O CASTELO DE CHANTILLY FRANÇA VALE A PENA?

Atualizado em . .
O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

 

O Domaine de Chantilly foi a residência do filho do último rei da França. Ele agrupa uma série de atrações que você provavelmente nem imagina: o Castelo de Chantilly, com o Museu Condé e os apartamentos, o parque, os Grandes Estábulos e o Museu do Cavalo.

Você que saber se vale a pena conhecê-lo? Veja aqui como foi a nossa visita, com horários, o que foi ruim e o que ver, inclusive as obras destaque!

 

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

 

Para que você saiba, o Castelo de Chantilly França é dividido em Museu Condé e Grandes Apartamentos. No entanto, na prática, nada muda para quem o visita. O preço do ingresso básico inclui as 2 partes.

 

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

 

1) ONDE FICAR – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

Eu ficaria em Paris, como nós fizemos. O Castelo de Chantilly França fica bem próximo de Paris e o transporte até a cidade de Chantilly é bem fácil. Você pode fazer um “bate e volta”.

Nós já ficamos em muitos lugares diferentes nas idas a Paris. Um hotel que adoramos foi o HOTEL D’ORSAY – ESPRIT DE FRANCE. Ele é um hotel 4 estrelas que tem nota 9.2 – Maravilhoso, no Booking.com. Sua nota de localização é 9.6.

Outra opção é o HÔTEL MADELEINE HAUSSMANN. Nota 8.6 – Excelente. Costuma ser mais caro que o Hotel d’Orsay.

Também já fiquei, mais de 1 vez, em 2 estúdios diferentes no LES PATIOS DU MARAIS. O apartamento que mais gostei é localizado no primeiro andar, de frente para a rua. Lembre-se que o primeiro andar francês é o equivalente ao nosso segundo andar. A nota do Booking.com é 7.4 – Bom. grande vantagem: Tem uma mini cozinha e lavadora de roupas. Isso já gera uma economia, além de ser bem mais barato que os anteriores.

E para quem quer economizar ficando em hotel, a rede Ibis é sempre uma boa opção. Tem ar condicionado, wi-fi e banheiro privativo. Difícil de ser batida em matéria de custo/benefício. Os que acho mais bem localizados são o IBIS PARIS FAUBOURG SAINT ANTOINE e o IBIS PARIS BASTILLE OPERA.

E abaixo ainda tem o localizador de ofertas, que mostra, em tempo real,  promoções em diversas categorias de hospedagem, para você viajar para Paris e conhecer o Castelo de Chantilly França!

 

Booking.com

 

USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ! 

 

 O MUSEU CONDÉ E SUAS GALERIAS DE PINTURAS

 

Quadro do museu

 

O Museu Condé, no Castelo de Chantilly França, tem mais de 800 obras de arte, tendo a segunda maior coleção de arte antiga depois do Louvre! Isso não é pouca coisa!

Essa coleção foi doada por Henri d’Orléans, o Duque de Aumale, filho do Rei Louis-Philippe, ao Instituto da França. A condição, foi que as obras nunca fossem vendidas, emprestadas ou tivessem sua apresentação modificada.

 

Escrivaninha do museu

 

Mas não são somente os quadros que são considerados destaque, o mobiliário de origem Real também. Exemplos são a cômoda do Rei Louis XVI vinda de Versalhes, um sofá e cadeiras que foram da Rainha Maria Antonieta e móveis encomendados pelo Rei Luis XVI para o Castelo de Saint-Cloud.

 

2) A GALERIA DOS CERVOS – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

Galeria dos Cervos

Galeria dos Cervos

 

Logo após passarmos pela recepção do Castelo de Chantilly França e pegarmos nossos áudio guias, a Galeria dos Cervos foi nossa primeira sala visitada. Lindíssima.

Era nela que o Duque de Aumale recebia, todos os domingos, artistas e intelectuais. Como a caça era o passatempo preferido dos príncipes, é nela que a decoração é inspirada.

Há 8 grandes tapeçarias penduradas nas paredes. São do séc XVII e foram feitas pela Manufatura Real de Gobelins.

Além disso, há algumas cabeças de cervos empalhadas e espalhadas pelo local.

 

A Galeria dos Cervos

A Galeria dos Cervos

 

No entanto, não deixe de olhar para o magnífico teto. Ahhh! Para quem não sabe, eu adoro tetos ricos e bem trabalhados.

 

Galeria dos Cervos

Galeria dos Cervos

 

3) A COPA – O CASTELO DE CHANTILLY FRANÇA VALE A PENA?

 

Muitos não se dão conta que ela existe, mas não deixe de entrar na pequena sala lateral. É uma espécie de copa, sala de apoio, fazendo a ligação entre a sala de jantar e a cozinha no andar de baixo do Castelo de Chantilly França.

 

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

 

Nessa sala você encontrará coleções de porcelanas e centros de mesa. Consegue adivinhar qual o motivo? Caça!

Logo que passar pela porta, na parede do lado direito, você verá uma abertura em metal. É por ali que os pedidos eram feitos à cozinha no andar de baixo. A pessoa falava o que precisava junto à abertura e outro empregado ouvia o pedido lá na cozinha.

Maravilhosa solução de logística da época: Não precisavam se deslocar, nem gritar!

 

4) A GALERIA DE PINTURAS – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

A Galeria de Pinturas

A Galeria de Pinturas

 

É a maior sala do Castelo de Chantilly França. A Galeria de Pinturas é considerada o coração do castelo. Ela foi feita para deslumbrar os convidados do Duque de Aumale com a riqueza das 85 obras ali expostas.

Você pode acreditar: É um ambiente muito suntuoso e ao mesmo tempo agradável, pois a luz é natural, proveniente do teto de vidro.

 

A Galeria de Pinturas vista da Rotunda

A Galeria de Pinturas vista da Rotunda

 

AS OBRAS EM DESTAQUE NA GALERIA DE PINTURAS

 

As obras ainda estão dispostas como no dia da morte do Duque de Aumale, segundo seu gosto.

À esquerda, pinturas italianas, que remetem à origem familiar maternal. Há muitos quadros de inspiração religiosa e mitológica, de grandes pintores dos séc XVI e XVII, como Véronèse.

 

O MASSACRE DOS INOCENTES DE NICOLAS POUSSIN (AO REDOR DE 1628-1629)

 

O Massacre dos Inocentes de Poussin

O Massacre dos Inocentes de Poussin

 

Essa importante pintura do Castelo de Chantilly França foi encomendada para decorar o palácio de Vincenzo Giustiniani em Roma e é inspirada num episódio do Evangelho de Mateus.

O Rei de Heródes, ao receber a notícia do nascimento, em Belém, do Rei dos Judeus, decide que todas os bebês menores de 2 anos devem ser executados.

Ao vivo, a pintura de Poussin é incrível. São poucos os protagonistas, as cores são primárias e a composição faz o olhar convergir para o rosto aterrorizado da mãe.

Já a parede da direita está coberta de obras francesas, conectando à origem paternal. Também é nesse lado que você verá pinturas orientalistas, uma paixão do duque, que havia vivido por alguns anos na Algéria.

 

GABRIELLE D’ESTRÉES NO BANHO – ESCOLA FRANCESA DO FIM DO SÉC XVI

 

Gabrielle d'Estrées no Banho - Galeria das Pinturas

Gabrielle d’Estrées no Banho – Galeria das Pinturas

 

Essa pintura é inspirada na pintura Diana de Poitiers no Banho, de Clouet, mas nesse caso, quem é retratada é a amante do Rei Henrique IV e seus filhos, César e Alexandre (nos braços da ama de leite).

As flores e as frutas representam a beleza e fecundidade da jovem mulher. Seu apelido era a “quase rainha” e ela encarnava o ideal de beleza do séc. XVI. Ela veste um simples manto transparente que revela seu corpo, que fica ainda mais destacado pela pesada cortina vermelha do fundo.

5) A ROTUNDA – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

Esse é um lugar especial no Castelo de Chantilly França. É lá que estão, em destaque, aquelas que são consideradas as obras primas da Renascença Italiana, como la Madone de Lorette de Raphaël et la Simonetta Vespucci de Piero di Cosimo. Não deixe de apreciar o belo mosaico do piso e o teto maravilhoso.

 

Rotunda

Rotunda

 

O RETRATO DE SIMONETTA VESPUCCI DE PIERO COSIMO (1480)

 

O Retrato de Simonetta Vespucci - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Retrato de Simonetta Vespucci

 

No séc XV, Simonetta era considerada uma das mulheres mais lindas de Florença, inclusive tendo servido de modelo à Botticelli. Esse quadro, além de exaltar sua beleza, também é uma homenagem póstuma, uma vez que Simonetta morreu aos 23 anos, de tuberculose!

O simbolismo está representado pela serpente do eterno recomeço e pelas árvores, mortas de um lado e vivas do outro, representando a curta jornada da jovem e o ciclo da vida.

 

A VIRGEM DE LORETTA DE RAPHAËL (1509)

 

A Virgem de Loretta - Rotunda - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

A Virgem de Loretta – Rotunda

 

Até 1976, achavam que essa era apenas uma cópia do quadro de Raphaël, que estava perdido. No entanto, quando foi restaurado, encontraram o número 133 inscrito na tela, correspondendo ao número original dessa obra na Galeria Borghèse em Roma. É um dos grandes destaques do Castelo de Chantilly França!

A pintura é de uma cena familiar, com a Virgem cobrindo seu filho com um véu, evocando assim o destino trágico de Jesus, pois o véu representa tradicionalmente a mortalha de Cristo.

 

6) O SANTUÁRIO – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

Essa sala foi concebida como uma tela para expor obras de extrema importância no Castelo de Chantilly França. Para você ter uma ideia, há 2 obras de Raphaël e 1 Botticelli.

 

AS TRÊS GRAÇAS DE RAPHAËL (1504-1505)

 

As Três Graças - Santuário - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

As Três Graças – Santuário

 

As Três Graças é o menor quadro no Castelo de Chantilly França, mas considerado o mais precioso. Ele é inspirado num mármore antigo e é uma das raras obras profanas de Raphaël.

Em um exame radiográfico da obra, descobriram que o pintor alterou a composição original.

Originalmente, apenas uma das mulheres segurava uma bola de ouro, representando o julgamento de Pâris. Posteriormente, Raphaël colocou uma maçã na mão de cada uma delas.  Pessoas a quem as maçãs fossem ofertadas se tornariam imortais.

 

A MADONA DA CASA DE ORLÉANS DE RAPHAEL ( 1506-1507)

 

A Madona da Casa de Orléans - O Santuário - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

A Madona da Casa de Orléans – O Santuário

 

Essa pintura pertenceu à família d’Orleans até a Revolução, por isso seu nome. É mais uma das Virgens pintadas por Raphaël na sua juventude.

 

7) A GALERIA DE PSYCHÉ – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

A Galeria de Psyché

A Galeria de Psyché

 

A Luiza e eu amamos! É muito legal. Nunca tínhamos visto nada parecido.

Numa espécie de corredor lateral do Castelo de Chantilly França, todas as janelas são cobertas por 44 vitrais de vidro branco acinzentado e contam a história de Psyché e Cupido.

A explicação está escrita junto de cada cena, nas próprias janelas, em francês. O máximo!

 

A Galeria de Psyché - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

A Galeria de Psyché

 

Esses vitrais datam de 1542-1544 e são provenientes de um outro castelo, o Château d’Ecouen, atualmente Museu Nacional da Renascença.

 

VEJA AQUI INGRESSOS, PASSEIOS E TRANSFERS PELO MUNDO! EVITE FILAS E GANHE DESCONTOS!

