Roma é famosa, entre outras coisas, pela beleza das suas fontes, grandiosidade dos monumentos e riqueza de suas igrejas. Aqui, você saberá o que fazer em Roma, num percurso rico em história e que você pode fazer caminhando no seu próprio ritmo. Nós visitamos esses pontos turísticos de Roma nos 3 dias que passamos na cidade.
Você pode fazer exatamente como está aí abaixo, que dá certo. Esta é uma versão aprimorada do que fizemos.
1) ONDE FICAR
Nós ficamos perto da Piazza di Spagna. É uma região muito prática para conhecer quase tudo a pé. No entanto é barulhenta. Recomendamos qualquer parte da região central para evitar locomoção por transporte público. Nossa experiência no metrô de Roma foi horrível.
USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ!
PRIMEIRO DIA
Visite em apenas 1 dia vários dos melhores pontos turísticos de Roma: Coliseu, Fórum Romano, ruínas do Palatino, o Mercado de Trajano, o Monumento a Vittório Emanuele e o Campidoglio.
2) O COLISEU
O Coliseu é o maior anfiteatro de Roma. Ele foi encomendado pelo Imperador Vespasiano em 72 d.C. e construído sobre o antigo palácio de Nero. Foi palco de lutas entre gladiadores, animais selvagens e até de batalhas navais.
Há muitas pessoas vestidas de gladiadores nas redondezas do Coliseu. Se desejar tirar uma foto, pague.
Nós fizemos a visita guiada completa, pois é a única maneira de se ter acesso ao Hipogeu, como é chamado o subsolo e a Third Tier, que é o andar mais alto do Coliseu.
Além disso, você não precisa ficar na fila para entrar. É só mostrar o seu ingresso ao guarda que ele indica o balcão onde deve ser pego o adesivo da visita guiada que você põe na sua roupa como identificação do seu grupo.
Outra vantagem da visita guiada são as explicações. Nos foi explicado o sistema de elevadores para os gladiadores e animais irem do subsolo à arena, entre muitas outras coisas.
Também se discutiu a possibilidade do Coliseu ter sido usado para batalhas navais, devido ao sistema de canaletas de entrada e saída de água (foto acima).
Um detalhe construtivo do Coliseu? As pedras dos arcos eram simplesmente encaixadas. Não havia cimento nem parafusos ou outra forma de sustentação. Além disso, o Coliseu ainda contava com cobertura retrátil semelhante ao velame de um barco, para proteger os espectadores. Incrível!
INFORMAÇÕES PRÁTICAS DO COLISEU
COMO NÃO PEGAR FILA NO COLISEU:
Fazendo uma visita guiada do Coliseu ou comprando o Roma Pass. Existe uma terceira possibilidade: Se você não se encaixa nas opções acima, compre a entrada na bilheteria do Palatino. No entanto, isso pode não adiantar se no dia em que você for, outros tiverem tido a mesma ideia…
Por que essas filas? Porque só podem entrar 3000 pessoas por vez no Coliseu.
DICA DE O QUE FAZER EM ROMA EM 3 DIAS: O NÚMERO DE VISITANTES NO COLISEU É LIMITADO! POR ISSO VOCÊ DEVE COMPRAR SEU INGRESSO COM ANTECEDÊNCIA!
COMO IR AO COLISEU:
Metro B.
HORÁRIOS 2024 DO COLISEU:
-1 a 30 de março: Das 8 h 30 min às 17 h 30 min;
-31 de março a 30 de setembro: Das 8 h 30 min às 19 h 15 min;
-1 a 26 de outubro: Das 8 h 30 min às 18 h 30 min;
-27 de outubro a 31 de dezembro: Das 8 h 30 min às 16 h 30 min.
-Fechado: 29 de março.
3) FÓRUM ROMANO – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
O acesso principal se dá pela Via Dei Fori Imperiali, ao lado do Arco de Constantino e do Coliseu. O Fórum Romano era um local de negócios, um centro cívico e mercado.
Infelizmente, não sobrou muita coisa da maioria das construções para ser admirada.
