Saiba o que fazer em Dubrovnik Croácia: melhores praias, pontos turísticos, passeios, onde ficar, restaurantes com preços e fotos da comida, quando ir, como ir, a locomoção e mais! Todas as dicas num super guia! E saiba o que não fazer também!
Além disso, sempre é bom saber que os croatas são super prestativos, educados e com boa vontade, o que facilita em muito a vida do turista.
1) PONTOS TURÍSTICOS – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
A maior parte dos pontos turísticos fica na Cidade Antiga de Dubrovnik Croácia ou perto dela. Nem tente ir de carro. É somente para pedestres.
2) A CIDADE MURADA – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
É na Cidade Antiga, entre as muralhas, que a vida acontece. Principalmente no final de tarde e à noite, as ruelas fervilham. É na cidade murada que você encontrará os prédios históricos, lojas de lembranças, bares e restaurantes para todos os gostos.
3) A MURALHA – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Com certeza, você não pode deixar de caminhar sobre ela. As vistas são incríveis.
Na porção junto ao mar, ela tem 3 m de espessura, enquanto nos outros lados, são 6 m de espessura. E a altura? Pode chegar a 25 m!
As lindas muralhas, em perfeito estado de conservação, foram construídas no século X e fortificadas em 1453.
DICA: O ACESSO ÀS MURALHAS FECHA CEDO. VOCÊ NÃO PODE CAMINHAR SOBRE ELAS DEPOIS DO ANOITECER!
4) STRADUN/PLACA – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Stradun, também conhecida como Placa, é a rua principal da Cidade Antiga de Dubrovnik. É um lindo calçadão, apenas para pedestres, que vai do Pile Gate até o Ploce Gate. Seu pavimento foi colocado em 1468!
No entardecer, é um local que fervilha com pessoas caminhando, comprando lembranças, curtindo a arquitetura ou sentadas num dos muitos bares e restaurantes tomando uma cerveja, vendo a vida passar deliciosamente.
Num dos extremos está a Fonte de Onofrio e no outro a Coluna de Orlando, um lugar de encontro para os locais.
5) PILE GATE – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Desde o século XV o portão oeste é a entrada principal da Cidade Antiga.
É junto à parte externa do Pile Gate que saem passeios guiados de caiaque. Aliás, se você gosta, há opções bem interessantes de passeio de caiaque, mas você precisa estar com bom preparo físico. Vimos grupos indo até a ILHA DE LOKRUM e outros indo para uma praia que tem uma espécie de gruta linda, acessível apenas por mar.
DICA: SE VOCÊ ESTÁ EM FORMA, FAÇA UM PASSEIO DE CAIAQUE!
6) GRANDE FONTE DE ONOFRIO – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Originalmente, a Grande Fonte de Onofrio foi construída em 1438 pelo arquiteto italiano Onofrio dalla Cava. Mais tarde, em 1667, ela foi danificada por um terremoto e em 1992 pela guerra, sendo rapidamente restaurada.
A Grande Fonte de Onofrio fazia parte de um importante sistema que trazia água do Rio Dubrovacka, a 12 km de distância, para abastecer a população de Dubrovnik Croácia.
7) IGREJA DE SAINT BLAISE – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Essa bela igreja barroca, foi construída entre 1705 e 1717. Eu diria que ela fica numa praça que é o máximo da agitação da Cidade Antiga.
8) A CATEDRAL – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Como hoje se encontra, a Catedral de Dubrovnik data de 1673. Ela é uma reconstrução da antiga catedral do século XII, destruída por um terremoto. Devido a outro terremoto, que ocorreu anos depois do primeiro, foram feitas escavações para drenagem e foram encontrados vestígios de outra catedral. Essa do século VI!
9) RECTOR’S PALACE – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
O Rector’s Palace tem uma história complicada: Originalmente construído em 1200, foi destruído por explosões de pólvora em 1435 e 1463. Para completar, foi ainda mais danificado pelo terremoto de 1667. O resultado? O prédio tem vários estilos, pois foi construído por diferentes designers.
Antigamente, o palácio servia de casa para o dirigente da República de Ragusa. Esse era um cargo de muita aparência, mas pouco poder.
Atualmente, abriga o Museu da Cidade de Dubrovnik Croácia.
10) BONDINHO DE DUBROVNICK – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Restaurado em 2010, após ter sido destruído na Guerra da Croácia, nos anos 90, é um passeio muito famoso na cidade. Nós não fizemos, pois as filas costumam ser muito longas, principalmente perto do pôr do sol.
Nossa opção foi dirigir até o topo da montanha, na estrada que leva ao aeroporto, a D8 e parar onde há um belvedere. A vista também é linda, não há filas e é gratuito! Abaixo a foto tirada de lá.