 

No link, se você selecionar a bandeira do idioma em inglês, haverá mais opções de destinos.

 

OS GRANDES APARTAMENTOS – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

Mosaico nos Grandes Apartamentos - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

Mosaico nos Grandes Apartamentos

 

Era essa parte do Castelo de Chantilly França que servia de lugar de recepção e habitação para os príncipes de Bourbon-Condé.

Você poderá admirar o mobiliário apreciado no séc. XVIII, que apesar de ter sido em grande parte pilhado durante a Revolução, foi novamente reunido pelo Duque de Aumale no séc XIX, que os colecionou, herdou e adquiriu.

8) A GALERIA DAS BATALHAS – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

A Galeria das Batalhas - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

A Galeria das Batalhas

 

É a maior sala dos grandes apartamentos e servia de sala de recepção dos príncipes de Condé. Nela há uma série de 11 tapeçarias que ilustram as vitórias do Grand Condé em ordem cronológica.

 

9) A GRANDE SINGERIE – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

A Grande Singerie - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

A Grande Singerie

 

Nós achamos sempre incrível, pois já vimos em outros lugares, a importância que a Ásia tinha na decoração do séc XVIII. Essa peça foi inteiramente decorada em 1730 com pinturas murais de motivos representando as ações de homens sob a forma de macacos.

 

10) O QUARTO DO PRÍNCIPE – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

O Quarto do Príncipe - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Quarto do Príncipe

 

Essa é a peça de entrada dos grandes apartamentos do príncipe de Condé.

Infelizmente a cama com baldaquino desapareceu na Revolução. No entanto é possível admirar a cômoda proveniente do quarto do Rei Louis XVI em Versalhes.

 

11) O GRANDE ESCRITÓRIO DE CANTO – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

O Escritório de Canto - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Escritório de Canto

 

Aqui eram realizadas as audiências. A decoração é de motivos de caça. Para nós, o que chamou a atenção foram os enfeites das poltronas, que são originais do reinado de Louis XVI. Gigantes. Verdadeiras obras de arte.

 

12) O SALÃO DE MÚSICA – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

O Salão de Música - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Salão de Música

 

Esse salão, recebe esse nome em função da harpa inglesa do séc XIX que pertenceu à duquesa de Aumale, esposa do duque.

13) O CABINET DES LIBRES – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

O Cabinet des Libres - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Cabinet des Libres

Dos incríveis 60.000 volumes da coleção do Castelo de Chantilly França, 19.000 volumes, 1500 manuscritos e 17.500 impressões estão expostos na Biblioteca.
O Cabinet des Libres - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Cabinet des Libres

O balcão central abriga exposições temporárias. Nós vimos alguns manuscritos realmente muito antigos, de uma beleza única. A Biblioteca abriga cerca de 200 impressões dos chamados incunábulos, como são chamados os livros impressos que datam dos primeiros tempos da imprensa (até o ano de 1500).

 

14) O PARQUE – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

Em cerca de 115 hectares se espalham vários jardins, entre eles o jardim francês de Le Nôtre, o jardim inglês, o jardim anglo-chinês e o bosque.

O jardim francês abriga imensos espelhos d’água, que refletem o céu, os jatos d’água e as fontes com estátuas, assim como o próprio Castelo de Chantilly França. A vista aérea é lindíssima.

 

O Jardim Francês - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Jardim Francês

 

E qual a característica dos jardins franceses? Eles se distinguem por terem traçados geométricos, geralmente simétricos. É o triunfo da ordem sobre a desordem, da reflexão sobre a espontaneidade.

Como havia chovido torrencialmente quando chegávamos ao castelo, estávamos molhadas e com frio. Por isso, caminhamos apenas ao redor do Castelo de Chantilly França, vendo o jardim francês. Não visitamos os outros, pois estávamos nos sentindo congeladas.

 

15) OS GRANDES ESTÁBULOS – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

Os Grandes Estábulos - Castelo de Chantilly França vale a pena?

