O museu Carnavalet é o museu da história de Paris. Ele é magnífico e gratuito! Tem obras para todos os gostos: esculturas, pinturas, placas de comércio de rua, mobiliário, relógios e até peças de escavações arqueológicas! Tudo disposto de uma maneira em que se pode entender a evolução dos hábitos dos habitantes parisienses ao longo das épocas.
Desde seu início, o Museu Carnavalet se diferenciou de outros museus por organizar o que é exposto em period rooms, ou seja, ambientes e objetos trazidos de mansões e palacetes e remontados da mesma forma, reproduzindo a época. Os quadros, frascos de perfumes, relógios, esculturas, maquetes, recontam a história de Paris e são obras-primas de artesanato, luxo, engenharia e arte.
Tudo isso também testemunha a expansão da bela Paris no século XVII, reforçada pela Exposição Universal de 1900 e pelos Jogos Olímpicos de 1924. E, finalmente em 1956, Paris se torna cidade irmã de Roma e com isso as duas passam a dividir o título de “Cidade Eterna”.
Seule Paris est digne de Rome, et seule Rome est digne de Paris.
Nós ficamos anos esperando para as obras de renovação do Museu Carnavalet Paris terminarem e nós podermos finalmente conhecê-lo! Somado a isso, a Pandemia de Covid criou mais várias dificuldades. No entanto, finalmente conseguimos! E amamos! Passeio nota 10 em Paris!
E agora, já retornamos algumas vezes para curtir cada detalhe sem pressa.
1) ONDE FICAR
ONDE FICAR EM PARIS: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS!
Tudo pronto para você! Sugestões de hotéis e apartamentos bem avaliados, perto e/ou com vista da Torre Eiffel, baratos, bem localizados, melhores Ibis e inclusive ONDE NÃO FICAR! Organizamos bairro a bairro, tudo num só lugar, muito fácil, com preços, distâncias das atrações e pontos positivos de cada um! É só clicar no link acima!
Se você preferir, o mapa interativo mostra todas as opções de hospedagem em Paris. É só clicar, conferir e reservar!
USE NOSSOS PARCEIROS DIRETAMENTE DO NOSSO SITE PARA PODERMOS CONTINUAR ESCREVENDO E DANDO DICAS PARA SUAS PRÓXIMAS VIAGENS! NÃO CUSTA NADA A MAIS PARA VOCÊ!
OBRAS DO MUSEU CARNAVALET PARIS
Aqui, eu coloquei apenas algumas das obras que nos encantaram e/ou que são consideradas “obras incontornáveis” pelo próprio Museu Carnavalet Paris.
Apresentamos a ordem da nossa visita.
Entenda: Hôtel Particulier é uma mansão privada. Não tem nada a ver com um hotel. Você verá várias remontagens de salas e mobiliário das mansões maravilhosas no Museu Carnavalet Paris.
2) GALERIAS DAS PLACAS DE COMÉRCIO – MUSEU CARNAVALET PARIS
Essas placas faziam parte do cenário urbano de antigamente. A coleção é belíssima e é impossível não se imaginar caminhando pelas ruas de Paris, indo de uma loja à outra. Víamos cada placa e tentávamos adivinhar de que tipo de loja seria. Algumas, eram óbvias. Outras nem tanto.
Incrivelmente, desde 1898, já existia uma comissão específica que se preocupava com o desaparecimento dessas placas pitorescas da capital e que trabalhava junto às sociedades históricas de cada bairro para preservá-las.
L’ORME SAINT-GERVAIS
Bem à direita na foto acima, está uma placa de 3,5 m, em madeira, que marcava o estabelecimento de um fabricante de ferramentas, como tesouras de jardim, eixos e ganchos. Como a loja ficava junto de um olmo na Praça Saint Gervais, acreditam que foi esse o motivo da escolha da placa. Mais tarde, ela foi transferida para outro endereço, para finalmente, ser doada ao Museu Carnavalet Paris em 1911.
