CULINÁRIA ESPANHOLA – JUDIAS DO BARCO DE ÁVILA

Atualizado em . .
Culinária Espanhola: Judias do Barco de Ávila

Culinária Espanhola: Judias do Barco de Ávila

 

Prato delicioso da culinária espanhola, típico da Província de Ávila, conhecido como Judias do Barco de Ávila, nada mais é do que um cozido de uma espécie de feijão branco com linguiça, bacon e presunto Ibérico. Perfeito para ser saboreado no inverno.

Conhecemos as Judias do Barco de Ávila quando passamos o dia na linda cidade murada de Ávila. No nosso caso, vínhamos de Sevilha, no nosso último dia na Espanha. O objetivo era dormirmos junto ao aeroporto de Madrid.

 

1) ORIGEM DAS JUDIAS DO BARCO DE ÁVILA – CULINÁRIA ESPANHOLA

 

Você está achando o nome Judias do Barco de Ávila esquisito? Nós também achamos. Ao pararmos para almoçar num restaurante na Praça Central de Ávila, perguntamos qual o melhor prato, o mais típico e saboroso. O garçom nos indicou as Judias do Barco de Ávila. Nunca tínhamos ouvido falar dese prato da culinária espanhola. No entanto, não nos arrependemos. Estava espetacular. Foi o melhor dos pratos pedidos. 

A leguminosa oficialmente usada tem Indicação Geográfica Protegida para a região da cidade Del Barco, na Província de Ávila, onde ela é cultivada em terraços protegidos do vento. É um grão grande e geralmente branco. Aqui, utilizei o feijão branco, que é do que dispomos com facilidade.

 

2) INGREDIENTES – CULINÁRIA ESPANHOLA –  JUDIAS DO BARCO DE ÁVILA:

 

Culinária Espanhola: Judias do Barco de Ávila

Culinária Espanhola: Judias do Barco de Ávila

  •  
  • – 120g bacon;
  • – 2 cebolas;
  • – 100g de presunto Ibérico;
  • – 400g de linguiça;
  • – 1kg de feijão branco;
  • – 01 cabeça de alho;
  • – 02 folhas de louro;
  • – azeite de oliva;
  • – 01 colher de sopa de pimenta vermelha, sem sementes, bem picada.
  •  

3) MODO DE PREPARO – CULINÁRIA ESPANHOLA –  JUDIAS DO BARCO DE ÁVILA:

 

  1. 1) Em primeiro lugar, como esta é uma receita adaptada da culinária espanhola, você pode escolher entre 03 modos de preparar o feijão branco para executar as suas Judias do Barco de Ávila. A mais simples é usar feijão branco em lata, pronto, já cozido, que você compra nos seu bom supermercado. A outra opção, é cozinhar o feijão na panela de pressão e a terceira, típica, mais demorada, é deixar o feijão branco de molho por 12 horas e então cozinhá-lo lentamente. Nós optamos pela segunda opção e vamos descrevê-la.

2) Coloque 02 pacotes de feijão branco, o equivalente à 1kg, numa panela de pressão e cubra com água. Cozinhe juntamente com as duas folhas de louro por aproximedamente 30min. Ao abrir a tampa, depois de todo o vapor ter saído, cheque se o feijão está tenro. Não o deixe passar do ponto e virar uma papa.

3) Enquanto isso, ponha um fio de azeite de oliva numa panela grande e doure a cebola em fogo baixo, para que ela fique transparente, mas não queime. Adicione o bacon em cubos e deixe a gordura derreter. Dando seguimento, é a vez do alho picado ou esmagado. 

 

QUE CHEIRO BOM DA RECEITA DAS JUDIAS DO BARCO DE ÁVILA DA CULINÁRIA ESPANHOLA!

 

Culinária Espanhola: Judias do Barco de Ávila

Culinária Espanhola: Judias do Barco de Ávila

 

4) Agora é a vez de adicionar o presunto Ibérico. Depois de todos esses ingredientes saborosíssimos, colocamos a linguiça. Nós usamos a de porco. Algumas receitas utilizam morcilha (linguiça de sangue). Deixe a linguiça fritar bem. Adicione a pimenta, bem picada. Viva a culinária espanhola!

 

Culinária Espanhola: Judias do Barco de Ávila

Culinária Espanhola: Judias do Barco de Ávila

 

5) Quando esses ingredientes estiverem completamente cozidos, junte o feijão branco já pronto. Cozinhe por uns 05 min. Prove os temperos e veja se é necessário ajustar o sal e a pimenta da sua receita de Judias do Barco de Ávila, típica da culinária espanhola. Como o Presunto Ibérico, a linguiça e o bacon já são salgados e também utilizamos a pimenta vermelha, não foi necessário acrescentar sal ou pimenta.

Tampe a panela e deixe descansar por 10min. 

Que bom! Agora está pronto para servir! Nós comemos as Judias do Barco de Ávila como prato único. Inclusive, na culinária espanhola, as Judias no Barco de Ávila são servidas num prato fundo.

 

4) MAIS RECEITAS TÍPICAS PARA VOCÊ:

 

Quando saímos da Espanha, fomos “matar a saudade” de Amsterdã. Um prato típico, que apresentamos a receita  de COMIDA TÍPICA DA HOLANDA: COMO FAZER ASPARGOS HOLANDESES

Se você gostou da receita típica da culinária espanhola, Judias do Barco de Ávila, experimente também a TORTA DO PASTOR, escocesa, feita com carne de ovelha moída. Também um prato único saborosíssimo. 

Prefere algo mais leve e refrescante, mas ainda assim rico em proteínas? Tente a CULINÁRIA GREGA – SALADA DE LENTILHA COM QUEIJO FETA, uma delícia que você pode experimentar em SANTORINI

Gostou da receita de Judias do Barco de Ávila, típica da culinária espanhola? Faça para sua família e amigos! Não tem erro. 

Um grande abraço e até breve!

 

MEUS DESTINOS IMPERDÍVEIS!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *