZE!

Clique na bandeirinha da língua inglesa da página do link acima e veja mais opções do que em português.

O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

3) PALÁCIO DE BELAS ARTES – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Palácio de Belas Artes - O que fazer em Lille França

Palácio de Belas Artes – O que fazer em Lille França

 

Bem vindos ao Palácio de Belas Artes de Lille França, com sua atmosfera histórica, suntuosa arquitetura e maravilhosas obras de arte! Tendo sido um dos primeiros museus da França, sob as ordens de Napoleão I, ainda é um dos maiores!

Você precisará de no mínimo umas 3h para ver uma boa parte dos destaques das diferentes áreas. Não esqueça de pegar um mapa no balcão de ingressos para não se perder! E eu sei que você se surpreenderá com a instalação moderna multicolorida de 2 lustres, cada um formado por 12000 bolas de vidro. Isso já no lobby.

O museu tem 3 níveis:

-O nível -1: Idade Média/ Renassença;

-Nível 0: Atrium, serviços, Artes Decorativas e Esculturas;

-O nível +1: Pinturas.

O que fazer em Lille França? Não deixe de ir no Palácio de Belas Artes!

A coleção permanente engloba artes decorativas, arte moderna e antiguidades, com esculturas, pinturas, desenhos e cerâmicas. Que tal ver obras de Raphael, Donatello, Van Dick, Tissot, Jordaens, Rembrandt, Goya, El Greco, David, Corot, Courbet, Toulouse-Lautrec, Delacroix e Rodin? Você verá obras variadas, como múmias antigas ou uma pintura de Monet!

NÍVEL 0 DO PALÁCIO DE BELAS ARTES – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

É onde você encontra os serviços de venda de ingressos, chapelaria, lojinha e o Beau Café (único lugar para comprar um lanche). Há também uns sofás enormes onde todos se deitam, descansam e até cochilam.

A seguir, listo obras que o museu considera destaque e/ou que nós adoramos e recomendamos que você não deixe de ver!

ROTUNDA DE NAPOLEÃO – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Rotunda de Napoleão - Palácio de Bellas Artes - O que fazer em Lille França

Rotunda de Napoleão – Palácio de Bellas Artes – O que fazer em Lille França

 

Belo começo de passeio em um museu! Atravesse o atrium e comece cumprimentando Napoleão. A figura imponente do imperador francês deixará você boquiaberto. É espetacular.

 

ROTUNDA DE FREMIET – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

-THE KNIGHT ERRANT  (O Cavaleiro Errante) – EMANUEL FRÉMMIET (1878)

 

O Cavaleiro Errante - Palácio de Belas Artes - Lille França

O Cavaleiro Errante – Palácio de Belas Artes – O que fazer em Lille França

 

O cavaleiro errante guarda a entrada para o HALL DAS ESCULTURAS. Esse cavaleiro é um “Soldado de Deus”. Sua missão é caçar demônios. Esse trabalho é inspirado na coleção de poemas de Victor Hugo ” Legend of the Centuries”, cujo 5º poema é inspirado na lenda do cavaleiro errante.

Não deixe de reparar na cabeça humana pendurada na sela e atrás dela, um monstro com chifres e uma cabeça de bode acorrentadas juntas.

 

GALERIA DE ESCULTURAS DO SÉC XIX – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

Absolutamente todas as esculturas desse hall são espetaculares. Com certeza é onde você passará muito tempo. Tanto a perfeição de detalhes estéticos, como a demonstração de sentimentos nas obras o deixarão estupefatos.

 

-SPARTACUS BREAKING HIS CHAINS /SPARTACUS  QUEBRANDO SUAS CORRENTES – DENIS FOYATIER (1847)

 

Spartacus quebrando suas correntes - Palácio de Belas Artes - O que fazer em Lille França

Spartacus quebrando suas correntes – Palácio de Belas Artes – O que fazer em Lille França

 

Como a maioria das esculturas da época, celebra as proporções ideais do corpo humano e exalta os grandes heróis da história.

Nesse caso, o heroi é o rebelde escravo Spartacus (escultura mais escura).

 

-SÁTIRO E BACANTE – JAMES PRADIER (1833)

 

Sátiro e Bacante - Palácio de Velas Artes de Lille

Sátiro e Bacante – Palácio de Velas Artes de Lille – O que fazer em Lille França

 

Em um rápido olhar, parece o abraço de um casal apaixonado. No entanto, olhando com mais cuidado, as pessoas se perguntam se é uma jovem mulher se entregando ao seu amante ou tentando resistir as suas agressões.

O sátiro (veja as patas com cascos), que é uma divindade rural, representa o desejo e a tentação. A Bacante é uma ninfa, ligada ao culto de Dionisius ou Baccus. É representada sempre nua ou com vestes transparentes, usando coroas de flores, dançando ou cantando. É muito raro vermos os dois representados juntos.

Escândalo para a época! Tanto a questão ética, paixão ou agressão, como o fato de ser uma visão erótica da relação homem/mulher chocaram as pessoas.

 

E TEM MAIS NA GALERIA DE ESCULTURAS!

 

-OBSESSÃO – ALPHONSE AMEDÉE CORDONIER

 

Obsessão - Palácio de Belas Artes de Lille

Obsessão – Palácio de Belas Artes de Lille – O que fazer em Lille França

 

Essa escultura de mármore branco foi apresentada na Exposição Universal de Paris em 1900. Foi uma das nossas preferidas. A angústia do religioso frente aos pecados é tangível. E o ardor das mulheres esquenta a sala…

 

-PRIMAVERA E OUTONO

 

Primavera e Outono - Palácio de Belas Artes

Primavera e Outono – Palácio de Belas Artes – O que fazer em Lille França

 

A felicidade do rosto de Primavera é contagiante. Não há como não sorrir com ela.

 

-LARGE SHADE – AUGUSTE RODIN (1898)

Bronze de 191 de altura – Paris

 

NÍVEL -1 DO PALÁCIO DE BELAS ARTES – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Nível -1 do Palácio de Belas Artes

Nível -1 do Palácio de Belas Artes – O que fazer em Lille França

 

Nesse nível, a ambientação é totalmente diferente. Mais sombria. Não tem obras de tanto interesse para nós, mas demos uma passada.

 

-ALTAR DE SÃO JORGE

Altar de São Jorge - Palácio de Belas Artes

Altar de São Jorge – Palácio de Belas Artes – O que fazer em Lille França

 

Exemplo de escultura em pinho, com 3,13m  de altura, de origem alemã da Idade Média (1480-1490) . Representa São Jorge indo matar o dragão que exigia a princesa da cidade como sacrifício. A princesa e seus pais são bem pequenos, ao fundo, técnica de escala muito usada na época.

Já abaixo, um sarcófago de gato. Em uma visita guiada que fizemos ao BRITISH MUSEUM EM LONDRES, nos foi explicado que os egípcios matavam bichos e os colocavam em sarcófagos, para poderem tê-los na vida após a morte. Vimos o caso de 1500 Ibis Escarlate, uma ave que é lindíssima, todos dentro de sarcófagos e com o pescoço quebrado. Isso foi verificado por exames de raios-x. Coitados dos bichinhos.

 

Sarcófago de Gato - Palácio de Belas Artes

Sarcófago de Gato – Palácio de Belas Artes- O que fazer em Lille França

 

A tumba abaixo faz parte de um programa de preservação da UNESCO. Ela é proveniente do Sudão e foi restaurada pela Universidade de Lille. Está sendo guardada pelo Palácio de Belas Artes. Inicialmente, ela estava tomada por cupins!

É emocionante ver algo datado de 1872-1797 antes de Cristo!