11) AS PRAIAS – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Não sabe o que fazer em Dubrovnik Croácia? Tome um delicioso banho de mar! As praias são de mar calmo, sem corrente (repuxo), com água cristalina, muito salgada e de fundo de pedras redondas. Imperdíveis!
12) BANJE BEACH – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Essa é a praia mais central. Adoramos a Banje Beach e fomos mais de uma vez, sempre de manhã cedo.
A Banje Beach é muito bem localizada e de fácil acesso, tanto para quem está na Cidade Antiga como para quem depende de ônibus.
A vista do bairro, da ILHA DE LOKRUM e da Cidade Antiga é maravilhosa e o mar quente, delicioso. Nós levamos uma boia de ar que compramos em Split. Passávamos mais de 1 h no mar cada vez que entrávamos na água. A Luiza usava a boia e eu ficava ao lado. Como a água é muito salgada, fica muito fácil e nada cansativo flutuar.
Detalhe importante: A praia é de pedras. O ideal é que você use sapatos de borracha, do tipo que velejadores usam. O Mello e eu já tínhamos. Compramos para a Luiza em Split. Na Loja Decathlon no Brasil costuma ter.
DICA: USE SAPATOS DE BORRACHA PARA IR À PRAIA!
Sabemos que à tarde, Banje Beach fica super movimentada e é o lugar do agito. Pela manhã é bem tranquila, mesmo no auge da temporada.
13) PRAIA SVETI JACOV – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Não sabe o que fazer em Dubrovnik Croácia? Não deixe de conhecer a Praia Sveti Jacov!
Essa pequena praia é o paraíso. Amamos. Uma pena que descobrimos apenas no dia de ir embora. Deu vontade de chorar. Já estávamos com as malas no carro e vestidas para pegar o avião. Ainda assim tiramos algumas fotos e almoçamos por lá.
Na Praia Sveti Jacov você pode alugar cadeiras e guarda-sóis, há banheiro público e o pequeno restaurante. O mar é inacreditavelmente lindo e a vista é incrível.
Como chegar na Praia Sveti Jacov:
-Se você estiver de carro como nós, vá até a Igreja Sveti Jacov e estacione em alguma das vagas em frente a ela. Ela fica na Ul. Vlaha Bukovca, 31.
-Se você tiver que pegar um ônibus, terá que descer junto ao Hotel Grand Villa Argentina e caminhar cerca de 1 km até à igreja.
Quando você estiver de frente para a Igreja Sveti Jacov, contorne-a pela esquerda. Depois de alguns metros seguindo o caminho, encontrará uma escadaria que o levará até à praia. Vale muito a pena.
13) PRAIA DE COPACABANA E BELLEVUE BEACH – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Sabemos que a Praia de Copacabana é famosa também. Passamos por lá e não gostamos. Nem ficamos. O mesmo para Bellevue. Não há comparação com Banje Beach e a praia Sveti Jacov.
14) ILHA DE LOKRUM – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
O passeio à ILHA DE LOKRUM é imperdível!
Temos um post específico, explicando onde pegar o barco, quanto custa, o que fazer e como são as praias. E o melhor de tudo é que fica bem pertinho, em frente à Dubrovnik!
15) ONDE FICAR
Na primeira vez, em que estávamos os 3, Mello, Luiza e eu, ficamos no 87 STAIRS APARTMENT.
É um apartamento maravilhoso com 105 m 2, ideal para 2 casais ou uma família. Tem 2 quartos. É excelente, enorme, com uma vista divina, super bem localizado. A cozinha é muito bem montada. Nota 9.7 no Booking.
Depois, só eu e a Luiza, ficamos num apartamento que não está mais disponível para locação.
OUTRA OPÇÃO DE HOSPEDAGEM É O APARTMENTS SV. JACOV, PERTÍSSIMO DA FAMOSA BANJE BEACH, COM VISTA, AR CONDICIONADO, AVALIADO COMO EXCEPCIONAL, NOTA GERAL 9.4 E DE LOCALIZAÇÃO 9,6. HOJE HÁ DIÁRIAS NOS PRÓXIMOS MESES A PARTIR DE 90,00 €/DIA. CLIQUE NO LINK ROSA E RESERVE!
Abaixo estão todas as opções de hospedagem em Dubrovnik Croácia no Booking.com.
USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ!
16) ONDE COMER
-BOTA SUSHI & OYSTER BAR – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Nos 2 apartamentos que ficamos havia cozinha. Isso sempre barateia qualquer viagem.
Mesmo assim, não resistimos ao charme da Cidade Antiga e jantamos no Bota Sushi & Oyster Bar.
Ele fica logo atrás da Catedral, subindo os degraus, à esquerda. Nós escolhemos ficar nas mesas externas. Estava uma delícia.
PORAT RESTAURANT – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Outra opção, fora da Cidade Antiga, é o Porat Restaurant. A Luiza e eu escolhemos um Ragu de Frutos do Mar que estava delicioso.
Endereço: Obala Stjepana Radica, 30. Fica junto ao novo porto, moderno, bonito, de onde saem os cruzeiros.
Para um jantar, num lugar legal, os preços são bastante razoáveis.
RESTAURANTE NA PRAIA SVETI JACOV – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
É a opção no paraíso! Estava uma delícia! A Luiza escolheu um sanduíche de atum e eu um risoto de frutos do mar e um Mojito. Tudo delicioso.
GARDEN PUB GRILL – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
Agora uma opção mais afastada: Garden Pub Grill. Ele fica à cerca de 9 km da Cidade Antiga de Dubrovnik Croácia, à beira da estrada. Almoçamos lá ao sairmos da praia Srebreno. Aliás, essa praia também é muito legal, mas é uma opção apenas para quem está de carro.
Comemos super bem no Garden Pub Grill e o preço estava ótimo: Foram 2 WIENER SCHNITZEL como o da foto abaixo, muito baratos.
Curiosidade da Praia de Srebreno: Existem umas ruínas gigantes de prédios abandonados. Não sabemos se é da época da independência da Croácia ou caso de falência. Mas não importa. Aliás, facilita, pois com isso é possível estacionar junto ao mar, gratuitamente. E não se preocupe, pois não há nenhum tipo de indigente ocupando os prédios e o lugar é bem frequentado.
PIRATE CANDY SHOP – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
E agora, que tal a sobremesa? Na Cidade Antiga de Dubrovnik Croácia, há 2 lojas de balas Pirate Candy Shop que você não deve deixar de conhecer. Eles vendem balas de todos os sabores e formatos. Só olhar já é uma diversão. Só que é claro que é impossível não comprá-las!
17) QUANDO IR
Se você quer aproveitar a praia e o mar, definitivamente vá em julho ou agosto. Isso nos foi aconselhado por croatas. É nessa época que não há muito vento, os dias são ensolarados e o mar está quente.
Nos avisaram que em setembro já é comum ter muito vento e as correntes marinhas mudarem, trazendo águas mais frias. Inclusive, em muitos dias, passeios em barcos pequenos nem saem.
E Croácia é principalmente para quem ama praia, sol e mar. E com bons preços.
18) COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER – O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA
A paisagem acima é a que você verá ao chegar de carro em Dubrovnik vindo de Split. Para quem não sabe, há uma faixa de terra pertencente à Bósnia e Herzegovina separando Dubrovnik do restante da Croácia. Sim! Parece loucura, mas é verdade. No entanto, não se preocupe. Há uma pequena espera na fronteira, mas sem dificuldade nenhuma.
Para quem vem de avião, o aeroporto é do outro lado da cidade. No caso, você passará por aquele maravilhoso belvedere da primeira foto desse post.
Quanto à dificuldade de estacionar em Dubrovnik, isso é realmente um problema. Só fique em hotel ou apartamento com vaga garantida de estacionamento. Não há onde parar. As ruas são estreitas e as vagas junto ao meio fio normalmente são de propriedade dos moradores locais e são guardadas por correntes. Cuidado!
Andar de ônibus na parte turística de Dubrovnik Croácia é muito fácil. Nas paradas, há mapas mostrando o trajeto de cada linha, que tem uma cor específica. Então é só identificar qual a linha que passa onde você está e onde você quer ir. Não há como errar.
No entanto, para ir de uma cidade para outra o carro é imprescindível.
19) MOEDA LOCAL
A moeda da Croácia era o Kuna.
No entanto, com a entrada do país na União Europeia, a partir do dia 1 de janeiro de 2023, todos os produtos e serviços na Croácia passaram a ser comprados e vendidos em euros.
Importante: Tenha sempre dinheiro em espécie na mão. Vários apartamentos, passeios, restaurantes e estacionamentos não aceitam cartão de crédito.
DICA: TENHA SEMPRE DINHEIRO EM MÃOS!
20) O QUE NÃO FAZER
Não vá para Montenegro, o país ao lado da Croácia. Não vale a pena. É totalmente sem estrutura, nem de perto é bonito como a Croácia, a arquitetura é feia, os prédios são mal cuidados. Enfim, o país é pobre e não tem condições mínimas de receber turistas.
Íamos passar alguns dias em Budva, uma cidade das mais badaladas e com várias praias. Levamos horas infindáveis para passar na fronteira, paradas na estrada, no calor, desperdiçando uma tarde linda de praia em Dubrovnik.
DICA: NÃO VÁ PARA MONTENEGRO!
A estrada era de uma pista simples para cada sentido, sem condições, engarrafada por carros sem manutenção, que não deveriam estar rodando por aí.
O único restaurante razoável que achamos aberto para jantar era um bar de esportes. A comida era medonha. Deixamos no prato, impossível de comer. Tivemos que atacar o frigobar do hotel.
Saímos no dia seguinte de madrugada. Desistimos de ficar. Voltamos correndo para o paraíso . Essa é a vantagem de alugar um carro. Mobilidade!
21) O ROTEIRO DESSA VIAGEM
COMEÇAMOS PELA NORUEGA
FIORDE DE GEIRANGER NA NORUEGA! O MAIS BELO!
PREIKESTOLEN – PULPIT ROCK NA NORUEGA 2023!
SEGUIMOS PARA A CROÁCIA
CROÁCIA PRAIAS E PONTOS TURÍSTICOS 2024!
ILHA DE LOKRUM NA CROÁCIA 2024!
O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA 2024!
TERMINAMOS NA AMADA PARIS
Para terminar, fomos passar alguns dias em Paris, como frequentemente fazemos nas nossas viagens. Isso porque costumamos voar de Air France ou KLM e marcar a opção múltiplos destinos, que permite a parada em Paris e Amsterdam respectivamente, sem custo extra.
ONDE FICAR EM PARIS: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS – Indicações dos melhores bairros, hotéis e apartamentos, econômicos ou não, perto e/ou com vista da Torre Eiffel, Ibis e até onde não ficar em Paris!
NOVIDADES DE PARIS NO INVERNO 2023/2024! Saiba tudo sobre os próximos meses em Paris! Inclusive com as fotos de Paris com muita neve, para você saber os melhores lugares onde vê-la! Espero que você tenha essa sorte!
BATE E VOLTA DE PARIS – 11 MELHORES 2023! Ideias de passeios perto de Paris, que você leva até 2 h no deslocamento. Tudo bem explicado! Tem castelos, jardins, cidades lindas, lugares para beber champanhe e cerveja!
COMO ECONOMIZAR EM PARIS 2023! PARIS MUITO BARATA – Tem super recomendações de onde comer, ficar, transporte, seguro, a lista com os dias gratuitos de diversas atrações e até um roteiro econômico.
Esse post funciona bem em conjunto com ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2023! COMPLETÍSSIMO! Nele há explicações de cada atração, incluindo os destaques de cada museu. Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.
MUSEUS EM PARIS 2023: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS! Mostra 18 museus imperdíveis, específicos, “secretos”, gratuitos, lugares de exposição temporária e uma experiência artística que visitamos!
A DISNEYLAND PARIS VALE A PENA?
PALÁCIO DE VERSALHES FRANÇA: SUPER GUIA 2023!
NATAL EM PARIS 2023/2024 – SAIBA TUDO!
VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2023!
22) NOVIDADES DO SITE PARA VOCÊ
O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA 2024!
ONDE FICAR EM PARIS: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS
ROTEIRO AMSTERDAM 2023: 3, 4, 5 OU 6 DIAS!
O QUE FAZER EM BRUGES BÉLGICA!
O QUE FAZER EM INTERLAKEN SUÍÇA E REGIÃO!
23) NÃO PODE IR PARA A EUROPA AGORA?VÁ PARA FLORIPA!
SUPER DICA: Quer passar dias perfeitos, em frente à praia, com uma vista espetacular? Confira esse paraíso da foto abaixo, na Praia dos Ingleses em Florianópolis! Nós já fomos várias vezes e amamos! CLIQUE AQUI E CONFIRA!
COMPARTILHE o que fazer em Dubrovnik Croácia agora mesmo! Todo mundo gostará das dicas e das fotos!
Abraços e até breve!
Você tem alguma indicação de serviço de transfer em Dubrovnik ?
Preciso de um transfer para 26/08/2019:
Aeroporto Dubrovnik – Hotel Dubrovnik (deixa as malas) – Medjugorje (visita)- retorno Hotel Dubrovnik. O voo chega 12 horas.
Sei que o tempo é pequeno mas o suficiente para conhecer Medjugorje, em especial no verão onde os dias são mais longos. Muito obrigado !
Oi Odair. Infelizmente não consigo te ajudar com transfer em Dubrovnik. Não utilizei e nenhum dos parceiros do site oferece esse serviço em Dubrovnik. No entanto, eu te recomendo alugar um carro no aeroporto. É muito fácil dirigir na região. Meu marido teve que ir embora antes. Eu o larguei no aeroporto e fiquei mais alguns dias passeando com a filha, de carro, sem problemas, bem tranquilo. Veja as opções no nosso link da rentcars. Ela mostra as cotações, em tempo real, das maiores empresas e fica fácil comparar. E há várias opções para pagar sem IOF. Acho que essa é a opção em que você perderá menos tempo, pois nem passará no hotel , nem pelo centro da cidade. Se você tiver mais alguma dúvida é só falar. Abraços e boa viagem!