Paraíso dos amantes de paisagens deslumbrantes, as gargantas do Rio Verdon formam o maior canyon da Europa! Localizado na Provence, sul da França, esse é um destino imperdível para quem quer fazer caminhadas, nadar, remar, escalar, conhecer cidades encantadoras ou apenas curtir e tirar belíssimas fotos! E você ainda conhece os famosos campos de lavandas e girassóis, além do Lac Sainte-Croix!
Siga o nosso roteiro e experimente os sentimentos de grandiosidade e liberdade que nunca sairão da sua mente!
DEPOIS DE 13 VINDAS PARA CÁ, ESTAMOS TODOS MORANDO NA FRANÇA! ACABAMOS DE PASSAR MESES VIAJANDO MUITO. TEMOS MUITAS DICAS PARA VOCÊ! NOS ACOMPANHE!
SE VOCÊ QUISER AJUDA PARA MONTAR SEU ROTEIRO, ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
1) COMO IR – GORGES DU VERDON
A única maneira de conhecer a região é de carro. De trem, você só conseguirá chegar a grandes cidades próximas, mas depois terá que alugar um carro.
2) DISTÂNCIAS – GORGES DU VERDON
-De Nice: 156 km feitos em cerca de 2 h 31 min. Esse foi o caminho feito na nossa segunda vez na região. Você pode ir de avião até Nice, conhecer a região e então seguir para a Provence. Nós demos uma parada rápida em Villecroze para ver a aldeia troglodita.
No caminho, amamos a vista de Bauduen e de Sainte-Croix-du-Verdon. Ambos vilarejos às margens do Lago de Sainte-Croix, que é divino de qualquer ângulo. Os campos de lavanda já eram lindos nessa região. Então, vimos Moustiers-Sainte-Marie. Uma encantadora cidadezinha pendurada na montanha.
-De Aix en Provence: 89,5 km feitos em 1 h 23 min. Esse foi o trajeto da primeira ida à região. Fui de TGV de Paris até Aix-en-Provence, onde peguei o carro previamente alugado e saí desbravando a Provence.
-De Avignon: 165 km feitos em 2 h 10 min. Essa foi outra das vezes na região. Viemos de Montpellier e Avignon.
3) ONDE FICAR – GORGES DU VERDON
Com certeza eu ficaria na região. Uma opção são os vilarejos à beira do lago: Bauduen, Sainte-Croix-du-Verdon ou Les Salles-sur-Verdon, que foi onde ficamos. Já aviso que este é um vilarejo sem muitas atrações. Se houver vaga nas poucas opções de acomodação, que são disputadíssimas e se o seu orçamento permitir, fique em Moustiers-Sainte-Marie.
Programe-se com antecedência, pois principalmente no verão, esses lugares todos são bem concorridos.
O HÔTEL LE COLOMBIER é fantástico, com nota 9,2 geral no Booking.com, com piscina, spa, tem preços a partir de 135,00€/diária. Detalhe: Ele fecha durante o inverno e só reabre em abril.
Veja outras opções que podem te agradar no mapa abaixo!
USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ!
4) MOUSTIERS-SAINTE-MARIE
Localizada na Haute Provence, é considerada uma das mais belas cidades da França (Plus Beaux Villages de France). Ela tem cerca de 700 habitantes que vivem, na sua maioria, do turismo e da produção de faiança, o produto mais famoso da cidade.
CURIOSIDADE DE MOUSTIERS-SAINTE-MARIE: Essa ligação da cidade com a faiança se deu no século XVII, quando para financiar guerras, o rei Louis XIV mandou fundir toda a louça em ouro e prata. Foi então que o rei escolheu substituir todas as peças desmanchadas pelas feitas em Moustiers-Sainte-Marie e a cidade ficou conhecida em todo o reino. Nós trouxemos os números da frente de nossa casa em Canela de lá.
É uma delícia passear pelo seu centrinho e com certeza é onde você encontrará boas opções de lugares para comer, lojas para visitar e acomodações para ficar. E ainda tem uma pequena cascata e riacho que cruzam o centrinho da cidade, deixando-a ainda mais charmosa. Isso sem falar das flores. Muitas flores!
DICA DE MOUSTIERS-SAINTE-MARIE: Não deixe de visitar a feirinha que ocorre todas as quartas-feiras pela manhã se você estiver por lá nesse dia.
CAPELA NOTRE DAME DE BEAUVOIR:
Subi 262 degraus para ter uma bela vista do vilarejo e da região.
5) O NOSSO ROTEIRO GORGES DU VERDON
Em primeiro lugar, preciso dizer que a estrada é ótima e linda. Muito tranquila de dirigir. Tanto que na primeira vez estava sozinha!
Embora, na teoria, a estrada possa ficar bem movimentada, principalmente no verão, essa não foi nossa experiência em nenhuma das vezes.
Saindo de Les Salles-sur-Verdon, dirigimos pela D 957, passamos pela Pont du Galetas e, chegando a D 952, dobramos a direita (sentido oposto a Moustiers-Sainte-Marie). Paramos em inúmeros belvederes para curtir todas as magníficas vistas. Logo após La Palud, dobramos a direita e fizemos a Route des Crêtes.
Em seguida, voltamos à D 952 e paramos na Point Sublime.
Seguimos viagem e cruzamos a ponte des Soleils pegando a D 955. Chegando em Trigance foi a vez da D 90 e D 71, que nos fez voltar à margem do Rio Verdon.
Total : 91.2 km do circuito principal + 24 km da Route des Crêtes.
O mapa abaixo mostra o nosso roteiro que fizemos nas primeiras vezes que fomos vezes que fomos. Foi retirado do site www.planetware.com.
Da última vez, vindos dos Alpes Franceses, fizemos a parte de Castellane até Moustiers-Sainte-Marie pela D 952, visitando apenas a porção direita das Gorges du Verdon.
A MARGEM DIREITA DAS GORGES DO VERDON
Para nós, a mais bonita. Amamos tudo.
Na foto acima, em meio ao paredão rochoso da margem esquerda, você pode ver algumas das janelas dos túneis du Fayet seguidas da estrada. Nós estávamos na estrada da margem direita quando tiramos essa foto.
6) LE PONT DE GALETAS – GORGES DU VERDON
Esse é um lugar que os turistas amam fotografar. É uma ponte de estrada, não só para pedestres, situada entre Aiguines e Moustiers-Sainte-Marie. Ela une os departamentos do Var e de Alpes-de-Haute-Provence. É onde o Rio Verdon se encontra com o Lago de Sainte-Croix.
Há 2 pequenos estacionamentos, um de cada lado da ponte, que no verão logo ficam lotados.
Nós tiramos fotos da Pont de Galetas de todos os lugares: da estrada (chegando na região), de cima da ponte (pare nos estacionamentos), do Lac de Sainte-Croix e das Gorges du Verdon (no passeio de pedalinho) e dos belvederes da estrada das Gorges du Verdon.
7) BELVEDERE DE GALETAS E COL D’AYEN – GORGES DU VERDON
Pare nesses e em todos os lugares onde você vir gente parada no acostamento. Duvido que se arrependa!
8) ROUTE DES CRÊTES OU RIDGE ROAD – GORGES DU VERDON
DICA GORGES DU VERDON: FAÇA O CIRCUITO DA ROUTE DES CRÊTES NO SENTIDO HORÁRIO!
Saindo do vilarejo de La Palud sur Verdon em direção a Rougon, vire a direita para pegar a Estrada Departamental D 23. É necessário que seja feito assim, pois um trecho é de mão única, e você não poderia fazer no outro sentido. Não caia na tentação de dobrar à direita na primeira placa de estrada que você vir, antes de La Palud!
O circuito tem 24 km, com 14 belvederes! Provavelmente você verá urubus (3 espécies foram reintroduzidas no parque) falcões peregrinos e águias douradas. É onde você ficará junto à parte do canyon com quase 700 metros.
Em uma das paradas, estávamos apreciando a vista quando nos surpreendemos ao ver um escalador aparecer na nossa frente, do nada! Ele simplesmente estava vindo do fundo do penhasco, em uma das partes mais altas! Foi então que olhamos com atenção e vimos vários outros em diversos pontos dos paredões!
9) LE POINT SUBLIME – GORGES DU VERDON
Tem um belvedere a poucos minutos de caminhada do estacionamento, que tem poucas vagas. A vista é fabulosa. Esse lugar é imperdível!
10) PONT DES SOLEILS – GORGES DU VERDON
Nós paramos na praia do Rio Verdon junto a Pont des Soleils para fazermos um piquenique. De bônus, ficávamos vendo quem andava de caiaque passar por ali.
Acredite em mim quando digo que a água é bem gelada!
11) TRIGANCE
A estrada principal contorna esse pequeno vilarejo. Nós não paramos para conhecê-lo.
A CORNICHE SUBLIME – MARGEM ESQUERDA DAS GORGES DU VERDON
Serpenteando por cerca de 24 km, você verá lugares completamente diferentes do que os vistos na margem direita.
12) BALCONS DE LA MESCLA – GORGES DU VERDON
O nome mescla significa mistura em provençal, pois desse belvedere você vê a união dos rios Artuby e Verdon.
13) PONT DE L’ARTUBY – GORGES DU VERDON
Essa é a ponte mais alta da Europa onde é legal você praticar bungee jumping. Já fizemos algumas coisas que várias pessoas acham loucura, como nadar com tubarões na POLINÉSIA FRANCESA e voar de PARAPENTE NA SUÍÇA. No entanto, não creio que um dia faremos bungee jumping.
14) TUNNELS DU FAYET – GORGES DU VERDON
Adoramos as janelas de pedra dos túneis! Vale a pena parar e fazer algumas fotos!
15) CIRQUE DE VAUMALE – GORGES DU VERDON
16) AIGUINES – GORGES DU VERDON E LAC DE SAINTE-CROIX
Esse vilarejo com cerca de 256 moradores, oferece uma belíssima vista do Lac de Sainte-Croix. Os destaques são o Chateau d’Aiguines e a capela Saint-Pierre, que oferecem uma bela vista.
17) LAC DE SAINTE-CROIX
Esse magnífico lago, criado artificialmente por uma barragem em 1973, tem 22 km2 de superfície e até 93 metros de profundidade. É muito fácil reconhecê-lo em fotografias devido, à exuberante cor de sua água. O tom verde esmeralda se deve à fixação de micro cristais de calcita no fitoplâncton da água.
As fotos não foram editadas e nenhum filtro foi utilizado para deixar as cores lindas. Ele simplesmente é assim!
O QUE FAZER NO LAC DE SAINTE-CROIX – GORGES DU VERDON?
Você pode alugar um caiaque, stand up paddle, barco à vela, barco elétrico ou pedalinho. Ou se preferir, só tomar um sol e relaxar por algum tempo!
Devido aos ventos comuns na região, muitas vezes não é permitida a entrada no Rio Verdon propriamente dito. Você até pode alugar seu barco ou pedalinho, mas deve se restringir ao lago, o que é uma pena.
DICA GORGES DU VERDON: ANDE DE PEDALINHO PELA MANHÃ!
Na primeira vez que fui era setembro, estava sozinha e só terminei meu passeio pelas Gorges du Verdon no fim de tarde. Não foi possível aproveitar o Lac de Sainte-Croix. No entanto, tive uma certeza: Eu voltaria em breve com a Luiza e o Mello para curtir esse lugar maravilhoso pelo qual eu estava apaixonada!
Voltamos juntos no ano seguinte. Alugamos um pedalinho na tarde em que chegamos, mas como tinha muito vento, tivemos que nos restringir ao lago. Eles colocam uma corda com boias impedindo a passagem. Por isso, retornamos na manhã seguinte para finalmente termos uma experiência incrível!
Na última vez, com nossos amigos, foi tudo perfeito! Andamos de pedalinho pelas Gorges du Verdon, nadamos, tomamos banho de cascata e nos divertimos muito!
Se você não estiver a fim de fazer um pouco de força, pode alugar um barco elétrico. No entanto, eles só chegam à praia para locação na hora do almoço. Não esperamos, pois não queríamos arriscar de o vento começar e por que também queríamos fazer o nosso roteiro de estrada das Gorges du Verdon. Por isso escolhemos o pedalinho. E foi muito legal!
PREÇOS 2024 DA BASE NAUTIQUE DE L’ETOILE – GORGES DU VERDON
-Caiaque (canoës/kayaks) para 1 pessoa: 10,00 €/hora;
-Pedalinho: 20,00 €/h;
-Barco elétrico para 5 pessoas: 40,00 €/h. Em julho e agosto, das 8 h 30 min às 12:00 h.
HORÁRIOS 2024 DA BASE NAUTIQUE DE L’ETOILE – GORGES DU VERDON
-Caiaques e pedalinhos das 9 h 30 min às 16 h 30 min;
-Barco elétrico, em julho e agosto: das 8 h 30 min às 12:00 h.
QUAL A TEMPERATURA DA ÁGUA DO LAC DE SAINTE-CROIX?
Nós amamos tomar banho tanto no Rio Verdon quanto no Lac de Sainte-Croix. No entanto tenho que dizer que a água era muito gelada! Muito mesmo! Na teoria, no auge do verão, a temperatura da água pode chegar à 26ºC e a média é de 24ºC. Não foi a nossa experiência.
18) PRODUTOS LOCAIS – GORGES DU VERDON
Você encontrará galettes de sarrasin, que são os crepes salgados franceses, pelo país inteiro. Sempre é uma opção deliciosa e econômica de comer algo típico! Nós adoramos! Acabamos sempre escolhendo alguma com chèvre, como é chamado o queijo de cabra. Também já publicamos um post com muitas receitas de massas e recheios de crepes típicos franceses. Delicie-se com RECEITAS DE CREPE FRANCÊS: MASSAS E RECHEIOS CLÁSSICOS E ORIGINAIS!
Abaixo estão listados alguns produtos típicos dessa região:
-MEL: Amantes de mel se deliciarão com mel de lavanda, castanheiras, flores variadas.
-QUEIJOS: De cabra, ovelhas, vacas, frescos, secos ou cremosos.
-CERVEJA: A cerveja local é a Cordoeil.
-CARNE: Os pratos de carneiro novo (agneau) são a especialidade local.
-SECCA: É um presunto curado, criado em Entrevaux, que pode ser degustado cru, com azeite de oliva, em um sanduíche, salada ou prato quente.
19) QUANDO IR – GORGES DU VERDON
Se você quer realmente aproveitar tudo que a região tem de maravilhoso, vá no verão! Para ver as lavandas, o ideal é ir do meio de junho até o início de agosto. Em uma das vezes, fomos na primeira quinzena de julho e foi perfeito!
Já na primeira vez, em setembro, as lavandas já tinham sido cortadas.
Além disso, para andar de pedalinho, caiaque e curtir toda aquela água maravilhosa, o ideal são os meses quentes.
20) O QUE VER NA REGIÃO
Não perca nosso post super completo com as melhores rotas para ver os CAMPOS DE LAVANDA FRANÇA 2024! GUIA COMPLETO!
Gorges du Verdon, Lac de Sainte-Croix, Moustiers-Sainte-Marie e campos de lavanda e girassóis fazem um roteiro deslumbrante e variado!
21) ROTEIRO PELO SUL DA FRANÇA
COMECE PELA CÔTE D’AZUR
NICE FRANÇA 2024! O QUE FAZER EM 1 DIA OU MAIS!
SAINT-PAUL-DE-VENCE FRANÇA 2024! CONHEÇA!
O QUE FAZER EM MÔNACO EM 1 DIA 2024!
Èze, Villefranche-sur-Mer, a Villa Ephrussi de Rothschild em Saint-Jean-Cap-Ferrat e um beach club em Cap Martin. Todas essas atrações estão reunidas no super post do SUL DA FRANÇA. Um guia completíssimo para você!
SIGA PARA A PROVENCE
Se possível, passe ao menos 1 semana na Provence.
INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2024! Novidade – Mostra: Avignon, Arles, Mont Ventoux, Les Baux-de-Provence, Orange, Gordes, Saint-Rémy-de-Provence, Colorado Roustrel, Roussillon, Fontaine de Vaucluse, Pont du Gard, Ménèrbes e Lourmarin!
1 DIA NA PROVENCE 2024: ROUSSILLON E GORDES FRANÇA
O QUE FAZER EM LES-BAUX-DE-PROVENCE 2024!
ENTÃO É A VEZ DOS ALPES!
O QUE FAZER EM CHAMONIX FRANÇA 2024!
ANNECY FRANÇA 2024 – A VENEZA DOS ALPES!
TERMINE POR PARIS E ARREDORES
A DISNEY PARIS VALE A PENA? DICAS 2024!
ONDE FICAR EM PARIS 2024: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS –Tudo pronto para você! Sugestões de hotéis e apartamentos bem avaliados, perto e/ou com vista da Torre Eiffel, baratos, bem localizados, melhores Ibis e inclusive ONDE NÃO FICAR! Tudo organizado bairro a bairro, num só lugar, muito fácil, com preços, distâncias das atrações e pontos positivos de cada um! É só clicar no link acima!
COMO ECONOMIZAR EM PARIS 2024! PARIS BARATA! Tem super recomendações de onde comer, ficar, transporte, seguro, a lista com os dias gratuitos de diversas atrações e até um roteiro econômico.
ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2024! COMPLETÍSSIMO! Nele há explicações de cada atração, incluindo os destaques de cada museu. Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.
BATE E VOLTA DE PARIS – 12 MELHORES 2024! Veja os 10 melhores bate e volta de Paris de até 2 horas de distância! Saiba qual passeio perto de Paris é perfeito para você, entre castelos, jardins e cidades!
NATAL EM PARIS 2023/2024 – SAIBA TUDO! Tem tudo que você pode ver em Paris no Natal, inclusive com lugares menos conhecidos como o Le Bon Marché, La Samaritaine e mais bares para um coquetel e descanso! E claro que também tem as feirinhas de Natal, as famosas vitrines, a gigantesca árvore das Galerias Lafayette e muito mais!
22) INSPIRE-SE!
VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2024! Descubra os melhores destinos de 12 países para você passar as férias de verão na Europa, incluindo alguns lugares espetaculares que pouca gente conhece e várias opções de hospedagem econômica! Veja muitas dicas e fotos incríveis!
10 CIDADES NA FRANÇA QUE SÃO O MÁXIMO!
INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2024!
INVERNO NA EUROPA 2024 – O QUE FAZER
ESQUI NA FRANÇA 2023/2024 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS!
MUSEUS EM PARIS: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS!
NOVIDADES DE PARIS NO INVERNO 2023/2024! Saiba tudo sobre os próximos meses em Paris! Inclusive com as fotos de Paris com muita neve, para você saber os melhores lugares onde vê-la! Espero que você tenha essa sorte!
Se você gostou do post sobre as Gorges du Verdon, Lac de Sainte-Croix e Moustiers-Sainte-Marie compartilhe com seus amigos! E siga-nos no Instagram!
Abraços e até breve!
Deixe um comentário