 

Tumba de 1872-1792 a.C. - Palácio de Belas Artes

Tumba de 1872-1792 a.C. – Palácio de Belas Artes – O que fazer em Lille França

 

NÍVEL +1 DO PALÁCIO DE BELAS ARTES – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

Lotado de salas em que as obras ficam sobre paredes vermelhas ou azuis. O maior número é de pinturas, mas há algumas esculturas maravilhosas também.

 

GALERIA ESPANHOLA – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

-OLD WOMEN-TIME –  FRANCISCO DE GOYA E LUCIENTES ( 1808/1812)

Uau! Muito cruel! Não há como não se sensibilizar. Explico: Há 2 mulheres, uma nobre e sua empregada, em belos vestidos. A nobre olha o que parece ser uma foto e a empregada lhe alcança um espelho onde está escrito “Què tal? ” . O tom do quadro está dado: Perguntar como estão a essas 2 pessoas à beira da morte, uma sem dentes, outra com olhos encovados, ambas já parecendo esqueletos… E atrás delas, o tempo, pronto para dar-lhes uma vassourada!

Não coloquei a foto, pois não ficou boa.

 

IMPRESSIONISMO E SIMBOLISMO – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

-HOUSES OF PARLIAMENT, LONDON – MONET (1904)

Eu amo Monet. Mesmo sendo uma obra pequena e não das minhas preferidas, sempre vale a pena.

 

-FALLEN ANGEL – AUGUSTE RODIN (1895)

Anjo Caído de Rodin - Palácio de Belas Artes - O que fazer em Lille França

Anjo Caído de Rodin – Palácio de Belas Artes – O que fazer em Lille França

 

Escultura em mármore. Como todas as outras do grande mestre, não há como não amar seu realismo.

Já fomos várias vezes ao Museu Rodin em Paris. É um dos nossos lugares preferidos na cidade. Veja mais detalhes em PONTOS TURÍSTICOS DE PARIS – ROTEIRO 5 DIAS II.

 

ENDEREÇO DO PALÁCIO DE BELAS ARTES EM LILLE FRANÇA:

Place de la République, 2900, Lille França.

 

HORÁRIOS DO PALÁCIO DE BELAS ARTES EM LILLE FRANÇA:

-Segundas : Das 14:00h as 18:00h;

-Quartas a domingos: Das 10:00h às 18:00h;

-Terças: Fechado;

Não abre em 1º de janeiro, 1º de maio, 14 de julho, primeiro final de semana de setembro, 1º de novembro, 25 de dezembro.

 

Frontão de lareira em mosaico - Palácio de Belas Artes

Frontão de lareira em mosaico – Palácio de Belas Artes – O que fazer em Lille França

 

PREÇOS DO PALÁCIO DE BELAS ARTES EM LILLE FRANÇA:

COLEÇÃO:

-Adulto: $7,00 euros;

-De 12 à 25 anos: $4,00 euros;

-Menores de 12 anos: Gratuito

A partir das 16h30min, qualquer pessoa paga apenas a tarifa reduzida, em segundas, quartas, quintas e sextas.

Exibições temporárias são cobradas à parte.

 

4) PORTE DE PARIS – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Porte de Paris

Porte de Paris – O que fazer em Lille França

 

Esse Arco do Triunfo foi construído entre 1685 e 1692 para celebrar a tomada da cidade por Louis XIV em 1667. A decoração esculpida exalta o poder e magnificência do Grande Rei.

É possível ver Hércules, símbolo da Força e Marte, o deus da guerra, encimados por anjos com trombetas anunciando ao mundo inteiro a vitória do Rei Sol.

 

5) BEFFROI DE L’HÔTEL VILLE DE LILLE – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Beffroi - O que fazer em Lille França

Beffroi – O que fazer em Lille França

 

O Beffroi de L’Hotel de Ville de Lille França, ou campanário da prefeitura, é o mais alto campanário civil da Europa. Inaugurado em 1932, ele chega a 104m de altura. Não se assuste. Depois de 100 degraus, há um elevador que pode levá-lo até o topo. Seu estilo é Art-Déco. Eu acho o campanário da Nouvelle Bourse de Lille mais bonito.

Nós não subimos, mas dizem que a vista de 360° da cidade é linda, especialmente num dia claro.

Ele foi registrado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2005.

O que fazer em Lille França? O Beffroi da prefeitura é um marco da cidade!

 

6) PLACE DU THÉATRE – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

BEFFROI DA NOVA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA DA GRANDE LILLE – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Nouvelle Bourse - O que fazer em Lille França

Nouvelle Bourse – O que fazer em Lille França

 

A Nova Câmara de Comércio e Indústria, ou Nouvelle Bourse, fica do lado oposto da Vieille Bourse, na mesma praça .

Também, não confunda esse campanário com o da prefeitura, que tem outro estilo e é mais alto. O campanário da Câmara de Comércio tem “apenas” 76m de altura. Seu estilo é neo-flamengo e é lindo.

Seu carrilhão de sinos é automatizado e os habitantes de Lille adoram quando toca.

EXPLICAÇÃO: A DIFERENÇA ENTRE CAMPANÁRIO E TORRE É QUE O CAMPANÁRIO ABRIGA SINOS.

 

ÓPERA – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Ópera - O que fazer em Lille França

Ópera – O que fazer em Lille França

 

Para padrões europeus, a Ópera de Lille é bem recente. Sua construção foi iniciada em 1923. Seu arquiteto Louis Marie Codornier se inspirou nas óperas italianas, da mesma forma que Garnier em Paris.

Aliás, você não deve deixar de conhecer a ÓPERA GARNIER na sua próxima viagem a Paris. Veja nosso roteiro de 5 dias em Paris, dividido em 2 partes, de tão completo: ROTEIRO PARIS 5 DIAS – PONTOS TURÍSTICOS PONTOS TURÍSTICOS DE PARIS – ROTEIRO 5 DIAS II.

 

VIEILLE BOURSE – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Vieille Bourse - O que fazer em Lille França

Vieille Bourse – O que fazer em Lille França

 

A Antiga Câmara de Comércio ou Vieille Bourse é, certamente, um dos monumentos mais famosos de Lille. Ela fica entre a Place du Théâtre e a Grande Place. Ela demonstra a intensa atividade econômica da cidade.

O prédio é quadrangular, com 24 partes idênticas que se voltam para o pátio interior. Aliás, é nesse pátio que você pode ver, atualmente, feira de livros usados, floristas e jogadores de xadrez e, é claro, turistas.

O que fazer em Lille França? A Praça do Teatro é imperdível!

 

7) GRANDE PLACE – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Grande Place - O que fazer em Lille França

Grande Place – O que fazer em Lille França

 

Também é chamada de Place du Général Charles de Gaulle, nascido na cidade. Ela é dedicada ao comércio, sendo a Vieille Bourse seu símbolo. Com certeza o mais importante ponto de encontro tanto dos habitantes de Lille como dos turistas.

 

8) PATRICK HERMAND PATISSERIE – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Patrick Hermand Patisserie

Patrick Hermand Patisserie – O que fazer em Lille França

 

Em Lille, você come muito bem! Difícil é escolher o que comer e não engordar!

Essa confeitaria, descobrimos indo da Grande Place para a Catedral de Lille França. Não resistimos e compramos 2 doces para comermos de lanche após visitarmos a catedral.

Os preços dos doces individuais são a partir de $5,50 euros.

O que fazer em Lille França? Comer muito bem!

 

ENDEREÇO DA PATISSERIE PATRICK HERMAND:

1 bis Rue Bartholomé Masurel, Lille França.

 

HORÁRIOS DA PATISSERIE PATRICK HERMAND:

-De terças à sábados: Das 09:00h às 19h30min;

-Domingos: Das 09:00 às 18:00h.

Site: http://www.patrickhermand.com/

 

9) CATEDRAL DE LILLE – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Catedral de Lille

Catedral de Lille – O que fazer em Lille França

 

Não se assuste! Realmente não acho que a fachada atraia visitantes. No entanto saiba que o seu interior é espetacular. A Catedral de Lille França é famosa por seus mosaicos. São inúmeros, enormes, pisos inteiros de várias capelas, além de quadros e murais. Imperdível. Definitivamente esse é o diferencial dessa catedral.

 

Catedral - O que fazer em Lille França

Catedral – O que fazer em Lille França

 

A Catedral de Lille é católica romana. Ela é dedicada à Virgem Maria, santa patrona da cidade. Seu nome oficial é Notre-Dame de la Treille, pois tem uma imagem da Virgem Maria protegida por uma treliça de ferro.

Fica situada no coração da parte histórica de Lille. Sua construção só terminou em 1999, devido ao atraso provocado pelas Grandes Guerras Mundiais. É por isso que sua arquitetura reflete uma mistura dos estilos gótico e contemporâneo. A fachada, em metal, foi projetada por Peter Rice, o designer da Ópera de Sydney.

 

Catedral - O que fazer em Lille França

Catedral – O que fazer em Lille França

 

Outra peculiaridade? A rosácea da fachada representa símbolos como UFOs, astronautas e a fórmula E=mc2. O motivo é a representação do ciclo de vida e ressurreição…

Ela é considerada um Monumento Nacional da França desde 2009.

Se você não sabia o que fazer em Lille França, agora já sabe de mais um lugar que deve ir: A Catedral!

 

10) AUX MERVEILLEUX DE FRED – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Aux Merveilleux de Fred - O que fazer em Lille França

Aux Merveilleux de Fred – O que fazer em Lille França

 

Essa confeitaria é um sucesso em Lille França. Pertence ao chef Frédéric, que apaixonado por esse bolo típico chamado Merveilleux, repensou a receita, deixando-a mais leve e criando novos sabores, que atraem um público cativo. Há fila na calçada. E enquanto espera, você pode ver através do vidro que dá para a cozinha, essas doçuras sendo produzidas. Experimente! Vale a pena!

Difícil foi escolher os sabores: chocolate branco, café, chocolate meio amargo, praliné, caramelo e cereja. Eles vêm em vários tamanhos.

Outra opção da confeitaria são os Cramiques, releitura de brioche nos sabores: açúcar, chocolate e passas de uvas. Servidos quentes.

Site: http://www.auxmerveilleux.com/home_en/

O que fazer em Lille França? Não fazer regime!

 

11) MARCHÉ DU VIEUX LILLE – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Feira da Vieille Lille - O que fazer em Lille França

Feira da Vieille Lille – O que fazer em Lille França

 

Adoramos essa feirinha! É muito legal! Nós compramos roupas lá! Sim! Compramos uma manta de lã e um poncho. Deliciosos de usar no frio, bonitos e baratos!

Essa feira é um dos pontos de encontro dos habitantes de Lille França aos domingos. Nós almoçamos lá, numa barraca de uma comida árabe que não lembro o nome. Parecia um pastel recheado, feito na hora, na chapa, delicioso e barato!

Também vimos tapetes lindos e novamente, com ótimo preço! Eu queria comprar ao menos 1, mas não seria nada prático para carregar. Esperaremos a Luiza mudar para Lille para comprarmos…

Outro destaque dessa feira são as flores lindíssimas, os queijos, geleias, pães e frutas orgânicas. Nós compramos laranjas chocolate. Como o nome diz, são marrons como chocolate. Levamos para Paris, que era a nossa base e comemos lá. Lindas e deliciosas.

Repare que quase todas as pessoas levam seus carrinhos ou lindas cestas de vime. Sacolas plásticas são evitadas.

O que fazer em Lille França? O mesmo que os habitantes fazem!

 

ENDEREÇO DO MARCHÉ DU VIEUX VILLE – O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA:

Place du Concert, Lile França

 

HORÁRIOS DO MARCHÉ DU VIEUX VILLE

Quartas, sextas e domingos: Das 07:00h às 14:00h.

 

12) O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA FRANÇA!

 

Real Seguro Viagem: É uma empresa que compara o preço de diversas seguradoras e mostra a você, do menor para o maior. Também oferece a garantia de menor preço! E você pode parcelar no cartão de crédito em até 12 vezes!

 

POR TEMPO INDETERMINADO, COM 10% DE DESCONTOS EXTRA NO LINK ABAIXO!

 

 

13) ALUGUE SEU CARRO AQUI MESMO! O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA

 

Viajar pelo interior da França de carro é sempre ótimo. As estradas são lindas e bem sinalizadas. Tudo muito tranquilo. Quando alugamos carro, nós usamos a rentcars:

-Você não precisa pagar os 6,38% de IOF;

-Tem opções com até 30% de desconto;

-Parcela em até 12x sem juros!

 

14) OUTRA ATRAÇÕES DA FRANÇA PARA VOCÊ!

 

Se você está vindo de ou vai a Paris, os roteiros abaixo têm de tudo para quem nunca foi e para quem está matando as saudades: museus, as melhores vistas de Paris, loja de comidas gourmet, luxo, arquitetura, história e muito mais. São posts imperdíveis!

ROTEIRO PARIS 5 DIAS – PONTOS TURÍSTICOS

PONTOS TURÍSTICOS DE PARIS – ROTEIRO 5 DIAS II

NATAL EM PARIS – MARAVILHOSO!

VIAJAR PARA PARIS NO INVERNO COM NEVE!

 

MAIS PARA VOCÊ!

Outros lugares maravilhosos que você pode visitar na mesma viagem são:

PALÁCIO DE VERSALHES FRANÇA: GUIA COMPLETO!

 O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA 

13 DICAS DO MONTE SAINT MICHEL NA FRANÇA

DINAN FRANÇA – UMA DAS MAIS BELAS CIDADES DA BRETANHA

O CASTELO DE CHANTILLY FRANÇA VALE A PENA?

O QUE FAZER EM CHARTRES FRANÇA

COLMAR FRANÇA NO NATAL

ROTA DO VINHO DA ALSÁCIA FRANÇA NO NATAL

BRETANHA: O QUE FAZER EM SAINT-MALO FRANÇA

CASTELOS NA FRANÇA – OS 5 TOP NO VALE DO LOIRE

PASSEIO DE BALÃO NO VALE DO LOIRE FRANÇA

E se você gosta de cozinhar, experimente  as receitas típicas de RATATUILLE FRANCÊS

e COQ AU VIN.

 

Quer saber quais países conhecer no frio? Leia INVERNO NA EUROPA – ONDE IR E O QUE FAZER! 

Prefere o verão? PARA ONDE VIAJAR EM JULHO NA EUROPA.

 

Você gostou de saber o que fazer em Lille França? Compartilhe com sua família e amigos! Siga-nos no Facebook e no Instagram!

 

Um grande abraço e até breve!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

José Carlos

Olá,

Gostaria de incluir Lille na minha próxima viagem para a França. É viável ir da Alsácia para lá de carro? Consigo incluir ainda uma passagem pelos Alpes? Obrigado.

PS- O post ficou muito interessante!!

Enviar
Mara silveira Pamplona

Adorei a matéria!!!! Deu muita vontade de incluir no próximo roteiro de viagem à Paris.
Obrigada

Enviar
Raquel Fett

Muito obrigada! Lille é linda e super agradável! Quando fores a paris novamente, inclua no seu roteiro! Vale a pena! Beijos, Raquel Fett

Enviar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *