RECEITAS DE CREPE FRANCÊS: MASSAS E RECHEIOS CLÁSSICOS E ORIGINAIS!

Atualizado em . .
Receita de crepe bretão com cogumelos e ovo poché

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

 

Delicie-se! Descubra aqui como é fácil fazer qualquer uma dessas receitas de crepe francês, com variações da massa e várias opções de recheios! Isso sem falar nas apresentações criativas!

Se você deixar a massa dos crepes já feita e congelada, será muito fácil preparar deliciosas refeições em poucos minutos, tanto para uma festinha, como para reuniões informais ou ainda para não perder muito tempo na cozinha na hora em que se está cansado.

Não há horário certo para servir um crepe francês: café da manhã, brunch, almoço, lanche da tarde ou como entrada, acompanhamento ou prato principal de um jantar!

Isso mesmo! Crepes são ultra versáteis! As receitas de crepe francês podem ter recheios super simples, como uma ricota temperada ou uma geleia. Nada contra as receitas de crepe francês que são sofisticadas, como os com caviar ou salmão defumado!

Siga o seu desejo, agrade o seu paladar, siga uma receita, ou inspire-se e faça a sua própria combinação de ingredientes e seja feliz!

 

Mesma receita de recheio, mas com massas diferentes

Receita de crepe francês de presunto e emmental

 

1) UM POUCO DE HISTÓRIA DO CREPE FRANCÊS

 

Crêpe é a palavra francesa para panqueca. Originários da Bretanha, região noroeste da França, inicialmente era raro que os crepes tivessem recheios. Eram usados como pão. Até cerca de 100 anos atrás, a farinha usada era a de trigo sarraceno.

Curiosidade: Em tempos passados, na sociedade rural francesa, os fazendeiros ofereciam crepes aos proprietários de terras como símbolo de fidelidade.

Hoje em dia, há creperias instaladas por toda a França. As panquecas salgadas, são chamadas galletes ou galletes sarrasines quando feitas com trigo sarraceno. Já os crepes são doces, feitos com farinha de trigo e usualmente levam licor, extratos como o de baunilha ou raspas de cascas de frutas.

 

2) DICAS TÉCNICAS/MODO DE PREPARO DAS RECEITAS DE CREPE FRANCÊS

 

Utensílios

Utensílios para as receitas de crepe francês

 

UTENSÍLIOS PARA FAZER MASSA DE CREPE FRANCÊS

Você pode usar um liquidificador, processador ou um batedor de arame para misturar as diferentes massas das receitas de crepe francês. Eu sempre uso o liquidificador, pois ele deixa a massa lisa em 5/10 segundos.

Tome cuidado para não super processar a massa quando usando o processador, pois ela pode ficar com muita espuma. Já com um batedor de arame, é difícil a obtenção de uma massa lisa.

 

Receitas de crepe francês

Massa no liquidificador – Receitas de crepe francês

 

Preciso ter uma crepeira específica como os franceses usam para fazer as receitas de crepe francês? Não! No Brasil sempre usei uma frigideira grande. Aqui na França, onde estamos morando atualmente, tenho uma crepeira enorme que adoro. Como ela é grande, faço crepes maiores e fico menos tempo na cozinha! Também pode ser usada uma omeleteira sem problemas. Qual a dificuldade? Quanto mais alta a borda, mais difícil é de virar o seu crepe francês.

 

DEIXE A MASSA DE CREPE FRANCÊS DESCANSAR!

Prepare a massa ao menos 1 hora antes de cozinhá-la. O ideal são 2 horas. Isso faz com que a farinha absorva os líquidos e a espuma se dissipe. Deixe em um recipiente fechado com tampa na geladeira. Gosto de colocar em uma jarra, pois depois já fica fácil de colocar crepeira ou porcionar.

