Saiba quando ir, onde e quanto tempo ficar e conheça as atrações da histórica cidade de Split Croácia. Ela é uma das cidades perfeitas como base na sua estadia nesse lindo país. Você se encantará com as inúmeras opções de passeios de barco que o levarão às ilhas próximas. Além disso, o Palácio de Diocleciano e o calçadão, no Centro Histórico à beira-mar, são imperdíveis.
Em relação à Split Croácia, não posso dizer que nos apaixonamos. Dubrovnik, no geral, é bem mais bonita. Além disso, as praias da cidade de Dubrovnik são mais legais.
Dito isso, é importante que você fique em Split para conhecer tanto o Palácio de Diocleciano, como fazer um tour pelas melhores ilhas da região. Por que não ficar direto nessas ilhas? Por que o transporte entre elas é caro, complicado, com poucos horários disponíveis e muito demorado. Você precisaria de muito mais tempo. E também, porque muitas não tem uma estrutura razoável.
1) ONDE FICAR
Escolha um lugar prático para ir a pé. Nós fomos caminhando até o Palácio de Diocleciano e também ao porto (cerca de 1 km), quando fizemos o passeio de barco.
Abaixo você encontra as opções de Split Croácia.
USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ
2) QUANTO TEMPO FICAR
Nós fomos da Noruega para Split Croácia. Chegamos à tarde, fomos muito bem recebidos no apartamento, fomos ao mercado que fica perto e descansamos.
No dia seguinte, fizemos o maravilhoso, divino, espetacular passeio de barco pelas ilhas e praias da Croácia. Split é perfeita para isso. Não deixe de ler CROÁCIA PRAIAS E PONTOS TURÍSTICOS! Assim você terá uma ideia das imperdíveis Gruta Azul na Ilha de Bisevo, Gruta Verde na Ilha de Ravnik, Baía de Stiniva na Ilha de Vis (considerada uma das mais belas praias da Europa), Ilha de Budihovac e Ilha de Hvar.
No outro dia, fomos à praia Mala Luka e no final de tarde conhecemos o Palácio de Diocleciano e o calçadão à beira -mar.
Dormimos a terceira noite no apartamento e seguimos na manhã seguinte, de carro, para Dubrovnik. Veja tudo o que conhecemos em O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA 2023!
e ILHA DE LOKRUM NA CROÁCIA – EM FRENTE A DUBROVNIK.
3) RIVA – O CALÇADÃO À BEIRA-MAR – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
Eu diria que o calçadão de Split Croácia é o mais badalado espaço público da cidade. Ele começou a se parecer como hoje há uns 200 anos, devido à influência francesa na região. A sua localização é incrível: De um lado a fachada do Palácio de Diocleciano, com seus cafés, bares e restaurantes, do outro, o porto, de onde saem inúmeros passeios espetaculares para as ilhas e praias da região. Não sabe o que fazer em Split Croácia? O calçadão é imperdível!
Além disso, é no calçadão que atletas que se destacam, como jogadores de futebol, basquete e vencedores de medalhas olímpicas, se encontram com a população para comemorarem seus sucessos. Qual a melhor hora do dia para conhecer o calçadão de Split Croácia? Eu recomendo no final de tarde. Pela manhã, na hora que saem os barcos de passeio, a Riva está deserta. No almoço, no verão, o calor é insuportável. Mas caminhar, tanto pelo Palácio de Diocleciano, como pela Riva,é uma delícia no final de tarde. Adoramos assistir o pôr do sol.
4) O PORTO DE MATEJUSKA – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
Esse belo porto tem sido, por centenas de anos, o abrigo de pequenos barcos de pescadores, que traziam dos mares o alimento de suas famílias.
Muitos moradores dizem que apesar do crescimento e desenvolvimento de Split Croácia, o Porto de Matejuska é um oásis na preservação das tradições locais e por isso tem lugar garantido no coração do povo.
Também é um lugar em que jovens de Split e turistas interagem de maneira casual e descomplicada, comprando bebida no supermercado próximo, sentando nas calçadas ou “matando a fome” nos bares e tavernas do local.
5) PROKURATIVE OU PRAÇA DA REPÚBLICA – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
Nos sentimos na Praça de São Marcos em Veneza ao conhecer a Praça da República. Ela só tem um lado aberto, que dá vista para o calçadão e para o mar. Os prédios que a circundam são pintados em cores fortes.
A ideia da praça, quando foi construída, era mostrar total apoio à Itália. A colunata lembra as de Veneza e os relevos sobre as janelas evocam a Renascença.
Essa bela praça, cheia de mesas de bares e restaurantes, é um palco para eventos culturais, em especial o festival de música pop. Com certeza um lugar de encontro de turistas e da população.
6) O PALÁCIO DE DIOCLECIANO EM SPLIT CROÁCIA E SUAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES
Duvido que o Palácio de Diocleciano se pareça com o que você está imaginando. Ele não é uma mansão linda, ricamente decorada. Ele é uma verdadeira cidade, com cerca de 2000 habitantes, com muitas lojas, bares, restaurantes, hotéis e alguns prédios históricos. Tudo cercado por uma grande muralha.
Ele era um lugar seguro, para o Imperador Romano morar e passar o resto de sua vida. Depois ele foi invadido, as construções originais foram parcialmente perdidas ou remodeladas, mas mesmo assim é um lugar único, imperdível. Você deve visitá-lo.
7) CATEDRAL DE SAINT DOMNIUS – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
A história dessa catedral une paganismo e cristianismo medieval, pois ela abriga o Mausoléu do imperador romano Diocleciano, perseguidor de cristãos.
É muito interessante que o seu exterior é contornado por 24 colunas. Não foi possível visitar o seu interior, pois estava sendo celebrado um casamento. Sabemos que ele tem um formato circular, com o sarcófago no meio, colunas de granito vermelho, afrescos com mais de 600 anos e mosaicos na cúpula. Fica para a próxima visita a Split Croácia.
Atualmente a Catedral é basicamente um lugar de oração, com a missa dos domingos sendo bastante frequentada, assim como a procissão do dia de St Domnius, o santo patrono de Split Croácia.
Para nós, o que foi especial foi a torre do relógio da Catedral, com 57m de altura. Ela é considerada o prédio com a mais original arquitetura medieval da Dalmácia. Teve sua construção iniciada no séc XIII. Depois disso foi reconstruída e alterada durante os anos.
O que fazer em Split Croácia se você tiver muita coragem? Subir seus degraus, numa escadinha completamente inadequada. Subi, mas foi com muito esforço e foco, pois achei péssimas as condições. E por que indico? A vista de Split Croácia é linda lá de cima. Especialmente ao pôr do sol! Coragem!
8) TRG BRACE RADIC – PRAÇA DAS FRUTAS – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
TRG BRACE RADIC significa Praça dos Irmãos Radic. Só que nem os moradores a conhecem por seu nome oficial. Ela é conhecida como a Praça das Frutas, pois no passado, mulheres dos vilarejos vizinhos vinham à praça para vender suas frutas.
Apesar de pequena, é uma praça muito charmosa, cheia de vida, com bares e restaurantes com suas mesinhas na calçada. Isso sem falar nas lojas.
Um dos destaques da Praça das Frutas em Split Croácia, é a torre octogonal, que restou da antiga fortaleza construída no séc XV.
No entanto, a Praça das Frutas está no coração dos croatas, entre outros motivos, por ter sido a locação central da filmagem da mais popular série de TV, “Velo Misto”.
9) O PORTÃO DE FERRO – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
O nome romano original é Porta Occidentalis. Ele era uma das 4 entradas por onde todos passavam, por 17 séculos da história de Split Croácia. Esses 4 portões testemunharam todas as mudanças da cidade, desde os tempos romanos, passando pela Idade Média, até hoje.
No séc XI construíram uma pequena igreja sobre o portão. Na Idade Média a área do lado de dentro do portão servia como um pátio. Há apenas 50 anos, inúmeras lojinhas se estabeleceram por lá.
Uma parte disso tudo ainda pode ser vista.
10) THE SILVER GATE – O PORTÃO DE PRATA – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
O nome romano é Porta Orientalis.
Se você passar por ele, estará caminhando sobre o pavimento original utilizado pelos romanos na época de Diocleciano.
Já nos últimos anos, o destaque para os católicos foi quando, no ano 2000, o Papa João Paulo II passou pelos portões, admirando a beleza da Catedral de Domnius, onde rezou.
11) O VESTÍBULO – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
O Vestíbulo, um antigo pátio imperial, deixa uma forte impressão em quem o visita. Embora seu exterior seja retangular, a sua planta baixa interna é circular.
Manuscritos contam que havia nichos com estátuas e uma grande cúpula com mosaicos cintilantes muito coloridos. Ele servia de entrada à parte residencial do Palácio.
Inacreditavelmente, há pouco mais de 50 anos, ele foi invadido e utilizado como moradia. Seus habitantes até criavam galinhas no seu interior, assim como cultivavam hortas.
12) PERISTYLE – PERISTILO – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
Esse é o centro de tudo. Muito lindo e com muita história. Todo mundo passa por lá. Inclusive soldados romanos!!
O Peristilo é a praça central do Palácio de Diocleciano, celebrado como filho vivo de Júpiter. Lá, o Imperador aparecia para seus súditos, que se ajoelhavam para beijar a bainha de seu manto vermelho ou se atiravam à sua frente, completamente deitados no chão.
As colunas de granito vermelho enfatizam a função cerimonial. Dizem que o fato de o vermelho ser usado como cor imperial vem dos tempos do Imperador Diocleciano.
Mais tarde, nos séculos XIII e XIV, o Peristilo ganhou uma função religiosa.
Hoje em dia, ele é ladeado por palácios de famílias nobres de Split, que se apoiam nos arcos e colunas originais.
O que realmente importa, é que você não deve deixar de visitá-lo quando for a Split Croácia.
13) O PORTÃO DE LATÃO – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
Seu nome romano é Porta Meridionalis
Esse é o portão mais discreto, em frente ao calçadão, unindo o Palácio de Diocleciano ao mar, através das Subestruturas. O Brass Gate era considerado uma saída de segurança para o caso de um ataque ao Palácio de Diocleciano.
14) AS SUBESTRUTURAS – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
As subestruturas foram incluídas como Patrimônio da UNESCO em 1979, mas apenas uma parte delas foi aberta ao público.
Na verdade, elas são as fundações do Palácio de Diocleciano e tinham a função de elevar e sustentar as paredes acima delas. Por isso, são uma perfeita réplica dos aposentos que foram destruídos com o passar dos anos. Também serviram de depósito.
Na Idade Média, parte das Subestruturas serviram de residência e o lixo dessas habitações era jogado no restante do lugar.
Foram encontradas prensas de azeite e de vinho, que estão em exposição no local original.
Você pode acessar a entrada para as Subestruturas, descendo as escadas do Vestíbulo ou entrando pelo Portão de Latão, vindo do calçadão. O hall central, que une essas 2 entradas, é lugar de banquinhas de lembranças para os turistas.
As próprias Subestruturas são cheias de vida e agitação hoje em dia, sediando regularmente exposições de flores, esculturas, pinturas, eventos gastronômicos e enológicos, entre outros. Veja se o assunto interessa à você, quando estiver por lá.
15) PRAIA DE MALA LUKA – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
Já sabíamos que as praias não são o forte de Split. A cidade é perfeita como base para passeios de barco que visitam inúmeras ilhas na região, essas sim com praias imperdíveis. Isso sem contar o Palácio de Diocleciano que vale a pena.
Então, conversamos com os donos do barco que nos levaram no passeio de 1 dia pela mais belas praias da Croácia e eles nos indicaram Mala Luka. É a praia que eles frequentam, pois também nos avisaram que as de Split não eram tão legais.
Assim, dirigimos por cerca de 30 km até Mala Luka. Preste atenção: Você passará por Omis, uma pequena cidade muito famosa pelo rio onde praticam rafting. Depois de cerca de 4km, após uma curva bem acentuada, haverá uma pequena placa de madeira com o nome da praia. É só descer a estradinha, pois ela dará no estacionamento para cerca de 50 carros do lugar.
É uma praia privativa. O ingresso dará direito ao estacionamento, guarda sol, banheiro com ducha. Há um restaurante no local, o que facilita a vida do turista.
DICA DE O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA: LEVE À PRAIA SAPATILHAS DE VELEJADOR E UM COLCHONETE! VOCÊ PODE COMPRÁ-LOS NA FEIRINHA AO LADO DO PALÁCIO DE DIOCLECIANO!
Nós adoramos. Chegamos cedo, escolhemos o lugar e curtimos muito. O banho de mar estava uma delícia. A transparência da água é inacreditável.
16) O ROTEIRO DA NOSSA VIAGEM QUE INCLUIU SPLIT CROÁCIA
NORUEGA
Nós começamos nossa viagem passando vários dias na Noruega:
FIORDE DE GEIRANGER – O MAIS BELO DOS FIORDES NA NORUEGA
PREIKESTOLEN – PULPIT ROCK NA NORUEGA!
CROÁCIA
Então fomos para a Croácia, começando por Split, depois seguindo de carro para Dubrovnik, onde também visitamos a Ilha de Lokrum.
CROÁCIA PRAIAS E PONTOS TURÍSTICOS 2024!
O QUE FAZER EM DUBROVNIK CROÁCIA 2024!
ILHA DE LOKRUM NA CROÁCIA 2024!
PARIS
Para terminar, fomos passar alguns dias em Paris, como frequentemente fazemos nas nossas viagens. Isso porque costumamos voar de Air France ou KLM e marcar a opção múltiplos destinos, que permite a parada em Paris e Amsterdam respectivamente, sem custo extra.
ONDE FICAR EM PARIS: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS Indicações dos melhores bairros, hotéis e apartamentos, econômicos ou não, perto e/ou com vista da Torre Eiffel, Ibis e até onde não ficar em Paris!
NOVIDADES DE PARIS NO INVERNO 2023/2024! Saiba tudo sobre os próximos meses em Paris! Inclusive com as fotos de Paris com muita neve, para você saber os melhores lugares onde vê-la! Espero que você tenha essa sorte!
BATE E VOLTA DE PARIS – 11 MELHORES 2023! Ideias de passeios perto de Paris, que você leva até 2 h no deslocamento. Tudo bem explicado! Tem castelos, jardins, cidades lindas, lugares para beber champanhe e cerveja!
COMO ECONOMIZAR EM PARIS 2023! PARIS MUITO BARATA tem super recomendações de onde comer, ficar, transporte, seguro, a lista com os dias gratuitos de diversas atrações e até um roteiro econômico.
Esse post funciona bem em conjunto com ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2023! COMPLETÍSSIMO! Nelehá explicações de cada atração, incluindo os destaques de cada museu.Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.
MUSEUS EM PARIS 2023: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS! Mostra 18 museus imperdíveis, específicos, “secretos”, gratuitos, lugares de exposição temporária e uma experiência artística que visitamos!
A DISNEYLAND PARIS VALE A PENA?
PALÁCIO DE VERSALHES FRANÇA: SUPER GUIA 2023!
NATAL EM PARIS 2023/2024 – SAIBA TUDO!
17) INSPIRE-SE!
INVERNO NA EUROPA 2024 – O QUE FAZER
ESQUI NA FRANÇA 2023 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS!
10 CIDADES NA FRANÇA QUE SÃO O MÁXIMO! Lindas cidades na França, fáceis de ir de trem, avião ou carro de Paris e que podem servir de base para você conhecer outros lugares fantásticos! A França é maravilhosa!
VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2023! Descubra os melhores destinos de 12 países para você passar as férias de verão na Europa, incluindo alguns lugares espetaculares que pouca gente conhece e várias opções de hospedagem econômica! Veja muitas dicas e fotos incríveis!
18) QUANDO IR – O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA
Se você quer aproveitar a praia e o mar, definitivamente vá em julho ou agosto. Isso nos foi aconselhado por croatas. É nessa época que não há muito vento, os dias são ensolarados e o mar está quente.
Nos avisaram que em setembro já é comum ter muito vento e as correntes marinhas mudarem, trazendo águas mais frias. Inclusive, em muitos dias, passeios em barcos pequenos nem saem.
E a Croácia é principalmente para quem ama praia, sol e mar. E com bons preços.
DICA DE O QUE FAZER EM SPLIT CROÁCIA: SE VOCÊ QUISER PEGAR UMA PRAIA, VÁ EM JULHO OU AGOSTO!
Se você curtiu saber o que fazer em Split Croácia, compartilhe com seus amigos!
Abraços e até breve!
Olá
Adorei suas dicas sobre Split.
Vc comentou q fez um passeio de barco pelas ilhas. Pode explicar melhor como foi esse passeio? Quais ilhas, tempo de passeio, ponto de parada, como reservar o passeio?
Obrigada
Oi, Leda!
Muito obrigada. Fizemos os posts com carinho, tentando ajudar outros viajantes! Leia https://meusdestinosimperdiveis.com.br/croacia-praias-pontos-turisticos/ , pois essa é a descrição exata do passeio de barco que fizemos, com todas as paradas, ilhas, banhos de mar, duração e empresa. Se tiver outra dúvida, é só falar. Abraços.