Descubra aqui os lugares mais lindos e as mais belas atrações do Lago de Garda Itália! E veja nossas dicas para não cair em roubadas!
O Lago de Garda é um lugar fantástico, charmoso e com atividades para todos os gostos! Aprecie a magnífica paisagem, a arquitetura colorida, delicie-se nos restaurantes ou indo às melhores praias. Quer fazer compras? Lojas de qualidade e com preços para todos os orçamentos não faltam!
DEPOIS DE 13 VINDAS PARA CÁ, ESTAMOS MORANDO NA FRANÇA! TEMOS VIAJADO BASTANTE! NOS ACOMPANHE, POIS POSTAREMOS MUITAS DICAS PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM!
PRECISA DE AJUDA COM SEU ROTEIRO? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
1) LOCALIZE-SE!
O Lago de Garda fica no norte da Itália, entre as regiões do Vêneto (Província de Verona), Lombardia (Província de Bréscia) e Trentino – Alto Adige (Província de Trento). Os alpes italianos e a famosa cadeia de montanhas Dolomitas ficam em Trentino-Alto Adige.
Distâncias e tempo aproximados, de carro, entre Sirmione (no sul do Lago de Garda Itália) e alguns destinos turísticos*:
Milão: 129 km / 1 h 46 min;
Veneza: 149 km /1 h 36 min;
Verona: 39,2 km / 37 min;
Lago de Como: 144 km / 2 h 12 min;
Ortisei (Dolomitas): 191 km / 2 h 29 min;
Parque de atrações Gardaland: 16 km / 27 min.
*O tempo e distância decorridos dependem da estrada escolhida, da hora do dia, obras e muitos outros fatores. Essa é apenas uma estimativa.
2) ONDE FICAR NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
RIVA DEL GARDA
Nós adoramos ficar em Riva del Garda! Foi perfeito!
Motivos para ficar em Riva del Garda: A cidade é linda; com uma grande infraestrutura; prática para conhecer Limone e a Estrada Ponale; com ótimas praias; tem muitas opções de estadia; mais perto de Ortisei, que foi onde ficamos alguns dias para conhecer as Dolomitas.
SIRMIONE
Outra opção é ficar na linda Sirmione. Essa é uma ótima opção se você quer conhecer Milão, Veneza, Verona ou está com crianças e deseja ir no parque de atrações Gardaland.
VERONA
Amamos Verona, mas lembre-se que essa é uma cidade grande. Tem um astral bem diferente do que as cidades da beira do Lago de Garda. Nós queríamos curtir o sol, ver paisagens e lugares charmosos. Apenas passamos o dia em Verona.
USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ!
MELHORES ATRAÇÕES DO LAGO DE GARDA ITÁLIA
3) SIRMIONE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Cidade ultra charmosa à beira do Lago de Garda Itália, onde você é “recebido” pelo fotogênico Castello Scaligero! Nós amamos! É imperdível!
Use sua imaginação: Sirmione é uma península, ou seja, um pedaço estreito de terra que tem 3 de seus lados rodeados de água. No caso, a comunicação com o restante do território se faz pelo portão do Castello Scaligero!
O que fazer no Lago de Garda Itália? Conhecer Sirmione!
ESTACIONAMENTO EM SIRMIONE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Chegue cedo! Quanto mais cedo você chegar, mais perto do centrinho turístico você conseguirá uma vaga para estacionar!
Sugerimos o P13 e o P14, pelo tamanho, proximidade das atrações principais e facilidade para chegar e sair.
O P12, além de ser só alguns metros mais perto, tem poucas vagas, ao longo de uma rua estreita que fica congestionada. As pessoas param para estacionar ou para esperar aparecer uma vaga e com isso o trânsito ali já fica parado. Não recomendamos.
Se necessário, volte e pare em algum dos vários estacionamentos pequenos e um pouco mais afastados. E aí caminhe.
VIA LUNGOLAGO A. DIAS EM SIRMIONE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Após estacionar, procure ir caminhando pela beira do lago para já ir curtir a belíssima vista, com canteiros floridos e bem cuidados.