FÓRUM ROMANO LESTE:
Na região leste do Fórum, eu destaco a Basílica de Constantino e o Templo de Antonino e Faustina. Muitos ainda destacam a Casa das Virgens Vestais. Desta, sobrou muito pouco. O que eu considero interessante é a história.
Em relação ao templo de Antonino e Faustina, construído em 141 d.C. a foto já mostra a triste situação. É bizarro ver uma igreja construída dentro do templo, restando apenas o seu pórtico.
.
Na casa das Virgens Vestais moravam as sacerdotisas que vigiavam a chama sagrada do Templo de Vesta. Seis virgens deveriam manter acesa a Chama de Vesta. Inicialmente, as meninas eram filhas de reis, depois foram aceitas filhas de famílias nobres, entre 6 e 10 anos de idade. Elas serviam por 30 anos: 10 anos aprendendo, 10 anos cuidando da chama (se apagasse eram chicoteadas) e 10 anos ensinando as noviças. Se deixassem de ser virgens eram enterradas vivas e o homem era chicoteado até a morte. São de conhecimento 10 casos.
A Basílica de Constantino é gigantesca. Ao vermos os altíssimos arcos e teto, temos a noção da grandiosidade das construções da época.
Note que basílicas não tinham caráter religioso. Eram locais de encontro onde ocorriam reuniões políticas, de agiotas e também julgamentos.
Achei muito legal saber que advogados contratavam aplaudidores e vaiadores para os seus casos. Imaginem o barulho!
FÓRUM ROMANO OESTE:
Nesta foto é possível ver o Arco de Sétimo Severo e as oito colunas remanescentes do Templo de Saturno. Repare lá atrás, onde estão as pessoas. No caso de você não pagar para entrar no Fórum e Palatino, ainda assim é possível ter uma boa visão do Fórum das ruas laterais.
Banheiros: Não recomendo. Péssimas instalações. Só existiam 2 banheiros femininos funcionando em todo o fórum. Não preciso dizer que esperamos uns 30 minutos na fila. Absurdo.
4) PALATINO – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
É uma das colinas de Roma. É a parte mais antiga da cidade. Os primeiros moradores foram pessoas comuns da época de Rômulo, que fundou a cidade em 753 b.C. após matar seu irmão gêmeo Remo.
Posteriormente, foi residência de nobres e imperadores, como Nero, Calígula e Augustus.
O Palatino pode ser acessado a partir do Fórum Romano. Infelizmente, há muito pouca informação no local e é bastante difícil ter uma noção do que está sendo visto. A área é dominada pelas ruínas do Palácio de Domiciano, do final do século I d.C. O que mais gostamos do Palatino foi ver o Fórum a partir dos terraços do Orto Farnesiano.
5) MERCADO E COLUNA DE TRAJANO – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
São atrações gratuitas. Você as vê da rua. Os relevos da coluna são um destaque, além do Mercado de Trajano, que é enorme e lindo. Aqui haviam lojas de sedas, frutas, flores. O equivalente a um shopping atual.
Trajano começou a construir seu fórum em 107 d.C. para comemorar a conquista de onde hoje é a Romênia.
Os próximos pontos turísticos de Roma desse dia ficam numa região chamada Campidoglio e Piazza Venezia.
6) MONUMENTO A VITTÓRIO EMANUELE – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
É um imenso monumento de mármore branco construído em honra ao 1º rei da Itália. Foi terminado em 1911. Ele é tão grande, que de longe podem ser vistas as bigas puxadas por cavalos que adornam a sua parte superior.
Muitos o consideram um “elefante branco”, o chamam de “ bolo de noiva”. Nós achamos que é um dos mais belos pontos turísticos de Roma! Lindo!
7) SCALINATA DELL’ARACOELI E IGREJA SANTA MARIA IN ARACOELI – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
Você as encontrará nos fundos do Monumento a Vittório Emanuele. A Scalinata dell Aracoeli leva à Igreja Santa Maria in Aracoeli.
A partir de sua construção em 1348, seus degraus se tornaram lugar de muitos debates políticos.