 

A CONSISTÊNCIA DA MASSA DAS SUAS RECEITAS DE CREPE FRANCÊS

Leve em conta que diferentes farinhas dão diferentes consistências à massa. Da mesma forma, o tamanho dos ovos também pode influenciar. A massa deve se espalhar rapidamente sobre a crepeira, para não ficar espessa demais e perder a crocância e delicadeza. Se isso não ocorrer, adicione um pouco de água e misture bem.

 

PERSONALIZE A COR E O SABOR DA MASSA DAS SUAS RECEITAS DE CREPE FRANCÊS

Adicione ervas frescas ou bebidas alcoólicas para dar personalidade à sua massa de crepe francês: manjericão, ciboulette, orégano e salsinha são ótimas opções para massas salgadas.

 

Massa com tomate seco e massa com ervas frescas

Receitas de crepe francês: massa com tomate seco e massa com ervas frescas

 

Às vezes uso tomate seco. Dá uma cor linda e um sabor delicado delicioso. No entanto, ele deve ser bem picado, pois o liquidificador nem sempre o corta e a massa fica pedaçuda. Além disso, a massa fica mais pesada devido ao óleo.

Já Cointreau, Calvados, whisky e rum dão toques fantásticos e combinam com crepes doces específicos.

 

MEÇA A QUANTIDADE DE MASSA NECESSÁRIA PARA CADA CREPE FRANCÊS

Sim! Isso ajuda muito e padroniza os discos de crepe. Por exemplo, para a massa com tomate seco, na minha crepeira, que é bem grande, precisei de cerca de 110 ml. Já para a massa com salsinha, que ficou mais líquida, usei 80 ml. Isso varia e você deve testar com a sua massa.

Veja nas fotos que estou usando um medidor para derramar a massa na crepeira.

 

Receitas de crepe francês

 

TEMPERATURA DO FOGO PARA SUA MASSA DE CREPE FRANCÊS

Na teoria, média-alta. Só que sei que isso varia de acordo com o tipo de fogão, com a marca do mesmo e com a regulagem do gás. No meu caso, aqui na França, nosso cooktop é elétrico e coloco na temperatura 8 de 9. Você só saberá ao certo ao fazer o primeiro crepe.

 

QUANDO E COMO VIRAR O CREPE FRANCÊS SEM STRESS

Quando o crepe estiver quase seco por cima e as bordas já estiverem douradas, é hora de virá-lo. Primeiramente, solte as bordas com uma espátula e então vire o crepe francês. Esse segundo lado fica muito menos tempo na crepeira, pois o crepe já deve ficar quase pronto ao ser feito o primeiro lado. O segundo, é só para dourá-lo.

Então é só ir empilhando-os em um prato.

 

Virando o crepe

Receitas de crepe francês

 

ARMAZENANDO O CREPE FRANCÊS

Se você não os servir imediatamente, pode guardá-los na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 2 meses. Só lembre de porcionar de acordo com o que você pensa em consumir cada vez, cobri-los bem em papel filme ou saco para congelamento e não deixá-los se quebrarem.

Crepes descongelam em poucos minutos em temperatura ambiente. Não tente separá-los antes de estarem completamente descongelados para não rasgá-los.

 

3) A FORMA DE APRESENTAÇÃO DAS SUAS RECEITAS DE CREPE FRANCÊS

 

Em primeiro lugar, escolha qual o lado que você achou mais bonito para deixá-lo aparente. Eu por exemplo, adoro ver a salsinha picada na massa!

 

CIGARRO

 

Receita de crepe de tomate seco e rúcula

Receita de crepe francês de tomate seco e rúcula com apresentação em cigarro

 

Para nós brasileiros, com certeza é o formato mais comum. Simplesmente posicione o lado bonito para baixo, coloque o recheio mais próximo a uma das bordas, em toda a largura e vá enrolando, apertadinho.

Sei que esse nome de formato não combina com comida, mas é o nome utilizado na França e nos Estados Unidos.

 

ENROLADO OU DOBRADO

É diferente do anterior. Nesse caso, o recheio também ocupa toda a largura do crepe francês, mas centralizado. Então, dobre um lado e depois o oposto, sobrepondo-os no centro. Fica um crepe menos estruturado que o em formato de cigarro.

 

TORRE

Minha mãe sempre fez muito nesse formato! Adoro! Há 2 opções de montagem. Dependerá do recheio.

Por exemplo, minha mãe empilhava vários crepes, dentro de uma travessa transparente previamente untada, recheando cada camada com molho bolonhesa. Depois da última, cobria com molho vermelho e um pouco de queijo ralado e colocava no forno.

A mesma técnica, eu uso para rechear as camadas com lentilha, intercalando algumas delas com uma mistura de espinafre, cebola e alho refogados. Se desejar, cubra com molho branco e no final salpique salsinha fresca picada.

Caso seu recheio seja firme, não escorra e que seja de servir frio, você pode simplesmente montar a torre sobre uma bela travessa. Tenha cuidado de, ao espalhar o recheio, deixar a borda livre. Fiz essa montagem ao intercalar recheios cremosos feitos com cream-cheese e ricota misturados com pesto e com tomate seco. Fica lindo!

 

ENVELOPE

 

Receitas de crepe francês

Receita de crepe francês de presunto e emmental com apresentação em envelope

 

Esse formato é uma ótima ideia quando você não quer que o recheio escorra, pois ao dobrarmos os quatro lados fechamos o “pacote” completamente. Você coloca o crepe aberto com o lado bonito para baixo, o recheio na parte central e então dobra as 2 laterais, a parte de cima e a de baixo. Então posiciona-o em uma forma (caso vá ao forno) ou prato com as dobras escondidas na parte de baixo. Esse formato de apresentação eu utilizei na receita de presunto serrano com emmental ralado.

 

MEIA LUA

Esse é muito fácil! É só espalhar o recheio em metade do crepe e então dobrá-lo ao meio!

 

TRIÂNGULOS ABERTOS

 

Receitas de crepe francês

Receitas de crepe francês de salmão defumado com queijo de cabra com apresentação em triângulos abertos

 

Perfeita ideia para servir para amigos. Pode ser pego com a mão. Costumo servir esse formato com recheios cremosos, como os que fiz para minha querida amiga Celina: alguns triângulos com hummus e outros com salmão defumado, ricota e queijo de cabra. São espetaculares!

 

A BOLSA

Contarei a verdade: Até hoje, só usei esse formato para comida tailandesa. Acho que todos os nossos amigos já comeram as “money bags” (sacolas de dinheiro) que são uma mistura de carne de porco moída, camarão, coentro, massa curta tipo orzo, cogumelos, pimenta e outros temperos. Amamos!

Para deixar nesse formato, coloque o recheio no centro do crepe, reúna todas as bordas no alto e amarre com ciboulette.

 

TRIÂNGULOS OU QUADRADOS DOBRADOS

 

Receita de crepe bretão com cogumelos e ovo poché

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

 

Esses são os formato típicos das galettes! Basta dobrar três bordas para fazer um triângulo ou quatro para o quadrado, sem superpor a parte central, que fica “aberta”, expondo o recheio ou dando lugar para o ovo com a gema mole.

 

Crepe de restaurante em Bordeaux

Crepe francês de restaurante em Bordeaux

 

O crepe da foto acima foi um dos que pedimos na creperia em Bordeaux. Todos estavam deliciosos. Leia BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!

 

4) SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DAS RECEITAS DE CREPE FRANCÊS

 

A MASSA NÃO COBRE TODO O FUNDO DA CREPEIRA RAPIDAMENTE!

A sua massa está muito grossa! Adicione um pouco de água (1 ou 2 colheres das de sopa), misture bem e tente novamente.

 

FICAM BURACOS NO CREPE!

Coloque maior quantidade de massa da próxima vez! E em outra vez que isso ocorra e houver tempo de corrigir antes de finalizar o crepe, jogue um pouquinho da massa sobre o buraco, que elas se unem sem problemas.

 

O CREPE ESTÁ PARECENDO UMA RENDA?

Sua massa de crepe francês está muito fina! Acrescente 1 ou 2 colheres das de sopa de farinha e misture muito bem.

 

MUITAS BOLHAS QUANDO COLOCOU A MASSA NA CREPEIRA?

Ou você bateu a massa de crepe francês por muito tempo, ou em velocidade muito rápida! Agora, terá que deixá-la descansar!

 

AS BORDAS ESTÃO SECAS E QUEBRADIÇAS!

Isso ocorre por 2 motivos: ou a massa está muito líquida ou a temperatura da chama está muito alta. No primeiro caso, adicione 1 ou 2 colheres das de sopa de farinha e no segundo, abaixe um pouco o fogo.

 

5) RECEITAS DE MASSA DE CREPE FRANCÊS

 

RECEITA CLÁSSICA DE MASSA DE CREPE FRANCÊS

 

INGREDIENTES

-4 ovos grandes;

-2 xícaras de farinha branca;

-2/3 xícara de água;

-4 colheres de sopa de manteiga derretida;

-2 xícaras de leite;

-1/2 de colher das de chá de sal.

 

RECEITA DE MASSA DE CREPE FRANCÊS COM FARINHA INTEGRAL

É a que normalmente faço. Basta seguir a receita clássica de massa de crepe francês e substituir as 2 xícaras de farinha branca por 1 xícara de farinha branca e 1 xícara de farinha integral.

 

Receita de massa de crepe francês com farinha integral

Ingredientes para a receita de massa de crepe francês com farinha integral

 

RECEITA DE MASSA DE CREPE FRANCÊS COM FARINHA DE GRÃO DE BICO

Essa eu nunca fiz, mas tentarei em breve! No Brasil, nunca vi farinha de grão de bico no supermercado. Deve ter em alguma casa especializada. Imagino que aqui seja mais fácil de achar. Agora que tenho tempo, procurarei.

Siga a receita clássica, substituindo as 2 xícaras de farinha branca por 1 1/3 xícaras de farinha branca + 1 1/3 xícaras de farinha de grão de bico.

 

RECEITA DE MASSA DE CREPE FRANCÊS COM ERVAS

 

Receitas de crepe francês

Receita de massa de crepe francês com ervas

 

Essa é muito simples! Basta adicionar à receita clássica ou à receita com farinha integral, 1/2 xícara das ervas frescas da sua preferência, bem picadas. Pode ser salsinha (a minha preferida), cebolinha, manjericão ou orégano e bater tudo junto no liquidificador. Veja nas foto o efeito lindo que dá!

As fotos acima e abaixo são do mesmo crepe com ervas. Os lados ficam bem diferentes um do outro.

 

Receita de massa de crepe francês com ervas frescas

Receita de massa de crepe francês com ervas frescas

 

RECEITA DE MASSA DE CREPE FRANCÊS COM TOMATE SECO

Também curto e aparece em várias das fotos. Basta adicionar à sua massa, na hora de misturá-la, 1/2 xícara de tomate seco em óleo.

Como disse antes, essa massa fica mais espessa o que fará com que, provavelmente, você tenha que adicionar um pouco de água para ela cobrir rapidamente a crepeira.

 

RECEITA DE GALETTE DE CREPE SARRACENO

Siga a receita clássica de massa de crepe francês e substitua as 2 xícaras de farinha branca, por 1 1/3 xícaras de farinha branca + 1 1/3 xícaras de farinha de trigo sarraceno.

 

RECEITA DE MASSA DE CREPE FRANCÊS DOCE

-4 ovos grandes;

-2 xícaras de leite;

-2/3 de xícara de água;

-2 xícaras de farinha de trigo branca;

-4 colheres de sopa de açúcar;

-2 colheres de chá de extrato de baunilha;

-4 colheres de sopa de manteiga derretida;

-Opcional: 1colher de sopa de rum, Cointreau, Amaretto, whisky ou outro licor.

 

Crepe doce de creperia em Paris

Crepe doce de creperia em Paris

 

5) RECHEIO DE CREPE FRANCÊS COM SALMÃO DEFUMADO E QUEIJO DE CABRA

 

Receita de crepe francês com salmão defumado e queijo de cabra

Receita de crepe francês com salmão defumado e queijo de cabra

 

Amamos! Já fiz várias vezes! É muito fácil! Totalmente testada e aprovada pela minha querida amiga Celina de Canela, pelo amigo Fernando aqui na França e, é claro, pela minha família!

Essa receita de crepe francês recheado com salmão defumado é ideal para servir para amigos! Pode ser feita com antecedência e cada convidado pode pegar o seu com um guardanapo. Isso sem falar que ficam lindos e super saborosos!

 

INGREDIENTES DO RECHEIO DE CREPE FRANCÊS COM SALMÃO DEFUMADO E QUEIJO DE CABRA

-DISCOS DE CREPE PREVIAMENTE PREPARADOS;

O mais usado com essa receita seriam os de trigo sarraceno, mas nós fizemos com os metade farinha branca/metade farinha integral.

-1 XÍCARA DE RICOTA FRESCA OU CREAM CHEESE;

Na França, encontramos a ricota fresca, que não é em bloco, sólido e farelenta como no Brasil. É uma pasta lisa, cremosa. No Brasil, eu usaria cream cheese ou uma mistura de cream cheese e creme de ricota.

-1 CEBOLA GRANDE BEM PICADA E ESCALDADA;

Dessa vez fizemos com cebola amarela, mas em outras, com a roxa, que também fica deliciosa.

A maneira mais fácil de escaldar a cebola é colocá-la com água por 2 minutos no microondas e em seguida esfriá-la em água corrente gelada. Cuidado para não se queimar! E esprema bem com a mão, para o seu recheio não ficar aguado.

– 2 COLHERES DE SOPA DE CIBOULETTE BEM PICADA;

– 1 PACOTE COM FATIAS FINAS DE SALMÃO DEFUMADO;

Facilmente encontrado congelado nos melhores supermercados, em pacotes que variam de 80 g a 120 g. Parece pouco, mas ele tem um sabor muito rico. Então pode ser usado com parcimônia.

-QUEIJO DE CABRA FRESCO;

A forma com que ele é apresentado no Brasil varia. Compre a que você conseguir encontrar. O que importa é o sabor.

 

MODO DE PREPARO DO RECHEIO DE CREPE FRANCÊS COM SALMÃO DEFUMADO E QUEIJO DE CABRA

 

Receita de crepe francês com salmão defumado e queijo de cabra

Receita de crepe francês com salmão defumado e queijo de cabra

 

  1. 1) Misture em uma bacia a ricota, cebola, ciboulette, tempere com sal e pimenta a gosto.

2) Cubra toda a superfície de um crepe com a quantidade necessária dessa mistura.

3) Espalhe fatias de queijo de cabra intermeadas por tiras cortadas ou rasgadas com as mãos de salmão defumado.

4) Cubra com outro crepe.

5) Corte em triângulos.

 

6) RECHEIO DE CREPE FRANCÊS BRETÃO COM COGUMELOS E OVO POCHÉ

 

Essa receita de crepe francês é ultra clássica! E precisa ser feita na hora! Mas esse inconveniente vale a pena, pois ter a gema escorrendo sobre o recheio é uma experiência deliciosa!

 

INGREDIENTES DO RECHEIO DE CREPE BRETÃO:

 

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

 

-Discos de crepe sarraceno ou outro crepe francês salgado da sua escolha. Nós fizemos com as receitas de metade farinha branca/metade farinha integral com tomate seco e com salsinha.