Sugiro aproveitar a oportunidade para ir ao banheiro público que fica no caminho. Para isso, você precisará de moedas.
Um pouco adiante, fica o escritório de turismo de Sirmione, onde você deve pegar um mapa das atrações, ruas, banheiros, restaurantes e tudo mais. Isso facilitará sua vida.
Ao atravessar o portão do Castello Scaligero é quando o verdadeiro passeio por Sirmione começará!
CASTELLO SCALIGERO EM SIRMIONE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Aproveite para tirar muitas fotos! Ele é uma graça! A sua localização é incrível, pois ele fica praticamente rodeado das águas do Lago de Garda Itália, que tem uma cor indescritivelmente linda! Além disso, os vasos de flores brancas e vermelhas e os pequenos barcos de passeio que o circundam, dão ainda mais charme a essa atração.
O Castello Scaligero data do século XIV e foi restaurado no início do século XX. Seu nome vem da família Della Scala que dominava Verona nos séculos XIII e XIV.
Você pode visitar seu interior, mas nós não o fizemos. Após nossas pesquisas, não achamos que valeria a pena. O ingresso, basicamente, lhe dará o direito de conhecer o pátio interno (onde eram feitos exercícios militares); subir na torre de 37 metros de altura, que funcionava como dormitório de soldados; caminhar pelas muralhas; ver a doca interna, que permite a entrada de pequenos barcos no seu porto protegido, único exemplo de porto fortificado do século XIV.
Se tiver vontade, você pode ficar na longa fila e comprar seu ingresso na hora 😕 .
PARROCCHIA DI SANTA MARIA MAGGIORI EM SIRMIONE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Após contornarmos o castelo, indo para a direita, paramos para dar uma espiada na Igreja Santa Maria Maggiori.
Também conhecida como Chiesa Santa Maria della Neve, ela data do século XV. Incrivelmente, o seu interior ainda guarda afrescos dessa época! Não posso dizer que a igreja em si é maravilhosa ou rica, mas se você está passando por ali, entre e aprecie as pinturas murais.
PARCO GRAZIA DELEDDA EM SIRMIONE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Como tudo em Sirmione, esse é mais um lugar bonito, bem cuidado, florido. Um oásis para um breve descanso.
SPIAGGIA DELLE MUSE E PASSEGIATTA DELLE MUSE EM SIRMIONE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Continuamos passeando calmamente e curtindo as ruelas, que no início da manhã estavam bem calmas. Fomos até a Praia delle Muse e continuamos por alguns metros até o Parque Maria Callas. A praia e o caminho valem a pena. No entanto, o Parque Maria Callas não tem nada de especial.
GROTTE DI CATULO – UMA LUXUOSA VILLA JUNTO AO LAGO DE GARDA EM SIRMIONE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Atração impressionante, espetacular, que vale a pena ser visitada! Na ponta da península de Sirmione, que adentra o Lago de Garda Itália, com vistas esplêndidas, fica fácil imaginar o motivo pelo qual esse imenso palácio foi ali construído!
A villa data da época do primeiro imperador romano Otávio Augusto (27 a.C. – 14 d.C.), quando as novas classes poderosas da Bréscia e de Verona queriam afirmar sua influência política com residências dignas de um soberano. O que a destaca? Ter 3 de seus lados rodeada por água, a integração entre a arquitetura e o paisagismo, a amplitude dos ambientes, a qualidade de suas pinturas e baixos relevos que se encontram agora no museu.
INGRESSOS GROTTE DI CATULLO EM SIRMIONE
O ingresso, que você compra na hora, lhe dará acesso ao museu, onde eles guardam peças interessantíssimas encontradas nas escavações e a parte a céu aberto, onde você caminha livremente entre as ruínas. Há vários painéis com explicações claras para você entender o que vê.
PORQUE SER CHAMADA DE GROTTE DI CATULO?
Por que quando foi descoberta, no século XV, abandonada por séculos, vista de cima, parecia com uma série de cavernas naturais, grutas.
E já nessa época, a villa era associada ao poeta de Verona Gaius Valerius Catullus que escrevia sobre Sirmione e sua residência no lago. Embora a Villa Catullo não possa ter sido dele, pois ele morreu antes dela ser construída, ela provavelmente foi construída pela sua família, além de ter pertencido a um importante senador romano e patrono de Sirmione.
Provavelmente no século III d.C, a Villa Catullo já estava parcialmente abandonada. Um depósito de moedas do séculos III e IV, além de alguns túmulos encontrados, indicam que seu declínio ocorreu nos séculos IV e V d.C.
TERRAÇO DA GROTTE DI CATULLO EM SIRMIONE
Essa imensa área, ladeada por um pórtico e grandes fundações, formava um caminho, na época no subsolo, protegido do sol e do mau tempo. Com 158 metros de extensão por 9 metros de largura, tinha um formato de nave de igreja, com um arco central e 64 pilares, fontes com objetos em mármore e esculturas.
BANHOS TERMAIS DA GROTTE DI CATULLO EM SIRMIONE
Expandidos no século II d.C., eram compostos por vestiários, banheiras quentes (calidarium), mornas (tepidarium) e frias (frigidarium), além da enorme piscina que na foto é onde está o gramado.
Aquele estreito corredor que rodeia a piscina, era onde queimavam lenha para aquecer a área da mesma.
A água vinha de cisternas localizadas mais acima no terreno.
CISTERNA DA GROTTE DI CATULLO EM SIRMIONE
Uma outra cisterna subterrânea, completamente construída em tijolos (em belo padrão espinha de peixe) o que a impermeabilizava, fornecia água para as necessidades diárias e manutenção da Villa Catulo. A extensão era de impressionantes 42,60 metros de extensão por 2,40 metros de largura.
TERRAÇO PANORÂMICO DA GROTTE DI CATULLO EM SIRMIONE
É desse ponto que você terá a noção da grandiosidade da estrutura que, infelizmente, colapsou sobre as fundações. A vista é linda e na época, o terraço era protegido por um velame. Ao caminhar na parte inferior, você ainda vê alguns tetos abobadados e pisos de terracota.
SPIAGGIA GIAMAICA – PRAIA JAMAICA EM SIRMIONE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Só entendemos a pressa de muitas pessoas, de manhã cedo, indo em direção à ponta da península, quando conhecemos a Praia Jamaica. É que você pode se sentar nos sofás, espreguiçadeiras e cadeiras de praia sem pagar nada. Há lugares na sombra e à beira d’água, um bar e banheiros à sua disposição.
Coloquei os pés na água e posso dizer que é bem gelada!
COMPRINHAS EM SIRMIONE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Há uma enorme quantidade de lojinhas no centro histórico de Sirmione. Tem artigos para todos os gostos! Nós nos apaixonamos pela loja de louças em cerâmica Morelli Giulio Ceramiche Italiane na via Vittorio Emanuelle, 64!
Amamos cozinhar e poder servir pratos deliciosos em uma louça linda, que além de nos trazer belíssimas lembranças também será ponto de conversa, sempre nos deixa muito felizes!
Compramos 3 travessas: uma com frutos do mar em relevo, uma fruteira pintada por dentro e por fora como uma melancia cortada ao meio (linda e divertida) e um bowl para servir espaguete com molho de tomate. Já estão fazendo sucesso!
CHIESA DEI SANTI GIOACCHINO E ANNA EM SIRMIONE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Mesmo se você estiver exausto, não deixe de entrar na minúscula igreja que fica junto à antiga ponte levadiça do Castello Scaligero! Você só gastará alguns instantes, mas tenho certeza que ficará impressionado com sua beleza!
QUANTO TEMPO FICAR EM SIRMIONE NO LAGO DE GARDA ITÁLIA?
Reserve 1 dia inteiro para curtir essa belíssima cidade. Há muitas atrações e o legal é poder curti-las com calma. Se for verão e você quiser pegar uma praia, é em Sirmione e em Riva del Garda que você encontrará as melhores, com localização acessível e até gratuitas.
4) LIMONE SUL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Limone é um pequeno vilarejo que se situa a apenas 13 km de distância de Riva del Garda, nossa base no Lago de Garda Itália.
Você pode parar no estacionamento logo na entrada de Limone ou no da beira da praia.
O centrinho é minúsculo, com ruelas muito estreitas e com várias lojas e restaurantes.
O que fazer em Limone sul Garda? Para nós, o melhor foi caminhar pela passarela para pedestres e bicicletas com uma vista espetacular do Lago de Garda.
PASSARELA PANORÂMICA DE PEDESTRES E BICICLETAS EM LIMONE SUL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
É realmente um passeio imperdível no Lago de Garda Itália! Na teoria, ele tem cerca de 2,5 km de extensão, ou seja, 5 km ida e volta. Na prática, serão cerca de 10 km!
Como assim? Já explico! Preste atenção, pois há muitas “pegadinhas” para você não se dar mal!
ACESSO
OPÇÃO 1 ESTANDO DE CARRO – CERCA DE 10 KM IDA E VOLTA:
Estacione no primeiro prédio de estacionamento da entrada da cidade. Nós paramos no Parking Caldogno. Quase em frente, fica o Escritório de Informações Turísticas, que para nós, não serviu para nada. Talvez você tenha mais sorte com o atendimento.
O Parking Caldogno é o estacionamento mais próximo do caminho panorâmico. Dele, você descerá até à margem do lago e seguirá para o seu lado esquerdo, procurando as placas indicativas.
OPÇÃO 2 ESTANDO DE CARRO (IMPROVÁVEL) – CERCA DE 5 KM IDA E VOLTA:
Para fazer apenas os 5 km oficiais de ida e volta, há um estacionamento na beira da estrada (Parcheggio inizio percorso ciclopedonale Limone), quase ao lado do Hotel Eala- My Lakeside Dream.
Só que isso só é uma possibilidade teórica, uma vez que ele só tem cerca de 10 vagas! Além disso, você precisa ter no seu carro, aquele disco de papel, que se compra em qualquer tabacaria, onde você marca a hora que estacionou. Ele é muito útil na Europa em geral, em lugares onde você pode estacionar gratuitamente por determinado tempo.
A PÉ OU DE BICICLETA?
Definitivamente a pé! Sim! Eu sei que muitos publicam lindas fotos e vídeos de bike na passarela. Por que eu não indico?
-As lojas de aluguel de bicicleta ficam no centrinho histórico, onde é proibido andar de bicicleta. Você só poderá empurrá-la. Isso é um transtorno nas ruelas estreitíssimas e pequenas ladeiras;
-A passarela ciclo-pedonal é estreita e sendo um lugar ultra turístico, normalmente tem muita gente. Isso sem contar os grupos que ficam conversando, tirando fotos, ocupando toda a largura do caminho. Muitos ciclistas se obrigam a parar e descer da bicicleta;
-Há subidas e descidas. Você precisa estar bem acostumado a andar de bicicleta.
TODO O CAMINHO É NA BEIRA DO LAGO DE GARDA ITÁLIA?
Não. A parte inicial é em ruelas da cidade, às vezes entre muros ou cercas vivas altas. Depois de um tempo caminhando, você começa a ter lindas vistas do Lago de Garda Itália. O próximo trecho fica ao lado da estrada, o que não é tão agradável pelo barulho dos carros. Só parte dos 2,5 km finais é que fica em decks suspensos com vistas divinas.
O CALÇADÃO DE LIMONE SUL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
É um lugar bem charmoso, com canteiros de flores, uma vista ampla e alguns restaurantes.
A PRAIA PÚBLICA DO CENTRINHO DE LIMONE SUL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Não vale a pena. Não tem areia, nem grama. Só brita cinza e grandes pedras que dificultam o acesso à água.
QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA CURTIR LIMONE SUL GARDA?
Nós recomendamos que você vá de manhã cedo, para escapar dos turistas que lotam o vilarejo, que é muito pequeno. Além disso, fica mais fácil tirar fotos sem muitas pessoas atrapalhando. 😀
Não esqueça de levar boné e protetor solar, principalmente se for no caminho ciclopedonal, que é exposto ao sol, sem sombra.
QUANTO TEMPO FICAR EM LIMONE?
Uma manhã ou tarde são suficientes.
5) RIVA DEL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Amamos Riva del Garda! Com certeza o melhor lugar para fazer de base para conhecer os vilarejos do Lago de Garda Itália e até Verona. Sim! Após muita pesquisa, foi onde escolhemos ficar. A cidade é linda, com boa infraestrutura, farmácias, supermercado grande, restaurantes, pizzarias, praias deliciosas, fácil de andar de bicicleta.
AS PRAIAS DE RIVA DEL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Adoramos as praias de Riva del Garda! São pequenas enseadas, uma ao lado da outra. Há um belo gramado, onde todos esticam suas toalhas ou colocam suas cadeiras, seja para tomar sol, seja para ficar sob a sombra de uma árvore grandiosa, ou apenas para curtir a magnífica vista da montanha e ver as pessoas ou os patos passarem!
Aviso: A água é gelada, mas mesmo assim, em um dos dias, eu entrei e curti bastante.
Se você não tem cadeira de praia ou toalha, também pode se sentar em um dos bancos à beira do caminho que une as praias.
Qual a dificuldade? A entrada na água é de pedriscos. Dói muito 🙂 ! Eu tenho, mas esqueci de levar, minhas sapatilhas de borracha. No mínimo, vá de chinelos.
TORRE APONALE EM RIVA DEL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Fica localizada em meio a belíssimos prédios coloridos, com muitos restaurantes com mesas na calçada, no lugar do agito! Se você estiver com bom preparo físico, pode subir seus 165 degraus!
BASTIONE EM RIVA DEL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
O Bastione é uma torre de vigia, encrustada na montanha, cuja finalidade era proteger Riva del Garda desde o século XV.
Atualmente, você pode pegar o teleférico para subir e ver a vista.
Como fizemos o Caminho Ponale, não achamos necessário subir até o Bastione para ter à nossa frente paisagens magníficas.
ROCCA-MAG EM RIVA DEL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Rocca é o castelo de Riva del Garda, construído no século XII para defender a cidade. Embora na Renascença tenha sido uma residência, sob o domínio austríaco retomou sua função militar. Hoje em dia, abriga o museu MAG.
CENTRAL HIDRELÉTRICA DE RIVA DEL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Majestosa e imponente, o gigantesco prédio foi projetado e construído por um arquiteto de renome em 1920. A escultura da fachada é enorme e muito bonita. Se você tiver interesse, pode fazer uma visita guiada.
PORTA DI SAN MICHELE EM RIVA DEL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Essa é apenas uma das portas que liga a via Dante às ruelas do centro histórico. Não deixe de caminhar e curtir cada cantinho! Os prédios são lindos, muitos com belas pinturas decorativas nas fachadas.
Restaurantes não faltam. Há opções casuais e outras com longas toalhas brancas e cristais, com mesas nas calçadas!
PIAZZA DELLE ERBE EM RIVA DEL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Bastante danificada durante a Primeira Guerra, foi reconstruída como praça de mercado, no estilo típico italiano, com arcadas e uma fonte circular no meio.
CAMINHO PONALE EM RIVA DEL GARDA – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Vale muito a pena fazer esse passeio pela antiga estrada Ponale, onde atualmente só passam pessoas a pé ou de bicicleta! Dele, tivemos as mais belas vistas do Lago de Garda Itália! E não é difícil! Na verdade, você escolhe o quanto quer andar e quando desejar, é só retornar ao centrinho histórico de Riva del Garda.
INÍCIO: Em frente ao prédio da Estação Hidrelétrica (HEP).
PARTE FÁCIL: Você começa em um belo calçadão à beira d’água. Há placas indicando o caminho. Em seguida, começa uma subida constante, suave, com inclinação de 4,5 a 6%. Nós caminhamos por cerca de 3 km até o belvedere.
Recomendo uma parada no bar para uma cerveja. A IPA da região estava deliciosa. Ficamos ali um tempo, apreciando a vista do canyon com a cascata e muito mato, as montanhas e os muitos veleiros no Lago de Garda Itália.
A PRÓXIMA ETAPA É PARA QUEM TEM ÓTIMO PREPARO FÍSICO! 😀
PARTE DIFÍCIL: A partir daí, nós não fizemos. Os próximos 2 km, em direção ao vilarejo de Pregasina, são muito inclinados. No final, você chega em Pregasina Terraza, um belvedere com belas vistas. Se seguir por mais 1 km, chegará no vilarejo de Pregasina.
RETORNO: Aí, é só voltar pelo mesmo caminho ou pegar o ônibus nº214 Riva del Garda – Ledro Valley, na parada “Pregasina Bivio” da estrada ss240. A passagem você pode pagar no ônibus.
NOSSA OPINIÃO: Após estudarmos bastante o passeio, achamos que não valeria a pena ir até o topo. Pelo que vimos, o top é a paisagem espetacular que o Antigo Caminho Ponale proporciona na sua porção entre Riva del Garda e o bar.
O QUE VESTIR: Não há necessidade de botas específicas de caminhada, mas é bom estar de tênis. Vista roupas confortáveis, se proteja do sol, use boné e protetor solar. E não esqueça de levar água!
QUANTO TEMPO FICAR EM RIVA DEL GARDA
Reserve no mínimo um dia ou um dia e meio só para curtir Riva del Garda.
6) TORBOLE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Essa minúscula cidade é muito semelhante à Riva del Garda. Inclusive, você pode ir caminhando, ou de bicicleta, de uma à outra. Elas são separadas por um morro. Aquele mais baixo no canto direito da foto abaixo. Os carros passam por um curto túnel e pedestres e bicicletas tem um calçadão específico junto à água do Lago de Garda Itália.
Não vimos nada de tão especial que nos fizesse separar algumas horas só para Torbole. Nós só passamos por ela, indo e vindo. No entanto, se você estiver por ali e com tempo sobrando, pode inclui-la no seu roteiro.
O que vale a pena em Torbole é o Belvedere Nago!
BELVEDERE NAGO – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Se você estiver vindo de Verona ou Sirmione pela ss240, passará em frente ao belvedere Nago. É só parar no estacionamento e curtir a vista de Torbole. E mesmo que, inicialmente, você não pensasse em usar essa estrada, de um jeitinho de incluir essa atração no seu roteiro.
Melhor horário? Fim de tarde. A luminosidade sobre o lago fica incrível. E inclusive, há bancos para você se sentar e ficar curtindo.
7) MALCESINE – O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Malcesine é famosa por 2 atrações: seu castelo à beira d’água e a subida de teleférico ao Monte Baldo.
O pequeno vilarejo até estava nos nossos planos, mas com o decorrer da viagem, vimos que para nós não valia a pena.
Por que? O principal motivo foi que queríamos curtir cada lugar e não ficar correndo de um para outro.
Além disso, já tínhamos feito o caminho da Antiga Estrada Ponale em Riva del Garda, que oferece vistas espetaculares do Lago de Garda Itália gratuitamente. O teleférico para o Monte Baldo é bem caro.
Mas, dito isso, se você tem tempo de sobra na região; se você tem dificuldade de locomoção ou não quer fazer nenhum esforço físico como o do Caminho Ponale em Riva del Garda ou o ciclopedonal de Limone, a subida do Monte Baldo pode ser uma boa ideia.
8) PRATOS TÍPICOS DO LAGO DE GARDA ITÁLIA
Bigoli con le sarde del Garda é um prato tradicional feito com espaguete caseiro e sardinhas do próprio Lago de Garda Itália.
E que tal um doce? Cassata Gardesana! Uma suntuosa sobremesa feita de camadas de bolo, ricota doce, frutas cristalizadas e licor.
9) ROTEIRO PELO LAGO DE GARDA E ARREDORES
PRIMEIRO DIA: Sirmione;
SEGUNDO DIA: Limone sul Garda pela manhã e Riva del Garda à tarde;
TERCEIRO DIA: Riva del Garda;
QUARTO DIA: Verona;
QUINTO DIA: Gardaland (se estiver com crianças). Se você quiser saber mais sobre o Gardaland, veja o site oficial aqui.
Caso você não pretenda fazer nem o caminho ciclopedonal em Limone, nem a antiga estrada Ponale em Riva del Garda, que reforço que consideramos passeios imperdíveis, pode eliminar o terceiro dia. Se não estiver com crianças, elimine o quinto dia desse roteiro.
10) LAGO DE COMO OU LAGO DE GARDA?
A resposta padrão é: os 2! No entanto, normalmente, os dias de férias são limitados, talvez seu orçamento também seja ou você sonhe em ainda conhecer outros lugares. Por isso, talvez seja necessário fazer uma escolha.
MINHAS CONSIDERAÇÕES:
Embora ambos sejam lagos, você consegue aproveitar mais as águas do lago de Garda, pois há praias, caminhadas, aluguel de pedalinhos, caiaques e barcos. Já o lago de Como não tem praias, ou não são de fácil acesso. As que vimos, nem consideramos praias e não as usaríamos.
Em Como, as maiores e mais famosas atrações são os muitos palácios (pagos) e jardins.
Para ir de um lugar à outro, em Como, você precisará pegar ferry boats. Só que isso não necessariamente é bom. As filas são gigantescas e bagunçadas; dependendo de onde você quer ir, os ferry boats são inexistentes, demoram séculos ou quando passam, estão vindos de outro lugar e já estão lotados. Isso acontece, pois o formato do Lago de Como, em “y” invertido, faz com que seja inviável usar as estreitas estradas para ir de um lugar ao outro. Especialmente, na região mais top, o conhecido “triângulo de ouro”.
Já em Garda, as pessoas usam seu próprio carro, ônibus e ferry boats. Ou seja, os turistas se dividem utilizando os meios de transporte.
O Lago de Garda fica entre muitos outros lugares interessantes. Inclusive você pode usar uma de suas cidades de base. Já o Lago de Como tem uma localização menos prática.
NOSSA ESCOLHA:
Se tiver que escolher, o Lago de Garda é a melhor opção.
11) COMO SE LOCOMOVER ENTRE OS VILAREJOS DO LAGO DE GARDA ITÁLIA
O carro é o meio de transporte mais rápido e prático entre os vilarejos do Lago de Garda. Nós fomos de carro e não nos arrependemos. Foi perfeito!
12) MAIS DA ITÁLIA PARA VOCÊ!
O QUE FAZER EM ORVIETO ITÁLIA 2024!
O MELHOR DOS PASSEIOS DE BARCO EM CAPRI ITÁLIA 2024!
O QUE FAZER EM RAVELLO ITÁLIA 2024!
O QUE FAZER EM CAPRI EM 1 DIA OU MAIS 2024!
PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA EM 3 DIAS 2024!
BASÍLICA DE SÃO PEDRO 2024 – GUIA COMPLETO!
MUSEU DO VATICANO E CAPELA SISTINA 2024! SUPER GUIA!
DICAS DE ROMA 2024! O QUE FAZER E NÃO FAZER!
13) INSPIRE-SE!
TULIPAS HOLANDA OU CAMPOS DE LAVANDA NA PROVENCE?
NORMANDIA FRANÇA 2024 – ROTEIRO TOP!
VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2024! Descubra os melhores destinos de 12 países para você passar as férias de verão na Europa, incluindo alguns lugares espetaculares que pouca gente conhece e várias opções de hospedagem econômica! Veja muitas dicas e fotos incríveis!
GANTE BÉLGICA EM 1 DIA! O MELHOR 2024!
BATE E VOLTA DE PARIS – 12 MELHORES 2024!
10 CIDADES NA FRANÇA QUE SÃO O MÁXIMO!
INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2024!
INVERNO NA EUROPA 2024 – O QUE FAZER
ESQUI NA FRANÇA 2023/2024 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS!
Gostou de ver o que fazer no Lago de Garda Itália? Então compartilhe! E nos siga no Facebook e Instagram!
Abraços e até breve!
Deixe um comentário