8) CORDONATA E PIAZZA DEL CAMPIDOGLIO – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
Tanto a escadaria, chamada de Cordonata, quanto o calçamento geométrico e as fachadas dos prédios da Piazza del Campidoglio foram projetados por Michelângelo.
O prédio oposto à Cordonata é o Palazzo Senatorio que foi usado a partir do século XII pelo senado romano e atualmente abriga o gabinete do prefeito.
Em ambas as laterais da praça, estão os Museus Capitolinos, que tem o acervo dividido entre o Palazzo Nuovo e o Palazzo dei Conservatori.
Embora algumas pessoas recomendem caminhar pelo Campidoglio, no lado oposto ao Monumento a Vittório Emanuele, nós não recomendamos. Não vimos nada de especial, nem a vista. Talvez houvesse alguma coisa interessante atrás do portão que estava fechado com cadeado.
Não entramos nos Museus Capitolinos, cujo acervo é de esculturas e pinturas, pois no dia anterior já tínhamos ido aos Museus do Vaticano.
SEGUNDO DIA
Em um segundo dia, temos uma caminhada pelos melhores pontos turísticos de Roma que são gratuitos.
9) PIAZZA DI SPAGNA – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
A Piazza di Spagna deve seu nome ao Palazzo di Spagna, construído no século XVII para sediar a Embaixada da Espanha. Com certeza, uma das áreas mais animadas de Roma. Se quiser dormir, não fique aqui. O barulho ensurdecedor da multidão pode ser ouvido à distância. Apesar de ser um ponto de encontro de turistas por séculos, não vimos grande beleza no lugar. Na verdade, foi decepcionante.
DICA DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS: ESSE NÃO É UM LUGAR TRANQUILO SE VOCÊ PRETENDE DORMIR.
O ponto de destaque é a Fonte da Barcaccia e subindo a Scalinata di Spagna, você chega à Igreja Trinità dei Monti. Apesar de dizerem que a vista é linda, não concordamos.
Caminhando pela Via di Propaganda, você chega à Colonna dell’Imacolatta, uma coluna romana com a imagem da Virgem Maria.
O melhor da região, para nós, foi caminhar pelo emaranhado de ruas, incluindo a Via Condotti, com algumas das lojas mais elegantes e caras do mundo e a Via del Corso, com lojas bem acessíveis.
DICA DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS: A VIA DEL CORSO TEM LOJAS COM PREÇOS BASTANTE ACESSÍVEIS!
10) FONTANA DI TREVI – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
A Fontana di Trevi é a maior e mais famosa fonte em Roma. Criada por Nicola Salvi, teve o término de sua construção em 1762. Infelizmente, quando lá estivemos, ela estava completamente coberta por andaimes e tapumes para obras de restauração.
Posso dizer que o centro é uma escultura de Netuno e 2 tritões, um tentando domar um cavalo marinho rebelde e outro conduzindo um animal mais calmo. Uma clara referência as diferentes condições do mar.
Originalmente, a fonte marca o final do aqueduto Acqua Virgo, construído em 19 a.C. por Agripa, genro e braço direito do Imperador Augusto. Um dos relevos do 1º andar mostra a figura de Trivia, que se acredita ter sido a primeira pessoa a mostrar a nascente para soldados romanos sedentos. O nome da fonte pode ser em sua homenagem.
Se você tiver mais sorte do que a gente e a fonte estiver funcionando, não esqueça de jogar uma moeda sobre o ombro esquerdo.
11) IGREJA DE SANT’IGNAZIO DI LOYOLA – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
Essa Igreja, bem próxima ao Pantheon, foi construída entre 1626 e 1650. Os afrescos do teto são espetaculares. Eles dão uma ideia de profundidade, que na verdade, não existe.
12) PIAZZA DELLA ROTONDA E O PANTHEON – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
O Pantheon é uma das mais belas e bem preservadas estruturas romanas antigas, permanecendo em uso durante toda sua existência. Seu pórtico é imponente, com uma estrutura triangular suportada por enormes colunas de granito.
O melhor é quando você entra: Uma imensa cúpula com um óculo, que é uma abertura central que deixa passar luz e chuva! Nós não sabíamos disso. O piso do interior é inclinado para que a água das chuvas escorra.
Apesar de já terem se passado praticamente 2000 anos de sua construção, essa cúpula é a maior cúpula de concreto não reforçado no mundo. No século XVII foi transformado em igreja, mas hoje abriga diversos túmulos de reis italianos.
CURIOSIDADE SOBRE O PANTHEON
A estrutura da cúpula diminui à medida que se aproxima do óculo. Sua base tem espessura de 6,4 metros e ela tem apenas 1,2 metros ao redor do óculo. Além disso, os agregados rochosos eram bem menos densos à medida que a altura aumentava. Soma-se a isso a estrutura em favos de mel e se consegue uma construção até hoje inigualada.
UM POUCO DE HISTÓRIA DO PANTHEON
O Pantheon representa uma verdadeira revolução cultural, pois foi construído para pessoas comuns. Antes, apenas vestais e pregadores podiam entrar nos templos, que eram sagrados. A punição para uma pessoa comum que ousasse entrar num templo era a morte.
13) CAMPO DEI FIORI – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
O Campo dei Fiori foi, no passado, um local de corridas e execuções. Atualmente, é um mercado público aberto, numa praça que fervilha nas manhãs.
Dizem que à noite, tanto italianos como estrangeiros, aqui vem para curtir os bares e boates. Parece que nem sempre a polícia que patrulha a área consegue evitar os excessos.
14) PIAZZA NAVONA – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
Considerada por muitos a mais bela das Piazzas de Roma, a Piazza Navona tem como destaque a Fontana dei Quattro Fiumi. Realmente linda, tanto de dia como à noite. É uma das obras mais famosas de Bernini e nela há quatro figuras sentadas sobre rochas ao redor do Obelisco. Cada uma delas representa um dos 4 grandes rios do mundo daquele tempo: Nilo, Ganges, Prata e Danúbio.
Para nós, o ponto fraco da Piazza Navona não tem nada a ver com ela, mas com o fato do Brasil ser o proprietário de um palácio dos mais caros, luxuosos e bem localizados de Roma. É o Palazzo Pamphili, que originalmente foi a residência do Papa Inocêncio X e sua família, no século XVII e atualmente é a sede da Embaixada Brasileira. Ele fica bem em frente à Fontana del Moro, de Bernini.
A Piazza Navona é imperdível!
DETALHE:
A Embaixada Brasileira no Vaticano fica muito perto dali. Passamos caminhando pelas duas, indo do Castelo Sant’Angelo até à Piazza Navona.
CURIOSIDADE:
A Piazza Navona segue o desenho de um estádio construído pelo Imperador Domiciano para a prática de atletismo, corridas de bigas e outros esportes. Só começou a tomar a forma atual quando o Papa Inocêncio X, no século XVII, encomendou uma nova igreja, palácio e fontes para o local.
15) CASTELO DI SANT’ANGELO E O RIO TIBRE – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
O Castelo di Sant’Angelo foi construído em 139 d.C. como mausoléu do Imperador Adriano. Desde então, teve várias ocupações: residência de imperadores, prisão e até porto seguro dos papas durante períodos de crise.
Há um túnel subterrâneo ligando o Castelo di Sant’Angelo ao Palácio do Vaticano, para que os papas tivessem uma rota de fuga relativamente segura quando necessário.
O bronze de 80 de seus canhões é proveniente do Pantheon, seguindo o costume da época de construir um monumento tirando os materiais de outro…
Nós o colocamos como uma das melhores atrações gratuitas, pois assim como a maioria das pessoas que conhecemos, optamos por não visitar as suas dependências.
Uma das mais belas vistas do Rio Tibre é daqui, ao pôr do sol.
16) PIAZZA DEL POPOLO – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
Localizada no norte de Roma, a Piazza del Popolo, ou Praça do Povo, é enorme!
No centro, há um obelisco trazido do Egito pelo Imperador Augusto. Nela você ainda encontrará a Igreja Santa Maria del Popolo e belas fontes.
17) BASÍLICA DE SAN AMBRÓSIO E SAN CARLOS – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
Não deixe de entrar na Basílica de San Ambrósio e San Carlos, dedicada a estes santos originários de Milão. Está localizada na Via del Corso e o seu interior é lindíssimo. Nem sabíamos da sua existência, mas nos apaixonamos por ela.
18) VIA DEL CORSO – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
Eu terminei o percurso aqui, pois assim não é necessário caminhar pela cidade carregando as compras. Também, porque o quanto você caminhará na Via del Corso, dependerá da sua vontade de fazer compras.
Algumas lojas: MAC, Adidas, Nike, Disney, Zara, H & M, Polo Ralph Lauren e muitas outras.
19) PERCURSO LONGO – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
Esse é o trajeto passando por todas as atrações anteriormente citadas. Essa é uma ideia. Logo abaixo, temos uma outra sugestão.
20) PERCURSO CURTO – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
O que fizemos de diferente nesse percurso? Eliminamos o Mercado dei Fiori e, no caso do Castelo de Sant’ Angelo, deixamos para o dia em que você visita a Basílica de São Pedro.
De todas as atrações, achamos o Mercado a mais fraca. E olha que adoramos mercados. Por exemplo, o MERCADO DE SAN MIGUEL EM MADRID e o MERCADO DE VALÊNCIA, são muito mais legais. O MERCADO PÚBLICO DE BARCELONA, LA BOQUERIA, localizado nas Ramblas, também dá um show.
TERCEIRO DIA
Os 2 pontos turísticos de Roma que seguem, na verdade não são em Roma. São no Estado do Vaticano. Tudo bem! Para quem os visita não faz diferença!
21) MUSEUS DO VATICANO – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
Se você se programar bem, consegue visitar os Museus do Vaticano no turno da manhã e a Basílica de São Pedro à tarde.
Assim como o Coliseu, é imprescindível que você compre o ingresso para os Museus do Vaticano com antecedência, pois as filas são gigantescas.
Os detalhes da visita estão no post MUSEU DO VATICANO E CAPELA SISTINA 2024! SUPER GUIA!
22) BASÍLICA E PRAÇA DE SÃO PEDRO – PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA – O QUE FAZER EM 3 DIAS!
Depois de visitar os Museus do Vaticano, é a hora de visitar a imperdível e maravilhosa Basílica de São Pedro.
Todos os detalhes da visita guiada que fizemos estão no post BASÍLICA DE SÃO PEDRO – GUIA COMPLETO!
23) SAIBA MAIS DOS PONTOS TURÍSTICOS DE ROMA E DA ITÁLIA
O QUE FAZER NO LAGO DE GARDA ITÁLIA 2024! Novidade
BASÍLICA DE SÃO PEDRO 2024 – GUIA COMPLETO!
DICAS DE ROMA 2024! O QUE FAZER E NÃO FAZER!
MUSEU DO VATICANO E CAPELA SISTINA 2024! SUPER GUIA!
O QUE FAZER EM ORVIETO ITÁLIA 2024!
O MELHOR DOS PASSEIOS DE BARCO EM CAPRI ITÁLIA 2024!
O QUE FAZER EM RAVELLO ITÁLIA 2024!
24) INSPIRE-SE!
Temos um post com ótimas ideias de roteiros/ destinos INVERNO NA EUROPA 2024 – ONDE IR E O QUE FAZER.
VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2024! Descubra aqui os melhores destinos de 12 países para você passar as férias de verão na Europa, incluindo alguns lugares espetaculares que pouca gente conhece! Veja muitas dicas, sugestões econômicas e fotos incríveis!
O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA 2024!
O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA 2024!
ONDE FICAR EM PARIS: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS
ROTEIRO AMSTERDAM 2024: 3, 4, 5 OU 6 DIAS!
O QUE FAZER EM BRUGES BÉLGICA!
O QUE FAZER EM INTERLAKEN SUÍÇA E REGIÃO!
Gostou de conhecer Roma? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário!
Um abraço e até breve!
Deixe um comentário