– 3 cebolas pequenas bem picadas;

– 1 dente de alho picado;

– 250 g de cogumelos de Paris limpos e fatiados finamente;

– 1 tomate sem sementes picado;

– 2 colheres de sopa de salsinha picada;

– 2 ovos;

– azeite de oliva;

– sal;

– pimenta

– vinho branco seco (opcional).

 

MODO DE PREPARO DO RECHEIO DE CREPE BRETÃO

  1. 1) Coloque um pouco de azeite de oliva em uma frigideira aquecida, doure a cebola em fogo médio, acrescente o alho e mexa por cerca de 1 minuto.

2) Adicione primeiramente os talos dos cogumelos, que podem e devem ser usados, e depois o restante deles. Continue mexendo até que eles murchem. Nós gostamos de, nessa etapa, adicionar um pouco de vinho branco seco. Sua acidez proporciona mais uma camada de sabor e facilita o cozimento dos cogumelos.

 

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

 

3) Tempere com sal e pimenta.

4) Agora é a vez do tomate e da salsinha. Não os cozinhe. Apenas os incorpore à mistura. Retire do fogo.

 

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

 

5) Tempere com sal e pimenta.

6) Abra um crepe sobre uma superfície plana.

7) Coloque o recheio na parte central.

 

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

 

8) Dobre no formato triangular ou quadrangular, como explicado anteriormente.

 

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

Receita de crepe francês bretão com cogumelos e ovo poché

 

9) Faça o ovo poché. Em uma panela grande, com água levemente borbulhante, faça um movimento circular com uma colher, para que a água esteja em lenta rotação quando você quebrar o ovo diretamente na região central. Assim que a clara cozinhar, mas a gema ainda estiver mole, retire o ovo com uma escumadeira e o coloque sobre o recheio, na região central do crepe.

10) Jogue um pouco de sal sobre o ovo. Se você tiver, use flor de sal em substituição ao sal refinado. Nós visitamos as famosas salinas de Guérande na Bretanha e compramos a deliciosa flor de sal, que tem por indicação, ser usada no acabamento de pratos já cozidos, para a finalização.

11) Sirva imediatamente.

 

7) RECHEIO DE CREPE FRANCÊS COM TOMATE SECO E RÚCULA

 

Essa é outra combinação clássica e pode ser feita com antecedência. Rápida de fazer e prática de servir!

 

INGREDIENTES DO RECHEIO DE CREPE FRANCÊS COM TOMATE SECO E RÚCULA

 

Recheio de crepe francês com tomate seco e rúcula

Recheio de crepe francês com tomate seco e rúcula

 

– discos de crepe de farinha de trigo integral ou outra das receitas salgadas;

– ricota fresca ou cream cheese;

– rúcula;

– tomate seco em óleo escorrido e picado;

– cebola picada e escaldada;

– sal e pimenta.

 

MODO DE PREPARO DO RECHEIO DE CREPE FRANCÊS COM TOMATE SECO E RÚCULA

  1. 1) Misture a ricota fresca ou cream cheese, o tomate seco, a rúcula e a cebola escaldada em uma bacia.

2) Tempere com sal e pimenta a gosto.

3) Faça a montagem em “cigarro” explicada anteriormente.

 

8) RECHEIO DE CREPE FRANCÊS DE PRESUNTO E EMMENTAL

 

Outra combinação clássica, com pouquíssimos ingredientes e deliciosa! Muito fácil de fazer! Você pode deixá-lo montado com antecedência e só colocá-lo no forno 10 ou 15 minutos antes de servi-lo.

 

INGREDIENTES DO RECHEIO DE CREPE FRANCÊS DE PRESUNTO E EMMENTAL

 

Recheio de crepe de presunto e emmental

Recheio de crepe francês de presunto e emmental

 

– discos de crepe francês salgados prontos;

– 4 fatias de presunto cru, serrano ou de Parma;

– 1 xícara de queijo Emmental ou Gruyère ralado;

– 1 colher de sopa de manteiga derretida;

– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado.

 

MODO DE PREPARO DO RECHEIO DE CREPE FRANCÊS DE PRESUNTO E EMMENTAL

  1. 1) Pré aqueça o forno à 170ºC.

2) Coloque metade do queijo Emmental ralado sobre a parte central de um crepe aberto (montagem em envelope explicada anteriormente).

3) Cubra com 2 fatias de presunto.

 

Recheio de crepe francês de presunto e emmmental

Recheio de crepe francês de presunto e emmmental

 

4) Dobre os lados, a parte superior e a a parte de baixo, sobrepondo-as, como se fosse um pacote. O recheio deve ficar completamente coberto para não vazar.

5) Coloque o crepe de ponta-cabeça, com as dobras para baixo, em uma forma untada.

 

DICA DE CREPE FRANCÊS: USE OS CREPES QUE NÃO FICARAM COM BOM FORMATO (FOTO ACIMA) NA APRESENTAÇÃO DE ENVELOPE, POIS ELA ESCONDE AS BORDAS IRREGULARES!

 

6) Pincele a parte superior do crepe com a manteiga derretida.

7) Espalhe sobre a manteiga queijo Parmesão ralado.

8) Leve ao forno pré aquecido por cerca de 10 à 15 minutos;

9) Sirva imediatamente.

 

Recheio de crepe francês de presunto e emmmental

Recheio de crepe francês de presunto e emmmental

 

Repare na foto: Ambas as massas foram feitas com metade farinha branca/metade farinha integral. No entanto, a uma delas foi adicionado tomate seco e à outra, salsinha. A com salsinha, após ser colocada no forno, ficou muito mais crocante que a com tomate seco, mais oleosa e pesada.

 

9) CREPES PELO MUNDO

 

Luiza em Bordeaux

Luiza em Bordeaux

 

As galettes e os crepes são populares não só na França, mas em toda a Europa, com outros nomes e adaptações locais:

– Rússia: blini;

– Grécia: kreps;

– Escandinávia: platars;

– Itália: crespelle;

– Hungria: palacsintas.

 

10) MAIS PRATOS TÍPICOS FRANCESES PARA VOCÊ!

 

Como sempre fomos muito e agora estamos morando na França, acabamos conhecendo e curtindo várias comidas.

Pratos típicos franceses que destacamos, fazemos frequentemente e já publicamos as receitas?

COMIDA TÍPICA DA FRANÇA – COQ AU VIN

RATATOUILLE RECEITA ORIGINAL FRANCESA

PRATOS TÍPICOS FRANCESES? CASSOULET!

TÍPICA RECEITA DE TARTARE DE ATUM DA POLINÉSIA FRANCESA! Para quem ama peixe cru como a gente, essa receita é imperdível! Quem nos deu foi o mordomo, marido da cozinheira, da espetacular ILHA PARADISÍACA DA POLINÉSIA FRANCESA? RANGIROA!

E que tal descobrir se a GASTRONOMIA MOLECULAR É COMPLICADA? Fiz um curso em Paris e conto para vocês sobre as técnicas mais usadas.

 

Crepe francês em creperia de Paris

Crepe francês em creperia de Paris

 

11) CIDADES DA FRANÇA PARA COMER UM TÍPICO CREPE FRANCÊS!

 

BATE E VOLTA DE PARIS – 12 MELHORES 2024! Aproveite essa seleção de castelos, jardins e cidades que são os melhores bate e volta de Paris! Curta um dia maravilhoso conhecendo mais da cultura francesa, vendo lugares lindos e se divertindo muito! Tudo bem explicado e com dicas!

COMO ECONOMIZAR EM PARIS 2023! PARIS MUITO BARATA! Tem super recomendações de onde comer, ficar, transporte, seguro, a lista com os dias gratuitos de diversas atrações e até um roteiro econômico.

Esse post funciona bem em conjunto com ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2024! COMPLETÍSSIMO! Nele há explicações de cada atração, incluindo os destaques de cada museu. Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.

A DISNEY PARIS VALE A PENA? DICAS 2024!

NORMANDIA FRANÇA 2024 – ROTEIRO TOP!

O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA 2024!

NICE FRANÇA 2024! O QUE FAZER EM 1 DIA OU MAIS!

MONTE SAINT MICHEL FRANÇA 2024 – 20 DICAS TOP!

CASTELOS NA FRANÇA 2024: OS 5 TOP NO VALE DO LOIRE!

CAMPOS DE LAVANDA FRANÇA 2024! GUIA COMPLETO!

ÉTRETAT FRANÇA 2024! FALÉSIAS ESPETACULARES!

O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA 2024!

O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA 2024!

Esses são só alguns lugares da França que conhecemos. No site tem muito mais!

 

12) OUTRAS DELÍCIAS PARA VOCÊ EXPERIMENTAR ALÉM DOS PRATOS TÍPICOS FRANCESES!

 

Aqui no site, só costumamos fazer receitas típicas de países que visitamos. Achamos o fato de não termos formação em gastronomia até um ponto positivo! Se nós fazemos, todo mundo pode! Curtimos muito descobrir a tradição por trás de cada prato. Mostramos as dificuldades e damos todas as dicas!

 

CULINÁRIA ESPANHOLA – JUDIAS DO BARCO DE ÁVILA

Ávila pode ser um bate e volta de Madrid! O QUE FAZER EM MADRID EM 3 DIAS!

 

COMIDA TÍPICA DA ÁUSTRIA – WIENER SCHNITZEL

Conheça O QUE FAZER EM VIENA ÁUSTRIA! 

 

TORTA DO PASTOR – SHEPHERD’S PIE

Essa receita escocesa é maravilhosa para comer no inverno! HIGHLANDS ESCOCESAS – O QUE FAZER NA ESCÓCIA!

 

BATATAS COM LINGUIÇA: RECEITA MEXICANA PERFEITA PARA O FRIO

Ou podemos ir para uma praia maravilhosa! O QUE FAZER EM CANCUN MÉXICO

 

BATATA ROSTI COM QUEIJO GRUYÈRE

As paisagens Suíças são divinas! Descubra O QUE FAZER EM INTERLAKEN SUÍÇA E REGIÃO!

 

ASPARGOS HOLANDESES

Amsterdam também é muito legal! O QUE FAZER EM AMSTERDAM EM 3, 4, 5 OU 6 DIAS!

 

CULINÁRIA GREGA – SALADA DE LENTILHA COM QUEIJO FETA

Que tal saber O QUE FAZER EM SANTORINI GRÉCIA?

 

PRATOS TÍPICOS DA INGLATERRA? TORTA DE PEIXE!

VERÃO EM LONDRES – PONTOS TURÍSTICOS está imperdível!

 

Para quem fala francês, recomendamos o site Cuisine Actuelle. Adoramos! Usamos muito!

 

Crepes em Moustiers-Sainte-Marie

Crepes em Moustiers-Sainte-Marie

 

Para conhecer Moustiers-Sainte-Marie e arredores, não perca os post GORGES DU VERDON 2024! O MAIOR CANYON DA EUROPA CAMPOS DE LAVANDA FRANÇA 2024! GUIA COMPLETO!

 

Espero que você tenha curtido nossas receitas de recheio e massas de crepes franceses, um dos pratos típicos franceses que amamos! Experimente em sua casa! Siga-nos no Instagram e no Facebook! Deixe seu comentário!

 

Creperia em Paris

Creperia em Paris

 

Abraços e até breve!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS

CELINA BIANCO

Ai que delícia! Que saudades, deliciosos, louca para comer novamente e agora na França! Beijoooo

Enviar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.