Os Grandes Estábulos

 

Os grandes estábulos são um verdadeiro palácio em homenagem aos cavalos. Eles abrigam tanto o Museu do Cavalo como as demonstrações e os espetáculos de Dressage. Eles ficam em um prédio separado do Castelo de Chantilly França.

O Museu do Cavalo foi aberto em 2014 e apresenta cerca de 200 obras, todas com o tema central os  cavalos. Nós adoramos os triciclos em madeira e os cavalos de carrossel.

O Museu do Cavalo agrada a todas as idades.

 

O Museu do Cavalo - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Museu do Cavalo

 

Já a demonstração de Dressage que assistimos, para nós, não valeu a pena. Era a primeira de um dos 2 dos cavalos, que estava muito nervoso. Além disso, os movimentos eram bem simples.

 

Dressage - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

Dressage

 

No entanto, devo dizer que o lugar tem uma arquitetura espetacular para esse tipo de apresentação, que dura 30min e está incluída no ingresso básico para o Castelo de Chantilly França.

Depois, você ainda pode visitar as cocheiras e a lojinha.

 

16) HORÁRIOS 2019/2020 – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

 

-De 30 de março à 27 de outubro: Diariamente, inclusive feriados, das 10:00h às 18:00h para o castelo e das 10:00h às 20:00 para o parque;

-Excepcionalmente fechado: 17 e 18 de julho;

-De 28 de outubro de 2019 à 27 de março de 2020: Fechado às terças. Nos demais dias, das 10h30min às 17:00h para o castelo e às 18:00h para o parque;

-Fechamento anual: De 06 a 24 de janeiro de 2020.

 

17) PREÇOS 2019 – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

Teto da Capela - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

Teto da Capela

 

DOMAIN (inclui o Castelo de Chantilly França, o Parque, os Grandes Estábulos com o Museu do Cavalo e demonstração de Dressage):

-Adultos: $17,00 euros;

-Reduzida (crianças de 7 a 17 anos): $13,50 euros.

DOMAIN + SHOW EQUESTRE (inclui todas as atrações anteriores +  show equestre):

-Adultos: $30,00 euros;

-Reduzida: $24,00 euros.

ESTACIONAMENTO: $5,00 euros.

 

18) COMO IR – O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

 

DE PARIS A CHANTILLY FRANÇA:

-Da Gare du Nord SNCF grandes lignes (25 minutes) descendo na parada “Chantilly-Gouvieux”
www.ter.sncf.com/hauts-de-france.

-RER linha D (45 minutes) descendo na parada “Chantilly-Gouvieux”
www.transilien.com .

 

DA ESTAÇÃO DE TREM AO CASTELO DE CHANTILLY FRANÇA:

Ônibus: Há um ônibus que sai da estação de trem e pode deixá-lo na parada Église Notre-Dame em Chantilly França.

 

Église Notre-Dame - O Castelo de Chantilly França vale a pena?

Église Notre-Dame

 

À pé: O percurso é plano. Se você estiver com bom preparo físico e sapatos adequados, deve levar um pouco mais de 20min.

 

DICA DO CASTELO DE CHANTILLY FRANÇA: NÃO HÁ ÔNIBUS NEM TÁXI NA ESTAÇÃO DE TREM AOS DOMINGOS!

 

19) VOCÊ PODE IR DE CARRO AO CASTELO DE CHANTILLY FRANÇA – ALUGUE SEU CARRO AQUI MESMO!

 

A Rentcars.com oferece muitas opções, todas num só lugar, pois trabalha com as melhores empresas e com isso negocia preços. Clique abaixo e confira as vantagens!

-Pague em eté 12 vezes!

-Livre de IOF!

-Até 60% off!

 

 

 

20)  COMPRE SEUS INGRESSOS DE PARIS AQUI! COM DESCONTO E SEM FILAS!

 

Na página do link acima, se você clicar na bandeirinha da língua inglesa, terá mais opções de ingressos.

 

Que tal algumas ideias de passeios imperdíveis?

MUSEU DO LOUVRE “EVITE FILAS”

CRUZEIRO PELO RIO SENA PARTINDO DA TORRE EIFFEL

ARCO DO TRIUNFO “EVITE FILAS”

TORRE MONTPARNASSE “EVITE FILAS”

PARIS MUSEUM PASS

Aproveite a nossa parceria. Não se estresse. Deixe tudo organizado antes de sair do Brasil!

 

21) O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO PARA VOCÊ VIAJAR PARA PARIS E CONHECER O CASTELO DE CHANTILLY FRANÇA!

 

Real Seguro Viagem: É uma empresa que compara o preço de diversas seguradoras e mostra a você, do menor para o maior. Também oferece a garantia de menor preço! E você pode parcelar no cartão de crédito em até 12 vezes!

POR TEMPO INDETERMINADO, VOCÊ GANHA 10% DE DESCONTO EXTRA NO LINK ABAIXO! NÃO PERCA!

 

 

22) QUE TAL SABER TUDO SOBRE PARIS E PASSEIOS PRÓXIMOS, ALÉM DO CASTELO DE CHANTILLY FRANÇA?

 

ROTEIRO PARIS 5 DIAS – PONTOS TURÍSTICOS

PONTOS TURÍSTICOS DE PARIS – ROTEIRO 5 DIAS II

PALÁCIO DE VERSALHES FRANÇA: GUIA COMPLETO!

NATAL EM PARIS: MARAVILHOSO!

VIAJAR PARA PARIS NO INVERNO COM NEVE!

A DISNEYLAND PARIS VALE A PENA?

INVERNO NA EUROPA: ONDE IR E O QUE FAZER

O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA

 

Rue Saint-Romain - O que fazer em Rouen França

O que fazer em Rouen França

 

PARA ONDE VIAJAR EM JULHO NA EUROPA

O QUE FAZER EM CHARTRES FRANÇA

JARDIM DE MONET EM GIVERNY FRANÇA

COLMAR FRANÇA NO NATAL

ROTA DO VINHO DA ALSÁCIA FRANÇA NO NATAL

 

23) E ENTÃO? O CASTELO DE CHANTILLY  FRANÇA VALE A PENA?

 

Essa é uma resposta que depende de várias coisas:

-Sendo sua primeira viagem, eu não o visitaria:

-Tendo poucos dias na França, também não acho que vale a pena;

-Não vá em um domingo, pois não há transporte da estação de trem até o Castelo de Chantilly França;

-Para o nosso gosto, há castelos mais charmosos, diferentes, que gostamos bem mais e que consideramos que você deveria visitar antes de conhecer o castelo de Chantilly França: PALÁCIO DE VERSALHES, CASTELO DE CHAMBORD, CHENONCEAU, AMBOISE, VILLANDRY E CHAUMONT, todos bem descritos no post CASTELOS NA FRANÇA – OS 5 TOP NO VALE DO LOIRE

 

24) VISITAR O CASTELO DE CHANTILLY FRANÇA OU FONTAINEBLEU?

 

Sempre nos perguntam isso, pois conhecemos os 2.

Nós preferimos Fontainebleu. E visitamos ambos no inverno.

Eu diria que O Castelo de Chantilly França tem mais obras de arte e é bem menor.

Já o Castelo de Fontainebleu tem muito mais história, é mais grandioso, o transporte público para visitá-lo é mais organizado e frequente. Detalhe: É o único castelo da França em que todos os reis moraram!

Se você gostou de conhecer em detalhes o Castelo de Chantilly França, compartilhe com seus amigos, siga-nos no Instagram e Facebook!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO DIZENDO O QUE ACHOU DA SUA VISITA AO CASTELO DE CHANTILLY NA FRANÇA!

 

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

O Castelo de Chantilly França vale a pena?

 

Abraços e até breve!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *