RATATOUILLE RECEITA ORIGINAL FRANCESA

Atualizado em . .
Ratatouille  receita original francesa

Ratatouille receita original francesa

 

O Ratatuille é um prato típico do sul da França. Ele é composto por legumes cozidos e acompanha muito bem carnes e cereais como arroz e quinua. A mistura colorida de Ratatouille receita original francesa alegra os olhos e as papilas gustativas.

Além disso, o Ratatuille é ótimo para quem quer ser saudável e também manter o peso. Só prazer!

 

1) RATATOUILLE RECEITA ORIGINAL FRANCESA – DELICIOSA E SAUDÁVEL

 

Originalmente, o Ratatuille leva berinjela, abobrinha, pimentão, tomate e cebola. Nada impede, no entanto, que você não utilize algum dos ingredientes, se não gostar. Ou também, substitua por outro de sua preferência. Eu recomendo experimentar o Ratatouille receita original francesa com seus ingredientes típicos. Uma delícia.

Outro detalhe: Tradicionalmente, num primeiro momento, cada ingrediente do Ratatuille é cozido em separado. Isso faz com que o sabor de cada um deles fique individualizado. Eu concordo. Dessa vez eu fiz assim e o sabor é indescritível. Essa Ratatouille receita original francesa fez sucesso até com as crianças pequenas da vizinha!

 

Ratatouille  receita original francesa

Ratatouille receita original francesa

 

DICA DE RATATOUILLE RECEITA ORIGINAL FRANCESA: SE VOCÊ ESTIVER COM PRESSA, NÃO INDIVIDUALIZE O COZIMENTO DE CADA LEGUME.

 

Mas, agora vou confessar uma coisa. Há muitos anos, desde que começamos a ir para a França regularmente, comemos Ratatouille todas as semanas. Na grande maioria das vezes, fazemos uma variação que é considerada uma heresia por muitos. Fazemos tudo na mesma panela. Sem individualizar. Primeiro douramos a cebola, depois o pimentão e aí vem o tomate, abobrinha e berinjela juntos. Na correria do dia a dia, as vezes é a única solução. E para mim, continua sendo um Ratatouille.

E devo descascar os legumes para fazer Ratatouille receita original francesa? Essa receita é controversa nesse ponto também. Eu não descasquei nada dessa vez. Nem os tomates. E adorei. Algumas pessoas fazem uma coisa que eu acho esteticamente bonita: descascam partes da abobrinha e da berinjela, como se fossem listras e depois picam em cubinhos. Na minha opinião, siga o seu desejo e faça a sua versão de Ratatuille.

 

2) INGREDIENTES – RATATOUILLE RECEITA ORIGINAL FRANCESA

 

Ratatouille  receita original francesa

Ratatouille receita original francesa

– 02 abobrinhas médias;
– 01 berinjela;
– 01 pimentão vermelho;
– 01 cebola;
– 04 dentes de alho,
– 01 ramo de alecrim;
– azeite de oliva;
– sal e pimenta;
– tomilho.

3) MODO DE PREPARO – RATATOUILLE RECEITA ORIGINAL FRANCESA

 

1) Descasque os 04 dentes de alho. Na teoria, é interessante que ele seja degermado. Eu não faço isso, pois uso um esmagador de alho, onde cada dente vai inteiro.

2) Corte a berinjela em pequenos cubos e a coloque numa bacia com sal. Não é obrigatório, mas algumas pessoas recomendam que isso seja feito para que ela não absorva muito óleo, como se fosse uma esponja. Outros ainda dizem que reduz o seu amargor. Raramente faço isso. Dessa vez fiz e gostei do resultado.

3) Corte a abobrinha em pequenos cubos sem retirar a casca. Coloque um pouco de azeite de oliva no fundo de uma panela. Doure por poucos segundos um dente de alho esmagado. Coloque a abobrinha, tempere com sal e tomilho e cozinhe em fogo médio por cerca de 10 min, mexendo de vez em quando. Retire da panela e reserve.

4) Corte o pimentão ao meio. Retire suas sementes e as fibras brancas. Corte em pequenas tiras. Coloque na mesma panela usada anteriormente um pouco de azeite e doure um dente de alho por poucos segundos. Acrescente o pimentão e tempere com sal e tomilho. Cozinhe em fogo bem baixo por cerca de 8min, mexendo de vez em quando. Retire da panela e coloque junto com a abobrinha.

5) Na mesma panela coloque novamente um pouco de azeite, doure um dente de alho por alguns segundos e acrescente o tomate, picado bem miúdo ou esmagado. Tempere com sal e tomilho. Cozinhe por cerca de 10 min, mexendo de vez em quando. Retire e coloque junto com os ingredientes anteriores.

 

AGORA FALTA POUCO PARA TERMINAR A SUA RATATOUILLE RECEITA ORIGINAL FRANCESA!

 

6) Lave bem a berinjela e a seque, na medida do possível. Coloque na mesma panela anteriormente utilizada, um pouco de azeite e doure rapidamente um dente de alho esmagado. Acrescente a berinjela e tempere com sal e tomilho. Cozinhe em fogo baixo por 10min, mexendo de vez em quando. Retire e coloque com os ingredientes anteriores.

7) Coloque um pouco de azeite no fundo da panela pela última vez! Doure a cebola picada e agora coloque todos os ingredientes anteriormente preparados nessa panela. Acrescente o ramo de alecrim inteiro, sem desfolhá-lo, para poder retirá-lo ao final. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 30min. Isso foi o que eu fiz. Algumas pessoas recomendam por até 60min.

 

Ratatouille  receita original francesa

Ratatouille receita original francesa

 

8) Tempere com a pimenta e prove para ajustar algum outro tempero.

Ratatouille receita original francesa pode ser servida quente ou fria. Não fica ruim requentada. Delicie-se!

 

4) OUTRAS RECEITAS TÍPICAS DELICIOSAS:

 

Se você gosta de cozinhar e experimentar novas receitas, também pode tentar a SALADA GREGA DE LENTILHA COM QUEIJO FETA, que também é bastante leve e saborosa. Outro prato com poucas calorias! 

Outras receitas deliciosas são a de BATATA ROSTI COM QUEIJO GRUYÈRE, delícia suíça e o famoso WIENER SCHNIETZEL austríaco. Não deixe de experimentar!

 

Esperamos que você tenha gostado de Ratatouille receita original francesa!

Um grande abraço e até breve!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *