Descubra a Bordeaux que é chique, linda, cheia de atrações, com prédios majestosos de um lado e o Rio Garonne do outro! A cidade foi remodelada: as margens do Rio Garonne, agora são parques; áreas portuárias degradadas viraram bares, restaurantes e discotecas e no centro, as ruas são para pedestres. Vale a pena conhecer essa maravilhosa cidade!
Para você ter uma ideia do que o espera, em Bordeaux França, há mais de 350 prédios tombados pelo Patrimônio Universal da UNESCO!
E andar pela cidade é facílimo! Se você não estiver de carro, use o TRAM ou pegue uma das bicicletas (vélos) em uma das mais de 100 estações públicas.
E se não bastasse a maravilhosa cidade, os arredores são incríveis! Você não pode deixar de conhecer a mais alta duna da Europa, a Duna de Pilat e os renomados vinhedos de Saint-Emilion!
Veja tudo em detalhes aqui! Prontinho para você não perder nada!
NÓS ESTAMOS MORANDO NA FRANÇA! SIM! MARAVILHOSA EXPERIÊNCIA! TEMOS VIAJADO MUITO! NOS ACOMPANHE, POIS POSTAREMOS MUITAS DICAS PARA A SUA PRÓXIMA VIAGEM!
SE VOCÊ QUISER AJUDA COM SEU ROTEIRO, ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
1) ONDE FICAR – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Nós ficamos no apartamento de 2 quartos do LES TERASSES DE LOUISE. No Booking, hoje, ele tem nota 7,9. Tem estacionamento e wifi gratuitos. É super bem equipado e ainda tem um terraço. Há datas disponíveis nos próximos meses a partir de 119,00 €!
Uma opção mais econômica é o PETIT STUDIO À BORDEAUX CHARTRONS/JARDIN PUBLIC. É um estúdio de 25 m 2, com wifi e estacionamento gratuito, frigobar, forno, fogão, microondas e até lava-roupas. Considerado fabuloso, nota 8,6 no Booking,com. Reservando hoje, você consegue ficar em várias datas do ano por 91,00 €.
Veja abaixo as outras opções da cidade!
USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ!
2) PELO QUE É CONHECIDA BORDEAUX?
Essa belíssima cidade é conhecida pelos seus vinhedos, sua gastronomia e seu estilo chique de vida. Além disso, pela seu patrimônio histórico e arquitetura contemporânea que surpreende os visitantes.
3) QUAL A PARTICULARIDADE DE BORDEAUX?
Com seus mais de 400 monumentos históricos, ela é, após Paris, a cidade com maior número de monumentos classificados ou inscritos à lista de Monumentos Históricos da França.
Fica fácil entender por que ela é uma destinação turística internacional de destaque!
4) QUAL O APELIDO DE BORDEAUX?
Há muitos séculos, Bordeaux França era conhecida como “le port de la lune”, ou seja, o porto da lua. No entanto, não é olhando para o céu que você descobrirá a razão.
Na verdade, você deve olhar do céu para baixo, para ver que, exatamente na cidade, o rio Garonne faz uma curva acentuada, lembrando uma lua crescente. E, essa curva diminuía a força da corrente do rio, protegendo os barcos. Esse foi o motivo que os homens se instalaram no local há mais de 2000 anos.
A lua crescente é o emblema mais antigo da cidade de Bordeaux França. Desde a Idade Média há marcações do território nas estradas, com o emblema de 3 luas crescentes entrelaçadas.
5) QUANTO TEMPO FICAR – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Tudo o que você vê nesse post foi feito ficando 3 noites em Bordeaux França.
Chegamos no apartamento no final de tarde.
O primeiro dia passamos inteiro no centro. Conhecemos as atrações, uma à uma, na mesma sequência que descrevemos abaixo. Começamos e terminamos pela Place de la Bourse e o Espelha d’Água. Foi um dia espetacular!
No segundo dia, fomos na Cité du Vin (Cidade do Vinho) e depois à Duna de Pilat.
O terceiro dia, era o dia de seguir viagem. Fomos direto para Saint-Émilion, dar uma passeada rápida pela mais famosa cidade produtora de vinho na região de Bordeaux França!
6) PLACE DE LA BOURSE E ESPELHO D’ÁGUA – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Nós começamos nosso passeio pela atração turística mais fotografada de Bordeaux França, o espelho d’água. Sugiro que você o visite de dia e à noite também. O efeito é totalmente diferente.
Sua localização é privilegiada: entre o Rio Garonne e a Place de la Bourse. Embora ele só tenha cerca de 10 anos, reflete em suas águas prédios com quase trezentos anos de história!
Todos adoram caminhar “sobre” os seus 2 cm de água e observar o efeito de espelho. Mas ele ainda alterna momentos em que a água é drenada e o que se experimenta então é um efeito de bruma. Lindo!
É considerado Patrimônio Contemporâneo da Unesco.
Já a Place de la Bourse levou 20 anos para ser construída, no século XVIII, com a finalidade de terminar com a era medieval da cidade, até então rodeada de muros. Ela foi inaugurada em 1749 como símbolo de prosperidade. Em seguida desta praça real, foram erigidos os belíssimos prédios que a rodeiam. A arquitetura desse conjunto é um testamento à era dourada de Bordeaux França.
7) JARDIM DAS LUMINÁRIAS – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Saindo da Place de la Bourse em direção à Esplanada de Quinconces, você caminhará por belíssimos jardins, à beira do Rio Garonne. Todo mundo adora as luminárias, que não são as mais usuais para essas áreas públicas, mas que são de muito bom gosto.
Daí vem o nome desse belo lugar que turistas e moradores usufruem com prazer em Bordeaux França. Você verá ciclistas, corredores, famílias com carrinhos de bebê e casais apaixonados passeando por lá. Todo mundo curte.
8) ESPLANADE DE QUINCONCES E MONUMENTO AOS GIRONDINOS – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Dizem que a Esplanade de Quinconces é considerada o maior espaço urbano aberto da França.
Junto ao Rio Garonne, essa esplanada tem 2 colunas altíssimas, encimadas por estátuas representando as atividades marítimas e comerciais de Bordeaux França.
No seu interior, também há estátuas de filósofos da cidade: Montaigne e Montesquieu.
Nós não conseguimos curtir o lugar, pois havia um circo cujos trailers ocupavam quase todo o espaço.
A exceção foi o Monumento aos Girondinos. Lindo, mesmo sem água, pois no inverno as fontes ficam desligadas. A figura principal é a da “Liberdade quebrando suas correntes”.
9) FEIRINHA DE NATAL – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Nós adoramos as feirinhas de Natal da França! A de Bordeaux, normalmente acontece entre 30 de novembro e 30 de dezembro. Se você estiver na região nessa época, esse é um ponto turístico que você não deve perder! Crianças, adultos, quem procura presentes para a família, todos gostarão desse lugar de alegria contagiante.
A feirinha de Natal de Bordeaux França também pode ser uma ótima ideia de lugar para comer ou beber alguma coisa. O cheiro de quentão (vin chaud) e de marrons na brasa (uma espécie de castanha) se espalham pela praça.
Nós compramos chás maravilhosos lá. Queríamos trazer muitas outras lembrancinhas, mas como ainda estávamos no início da viagem, desistimos.
A feirinha de Natal de Bordeaux França fica na praça chamada Allées de Tourny.
10) PLACE DE LA COMÉDIE, GRAND-THÉATRE, SANNA DE PLENSA – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
De todos os prédios públicos de Bordeaux, o Grand-Théatre é o mais conhecido e admirado pelos franceses.
Depois de 5 anos de construção, ele foi inaugurado em 1780. Diz-se que, juntamente com as óperas de Versalhes e Turim, o Grand-Théatre de Bordeaux França é uma das mais belas salas de concerto da Europa do século XVIII! Atualmente ele abriga a Ópera Nacional de Bordeaux.
Na Place de la Comédie é encontrada uma escultura enorme e muito legal: É uma de sete esculturas contemporâneas de rostos femininos do artista Jaume Plensa. Não perca!
11) O QUE COMER – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Todo mundo fala dos famosos doces chamados Canelés. Nós compramos alguns para experimentar, ao lado do Centro de Informações Turísticas da Place de la Comédie.
Eles são uma espécie de sonho, com formato cilíndrico de até 5 cm de altura, aromatizados com rum e baunilha, com massa macia por dentro e caramelizada e escura por fora. A Luiza e eu adoramos, mas saiba que ele tem um gosto característico, pela presença do rum.
Em contrapartida, os crepes salgados (chamados de galettes na França) e doces que comemos de almoço, estavam deliciosos. Na verdade, pedimos uma “fórmula almoço”, que é um combo galette e crepe doce. Sai mais barato pedir de uma vez do que pedir o salgado e depois querer o doce também.
O da foto acima era com chèvre (queijo de cabra), que amamos.
RECEITAS DE CREPE FRANCÊS: MASSAS E RECHEIOS CLÁSSICOS E ORIGINAIS!
Esse é um post delicioso 😋! Além das massas e recheios variados, dá dicas e explica como solucionar as dificuldades que você pode ter. No entanto, acredite que é muito fácil fazer os crepes franceses!
12) RUA SAINTE-CATHERINE – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Esse é o paraíso das compras em Bordeaux França. Nem eu resisti. Comprei, por um ótimo preço, um casaco delicioso de inverno, que pode ser visto em algumas fotos dessa viagem. E também demos uma paradinha na FNAC para comprar um estojo para nossa nova máquina fotográfica.
A Rua Sainte-Catherine é a mais longa rua de compras, exclusivamente para pedestres, da Europa. O comprimento? Prepare-se para 1,2 km!
Agora, não se assuste se você for na época do Natal, como nós. A Rua Sainte-Catherine fica lotada.
Se você tiver tempo e estiver disposto, caminhe por toda sua extensão, que vai da Place de la Comédie à Place de la Victoire.
13) CATEDRAL SAINT-ANDRÉ – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Fica localizada na Praça Pey Berland, juntamente com a Torre Pey Berland e a Prefeitura.
A Catedral de Saint-André foi aberta pelo Papa Urbano II em 1906, mas no local já havia uma igreja desde o século IV. Eleanor de Aquitânia e Luís VII, o futuro rei da França, casaram na Catedral de Bordeaux em 1137, assim como Anna da Áustria e Luís XIII também lá selaram a sua união. A catedral também foi usada para estocar comida durante a Revolução Francesa.
Na verdade, ela é bem diferente das catedrais de PARIS, Amiens, REIMS e CHARTRES. O que a torna única é a sua torre, separada do prédio principal da catedral.
14) TORRE PEY BERLAND – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
A torre original da Catedral de Saint-André era incapaz de suportar o peso de um grande sino. Por isso decidiram construir a Torre Pey Berland ao lado da catedral, em 1440. Por muito tempo, foi o prédio mais alto de Bordeaux, com 50 m de altura. Em 1853, um sino pesando 11 toneladas foi preso às suas vigas. Ele é o quarto maior sino da França!
A Torre é linda e você pode subir seus 229 degraus se estiver inspirado e em boa forma física.
Dessa vez, nós preferimos ficar no chão…
15) LA GROSSE CLOCHE – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Essa torre com relógio era uma das 2 entradas de Bordeaux França na Idade Média. Ele abriga o “Grande Relógio” desde o século XIV.
Curiosidade: O Rei Henrique II retirou o relógio como punição a uma revolta popular em 1548. Mais tarde, em 1561 ele foi devolvido devido ao bom comportamento dos cidadãos.
16) LA PORTE CAILHAU – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Essa era a segunda entrada de Bordeaux França na Idade Média. A Porte Cailhau tem 35 m de altura e à noite fica linda iluminada! Na verdade, parece um pequeno castelo de conto de fadas.
17) PONTE DE PEDRA NO RIO GARONNE – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
A Ponte de Pedra une o centro da cidade ao Quartier de la Bastide, na margem direita do Rio Garonne. Ela foi construída por ordem de Napoleão I, entre 1810 e 1822. Se você pensa em atravessá-la, é bom saber que ela tem quase 500 metros de extensão, distribuídos sobre 17 arcos! Um bom exercício!
Nós adoramos vê-la à noite. A iluminação proporciona um efeito lindíssimo.
18) LA CITÉ DU VIN – BORDEAUX FRANÇA: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
Para começar, a arquitetura e design da Cité du Vin são espetaculares.
Para conseguir as linhas curvas, a estrutura de madeira utilizada é inacreditável. Havia uma exposição de fotos da obra que já era muito legal (foto abaixo).
A grande característica da Cité du Vin é a modernidade. Tudo lá é diferente e inovador. O prédio lembra um decanter de vinho.
No seu interior, há muito para ver, cheirar, ouvir e aprender. São 3000 m2 com 20 áreas temáticas que levam o visitante há uma experiência imersiva na cultura do vinho.
ATRAÇÕES DA CIDADE DO VINHO:
Entre outras atrações, há 3 telões gigantescos em que você pode ver, como se estivesse voando sobre eles, vinhedos em locais maravilhosos como Grécia, Chile, Lavaux na Suiça e Rangiroa na Polinésia Francesa.
Nós já conhecemos esses 4 lugares maravilhosos. Inclusive, vimos, ao vivo e a cores e colocamos num post para você ver, os vinhedos de SANTORINI. Fica fácil perceber a diferença entre as plantas nos diferentes lugares, assim como as diferentes características da paisagem de cada um.
Em outra parte, você aprende como os diferentes tipos de solo influenciam as uvas.
Nós adoramos as mesas onde há cheiros concentrados (foto acima). Muito divertido.
Os áudio-guias incluídos no valor do ingresso eram em francês, inglês, espanhol, alemão, italiano, holandês, chinês e japonês.
BELVEDÈRE E A LOJA
No final do percurso permanente, fomos ao Belvedère, que é o lindíssimo bar com terraço, no último andar, onde você escolhe um dos vinhos disponíveis para degustar. Crianças e adolescentes tomam suco de uva. Além disso, a vista do lugar é de 360º. Muito linda. Um destaque é a Ponte Nova ou Pont Chaban-Delmas.
Eu deixaria a loja para o final. A parte específica dos vinhos abriga cerca de 200 rótulos franceses e 600 do restante do mundo. Eu me diverti mais com a parte destinada aos acessórios e produtos relacionados ao vinho. Nós compramos uma mistura de sal grosso com vinho tinto. Um espetáculo para temperar a comida e matar a saudade de Bordeaux França.
Site: La Cité du Vin
19) DUNE DU PILAT
Seja bem-vindo à Duna de Pilat, a mais alta duna da Europa! É linda! Ela fica incrivelmente localizada entre uma densa floresta de um lado e o mar do outro. E aliás, de acordo com os cientistas, ela tem se deslocado de 1 a 5,5 metros em direção às árvores todos os anos.
IMPORTANTE: Houve um grande incêndio há algum tempo, queimando uma parte de floresta. Imagino que a paisagem para esse lado da duna ficou afetada.
E o melhor? Ela fica à apenas cerca de 1 hora de Bordeaux França! Isso no inverno. Em julho, agosto ou em finais de semana e feriados, você pode ficar preso em grandes engarrafamentos e ter muita dificuldade para achar uma vaga de estacionamento…
QUANDO IR?
O pôr do sol é um espetáculo. Nós amamos. Se você conseguir se programar para ir à tarde, não se arrependerá.
E QUANTO TEMPO FICAR?
Você decide! Você pode só subir e dar uma olhadinha, ou gastar horas na Duna de Pilat, como nós.
Nós curtimos muito. Primeiro você caminha por uma calçada plana, que o leva do estacionamento até o início da areia. Então, a primeira subida é bem inclinada. Nós caminhamos por boa parte da extensão da Duna de Pilat, que é de 2,9 km. Fomos até o topo dela (na foto abaixo, atrás do parapente, lá no fundo), que era de 110,90 m acima do mar. Como muda com o vento, não sabemos dizer quão alta é agora.
E qual não foi a nossa surpresa ao encontrarmos um cara voando de parapente! Mas nós também nos divertimos à nossa maneira na Duna de Pilat! Depois de ficarmos sentados só curtindo, descemos a lateral da duna correndo, saltando e rindo. Pura alegria. Voltamos pela beira do mar e vimos o sol se por na água. Um espetáculo.
Aliás, por falar em parapente, a Luiza e eu já tivemos a experiência fantástica de voar de parapente em Grindelwald na Suíça. Veja como foi AQUI!
Agora um detalhe: A subida de volta foi “de matar”. Super cansativa. Se você não estiver em forma, não desça até o mar, pois o retorno é difícil.
No total, passamos várias horas por lá.
E QUANTO CUSTA?
Nada! É de graça! Mas você paga o estacionamento. Não se preocupe! É bem barato! Na verdade, os primeiros 30 minutos são gratuitos (mas é impossível visitá-la em tão pouco tempo). Você paga por carro, 7,00 € por 4 horas, 9,00 € por 8 horas. Isso na alta estação. Na baixa, custa apenas 1,00 € por 4 horas e 2,00 € por 8 horas.
No caminho do estacionamento até a Dune du Pilat (cerca de 400 metros), há algumas lojas de lembrancinhas, lanches e banheiros públicos. Nós fomos no final de dezembro e a maioria estava fechada.
CURIOSIDADE DE BORDEAUX FRANÇA: PODE NEVAR NA DUNA DE PILAT!
Sim! Nós vimos fotos incríveis! Mas infelizmente é muito raro. Havia nevado pela última vez em 2011. Só nevou novamente em 7 de fevereiro de 2018! Deve ter sido um momento mágico para aqueles que estavam na duna naquela manhã!
LEVE SEU LIXO DE VOLTA COM VOCÊ PARA O ESTACIONAMENTO! NÃO O DEIXE VOAR NA DUNA DE PILAT!
DUNE DU PILAT OU DUNE DU PYLA?
O correto é Dune du Pilat. Qual o motivo da confusão? Há um balneário, bem ao lado, que é chamado Pyla sur Mer! Então, no caminho, você verá placas escritas das 2 maneiras: Dune du Pilat e Dune du Pyla. Agora, descarte totalmente Pila e Pylat, que você pode encontrar inadvertidamente na internet.
20) SAINT-ÉMILLION
Em primeiro lugar, Saint-Émilion é o lugar perfeito para você caminhar despreocupadamente, se perder pelas vielas ou passear de carro como nós, curtindo a paisagem e parando quando der vontade. De Bordeaux França, são cerca de 44 km por uma ótima e charmosa estrada.
MAISON DU VIN DE SAINT-ÉMILION
Essa foi nossa primeira parada em Saint-Émilion.
Achamos que aqui é o lugar ideal para quem quer comprar vinho. Eles tem uma variedade incrível dos vinhos de Saint-Émilion, com preços para todos os bolsos. Se você não tem tempo para ir de produtor em produtor e deseja apenas algumas garrafas de um vinho maravilhoso para beber durante sua viagem, a Casa do Vinho é o lugar certo.
Todas as garrafas tem explicações detalhadas sobre o tipo de vinho e se você quiser, o funcionário ainda o ajudará a escolher o vinho ideal para você.
Se você desejar, ainda pode fazer um curso de degustação, que pode durar 1 hora ou 1 dia.
AS GRANDES MURALHAS DE SAINT-EMILION
Na verdade, as Grandes Muralhas são ruínas de um gigantesco monastério Dominicano. Esses monges tinham voto de pobreza e por isso deveriam morar em habitações simples. Não se sabe por que, mas essa construção tinha dimensões muito maiores do que o esperado para esses religiosos…
O que torna tão especial é a localização, em meio aos vinhedos do Château Les Grandes Murailles.
A TORRE DO REI
A Torre do Rei tem uma origem bem discutível. Ninguém sabe ao certo. Um dos detalhes é que Saint-Émilion era a segunda cidade mais importante da região, mas não tinha um Hôtel de Ville (prefeitura) e provavelmente a Torre do Rei exercia essa função.
Desde 1948 ela é utilizada como sede da confraria vinícola da cidade, com o objetivo de promover o vinho de Saint-Émilion no mundo. Todos os anos os jurados se reúnem no topo da torre para proclamar o Julgamento do Vin Nouveau em junho.
INGRESSO 2024
Atualmente, por 2,00 €, você pode subir seus 110 degraus para ter uma bela vista da cidade.
21) NOSSO ROTEIRO ANTES E DEPOIS DE BORDEAUX FRANÇA
ANTES DE BORDEAUX
Começamos por Paris:
ONDE FICAR EM PARIS 2024: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS! Tudo pronto para você! Sugestões de hotéis e apartamentos bem avaliados, perto e/ou com vista da Torre Eiffel, baratos, bem localizados, melhores Ibis e inclusive ONDE NÃO FICAR! Tudo organizado bairro a bairro, num só lugar, muito fácil, com preços, distâncias das atrações e pontos positivos de cada um! É só clicar no link acima!
A DISNEY PARIS VALE A PENA? DICAS 2024!
ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2024! COMPLETÍSSIMO! Nele, há explicações de cada atração, incluindo os destaques de cada museu. Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.
BATE E VOLTA DE PARIS – 11 MELHORES 2024! Veja os 10 melhores bate e volta de Paris de até 2 horas de distância! Saiba qual passeio perto de Paris é perfeito para você, entre castelos, jardins e cidades!
NOVIDADES DE PARIS NO INVERNO 2023/2024! Saiba tudo sobre os próximos meses em Paris! Inclusive com as fotos de Paris com muita neve, para você saber os melhores lugares onde vê-la! Espero que você tenha essa sorte!
NATAL EM PARIS 2023/2024 – SAIBA TUDO! Tem tudo que você pode ver em Paris no Natal, inclusive com lugares menos conhecidos como o Le Bon Marché, La Samaritaine e mais bares para um coquetel e descanso! E claro que também tem as feirinhas de Natal, as famosas vitrines, a gigantesca árvore das Galerias Lafayette e muito mais!
MUSEUS EM PARIS 2024: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS!
PALÁCIO DE VERSALHES FRANÇA: SUPER GUIA!
Seguimos para o Vale do Loire:
CASTELO DE CHEVERNY – VALE A PENA!
CASTELOS NA FRANÇA – OS 5 TOP NO VALE DO LOIRE
PASSEIO DE BALÃO NO VALE DO LOIRE FRANÇA
O QUE FAZER EM CHARTRES FRANÇA!
DEPOIS DE BORDEAUX
Ao sairmos de Bordeaux, conhecemos Saint-Émilion, Rocamadour, Saint Cirq Lapopie, Carcassone, Gorge du Tarn, Viaduto de Millau e Montpelier. Depois ficamos alguns dias na Côte D’Azur e Provence e seguimos para os Alpes Franceses. Todos esses lugares estão descritos em INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2024!
Sul da França:
INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2024! Mostra, entre outras: Avignon, Arles, Mont Ventoux, Les Baux-de-Provence, Orange, Gordes, Saint-Rémy-de-Provence, Colorado Roustrel, Roussillon, Fontaine de Vaucluse, Pont du Gard, Ménèrbes e Lourmarin!
1 DIA NA PROVENCE: ROUSSILLON E GORDES FRANÇA
GORGES DU VERDON ! MAIOR CANYON DA EUROPA!
O QUE FAZER EM LES-BAUX-DE-PROVENCE!
SUL DA FRANÇA: NICE, MÔNACO E MUITO MAIS!
NICE FRANÇA! O MELHOR EM 1 DIA OU MAIS!
Se você for no verão, pode ver os CAMPOS DE LAVANDA FRANÇA! GUIA COMPLETO!
Alpes franceses:
Antes de voltarmos para Paris, fomos esquiar em Val Thorens e Courchevel. Se você quiser curtir a neve em qualquer época do ano, vá para Chamonix. O QUE FAZER EM CHAMONIX FRANÇA!
ESQUI NA FRANÇA 2023/2024 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS! Mostra as inúmeras atividades divertidas para toda a família em várias estações de esqui que conhecemos. Há muito mais para fazer do que você imagina!
22) INSPIRE-SE!
VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2024! Descubra os melhores destinos de 12 países para você passar as férias de verão na Europa, incluindo alguns lugares espetaculares que pouca gente conhece e várias opções de hospedagem econômica! Veja muitas dicas e fotos incríveis!
INVERNO NA EUROPA 2024 – O QUE FAZER
10 CIDADES NA FRANÇA QUE SÃO O MÁXIMO! Lindas cidades na França, fáceis de ir de trem, avião ou carro de Paris e que podem servir de base para você conhecer outros lugares fantásticos! A França é maravilhosa!
Esperamos que você tenha gostado de conhecer Bordeaux França. Então, nos ajude compartilhando com seus amigos e use os nossos links de parceiros. Não custa nada a mais para você!
Abraços e até breve!
Deixe um comentário