Descubra montanhas, geleiras, riachos, lagos azuis e cor de jade, além de muita vida selvagem no incrível Parque Nacional Jasper Canadá, maior parque nacional das Montanhas Rochosas canadenses e Patrimônio da UNESCO!
Não é somente durante o dia que a paisagem do Parque Nacional Jasper é linda. Jasper foi denominada pela Sociedade Real de Astronomia do Canadá uma Dark Sky Preserve (reserva do céu escuro). Isso significa que todas as medidas possíveis são tomadas para que luzes artificiais sejam minimizadas, preservando os habitats noturnos e a visibilidade do céu e reduzindo a polução visual.
1) COMO CHEGAR
Nós fomos de avião até Calgary. É imprescindível alugar um carro. Sem condução própria é impossível conhecer os parques.
Do aeroporto fomos direto para Canmore, cidade que amamos e onde ficamos vários dias para conhecermos o Parque Nacional de Banff. Já fizemos um post sobre o maravilhoso MORAINE LAKE, uma das atrações do Parque Nacional Banff.
Depois, pegamos a Icefields Parkway, estrada com 232km que serpenteia pelo coração dos parques de Banff e Jasper. Você precisa de um dia inteiro só para conhecer algumas das inúmeras atrações dessa rodovia. Aliás, ela é considerada por muitos, uma das rotas mais cênicas do mundo pela sua quantidade de glaciais, cascatas, lugares incríveis para piquenique e trilhas.
Terminamos essa porção da nossa viagem conhecendo por alguns dias o Parque Nacional Jasper.
2) ONDE FICAR
Se possível, fique dentro do Parque Nacional Jasper Canadá. Nós ficamos fora, em Hinton, que fica a 79,2 km de distância da cidade de Jasper. Na teoria, esse trajeto leva 1 h para ser feito. Na prática, mais. Isso por que a estrutura da entrada nordeste do Parque Nacional Jasper não é grande e, dependendo do horário, se formam longas filas na estrada. Definitivamente, não foi uma boa ideia.
Veja abaixo as opções de hospedagem em Jasper. É só clicar no preço e conferir!
USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ!
Nós havíamos escolhido Hinton por ser uma cidade “dormitório” para o Parque Nacional Jasper. Como ela fica fora do parque, seus preços são bem mais em conta e a oferta de acomodações é grande. No entanto, já aviso que ela não tem atrativo nenhum.
Veja abaixo os preços atrativos de Hinton! É só clicar no mapa interativo!
LUGARES IMPERDÍVEIS DO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Você pode passar um mês no Parque Nacional Jasper e não ver tudo! Nós selecionamos atrações com apelos variados para a nossa viagem: lagos, canyon, vida selvagem, vista da cidade.
Confira agora o que fazer no Parque Nacional Jasper!
3) MEDICINE LAKE – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
O Medicine Lake, no Parque Nacional Jasper, é famoso pelas suas águas que desaparecem! Sim! No verão, ele parece um lago alpino bem normal. Mas as aparências enganam. No outono e no inverno, suas águas desaparecem e o Medicine Lake vira um poço de lama.
Como isso acontece? Há uma série de drenos naturais no seu fundo (pense no ralo de uma banheira). Então, a água que vem pelo Maligne River, abastece o Lake Medicine e passa por esse sistema de cavernas subterrâneas, indo brotar ao longo do Maligne Canyon, a cerca de 16 km de distância.
Antigamente, os índios pensavam que eram os espíritos os responsáveis pela dramática flutuação do nível das águas.
VIDA SELVAGEM – URSOS
Dirija devagar e preste atenção. Isso vale para o Parque Nacional Jasper, para o Parque Nacional Banff e para a Columbia Icefields Parkway. Cuidado, pois às vezes ao fazer uma curva, você se depara com muitos carros parados na estrada. Pare e observe. Certamente você verá algum animal.
A vida selvagem é abundante ao longo da Maligne Valley Road, estrada que passa ao largo dos 7 km do Medicine Lake e que une o Maligne Lake e Maligne Canyon.
Nós tivemos a sorte de ver ursos em dois pontos diferentes da Maligne Valley Road. Na ida, vimos bem de pertinho, um urso negro vagando tranquilamente junto à estrada. Na volta, em outro ponto da estrada, vimos outros 2 ursos negros também se alimentando das frutas selvagens. Esses, não conseguimos ver tão de perto. Eu vi do teto solar do carro e a Luiza, da janela.
4) MALIGNE LAKE – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
O Maligne Lake fica a cerca de 48 km do centro de Jasper. Você levará cerca de 1 h 10 min para percorrer a estrada. Isso sem contar as paradas para ver os animais e tirar fotos.
Embora tenha vários estacionamentos, foi um pouco estressante achar uma vaga disponível. Com 22 km de extensão, o Maligne Lake é o segundo maior lago natural das Montanhas Rochosas Canadenses.
Há muitas atividades para fazer no Maligne Lake. Uma das mais famosas é fazer um passeio de barco de 90 min e ver de perto a Spirit Island. Você também pode pescar, alugar caiaques e canoas ou fazer alguma trilha. Essa última foi a nossa opção.
TRILHA MARY SCHÄFFER NO MALIGNE LAKE – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Clasificação: Fácil.
Distância: 3.2 km total (loop).
Ganho de elevação: 0
Tempo: 1-2 h
Nós optamos por essa caminhada que, inicialmente, segue pela beira d’água. Parando no primeiro estacionamento, é só ir em direção ao lago e pegar o caminho pavimentado à esquerda. Depois de parar no belvedere para apreciar a vista, o retorno é pelo mato, terminando nos estacionamentos. A parte mais bonita é junto da água.
5) TRILHA MALIGNE CANYON – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Retorne em direção a Jasper pela mesma estrada, a Maligne Valley Road, por cerca de 42 km e entre em direção ao estacionamento da Sixth Bridge, o P8.
Grau de dificuldade: Intermediário.
Tempo: 1 a 2 h , só ida.
Distância: 3.9 km.
Ganho de elevação: 140 m.
O Maligne Canyon é o canyon mais profundo do Parque Nacional Jasper Canadá, com algumas partes com mais de 50 m de profundidade. Você pode, simplesmente, dar uma espiada rápida no canyon, começando pela Primeira Ponte.
NOSSO PERCURSO – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Nós sugerimos a caminhada começando na Sixth Bridge. Por que? Por que a paisagem vai evoluindo, de um rio plano e largo, chegando a um estreito canyon onde é difícil ver a água. O barulho das corredeiras é altíssimo. Dá para “sentir” a potência das águas. E você vê as quedas d’água de frente.
O estacionamento da Sixth Bridge é bem pequeno, mas não tivemos problemas para achar vaga. Tem banheiro público.
Comece cruzando a ponte e em seguida dobre à direita. A trilha é bem evidente. Não há como errar. Você caminha ao lado do rio. Uma delícia. Em pouco tempo, você verá vertentes de água emergindo do chão (foto acima) e por entre as pedras (foto abaixo). É muito legal!
O Rio Maligne se transforma gradualmente num canyon e as vistas ficam mais dramáticas a partir da quarta ponte.
Enquanto caminha da sexta até a terceira pontes, você encontrará poucos aventureiros. Depois, a trilha fica mais movimentada.
Perto da segunda ponte, há uma bifurcação: Vá pela direita! Essa é a rota mais cênica! Não se perca. Para à esquerda você iria para o estacionamento.
No final da Maligne Canyon Trail você chegará numa lanchonete. Que decepção. Não tinha nada para comer. Ficamos muito mal, pois esperávamos nos deliciar com um lanche. Só conseguimos comprar bebidas. Então, previna-se!
O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER: A ÁGUA QUE BROTA DAS PEDRAS NO MALIGNE CANYON VEM DO MEDICINE LAKE POR TÚNEIS SUBTERRÂNEOS!
6) TRILHA VALE DOS 5 LAGOS – VALLEY OF THE 5 LAKES – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Para nós, essa foi a trilha mais linda de Jasper. O Vale dos 5 Lagos é considerado uma das atrações imperdíveis do Parque Nacional Jasper e é também uma das “Maravilhas Naturais do Canadá”.
A cor de cada um dos lagos tem variações de verde e azul, uma mais espetacular que a outra e com uma transparência inacreditável. Isso ocorre naturalmente, devido ao pó da rocha e também a algumas algas do local.
A trilha do Vale dos 5 Lagos inicia junto ao estacionamento P15 da Columbia Icefields Parkway, 9 km ao sul do semáforo de Jasper. Para quem vai de Banff para Jasper, fica no lado direito da estrada.
Distância: O loop (começa e termina no mesmo ponto) Valley of the 5 Lakes tem 4,5 km de distância. Preste atenção: A trilha começa sendo chamada 9a. Na bifurcação, seguimos pela direita, sentido anti-horário, seguindo pela 9a. Ao chegarmos à ponta do Primeiro Lago, retornamos ao estacionamento pela 9b. Havia a opção de circundar o Primeiro Lago. Nesse caso o total seria de 9.3 km. Não foi o que fizemos.
Tempo: Você precisará de 2 h, sem contar as paradas para fotos e para curtir a cor da água.
Ganho de elevação: 66 m.
WABASSO CREEK – VALLEY OF THE 5 LAKES TRAIL – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Pegue a larga trilha que sai próxima ao banheiro. Uma das primeiras atrações será cruzar a ponte sobre o Wabasso Creek. Na verdade, não é bem um riacho, mas uma área alagada, cheia de flores silvestres. Em seguida você subirá um curto trajeto sinuoso. Respeite e não corte caminho. Ele foi feito para evitar a erosão causada pelas chuvas.
QUINTO LAGO – VALLEY OF THE 5 LAKES TRAIL – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Nós fizemos a trilha Vale dos 5 Lagos começando pelo Quinto Lago. Que surpresa maravilhosa! O lugar é lindo, com um pier que proporciona uma vista e tanto! Como tinha algumas pessoas, não ficamos muito tempo. Continuamos a caminhada para procurar um lugar onde pudéssemos ficar sozinhos e curtir o astral da trilha.
Para chegar ao Quinto Lago, é necessário sair alguns metros da trilha principal. Vale a pena!
QUARTO LAGO – VALLEY OF THE 5 LAKES TRAIL – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
O Quarto e o Terceiro Lago são considerados os mais bonitos.
Nós achamos uma prainha espetacular, onde arregaçamos as calças e entramos um pouco na água. Era gelada, mas não dava vontade de sair. Conseguimos curtir por muito tempo sozinhos aquele lugar especial. Não sabemos se é possível tomar banho. Não vimos nenhuma placa proibindo. Posso dizer que fiquei louca de vontade, mas não tinha traje de banho…Uma pena.
Leve lanche e faça um piquenique delicioso nesse local. Foi o que fizemos. Lugar perfeito para isso.
TERCEIRO LAGO – VALLEY OF THE 5 LAKES TRAIL – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Saindo da nossa pequena “península”, é só dar alguns passos e já se chega ao Terceiro Lago. Esse é o que tem a maior diferença e definição de cor entre a parte clara junto às margens e o centro muito escuro. Dá medo. Sempre pode aparecer algum monstro emergindo das profundezas 😀 !!! Nesse eu não teria coragem de nadar…
SEGUNDO LAGO – VALLEY OF THE 5 LAKES TRAIL – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Outro espetáculo da natureza. No entanto, esse é menos acessível. Se você quiser sentar-se, descansar e curtir, faça isso logo que chegar ao Segundo Lago. Depois, a trilha não propicia lugares livres de vegetação e com acesso à água.
PRIMEIRO LAGO – VALLEY OF THE 5 LAKES TRAIL – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Para ter a vista que tivemos, só se embrenhando em meio à vegetação. Não tenha medo! Ache o cantinho perfeito para você curtir o último dos lagos da Trilha Vale dos 5 Lagos!
URSOS – VALLEY OF THE 5 LAKES – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Os ursos adoram a abundância de frutinhas do Vale dos 5 Lagos e há uma bela chance de você encontrá-los por lá na primavera e no verão. Nós não vimos nenhum nesse dia. Nem os sinais típicos da presença deles. Tenha sempre em mãos e pronto para uso o Bear Spray!
7) TRILHA OLD FORT POINT – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Essa também é uma das trilhas favoritas de quem visita o Parque Nacional Jasper Canadá. Por que? Em primeiro lugar, a trilha Old Fort Point não é longa, você faz em menos de 3 h. Além disso, ela propicia uma vista incrível do Rio Athabasca, do Lago Beuvert, do Jasper Park Lodge e da cidade de Jasper. Outro bônus: Ela não é muito frequentada, então você pode curtir o astral do lugar.
Para fazer essa trilha do Parque Nacional Jasper Canadá você dirige cerca de 1.5 km pela A93 e Old Fort Point Road. Ela começa no estacionamento P1, bem ao lado da ponte que cruza o Rio Athabasca. Nós seguimos pela esquerda, fazendo a trilha Old Fort Point no sentido horário. Ela é um loop (trilha circular) de 3.8 km (trilhas 1 e 1A).
O início da trilha é bem plano, no meio do mato. Na primeira metade da trilha, você circunda a montanha. Depois, começa a parte inclinada, quando você subirá até o belvedere. Haja fôlego! Saiba que ela é considerada com grau de dificuldade moderada.
URSOS – TRILHA OLD FORT POINT – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Detalhe: Essa trilha faz divisa com uma área do Parque Nacional Jasper Canadá de livre circulação de animais e onde é proibida a circulação de humanos. Isso aumenta as suas chances de encontrar vida selvagem.
Ao longo do caminho, vimos madeira tipicamente arranhada por unhas de ursos. Na parte mais próxima das “cadeiras vermelhas”, encontramos “cocô” de urso, fresco. Provavelmente era de um urso preto, pois era repleto de frutas vermelhas. Essa é a dieta preferida deles. Aprendemos como reconhecer todos os sinais da presença de ursos para não sermos pegos desprevenidos.
AS CADEIRAS VERMELHAS DO CANADÁ – TRILHA OLD FORT POINT – O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ
Para quem não sabe, o Canadá coloca em seus parques, cadeiras vermelhas, em locais de belas paisagens. É uma maneira de estimular a publicação no Instagram, de lugares maravilhosos a serem visitados.
DICA DE O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL JASPER CANADÁ: APÓS AS FOTOS NAS CADEIRAS VERMELHAS, RETORNE À TRILHA PRINCIPAL.
Nós tentamos chegar ao topo do morro que dá vista para Jasper por uma trilha secundária. Grande erro. Ela estava inacabada. Foi uma experiência horrível, no meio do mato. Sorte que eu sou bem orientada e tudo acabou bem.
No final do passeio, você é recompensado pela paisagem. Vale a pena! Deite no gramado e relaxe. Depois de curtir, é só descer o morro e pegar as escadas do final.
8) OUTRAS IDEIAS PARA A MESMA VIAGEM!
LAGO MORAINE CANADÁ – MORAINE LAKE 2024!
PARQUE DAS SEQUOIAS EUA 2024! SUPER GUIA!
PARQUE NACIONAL DE YOSEMITE: GUIA COMPLETO 2024!
O QUE FAZER EM WHISTLER CANADÁ ALÉM DE ESQUIAR
9) NOVIDADES DO SITE PARA VOCÊ!
O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA 2024!
O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA 2024!
ONDE FICAR EM PARIS: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS
ROTEIRO AMSTERDAM 2023: 3, 4, 5 OU 6 DIAS!
O QUE FAZER EM BRUGES BÉLGICA!
O QUE FAZER EM INTERLAKEN SUÍÇA E REGIÃO!
Se você gostou de saber o que fazer no Parque Nacional Jasper Canadá, compartilhe com seus amigos!
Abraços e até breve!
Deixe um comentário