A INTERPRETAÇÃO DAS CRIANÇAS
Nós adoramos! Ideia incrível! Crianças de todas as idades tiveram a oportunidade de conhecer as obras do museu e fazer a sua própria reinterpretação! Por todo o Museu Carnavalet Paris, há várias placas como a acima, onde há a explicação oficial de determinada obra, a mesma vista pelo olhar infantil no desenho e algum comentário feito pela criança.
3) GALERIAS DE INTRODUÇÃO – MUSEU CARNAVALET PARIS
O Museu Carnavalet dedica essas salas aos símbolos de Paris e ao desenvolvimento da cidade. As obras mostram alguns lugares, eventos e personalidades que se destacaram na história.
ILUMINAÇÃO DO HÔTEL DE VILLE PARA A FESTA DO REI DE 1 DE MAIO DE 1847 – Auguste Roux em 1847
Esse quadro, enorme e lindo, mostra o Hôtel de Ville (Prefeitura) após sua reforma, que manteve o Estilo Renascentista.
A prefeitura, sede da municipalidade, evoluiu durante os séculos, passando pelos regimes reais, imperiais e republicanos. Todos mantendo Paris como a capital.
CABEÇA DE MEDUSA QUE ORNAVA A PORTA DO ANTIGO HÔTEL DE VILLE – Perlin, Henri em 1653
Essa porta foi encomendada para substituir a antiga após o tumulto de 4 de julho de 1652, quando atacaram o Hôtel de Ville e mataram mais de 100 pessoas.
As 2 folhas da porta são de carvalho e os ornamentos, confiados ao escultor do Rei, Henri Perlin.
Ele criou as cabeças de medusa, que na mitologia tem o poder de petrificar quem as observa. Será que escolheram o tema para amedrontar novos atacantes?
Depois de escaparem ao incêndio de 1871, um arqueólogo retirou as 2 placas da porta do local e as guardou por um tempo.
O próprio Museu Carnavalet Paris considera essa uma obra imperdível.
VASO COMEMORATIVO DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 1924 EM PARIS
Amamos que o vaso tem a bandeira do Brasil!
O Brasil competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924 com 12 atletas homens em 3 modalidades: atletismo, remo e tiro esportivo. Infelizmente, a delegação não conquistou nenhuma medalha.
4) O ARCO DE NAZARETH E A FACHADA DO ESCRITÓRIO DOS COMERCIANTES DE TECIDO – MUSEU CARNAVALET PARIS
O jardim interno também é lindo!
Incrivelmente, essa fachada toda é uma obra de arte resultante da união de 3 séculos distintos da história de Paris! Elas vieram de lugares diferentes e foram instaladas, entre 1872 e 1890, quando houve a expansão do museu para o Hôtel Carnavalet. A parte inferior (que não aparece nessa foto) é o Arco de Nazaré do século XVI. A porção intermediária veio da fachada do escritório da corporação de mercadores de tecidos do século XVII, que seria destruído. Já a parte superior é proveniente do Pavilhão Choiseul, do século XVIII!
DICA DO MUSEU CARNAVALET PARIS: A PORTA DE ACESSO AO JARDIM QUE ESTAVA ABERTA FICAVA PERTO DA SALA DO QUADRO DO HÔTEL DE VILLE E DO VASO DAS OLIMPÍADAS! FIQUE DE OLHO!
5) PRÉ-HISTÓRIA, ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA – MUSEU CARNAVALET PARIS
Essa porção do museu fica no subsolo. As coleções expostas vieram de escavações arqueológicas que foram determinantes para o conhecimento desse período no território parisiense.
NEOLÍTICO: -6000 a -2200
PIROGA (Entre -2877 e -2501)
Essa canoa em carvalho foi uma das 10 encontradas em uma escavação no Quartier de Bercy, nos sedimentos fluviais. Ela foi feita de um único tronco, que teve sua parte interior queimada.
Não pense que é só um barco velho! Ela é uma das embarcações pré históricas mais bem preservadas do mundo! É um incrível testemunho da vida dos habitantes de Paris, às margens do Rio Sena.
Nessa época, as embarcações já eram utilizadas para pesca, transporte de mercadorias e pessoas.
Outra peça considerada incontornável pelo Museu Carnavalet Paris!
ANTIGUIDADE
Essas salas são dedicadas aos Parisii, povo celta que vivia às margens do Sena por volta do século III a.C. Deles, foram encontradas e estão expostas várias moedas de ouro. São lindamente entalhadas. Primeiramente, com o rosto de Apollo, mas que com o passar do tempo vai sendo alterado e passa a ficar irreconhecível.
Mais tarde, no século I d.C., os romanos invadiram a Gália. Uma das salas do subsolo do museu é dedicada à Lutécia e expõe gigantescos blocos de pedra esculpida e elementos de decoração provenientes de diferentes espaços públicos: aquedutos, termas, arenas, fórum.
VOCÊ SABIA? No século IV, os habitantes de Lutécia viviam em sua maioria na île de la Cité onde eram protegidos por um muro com até 10 metros de altura!
KIT MÉDICO PARA PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS PEQUENOS E COMUNS
Em uma das vitrines está um incrível kit médico do século III! São 34 peças: espátulas, fórceps, bisturis, bacias, pinças entre outros. Nós adoramos!
Na última seção, se encontram sarcófagos, inclusive o com a primeira inscrição Paris encontrada.
FIVELA DE CINTO
Esse lindo objeto decorativo era a fivela de um cinto em couro. As incrustações de prata e cobre amarelo são incríveis!
Essa joia muito pesada era usada por uma mulher, geralmente em ocasiões especiais. Ela foi enterrada com ela.
6) A PARTIR DO SÉCULO XVII – MUSEU CARNAVALET PARIS
DECORAÇÃO DO HÔTEL DES LUYNES
Essa pintura decorativa é magnífica! Ela enfeitava a parede da grande escadaria do Hôtel des Luynes. A técnica utilizada é trompe l’oeil, ou seja, em livre tradução, “engana o olho”, pois ela dá a sensação de profundidade em uma superfície plana.
MARCENARIA DO CAFÉ MILITAR
Essa decoração em madeira veio do Café Militar, frequentado por oficiais. O tema é um conjunto de símbolos de vitória, como armas, coroas de louros, escudos e bandeiras.
MARCENARIA DE ARMÁRIO CHINÊS PROVENIENTE DO PALACETE DO DUQUE DE RICHELIEU
O trabalho, feito em 1731, decorava o palacete que fica no nº 21 da Place de Vosges. Os painéis foram esculpidos em carvalho, pintados e cobertos por verniz Martin. Eles tinham diferentes temas: o ar, a terra, o fogo e a água. Grandes espelhos os intercalavam.
RELÓGIO REGULADOR
O relógio da foto abaixo é chamado um relógio regulador. Eu nem sabia que isso existia! Nada mais é do que um relógio de grande precisão, utilizado para dar um horário de referência para outros relógios. Sua função é prática, mas nem por isso deixa de ser lindo!
TETO DO HÔTEL BOUTHILLIER DE CHAVIGNY
Nós amamos tetos pintados e esculpidos! Esse é um exemplo magnífico! Ele foi reinstalado no Museu Carnavalet Paris em 1880, mas antes estava no palacete reformado em 1642 por François Mansart. É um dos raros exemplos de pintura ornamental do século XVII que foram preservados.
PAR DE PORTAS DE LAREIRA PROVENIENTE DE MANSÃO DA RUE DES BERNARDINS
Essa decoração foi recolhida pela prefeitura de Paris, antes da mansão onde estava ser destruída devido ao alargamento da rua. As guirlandas douradas são de frutas. E esta é um decoração com uma parte inferior e outra superior, chamada lareira à la française, usada até a metade do séc. XVII.
KIT DE VIOLINO DE PROFESSOR DE DANÇA
Nós achamos esse kit muito divertido! Super prático! Esse tipo de violino era usado em aulas de dança de famílias ricas do século XVII. O professor batia o arco nas cordas do pequeno violino para ditar o ritmo dos paços do aluno. Depois da aula, o violino e o arco eram guardados em um estojo que podia ser posto até no bolso!
SALÃO DEMARTEAU
Essa sala é maravilhosa! A pintura mural representa uma paisagem interiorana idílica, com vegetação luxuriante e animais domésticos. Ela se encontrava em um apartamento da île de la Cité e foi feita entre 1765 e 1770. Foi uma colaboração de 3 pintores: Um foi responsável pelos animais, outro pelas flores e o terceiro pelo restante.
Nos apaixonamos pelo relógio em formato de lira e pelo lustre.
FOLIES
É interessante dizer que residências secundárias, no campo, ao redor de Paris, foram moda no século XVIII. Muitos dos mais ricos parisienses eram proprietários dessas casas com imensos jardins, com córregos com pontes e outras atrações. Algumas se tornaram lugares de recepção e depois jardins de atração, onde se pagava para ter acesso em alguns dias da semana e dias de festas. Para agradar a quem passeava por eles, muitas vezes os estilos se sucediam: jardim inglês, italiano, holandês. Além disso, alguns tinham fazendinhas com animais, currais e pomares.
SALÃO DO HÔTEL DE BRETEUIL
Essa sala foi remontada no Museu Carnavalet em 1920, mas ela é característica do final do século XVIII. Nela, as linhas arquitetônicas são mais retas, substituindo a riqueza e as linhas curvas de épocas anteriores.
TROUPE DE ATORES ITALIANOS
Essas 4 esculturas de personagens mascarados do teatro popular italiano decoravam o Théâtre Séraphin no Palais Royal: Arlequin, o serviçal em roupa colorida de losangos, o doutor de Bologne em preto, Brighella, o servo astuto em branco e o “pavio curto” Pantalon em vermelho.
Já o quadro, mostra o grupo de atores italianos I Gelosi, que veio à França em 1603 e se apresentou no Hôtel de Bourgogne. No centro do quadro está Isabella Andreini, atriz e poeta que fez muito sucesso na corte de Maria de Medici. Isabella foi uma das primeiras mulheres a se apresentar em um palco em Paris.
7) QUANTO TEMPO LEVA PARA VISITAR O MUSEU CARNAVALET PARIS?
Nós ficamos 3 h na primeira vez. Escolhemos visitar apenas as coleções permanentes. Não vimos a exposição temporária. Normalmente, esse é o tempo limite que passamos em um museu, pois depois disso achamos cansativo e fica difícil de aproveitar. Quando gostamos, voltamos outras vezes. O que foi o caso.
8) INGRESSOS DO MUSEU CARNAVALET PARIS 2024
O acesso às coleções permanentes é gratuito, livre e sem necessidade de reservas.
Para as exposições temporárias, você deve comprar o ingresso com antecedência, por internet.
-Tarifa plena: 11,00 €;
-Tarifa reduzida: 9,00 €.
9) EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA 2024 MUSEU CARNAVALET PARIS
Atualmente, uma das exposições temporárias chama-se “Nuits Parisiennes, de 1977 à nous jours” (Noites Parisienses de 1977 até hoje). Ficará exposta até 12/05/2024 e parece ser muito legal (ainda não tivemos a chance de visitar).
10) ENDEREÇO DO MUSEU CARNAVALET PARIS
O Museu Carnavalet Paris fica localizado no número 23, da rue de Sévigné em Paris.
11) HORÁRIOS DO MUSEU CARNAVALET PARIS 2024
O museu abre de terças a domingos, das 10:00 h às 18:00 h.
Ele fica fechado em 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.
12) QUE TAL SABER TUDO SOBRE PARIS E ARREDORES?
A DISNEY PARIS VALE A PENA? DICAS 2024!
ONDE FICAR EM PARIS 2024: MELHORES BAIRROS E HOTÉIS –Tudo pronto para você! Sugestões de hotéis e apartamentos bem avaliados, perto e/ou com vista da Torre Eiffel, baratos, bem localizados, melhores Ibis e inclusive ONDE NÃO FICAR! Tudo organizado bairro a bairro, num só lugar, muito fácil, com preços, distâncias das atrações e pontos positivos de cada um! É só clicar no link acima!
COMO ECONOMIZAR EM PARIS 2024! PARIS BARATA! Tem super recomendações de onde comer, ficar, transporte, seguro, a lista com os dias gratuitos de diversas atrações e até um roteiro econômico.
ROTEIRO PARIS 5 DIAS 2024! COMPLETÍSSIMO! Nele há explicações de cada atração, incluindo os destaques de cada museu. Isso sem falar da lista de lugares pouco conhecidos que já fomos e amamos! E devo ressaltar que são tantas as atrações na maravilhosa Paris, que esses 5 dias são bem corridos.
BATE E VOLTA DE PARIS – 12 MELHORES 2024! Veja os 10 melhores bate e volta de Paris de até 2 horas de distância! Saiba qual passeio perto de Paris é perfeito para você, entre castelos, jardins e cidades!
NOVIDADES DE PARIS NO INVERNO 2023/2024! Saiba tudo sobre os próximos meses em Paris! Inclusive com as fotos de Paris com muita neve, para você saber os melhores lugares onde vê-la! Espero que você tenha essa sorte!
NATAL EM PARIS 2023/2024 – SAIBA TUDO! Tem tudo que você pode ver em Paris no Natal, inclusive com lugares menos conhecidos como o Le Bon Marché, La Samaritaine e mais bares para um coquetel e descanso! E claro que também tem as feirinhas de Natal, as famosas vitrines, a gigantesca árvore das Galerias Lafayette e muito mais!
13) INSPIRE-SE!
VERÃO NA EUROPA – MELHORES DESTINOS 2024! Descubra os melhores destinos de 12 países para você passar as férias de verão na Europa, incluindo alguns lugares espetaculares que pouca gente conhece e várias opções de hospedagem econômica! Veja muitas dicas e fotos incríveis!
10 CIDADES NA FRANÇA QUE SÃO O MÁXIMO!
INVERNO NA FRANÇA: DESTINOS TOP 2024!
INVERNO NA EUROPA 2024 – O QUE FAZER
ESQUI NA FRANÇA 2023/2024 – ESTAÇÕES TOP DENTRO E FORA DAS PISTAS!
MUSEUS EM PARIS: IMPERDÍVEIS, SECRETOS, INCRÍVEIS!
14) MAIS DA FRANÇA PARA VOCÊ!
O QUE FAZER EM DIJON FRANÇA 2024!
O QUE FAZER EM ROUEN FRANÇA 2024!
GIVERNY FRANÇA 2024! VISITE A CASA E O JARDIM DE MONET!
ANNECY FRANÇA 2024 – A VENEZA DOS ALPES!
1 DIA NA PROVENCE: ROUSSILLON E GORDES FRANÇA 2024!
ÉTRETAT FRANÇA 2024! FALÉSIAS ESPETACULARES!
O QUE FAZER EM LILLE FRANÇA 2024!
MONTE SAINT MICHEL FRANÇA 2024 – 20 DICAS TOP!
DINAN FRANÇA 2024! O QUE FAZER E DICAS!
O QUE FAZER EM CHAMONIX FRANÇA 2024!
SUL DA FRANÇA: NICE, MÔNACO E MAIS!
BORDEAUX FRANÇA 2024: CIDADE DO VINHO, DUNA DE PILAT E MUITO MAIS!
O QUE FAZER EM SAINT-MALO FRANÇA 2024!
CASTELOS NA FRANÇA 2024 – OS 5 TOP NO VALE DO LOIRE
PASSEIO DE BALÃO NO VALE DO LOIRE FRANÇA 2024
CASTELO DE CHANTILLY FRANÇA VALE A PENA?
CULINÁRIA TÍPICA FRANCESA
RECEITAS DE CREPE FRANCÊS: MASSAS E RECHEIOS CLÁSSICOS E ORIGINAIS!
GASTRONOMIA MOLECULAR É COMPLICADA?
Você curtiu as nossas dicas sobre o Museu Carnavalet em Paris? Então compartilhe agora com seus amigos e familiares!
Abraços e até breve!
Deixe um comentário